Lições do coronavirus

Ontem o Dr. Nelson Ferrão, um dos médicos dos SUS que está virando dia e noite para tentar salvar vidas, postou um desabafo:

"Uma coisa é certa, o Coronavirus é muito didático. Ele joga duro, mas é papo reto, na lata. E dá lições sem falar, só causa e consequência. Eis algumas delas?

Lição 1) Para o mercado, as crises só servem mesmo pra ganhar mais dinheiro, especulando. É só olhar o preço do álcool gel. Quando a coisa aperta, até os planos de saúde e os hospitais privados mandam os pacientes pro SUS. Ou seja, na hora do pega-pra-capar, só se pode esperar alguma coisa mesmo é do Estado; logo, se você é um desses que quer acabar com o Estado, prepare-se para ser presa fácil das aves de rapina de sempre.

Lição 2) Numa sociedade integrada, nenhuma bolha é segura. Você pode morar em condomínio fechado, ter vigilância monitorada, álcool gel em todas as peças da casa e o escambau, mas se os pobres, que talvez você ache que mereçam ser pobres, não tiverem uma vida digna -- com acesso à saúde, educação, cultura, direitos trabalhistas e tudo mais --, eles levarão o vírus até você.

Pode ficar certo, a empregada que te serve e viaja diariamente naquele ônibus superlotado, o motoboy do i-Food sem direito à licença saúde que te faz entregas, ou aquele operário que vai trabalhar mesmo doente porque não pode ter o salário descontado, pois têm um destes modernos contratos flexíveis de trabalho sem direitos: eles vão furar a sua bolha e expor a sua miséria também. E se prestar atenção, talvez você entenda também que a violência urbana que mata o playboy do asfalto tem origem na mesma desigualdade social de sempre, que você talvez ache natural.

Ou seja, estamos todos no mesmo barco, e mesmo que você esteja no andar de cima, se o barco afundar você vai junto. Só a solidariedade salva: ou todos estão seguros, ou ninguém está.

Lição 3) Pense melhor em quem você elege para cargos executivos. Não adianta eleger Presidente, Governador, Prefeito fazendo arminha ou combatendo mamadeira de piroca e kit gay.
Se os caras eleitos não souberem o que fazer lá onde você os colocou, periga até eles saírem às ruas em plena quarentena pra se aglomerar, cumprimentar fãs, tirar selfies e ajudar a espalhar o vírus, ou então pra dizer para a população que não vai dar nada, que se dermos uma banana pro vírus ele vai embora. Ou até as duas coisas juntas.

Se eles não tiverem competência nem para identificar uma ameaça real, que dirá para montar uma operação de guerra, amarrando todas as pontas necessárias para não deixar isto virar uma tragédia maior, de políticas sanitárias preventivas, passando por um sistema universal integrado e seguro de saúde para acolher os doentes, até medidas de proteção às empresas e trabalhadores que serão afetados pela paralisação de muitas atividades.

Lição 4) Quer goste ou não deles, você novamente será salvo por algum cientista. Você pode até achar bonito combater a ciência, ser negacionista, terraplanista, antivacinista, militarista, dizer que as instituições públicas de ensino e pesquisa são aparelhos comunistas, mas na hora da verdade, se tem alguém que pode salvar a sua vida são os pesquisadores e pesquisadoras de universidades públicas, da Fiocruz, do Instituto Butantã, de todas aquelas instituições que têm sido achincalhadas e precarizadas nos últimos anos.

São eles e elas que estão trabalhando hoje, silenciosamente, ao lado dos principais centros de pesquisa do mundo, para desenvolver medicamentos e vacinas contra este e outros vírus que ainda nos ameaçam. Sem eles, talvez nossa civilização até já tivesse sido dizimada. Então, pense melhor em para quem você rende homenagens. Quando uma ameaça de grandes proporções como essa nos acossar novamente, lembre-se, não são os milicos com fuzis AR-15 nem os pastores que vendem curas fáceis em troca da senha do seu cartão de débito que irão nos tirar desta enrascada, mais uma vez. São os cientistas, e em geral de instituições públicas".

Coronav-19: Solidariedade

O COMBATE AO COVID19

*Xuxa que tem #PactoComSatanás DOOU 1Milhão de Reais...
*Rihanna que é #Maconheira DOOU 8Milhões de Dólares... 
*Rick Martin que é #Viado DOOU 3Milhões de Euros
*Maron Five que é #Ateu DOOU 1Milhão.
*Rul Paul que é #DragQueem DOOU 1Milhão
*Valentina que é #Trans DOOU 1/2 Milhão.

... E TEU PASTOR 
Não doou quanto para os mais necessitados?...  

Aí Eu te Pergunto: 
QUEM É QUE TEM CARATER???

#Postei
🏃🏃🤣🤣
Michael Tarin 

Balaio do Kotscho: o bolsonarismo veio para ficar?

Mais dia, menos dia, a pandemia de coronavírus e Bolsonaro passarão, mas temo que uma praga ainda mais perigosa tenha vindo para para ficar: é o boçalnarismo em marcha, uma nova categoria de pensamento e de atitude diante da vida.

Ou não é inacreditável que 35% da população brasileira, segundo o Datafolha, ainda avalie como ótimo/bom o comportamento de Bolsonaro na crise do coronavírus?

Diante dessa tragédia há muito anunciada, e da sequência de atitudes irresponsáveis daquele que deveria comandar a nação neste momento, custa entender como 3,5 entre cada 10 brasileiros ainda apoiem o presidente da República.

Essa avaliação é pior do que a de governadores e do ministro da Saúde, mas ainda assim demonstra como mais de um terço da população não faz ideia dos perigos que está correndo com esse estropício no poder.

O boçalnarismo é anterior a Bolsonaro, é verdade, mas a partir de 2018 saiu das tumbas e dos armários da direitona enrustida, para ganhar as ruas, ao ganhar um porta-voz da mediocridade, do rancor, do ressentimento e de tudo o que há de mais nefasto e abjeto na alma humana.

Como dizia Nelson Rodrigues, os idiotas perderam a modéstia, e viraram protagonistas deste circo de horrores.

A julgar pelo Datafolha, aconteça o que acontecer, esse exército miliciano veio para ficar e não arreda pé das suas certezas, baseadas na negação da ciência, do saber e dos fatos.

Basta ver os comentários publicados neste Balaio para ver a que ponto pode chegar o negacionismo ululante, que na semana passada simplesmente se recusou a ouvir o barulho dos panelaços diários e atribuiu tudo a uma conspiração da mídia.

Em que mundo vive essa gente descolada da realidade, que inverteu o sentido das palavras verdade e mentira, dançando num baile de máscaras e batendo palmas para ver louco dançar?

Uma próxima pesquisa poderia investigar de onde eles surgiram, o que pensam da vida, onde moram, o que comem, como se relacionam _ poderia até render um Globo Repórter.

Será que eles só acreditam no Ratinho, no Silvio Santos e no bispo Macedo, assistindo à Record, ao SBT e agora à CNN?

Acham mesmo que todos os jornais e até a Globo são comunistas, a exemplo de Bolsonaro?

Para combater o "marxismo cultural", criaram o "boçalnarismo cultural", uma obra original do guru Olavo de Carvalho, um doido de pedra que caça ursos nas horas vadias.

Por falar nisso, que fim levou Regina Duarte, a nova estrelinha da companhia? Sumiu na bruma do Planalto, depois de levar um esfrega do general de plantão.

É tudo tão surreal, com a insanidade avançando sem controle, que uma medida provisória, editada na calada da noite desta segunda-feira, permitia às empresas suspender o pagamento de salários dos trabalhadores por quatro meses, "para garantir os empregos".

Como tudo é feito nas coxas, no meio do dia o governo já tinha voltado atrás, mas aqueles 35% do Datafolha devem ter aplaudido a ideia, como achariam bom se o Jim Jones dos trópicos decretasse a pena de morte para quem não estiver satisfeito.

Esse índice de apoio a qualquer barbaridade que o presidente cometa é o mesmo mostrado em todas as pesquisas anteriores do Datafolha e do Ibope sobre a avaliação do governo. Não muda nem a pau.

Se o Brasil declarar guerra à China, esses mesmos 35% vão aprovar e achar bonito.

Está na cara que o capitão está procurando uma guerra, qualquer uma, para colocar as tropas na rua, nem que seja contra os brasileiros que não obedecem mais às suas ordens. .

"Eles trabalham para criar uma situação de conflagração em que se justifique um gesto de ruptura", alertou o economista e filósofo Eduardo Gianetti da Fonseca, em entrevista publicada hoje na Folha.

Quem poderia se opor a tanta insanidade, os líderes do Congresso e do Judiciário, fingem que está tudo normal e ficam falando em pacto de harmonia entre os três Poderes, propondo paz e amor, bicho.

Para falar uma língua que os devotos do boçalnarismo entendem, é como o sujeito pendurado no pau-de-arara pedir ao torturador para ser um pouco mais delicado.

Vida que segue.