Do que nos livramos?...

Nos livramos do herói da república de Higienópolis

O mito construído pela mídia demotucana que durante anos de pré-campanha vendeu José Serra como sinônimo de  gestor público eficiente, dissolve-se nas chuvas de verão.

O mito é contestado em seus próprios termos, por um igual ou pior que ele.

A primeira medida tomada pelo também tucano Geraldo Alckmin no governo de SP - discípulo assumido do 'choque de gestão' que é -  foi determinar  rigorosa auditoria em todos os contratos de terceirização de serviços públicos assinados por Serra.

Alckmin também adiantou que poderá reduzir o valor dos pedágios que Serra defendia como 'proporcionais' à qualidade dos serviços prestados por São Paulo, sem difarçar o desdém por tudo o que o pavonato tucano considera como 'resto', ou seja, o Brasil.

Dificilmente a 'obra' de outro desafeto dos alckmistas, Paulo Renato , ex-centurião de Serra em 'contratos educativos' com editoras como a Abril, Globo, Folha, Estadão etc, escapará da malha fina da linhagem tucana que voltou ao poder nos Bandeirantes.

Aos poucos se verá que a construção midiática estampada em Serra - a direita eficiente X esquerda populista e perdulária - tinha prazo de validade de um pote de iogurte e  aderência política restrita ao bairro de Higienópolis em SP, meca do conservadorismo elitista que pretendia derrotar Lula e Dilma para repetir - no plano nacional -  a maracutaia chique perpetrada contra o interesse público em SP.



Decisões sobre 2º escalão foram suspensas

Temer: decisões sobre o 2º escalão do governo estão suspensas
Terra Brasil
O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta terça-feira que as negociações de cargos do segundo escalão do governo Dilma Rousseff estão ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Paraguai espera para março primeira visita de Dilma
Terra Brasil
Até março o Governo paraguaio espera a primeira visita oficial ao país da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciaram nesta terça-feira fontes ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Guarulhos e Viracopos serão privatizados
Band
A presidente Dilma Rousseff vai baixar ainda em janeiro, por meio de uma MP (Medida Provisória), um pacote que visa a desafogar aeroportos vitais para a ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Marco Maia afirma que disputa não afeta sua campanha na Câmara
Terra Brasil
"O que há é um debate legítimo dentro dos partidos que ajudaram a eleger a presidente Dilma Rousseff", afirmou. Integrantes do PMDB também negaram nesta ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Governo pretende conter compras e dívidas da população
PBAgora - A Paraíba o tempo todo
O corte no Orçamento 2011 é apenas uma das medidas de impacto que o governo Dilma Rousseff pretende baixar para convencer o mercado ea oposição de que está ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »


Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, promete atendimento rápido e ...
Agência de Notícias da Aids
Na avaliação do ministro, a própria presidenta da República, Dilma Rousseff, já deu demonstrações claras de que a saúde será uma prioridade do governo ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »





SENHORA, VOCÊ É RICA?

Elas se amontoaram diante da porta - duas crianças abandonadas em sujos casacos.
- Tem algum papel velho, senhora?
Eu estava ocupada. Eu quis dizer não - até que eu olhei para seus pés. Pequenas e gastas sandálias, ensopadas com a chuva.
- Entrem e eu farei uma xícara de chocolate quente para vocês.
Não houve nenhuma conversa. Elas deixaram as marcas das sandálias encharcadas sobre a soleira e todo o chão da sala.
Eu as levei até a cozinha e lhes servi chocolate quente e torrada com geléia tentando fortalecê-las contra o frio do lado de fora.
O silêncio na cozinha me atravessava. A menina segurava a xícara vazia em suas mãos. O menino perguntou,
- Senhora... você é rica?
- Se eu sou rica? Com certeza, não!
Eu olhei para minha surrada toalha sobre a mesa. A menina colocou sua xícara de volta ao pires - cuidadosamente. 
- Sua xícara combina com seu pires. Ela disse com uma voz velha, com uma fome que não era do estômago.
Então as crianças partiram, levando seus pacotes de papéis velhos contra o vento. Elas não disseram obrigado. Não precisavam. Elas tinham feito mais que isto.
Eu fritei minhas batatas e terminei o molho de carne.
Batatas e molho de carne... um teto sobre nossas cabeças... meu marido com um bom e estável emprego. Estas coisas combinavam, também.
Coloquei as cadeiras no lugar, apaguei o fogo e arrumei a sala. As impressões barrentas de pequenas sandálias ainda estavam pelo chão. Eu as deixei lá.
Eu quero que as marcas estejam lá para o caso de eu me esquecer novamente do quanto sou rica.
                                                                                                               MARION DOOLAN

Privataria e privatização

Os mercenários que escrevem nos jornalecos menorais iniciaram intensa campanha para incutir na cabeça das pessoas que a presidente Dilma vai privatizar, do mesmo jeito que os tucanos fizeram.

A corja pensa que somos idiotas.

Sabemos que os tucademos fizeram foi privataria, uma coisa muito diferente de privatização.

Eles surrupiaram o patrimonio público.

Entregaram a preço de banana podre em fim de feira.

Podem receber moedas e mais moedas da banca, nós não cairemos na conversa bem paga de ocês não. Jênios!!!
 


por Carlos Chagas

Nós a desatar

Dilma  Rousseff  assumiu  com diversos nós a desatar. O primeiro deles, gerado pela  realização da  Copa de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016,  redundou, em  seu primeiro dia  de governo,  na decisão de privatizar os novos terminais dos aeroportos de São Paulo, Campinas, Rio e   provavelmente Brasília. Da mesma forma, a presidente da República optou pela  abertura de capital na Infraero.

Por conta disso deve-se inferir  ter sido escancarada a porteira das privatizações? Açodados acham que sim. Imaginam  haver entrado no palácio do Planalto a sombra de Fernando Henrique. Por tudo o que se sabe da trajetória de Dilma, trata-se de ledo engano. No caso dos aeroportos, não havia outra saída.  Aproxima-se a  realização, no Brasil,   dos dois maiores  espetáculos esportivos do planeta. Os cofres públicos sofreriam se viessem a arcar com os imprescindíveis  investimentos.  Mas será sonho de noite de verão  supor o pré-sal entregue totalmente à iniciativa privada,  como querem os neoliberais. Da mesma forma o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobrás continuarão sob controle estatal. A energia, também. Não haverá desmonte da Previdência Social pública.

Importa saber que soluções a nova chefe do governo dará para a recuperação do SUS, para o combate ao analfabetismo, a importância do aprimoramento do ensino público, a melhoria do aparelho de segurança pública, a reforma agrária  e outros nós, alguns  exigindo a espada de Alexandre para desatá-los.



A Banca, banca

E com certeza muito bem. 

Os seus portas vozes encrustados nas redações do decadentes jornalões [jornalecos] do país, economistas, especialistas e mais istas em economia gastam tinta, saliva e dedos para agrada-los.
É até divertido a gente prestar atenção no que eles publicam.

Uma hora afirmam que a presidente Dilma deu aval para o aumento dos juros [selic] na próxima reunião do BC - Banco Central -. Leio a matéria todinha e não vejo nada sobre isto ser uma intromissão na autonomia da instituição rsssss. Mas, quando surge um boatozinho que os juros devem cair...aí vemos e ouvimos a gentalha unida contra o "absurdo" da presidente interferir na "autonomia do BC".

A corja é unida e pudor tem nenhum.
Xô agiotas!!!

Daniel Ellsberg, Wikileaks, Segredo de Estado, Liberdade de Imprensa, Opinião Pública e Opinião Publicada

do Ex-blog do Cesar Maia



Cesar Maia

linha

           
1. WikiLeaks voltou a levantar a discussão sobre segredos de estado, responsabilidade criminal de quem os abre, limites da imprensa e opinião pública, ao divulgar os arquivos das embaixadas dos EUA. Nos últimos 30 anos esta é a segunda vez que isso ocorre em relação ao governo dos Estados Unidos.
            
2. Em 1971, o jornal New York Times começou a divulgar documentos secretos do Pentágono, vazados por Daniel Ellsberg, um analista de primeiro escalão que focalizava a guerra do Vietnam. Chocado com o que os presidentes e secretários de estado e de defesa diziam e o que os documentos internos revelavam, mentiras que propagavam, Dan Ellsberg viveu conflito de consciência, sobre se os documentos relativos deveriam ser vazados.
            
3. Os documentos cobriam os governos Kennedy, Johnson e Nixon relativos à escalada no Vietnam. Ellsberg decidiu vazá-los em 1969. Eram 37 blocos com 7 mil páginas. Levava os documentos por partes e a noite os copiava, processo lento que não duraria menos que um ano.
            
4. Ellsberg sondou políticos e jornalistas como vazar. Finalmente, em contato com o New York Times e após avaliação dos riscos pelos advogados do jornal, os documentos começaram a ser vazados em 1971. O governo Nixon-Kissinger confrontou e conseguiu liminar na justiça. Em seguida, o Washington Post assumiu a publicação. E, assim -liminar a liminar- 17 jornais foram publicando. Finalmente, um senador que fazia obstrução e para isso dormia na comissão, aceitou ler os documentos e determinou a publicação nos Anais do Senado.
            
5. Ellsberg foi preso e condenado. Conseguiu pagar fiança para recorrer. As penas eram de pelo menos 20 anos. O New York Times levou o caso à Corte Suprema, que decidiu pela liberdade de imprensa, respaldando a decisão do jornal e registrando uma decisão considerada a mais importante sobre o exercício de liberdade de imprensa com peso de uma emenda constitucional. Os recursos dos advogados de Ellsberg ganharam força e ele terminou sendo absolvido. Esses fatos levaram Nixon a criar uma equipe de espionagem, o que culminou com o caso Watergate.
            
6. O caso foi divulgado amplamente por todos os meios de comunicação semanas seguidas. Mas isso não foi suficiente para impedir a reeleição de Nixon. O reatamento com a China teve mais peso.  Watergate, um caso de proporções muito menores, porém mais fácil de se entender as relações de causa e efeito, e responsabilidade presidencial, culminou com a renúncia de Nixon, menos de 2 anos depois. Ellsberg esperava que a desintegração do governo Nixon-Kissinger viesse com os fatos extremamente graves que vazou. Seus conflitos de consciência aumentaram, agora em relação às reações da opinião pública em casos que exigem mais que a leitura das manchetes dos jornais e destaques na TV. De certa maneira, tem sido esta a dinâmica do WikiLeaks, pelo menos até aqui.
            
7. Os diretores Judith Ehrlich e Rick Goldsmith transformaram o caso Ellsberg em um documentário que concorreu ao Oscar em 2010 nessa categoria: "O Homem mais perigoso da América", título extraído de uma declaração de Kissinger. O documentário de uma hora e meia se encontra disponível a quem interessar. Vale ver.

                                                * * *

AINDA SOBRE A ACÙSTICA DO THEATRO MUNICIPAL!
            
(Joatan Berbel) 1. É auspicioso ver que existe gente (revista Piauí) capaz de tocar na ferida principal da gestão de espaços públicos no Brasil. A Carla não fala a verdade quando diz que  encontrou o Theatro Municipal sem um projeto de restauração. Pelo contrário, ela jogou no lixo o projeto de restauração que estava em andamento desde a gestão anterior, afastou a equipe - coordenada por José Carlos Barbosa -  que estava tocando o projeto, devidamente contratada para isso. Recebeu um projeto que previa a reforma estrutural do T.M. incluindo a solução do problema da acústica que foi criado em reformas anteriores.
        
2. Ao invés de dar continuidade ao projeto de reforma, Carla preferiu fazer se render ao esquema publicitário do gov. Cabral, onde pouco se faz, mas muito se fala, aceitou assinar este simulacro de reforma que agora mostra a sua cara. As constantes quedas de reboco do teto (as sancas etc) tem origem na umidade, mas também na agressão que o teatro sofre toda vez que é cedido para shows e eventos onde a sala tem de suportar altos níveis de reverberação sonora dos potentes equipamentos, que chegam a balançar os quadros que estão na parede da diretoria no quarto andar.
      
3. Na minha curta temporada como Vice-Presidente da Fundação TM, na última gestão de Helena Severo, dei preferência à organização do projeto de restauração do Theatro, dadas as condições precárias de tudo, tudo mesmo!!! Conversei muitas vezes com o falecido Maestro Silvio Barbato sobre o problema da acústica, que era antigo e com esta reforma deve ter piorado. Parte do problema da acústica nas Óperas, até onde apurei, é porque a contratação dos cenógrafos tinha mais a ver com a repercussão na mídia do artista plástico contratado do que com o seu conhecimento de acústica!!!
      
4. Em poucos meses desisti de tanto ver coisas com as quais não concordava... Então quando vi a Carla com suas performances midiáticas e a insistência na publicidade do Cabral, compreendi que o pobre TM sofreria mais uma violência... O que me espanta e me deixa indignado é a conivência de muitos que por oportunismo, se calam!!!!  Vivemos num momento de grande dilema na vida cultura e institucional do país!!! Tudo começa com uma certa anomia, depois vem a cooptação e depois a dominação da mediocridade sobre a criação e, por fim, a violência do autoritarismo!!!

                                                * * *

CICLOS (PROGRESSÃO CONTINUADA): ESTADO DE SP PASSA A TER 3 CICLOS, COMO ERA NO RIO!
                                               
Trecho do artigo de Hélio Schwartsman, Folha SP (04).
                
1. Se há algo de estranho no mundo da pedagogia, ele está na noção de reprovação. Por que diabos um aluno que tenha ido mal em, digamos, língua portuguesa precisa refazer todos os conteúdos de matemática e ciências? Por que alguém que domine 50% da matéria é considerado apto a seguir com os estudos e a pessoa que responde a 49% das questões é reprovada? O que há de tão transcendental nesse 1%?
                
2. As perguntas se tornam mais candentes quando se considera o estrago que a repetência provoca na vida do aluno. Quando o jovem recebe a pecha de repetente, tende a desempenhar o papel por toda a vida acadêmica. Com a redução da reprovação possibilitada pelos ciclos, caiu o índice de evasão escolar no ensino fundamental paulista. Entre 1998 e 2008, ele baixou de 4,6% para 1,4%, redução de 70%.
                
3. Mas a mudança foi ditada de cima para baixo sem explicar a alunos, pais e professores o que se pretendia. Mestres boicotaram a reforma -com o fim da repetência seriada, perderam uma poderosa ferramenta disciplinar. Pais não compreenderam nada ao verem seus filhos "passando de ano".

                                                * * *

ESPIGÃO DA ELETROBRÁS NA LAPA É ESTUPRO AO CORREDOR CULTURAL, AO CENTRO DO RIO!
                    
1. (Globo, 04) A Eletrobrás deve concluir até a semana que vem a compra de dois terrenos na Lapa administrados pelo Rio-Previdência (do governo do Estado do Rio), nas vizinhanças da Lapa, onde poderá construir um prédio de até 44 andares. O gabarito, estipulado pela lei complementar 106, prevê que o prédio poderá ter dois blocos interligados. A lei foi aprovada em dezembro de 2009.
                    
2. Este Ex-Blog, no início de 2010, recebeu de diversos urbanistas as críticas mais contundentes ao estupro do Corredor Cultural e do patrimônio-histórico-cultural do Centro do Rio. "Por que não constroem na área Portuária, que precisa ser revitalizada?", é o que todos perguntam.
                    
3. A diretoria da Eletrobrás recebeu notificação extrajudicial, formalizando a responsabilidade que terá no caso de compra e o empreendimento não puder ser viabilizado.
                    
4. No início de 2010, foi publicado em classificados de jornal o nome da empresa que estaria por trás do negócio. Um assunto que vai render um enorme escândalo: contra a cidade e contra o erário público.  Há um blog de defesa da Lapa acompanhando essa gravíssima questão.

                                                * * *

CHÁVEZ, UM COMPANHEIRÃO DE LULA!
        
(Estado de SP, 04)  De acordo com diplomatas americanos, o presidente Hugo Chávez, incitou o governo de Evo Morales, na Bolívia, a nacionalizar as instalações da Petrobrás no país em 2006, fato que provocou um atrito econômico e diplomático com o Brasil. A informação está em telegramas da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília enviados ao Departamento de Estado americano e revelados pela ONG WikiLeaks.  "Marcelo Biato (assessor especial do Planalto) disse que em março (de 2006), Petrobrás e interlocutores bolivianos haviam começado o que pareciam ser discussões relativamente positivas. No entanto, Evo interrompeu abruptamente as conversas, insistiu que só discutiria o assunto diretamente com Lula", diz o documento, datado de maio de 2006. "No intervalo entre as conversas de março e a nacionalização, Biato observou que houve várias conversas entre Evo e Chávez", relata o telegrama.



Twitter do Cesar Maia


Facebook


Cesar Maia Responde


Acesse o site





Ministro da Educação prepara ensino médio em tempo integral

E o da Saúde estabelecerá metas de qualidade

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai apresentar à presidente Dilma Rousseff um projeto que inclui a oferta de ensino médio em tempo integral, associado ao ensino técnico, para estudantes de todo o país.

A ideia é que os alunos possam fazer o curso regular num turno e, no outro, o profissionalizante.

"Com o ensino em tempo integral, você compatibiliza a necessidade do jovem que cursa o ensino médio de se profissionalizar", disse Haddad.

Ele também disse que dará prioridade à valorização do magistério e à educação infantil.

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que pretende criar um indicador de desempenho, com metas de qualidade, para medir a eficiência do SUS.

E que seu maior desafio é acabar com a demora do atendimento na rede pública - que, é a maior reclamação dos usuários. Também propôs a criação de um mapa nacional para diagnosticar gargalos do sistema.


10 boas notícias

Vitórias sobre o crime, o terrorismo e os ditadores, no Brasil e no exterior, fizeram de 2010 um ano de esperança para milhões de pessoas
 
1. A paz avança nas favelas
A tomada do Complexo do Alemão, em novembro, foi o maior símbolo do avanço da legalidade no Rio de Janeiro (na foto, uma “mansão do tráfico”). Ainda resta muito a fazer, porém, para livrar a cidade da violência.

2. Fim da pandemia
A influenza A, conhecida como gripe suína, matou mais de 18 mil pessoas desde abril de 2009. Mais branda do que se temia, deixou de ser considerada pandemia pela OMS.

3. Retirada americana do Iraque

Sete anos após a ocupação, as tropas americanas deixaram oficialmente o Iraque no final de agosto. Ficaram, porém, milhares de soldados para ajudar na reconstrução do país.
Hugo Infante  
4. O resgate dos mineiros chilenos
Os 33 trabalhadores de uma mina que passaram dois meses presos a 700 metros de profundidade foram retirados com vida (acima). O resgate, em outubro, comoveu o planeta.

5. Chávez, enfim, tem oposição
Os adversários do presidente da Venezuela conseguiram mais de um terço das cadeiras do Congresso, nas eleições de setembro. Mas a tentação ditatorial ainda ameaça o país.

6. Derrotas das Farc

O governo colombiano praticamente aniquilou a guerrilha. Mono Jojoy, um dos líderes das Farc, foi localizado e morto graças a um aparelho instalado em sua bota.

7. Menos árvores caindo

O ano de menor desmatamento na Amazônia foi celebrado pelo governo brasileiro. Especialistas acreditam que o Brasil possa alcançar a meta de redução de 80% até o final da década.
Alberto Simon  
8. A Catalunha proíbe touradas
Será a primeira região espanhola a banir essa violenta tradição (na foto, o toureiro Julio Aparicio é atingido pelo touro opíparo numa arena de Madri, em maio deste ano; ele sobreviveu. O touro, não). A lei entrará em vigor em 2012
 
9. Cessar-fogo do ETA
O grupo separatista basco fez o anúncio em setembro. Em um vídeo divulgado pela BBC de Londres, o grupo diz que não vai realizar ações armadas em sua campanha para se separar da Espanha.

10. Libertação de Aan Suu Kyi

Vencedora do Prêmio Nobel de 1991, a líder da oposição em Mianmar foi libertada em 13 de novembro, depois de quase duas décadas de prisão domiciliar.