Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Depois dessa os Laguardianos cortam os pulsos


Ibope: PT é o partido 'mais querido'

O Instituto Ibope divulgou uma pesquisa neste domingo (20) onde o Partido dos Trabalhadores (PT) foi considerada a legenda “mais querida” dos brasileiros. Segundo levantamento publicado no jornal O Estado de São Paulo, o partido obteve 24% da preferência dos entrevistados pelo país. Atrás do partido do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff está o PMDB, que obteve 6% dos votos. Em seguida, aparece o PSDB com 5%. 

Paulo Coelho: das 3 formas de amor...Eros


Em 1986, enquanto fazia o caminho de Santiago com Petrus, o meu guia, passamos pela cidade de Logroño enquanto se realizava um casamento. Pedimos dois copos de vinho, preparei um prato de canapés, e Petrus descobriu uma mesa onde pudéssemos sentar junto com outros convidados.

O casal de noivos cortou um imenso bolo.

- Eles devem se amar - pensei em voz alta.

- É claro que eles se amam - disse um senhor de terno escuro que estava sentado na mesa. Você já viu alguém casar por outro motivo?

Mas Petrus não deixou passar a pergunta:

- A que tipo de amor o senhor se refere: Eros, Philos ou Ágape?

O senhor olhou sem entender nada.

- Existem três palavras gregas para designar o amor - disse ele. - Hoje você está vendo a manifestação de Eros, aquele sentimento entre duas pessoas.

Os noivos sorriam para os flashes e recebiam cumprimentos.

- Parece que os dois se amam. Dentro de pouco tempo estarão lutando sozinhos pela vida, vão montar uma casa, e vão participar da mesma aventura: isto engrandece e torna digno o amor. Ele vai seguir sua carreira, ela deve saber cozinhar e será uma excelente dona-de-casa, porque foi educada desde criança para isto. Vai acompanhá-lo, terão filhos, e se conseguirem construir alguma coisa juntos, serão realmente felizes para sempre.

"De repente, entretanto, esta história pode acontecer de maneira inversa. Ele vai começar a sentir que não é livre o suficiente para manifestar todo o Eros, todo o amor que tem por outras mulheres. Ela pode começar a sentir que sacrificou uma carreira e uma vida brilhante para acompanhar o marido. Então, ao invés da criação conjunta, cada um irá sentir-se roubado em sua maneira de amar. Eros, o espírito que os une, irá começar a mostrar apenas seu lado mau. E aquilo que Deus havia destinado ao homem como seu mais nobre sentimento, passará a ser fonte de ódio e destruição".

Olhei em volta. Eros estava presente em vários casais. Mas eu podia sentir a presença de Eros Bom e Eros Mau, exatamente como Petrus havia descrito.

- Repare como é curioso - continuou meu guia. - Apesar de ser bom ou ser mau, a face de Eros nunca é a mesma em cada pessoa.

A banda começou a tocar uma valsa. As pessoas foram para um pequeno espaço de cimento em frente ao coreto para dançar. O álcool começava a subir e todos estavam mais suados e mais alegres. Notei uma menina vestida de azul, que deve ter esperado este casamento apenas para que chegasse o momento da valsa, porque queria dançar com alguém com quem sonhava estar abraçada desde que entrou na adolescência. Seus olhos seguiam os movimentos de um rapaz bem vestido, de terno claro, que estava numa roda de amigos. Eles conversavam alegremente, não haviam percebido que a valsa tinha começado, não notavam que a alguns metros de distância uma menina de azul olhava insistentemente para um deles.

Pensei nas cidades pequenas, nos casamentos sonhados desde a infância com o rapaz escolhido.

A menina de azul reparou meu olhar e saiu de perto. E como se todo o movimento estivesse combinado, foi a vez do rapaz procurá-la com os olhos. Ao descobrir que ela estava perto de outras garotas, voltou a conversar animadamente com os amigos.

Chamei a atenção de Petrus para os dois. Ele acompanhou durante algum tempo o jogo de olhares, e depois voltou ao seu copo de vinho.

- Agem como se fosse uma vergonha demonstrar que se amam - foi seu único comentário.

Outra menina olhava fixamente para nós dois: devia ter metade de nossa idade. Petrus levantou o copo de vinho, fez um brinde, a garota riu encabulada, e fez um gesto apontando para os pais, quase se desculpando por não chegar mais perto.

- Este é o lado belo do amor - disse. - O amor que desafia, o amor por dois estranhos mais velhos que vieram de longe, e amanhã já partiram por um caminho que ela também gostaria de percorrer. O amor que prefere a aventura.

Na próxima semana: Philos e Ágape 

A última frese sussurrada


Desde o início, quando todas as coisas criadas na superfície da Terra deixaram a escuridão através do "faça-se a Luz", e a Luz se acendeu pela vontade do Criador que orienta a fé de cada um, estava implícito que a concessão da vida seria passageira. Com o passar dos tempos, as criaturas aprenderam a se acostumar com a presença de seus entes queridos e aí, quando um dia o mesmo Criador chama de volta um filho querido para a Sua companhia, os que ficam são obrigados a atravessar a frágil ponte que conduz o ser passageiro à porta de entrada para a sua vida eterna. E essa decisão, às vezes apressada, do Onisciente, Onipresente e Onipotente, só é aceita com muitas tristezas, muitas lágrimas por ser inevitável.

"A vida é uma contínua coleção de mudanças e a correria de cada dia e desafios impossíveis de recusar nos levam, involuntariamente, a desconsiderar as fabulosas oportunidades que temos de explorar os seus profundos mistérios e a esquecer a simplicidade de ser feliz e fazer o outro se sentir feliz ao nosso lado. A importância de entender que todos nós temos algo de valor em nossos corações a partilhar nessa vida é o que faz a diferença na transformação de um dia no dia seguinte. A vida não faz promessas quanto ao que surgirá no seu caminho nem dá garantias daquilo que vamos ter, ela só dá tempo para escolher e arriscar. Ninguém conhece os mistérios da vida ou seu sentido maior, todavia, para aqueles que estão dispostos a acreditar em sonhos e em si mesmos, a vida é um dom precioso em que tudo é possível, mas é imperioso nunca esquecer e aceitar que ela é passageira..."