Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Ciro aliado de Bolsonaro?

Depois que o PDT sinalizou apoio a Rodrigo Maia paira uma dúvida, Ciro Gomes concorda, discorda ou muito pelo contrário o muro é o melhor lugar do mundo aqui e agora.

Dito isto e vendo a foto abaixo, sinto que está faltando alguém nela, quem Cirá?



***

Queiroz sambando na cara! por Bob Fernandes

O Villa Boas e o Alto Comando farão um alerta à Pátria, o Deltan um power-point, helicópteros atiçarão passeatas, o pato voltará à FIESP com suas dancinhas, Fux ajeitará o telhado, e Moro vai grampear o Einstein e os otários...

O PT não se curva a pauta da direita

Eles têm ódio do PT, pois o Partido não se curva as pautas do capitalismo e imperialismo. 

Queriam que o PT abandonasse o apoio a revolução cubana, queriam que o PT abandonasse Lula e agora querem que o PT abandone a defesa da legitimidade da eleição venezuelana. 

O PT manteve-se firme nos seus princípios, na luta em defesa dos injustiçados, não se dobrou aos ataques que estão fazendo contra a Venezuela, nunca abandonou Lula. 

Eles odeiam o PT porque o PT tem princípios e não abre mão deles. 

Viva o Partido dos Trabalhadores, viva a árdua luta do povo venezuelano contra o imperialismo em defesa do seu petróleo e sua soberania nacional.
 (Júlio Volpato)

Quando eu envelhecer

 Quando eu for velha, não serei uma velha comum, daquelas que tricotam sapatinhos para os netos, não porque eu não ache isso bacana, é porque nunca tive paciência para o artesanato, aliás, sou um desastre nessa arte.

 Quando eu for velha, não quero que se preocupem em me visitar todos os domingos, somente para cumprir uma obrigação. Façam isso quando sintam realmente vontade de me ver, quando sintam saudades daquele cheirinho que só a "sua" mãe tem, quando sintam saudades do meu tempero, ou da forma que meus olhos olham para vocês, com orgulho, com amor e ternura.

 Quando eu for velha, não quero que me levem feito um pacotinho de uma casa pra outra. Quero ficar no meu canto, "quero ficar na minha", vocês sabem o quanto eu valorizo a liberdade, não só a minha, mas sobretudo dos outros.

 Quando eu ficar velha, quero que vocês me olhem e sintam orgulho de todas as minhas tentativas de viver a vida conforme os meus princípios, conforme a minha vontade. Não quero que pensem que fui egoísta, que alguma vez falhei com vocês, ou que eu amei de menos ou amei de mais. Eu simplesmente optei: eu quero ser mãe, eu quero gerar esse filho, essa filha, porque sei que eles serão pessoas especiais e que poderão fazer a diferença em suas vidas e nas dos demais e eu os amo muito!!!

 Quando eu for velha, permitam-me ficar com meus netos e mimá-los do meu jeito, não critiquem se eu exagerar nos carinhos, nos presentes e se eu discordar com algum castigo mais pesado pra eles.

 Quando eu for velha, não sintam pena de mim quando estiver debilitada, olhem para mim e digam: minha mãe é forte, ela vai vencer mais essa!! E não duvidem, eu vou vencer.

 Meus queridos filhos, não se sintam responsáveis por mim, eu lhes tiro essa obrigação. Eu os solto, os libero. Vivam suas vidas, trilhem seus caminhos, amem seus amores, formem-se, trabalhem, tenham êxito, criem seus filhos (se quiserem tê-los). Sejam corajosos, sonhem muito, sonhem alto! Sejam gentis, retribuam sorrisos, compartilhem bons momentos, cuidem de seus corpos, mas especialmente de suas almas. Jamais duvidem da existência de um Ser Superior. Não se prendam a dogmas, não julguem nada, não condenem ninguém, não acreditem em tudo o que lhes disserem, procurem vocês as respostas. Usem o poder que há dentro de vocês. Lembrem-se sempre disso: Vocês podem tudo! O impossível não existe, mas é preciso crer!

Desconheço o autor  (a)

Reflexão da noite




Um ateu esnobe e sem respeito a crença dos outros, chegou na calçada de uma Igreja onde a um mendigo pedia esmolas e agradecia em nome de Deus.

Disse o ateu:

- Te dou cem dólares se me dizer onde teu deus está. O mendigo retrucou:

- Dou-te mil dólares se me disseres onde Ele não está!

Resultado de imagem para crente x ateu
***

Campanha da leitura




Leia sempre
Leia bastante
Leia atentamente
Ler é um excelente antídoto contra a estupidez, a ignorância e o fascismo.
A leitura é a porta mais larga que existe para o conhecimento e a solidariedade. Só estes motivos já seriam mais que sufiente para convence-lo a ler. Mas, existem muito outros, entre eles o ler para aprender a se divertir.
Leia!

Resultado de imagem para biblioteca
***

Ciro Gomes porta-voz de Jair Bolsonaro?

Ciro, antes de sair criticando Lula, Gleisi e o PT aconselho que pesquise um pouco o que você falou na entrevista passada, é que está ficando chata demais esta mania que tu tem de dizer e desdizer toda hora. Do jeito que vai Bolsonaro te chama já, já para ser porta-voz do desgoverno dele.
Se alui...


***


Boletim médico de Fabrício Queiroz




Depois de uma intervenção cirurgica bem sucedida para retirar uma laranja do intestino o senhor Fabrício José Carlos de Queiroz teve alta. Antes de sair do hospital ele e sua esposa e filha gravaram um vídeo onde mostram de maneira incontestável o sucesso da cirurgia. Confiram o vídeo abaixo. 

Este boletim ​não Trata-se da comunicação oficial do hospital à imprensa sobre o estado de saúde do paciente, elaborada em conjunto com os médicos responsáveis e a superintendência do hospital, com a anuência dos paciente ou seus familiares.


***

Querem transformar a Venezuela na nova Síria




Por causa de acesso a petróleo, querem transformar a Venezuela na nova Síria. O seja, um conflito "interno" mas, na verdade, protagonizado pelas maiores potências do mundo [EUA, Rússia, China etc]. Como a Venezuela é colada no Brasil, manda o bom senso que estimulemos soluções pacíficas, não guerra.

Há muitas décadas não temos guerra próximas às fronteirs brasileira. Obviamente seremos impactados, inclusive por perdas comerciais. Quem pensa nos Estados Unidos da América do Norte [EUA] e na indústria armamentista, quer guerra. Quem pensa no Brasi quer Paz!


***


Juventude transviada

- Vamos abordar. com certeza na mochila
tem livro de filosofia e história.

***

Pra desopilar


Duas bichinhas estão num bar, de repente uma diz:

- Está vendo aquelas duas velhas acabadas bebendo naquela mesa?

- Tou sim, por que?

- Nem daqui a vinte anos a gente vai estar daquele jeito.

- Doida, é melhor você parar de beber e usar óculos.

- Por que?

- Porque ali é um espelho e aquelas "duas velhas" somos nós!
***

O cinismo veste farda


***

Forças Armadas brasileira é o cão de guarda da nossa burguesia predatória




O discurso de Villas Bôas elogiando Bolsonaro constrange pelo cinismo
O elogio inaudito de Villas Bôas a Bolsonaro é mais uma comprovação de que a questão militar precisa ser tratada com centralidade no Brasil de hoje.
O discurso do general abraçou a ideia de que posições democráticas e à esquerda são “amarras ideológicas” a serem destruídas. Comprou sem ressalvas a conversa de que o verde-amarelismo hipócrita da direita representa um “sentimento patriótico” antes “adormecido”.
No trecho talvez mais chocante do discurso, construiu a metáfora de que o “rio da história” possui um “curso normal” ao qual deve forçosamente sempre voltar – e louvou o ex-capitão, o ex-juiz e o chefe da intervenção militar no Rio, general Braga Neto, como os grandes responsáveis para que essa volta ocorresse no Brasil.
Está claro que Villas Bôas se inclui nesta lista, com destaque. Não citou o próprio nome para simular modéstia, mas qualquer ouvinte avisado percebe a lacuna. O “curso normal” da história é um país à mercê de sua classe dominante, cioso de suas hierarquias, que nega direitos à maioria da população. Um curso tão estrito que um governo timidamente reformista já era causa de escândalo.
O Exército que Villas Bôas comandou foi o avalista do golpe de 2016 e interveio em momentos cruciais para garantir a continuidade do arbítrio. Um ação mais discreta do que nos anos 1960 – deixou que os juízes e procuradores da Lava Jato sujassem as mãos e permaneceu nos bastidores, garantindo que o trabalho não fosse interrompido – mas nem por isso menos relevante.
Muita gente boa se enganou com Villas Bôas. Mesmo quando a pressão do Exército sobre o STF estava escancarada, como no caso do famoso tuite exigindo a manutenção da prisão e inelegibilidade de Lula, houve quem se contorcesse para fazer interpretações benévolas. O general tem fala mansa e conta com a simpatia que sua condição de saúde desperta. Mas acho que o que pesa mais é um esforço de cegueira voluntária. Preferimos pensar que, embora depois da ditadura não tenha sido feito nenhum esforço para mudar a mentalidade dos oficiais e torná-la mais compatível com os valores democráticos, a questão militar se resolveu por milagre.
Não se resolveu. O discurso de Villas Bôas constrange pelo cinismo, festejandou um governo que em poucos dias já se desvelou, sem surpresa, como entreguista, imoral, incompetente e autoritário. Mas o que ele revela, para além disso, é que o Exército brasileiro continua no papel de cão de guarda da predatória e limitada burguesia brasileira.
Publicado originalmente no Facebook do autor - Luís Felipe Miguel
***


Nova logomarca revela que Jair Bolsonaro não consegue sair do personagem

Em cinema e teatro fala-se muito de atores que, de tão concentrados no personagem, não conseguem mais sair do papel. Uma análise semiótica da nova identidade visual do Governo Federal revela que nada mais resta para o presidente Jair Bolsonaro do que se manter no personagem da campanha eleitoral – belicoso e provocativo, pronto para criar sempre um novo inimigo.  Para além do ufanismo e da nostalgia idealizada dos governos militares, o novo logo revela muito mais uma estratégia de comunicação do que de propaganda clássica – simbolização ou doutrinação ideológica. A marca visual expressa a atual estratégia visual da chamada alt-right (“direita alternativa”): polarização, provocação e apropriação. Assim como a bandeira nacional e a camisa amarela da CBF, agora o último verso do hino nacional foi apropriado. Do simbolismo original da Pátria como “mãe gentil”, foi ressignificado como ícone de polarização: a divisão entre patriotas e antipatriotas.  
Em postagem anterior, quando esse Cinegnose analisou anomalias semióticas no lançamento da logomarca do então “novo” Governo Temer, observávamos que a marca visual revelava atos falhos: verdadeiras intenções por trás de uma propaganda política que pretendia expressar progresso, avanço e retomada do desenvolvimento econômico.
Os “atos falhos” da comunicação visual criada pelo marqueteiro Elsinho Mouco revelavam diversos retrocessos: o desaparecimento da cor verde - predomínio do azul, masculino, e o contraste com o branco, conotando “inteligência”, “racionalidade”, “concentração”, contrastando com a “emotividade”, segundo a Psicologia das Cores; e o estilo geométrico com um sólido geométrico levitando sobre letras com superfície em extrusão – alusão direta ao estilo retro-futurista da velha marca da Globo dos tempos de Hans Donner, que a própria emissora abandonou.
Enfim, uma marca que nascia velha. Tentava esconder os retrocessos, mas revelava involuntariamente o contrário. Digamos que a logomarca do Governo Temer era um caso exemplar de ideologia como falsa consciência. 
Muito diferente é a nova logomarca do Governo Jair Bolsonaro: não há “atos falhos” ou qualquer exercício de retórica visual para tentar esconder intenções. A comunicação é direta e sem floreios: replica a polarização que a velha propaganda da ditadura militar nos anos 1970 criou no tom de “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
Se ainda no tom retro-futurista de Temer ainda tinha uma intenção (frustrada) teleológica ao simbolizar progresso ou ansiar por algum tipo de futuro, nessa logomarca de 2019 é nostálgico e explícito: meia volta e volver aos tempos das ditaduras militares.
Retorna a velha dominante verde e amarela recorrente de todas as marcas de governos anteriores, mas dessa vez com uma sugestão de movimento e narrativa: a associação da bandeira do Brasil como um sol nascente sobre as terras verdes brasileiras. 
Mas, muito mais do que isso: a marca visual do governo do capitão da reserva comprova a linha de continuidade entre a campanha eleitoral e o dia-a-dia do Governo – diferente das logomarcas anteriores que simbolicamente demarcaram o início dos trabalhos do Poder Executivo, a marca atual revela que a retórica alt-right da campanha de 2018 continuará como tática cotidiana dos próximos anos.
Afinal, esse é o único discurso possível de Bolsonaro, já que ele próprio admite que nada entende sobre economia ou qualquer outro tema das pastas ministeriais.
Primeira leitura: o ufanismo








Queiroz debocha do ministério público e judiciário


Os valentões do ministério público e do judiciário, com supremo, com tudo diante de um laranja da famiglia Bolsonaro se comportam como vira-lata faminto e assustado, murcham as orelhas, baixam a cabeça, abanam o rabo e lambem os pés deles. 

Fabrício Queiroz, sua esposa, suas filhas e o patrão Flávio Bolsonaro não aceitaram o "convite" do ministério público para depor. O motorista alegou doença, sua mulher e filhas não foram porque estavam cuidando do pai, Flávio Bolsonaro alegou que não era investigado e não tinha conhecimento dos autos.

Beleza!

No entanto, eles ainda acham pouco a desmoralizão das instituições e gravam vídeo para escancarar o cinismo e o desprezo que tem com os carrascos do PT.

Deixa estar, de repente as coisas mudam de lugar e quem perdeu pode ganhar...


***


Artigo do dia: presidencialismo de baixo calão

  • POR CONRADO HÜBNER MENDEs
Não pensei que esse dia fosse possível, mas nunca deixei de imaginá-lo. Venho ruminando a hipótese da eleição de Jair Bolsonaro há pelo menos cinco anos. Em março de 2014, publiquei no jornal O Estado de São Paulo o texto "Reféns do bolsonarismo". Nele criticava o governo da hora, que se permitia desidratar políticas de implementação de direitos por covardia e medo dos surtos de primitivismo de um deputado do baixo clero: "A minoria tem de se calar e se curvar à maioria!"; "Não somos nós que temos de respeitar homossexual, eles é que têm de me respeitar"; o Presídio de Pedrinhas, onde presos foram decapitados, era a "única coisa boa do Maranhão". Alertava que o deputado não era apenas um "lembrete pedagógico de um país que um dia existiu", mas "a versão mais antipática de um Brasil que ainda nos espreita da esquina". Diante da constatação do risco, sentia que "o alarme passa a tocar".
Jair Bolsonaro me respondeu por sua rede no Facebook. Ou melhor, não se dirigiu a mim, mas a seus seguidores, e os convocou para uma manifestação em massa ao jornal. Numa linguagem cifrada, afirmava que minha atitude "nas entrelinhas prega democracia desde que seja a que ele entende como tal. Entretanto, acredito que não goste de minha postura, talvez, por alguma particularidade". Não sei a que particularidade se referia. Não é que eu não goste de sua postura. Se fosse só uma questão de gosto ou de preferência estética, nossa divergência seria irrelevante. A divergência ética com alguém que quer definir democracia no grito (e assim praticar contradição performativa), essa sim é irreconciliável.
O deputado tinha razão em dizer que a democracia não é a que cada um "entende como tal". Nem eu, nem ele, sozinhos, podemos defini-la. A democracia moderna foi o produto de pelo menos 2.500 anos de filosofia e alguns séculos de história política ao redor do mundo. No Brasil, nossa melhor versão veio em 1988, com seus vícios e virtudes. Definir a democracia no grito, batendo a mão na mesa, é a síntese do líder antidemocrático. Não é incompatível com a minha ou com a sua noção de democracia; é incompatível com os mínimos denominadores comuns universais à democracia.
Recebi milhares de mensagens com ameaças, além das incontáveis que chegaram ao jornal. Isso foi em 2014. Três anos mais tarde, em janeiro de 2017, publiquei no jornal Folha de São Paulo o texto "Decálogo do Rinoceronte". Emprestando a imagem do rinoceronte que, na peça de mesmo nome, escrita por Eugène Ionesco, simboliza a desumanização da cidade e a gradual transformação de concidadãos num mamífero com grande corno na cabeça, constatava a saliência desse animal no bestiário político brasileiro. O decálogo do rinoceronte reúne os dez mandamentos da indigência cívica:
"1. Não tolerarás a diferença nem respeitarás o desacordo;
2. Não perguntarás nem fraquejarás diante da pergunta;
3. Expressarás desprezo pela política e por políticos, mas farás política com máscara de apolítica;
4. Opinarás com fé e convicção. Deixar-se convencer pela opinião contrária é derrota;
5. Não escutarás cientistas, especialistas, jornalistas. Ignorarás contra-argumentos, fatos, pesquisas. Não buscarás saber quem, como, onde e por quê;
6. Contra direitos, falarás em nome de uma entidade mística, abstrata, aritmética, imaginária: Deus, povo, maioria, 'homem de bem'. Contra direitos, invocarás uma missão civilizatória: fazer justiça, combater o crime e a corrupção, desenvolver a economia;
7. Desfilarás superioridade moral e intelectual, em nome da qual justificarás toda sorte de microagressões, linchamentos físicos e reputacionais;
8. Mostrarás o que é certo e como se faz, nem que seja no grito, no braço ou à bala;
9. Abraçarás slogans fáceis de assimilar: comunismo, esquerdismo. Atiçarás emoções primárias do seu público por meio dessas sínteses caricatas do mal;
10. Exigirás que sua particular forma de viver seja oficial. Dirás que essa forma é natural e as outras, desviantes."
Em tom pessimista, o texto concluía que o embrutecimento do Brasil nos ajudava a "escutar os ecos da caverna que nos aguarda".
Um ano mais tarde, em palestra ao mercado financeiro, o deputado-candidato ironicamente usou ambas as metáforas: "O mercado sempre me achou um rinoceronte. Vou me dar por feliz se sair daqui com vocês me achando um homem das cavernas".
O recém-empossado presidente da República, Jair Bolsonaro DANIEL MARENCO / AGÊNCIA O GLOBO
O embrutecimento seguiu vertiginoso, impulsionado pela tecnologia. O alarme tocou, os ecos saíram da caverna, e a rinocerite contagiou as famílias, o trabalho e as ruas. O bolsonarismo está aí, e é maior que Bolsonaro. Teremos não só de sobreviver a essa política sem perder a dignidade, mas dela participar. Participar, até segundo aviso, como se estivéssemos dentro da normalidade democrática. É com base nessa suposição que respeitamos os vitoriosos das urnas e exigimos deles o respeito recíproco às instituições. E, para lidar com rinocerontes, vale insistir nesse mesmo decálogo, mas com sinal trocado. Pelo menos por enquanto.
A posse
A cerimônia de posse, segundo observadores mais experientes da liturgia política brasileira, foi a mais singular desde a redemocratização. Singular no mau sentido. Jornalistas se submeteram a uma especial dieta de vigilantismo e privação: por mais de sete horas, ficaram confinados num espaço sem acesso a bebedouro, banheiro ou lugar para sentar; foram avisados por organizadores do evento que atiradores de elite podiam disparar diante de qualquer movimento brusco dentro do palácio. No cenário externo ao Congresso, homens homenageavam o mito fazendo flexão de braço, esse ritual oficial de resgate da masculinidade perdida, enquanto grupos entoavam, contra a mídia tradicional, cantos de louvação ao Facebook e o WhatsApp, o espaço interativo em que "fatos alternativos" libertam-se do fardo do contraditório. São componentes de um mosaico surrealista da distopia bolsonara (para outros, uma utopia).
O discurso de posse, nas versões proferidas no Congresso no Palácio do Planalto, foi um rápido compilado das palavras de ordem que Bolsonaro vem pronunciando há meses: quer unir o povo, mas conservar "nossos valores"; quer nos libertar das ideologias nefastas que dividem o povo e combater os "inimigos da pátria, da ordem e da liberdade"; quer uma sociedade sem divisão, com escola que prepare para o mercado, não para a "militância"; compromete-se com o cidadão de bem, com a propriedade e com a legítima defesa; propõe um governo guiado pela Constituição, com "Deus no coração".
Nesse compilado incoerente de velhas máximas populistas, o traço autoritário esconde-se em óbvias entrelinhas: quando fala na primeira pessoa do plural e se refere a "povo", a "nossos valores" e a "cidadão de bem", remete apenas a seu clube, e seu clube não dá conta da virtude mais distintiva da sociedade brasileira, que é a diversidade e pluralismo. Quando fala em não discriminação, discrimina; quando fala em unir, divide; quando fala em legítima defesa do cidadão de bem, flerta com a liberação da violência da polícia que mais mata e mais morre no mundo; quando fala em proteger policiais, joga-os na mesma espiral de morte e corrupção da qual são vítimas.
Aviões da Força Aérea Brasileira fazem demonstração durante posse do presidente Jair Bolsonaro ALAN MORICI / PICTURE ALLIANCE VIA GETTY IMAGE
Uma das lições extraídas das experiências históricas de colapso da democracia, como o caso da República de Weimar, que redundou no nazismo, é que a prática repetida e metódica, por líderes carismáticos, de demonização dos oponentes políticos resulta na erosão democrática e no extermínio. Esses líderes interpretam a vitória eleitoral como cheque em branco, como delegação incondicional de poder para limpar o país de seus "inimigos" (no jargão bolsonaresco, do "viés ideológico", dos "vermelhos", dos "socialistas"). Bolsonaro vê na sua vitória eleitoral um salvo-conduto. Para ele, democracia não passa de um voto, num domingo de manhã, a cada quatro anos.
A Constituição não é de esquerda nem de direita, mas o terreno dentro do qual esquerda e direita resolveram competir. Quando Bolsonaro rejeita essa identidade constitucional básica, ele trai esse acordo e escapa do território constitucional. A ciência política chama isso de extremismo. Bolsonaro reza o breviário completo. Resta saber se conseguirá praticá-lo. Vale lembrar que o extremismo põe todos em risco, inclusive os extremistas. Não são apenas os antibolsonaristas que correm perigo.
Febejapá de jatinho
O Febejapá – Festival de Barbaridades Judiciais que Assolam o País não poderia ficar de fora da posse, e participou com classe. O juiz Marcelo Bretas, ao lado do ex-juiz agora governador eleito Wilson Witzel, em companhia do deputado Rodrigo Maia, viajou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Em circunstâncias normais, a ética judicial já não recomenda. Em tempos de Lava Jato, quando adversários derrotados por Witzel, como Eduardo Paes e Anthony Garotinho, foram afetados no período eleitoral por decisões de Bretas, a caravana do jatinho é premiada com menção honrosa do Febejapá.
Mas e daí? Sergio Moro não aceitou cargo que, segundo ele mesmo, comprometeria toda a integridade do trabalho que conduziu à frente da Lava Jato (tendo iniciado as tratativas antes das eleições terminarem)? É um novo Brasil, uma nova ordem. Os promotores da nova ordem abraçam os hábitos rudimentares do velho patrimonialismo (também chamada de corrupção pela sociologia). Nunca deu certo por incompatibilidade genética entre uma coisa e outra, mas dessa vez pode dar se tivermos esperança e não torcermos contra. A independência judicial, e os rituais de imparcialidade nela embutidos, saiu de moda. A cooperação entre os poderes, e as gentilezas entre os amigos do juiz, é a nova onda – a onda dos laços de afeto, para benefício próprio.