Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Recado feminino

Recado feminino

Frente de Esculacho acusa Fiesp e Itaú de financiar a repressão

Boletim de notícias da Rede Brasil Atual - nº 20 - São Paulo, 09/abr/2014
http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2014/04/marcha-das-centrais-reune-milhares-de-pessoas-em-sao-paulo-8912.html

Após marcha, centrais ressaltam unidade e esperam resposta do governo

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/04/militantes-da-frente-de-esculacho-popular-denunciam-financiamento-da-fiesp-e-banco-itau-a-ditadura-8849.html

Frente de Esculacho acusa Fiesp e Itaú de financiar a repressão

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/04/brasil-melhora-em-saude-e-educacao-de-criancas-e-adolescentes-mas-ainda-tem-muito-a-fazer-4411.html

Estudo identifica melhoras no país e alerta contra trabalho e violência

http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2014/04/prefeitura-lanca-centros-de-educacao-em-direitos-humanos-para-mudar-cultura-de-violencia-em-sp-3632.html

Com novos centros de educação prefeitura quer acabar com 'cultura de violência' em SP

http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2014/04/entre-2009-e-2013-trabalhadores-em-estadios-para-a-copa-tiveram-aumento-real-de-ate-7-35-1876.html

Obras de estádios da Copa tiveram 26 greves, aumentos reais e acordos avançados

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/04/biblioteca-comunitaria-negocia-compensacao-por-terreno-perdido-para-batalhao-da-pm-8217.html

Biblioteca comunitária negocia compensação por terreno perdido para PM

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/04/fome-sangue-e-impunidade-as-transicoes-incompletas-de-brasil-e-el-salvador-5938.html

Fome, sangue e impunidade: as transições incompletas de Brasil e El Salvador

http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/04/cheia-recorde-do-rio-madeira-leva-a-reflexao-sobre-hidreletricas-na-amazonia-9170.html

Cheia recorde do rio Madeira leva a reflexão sobre hidrelétricas na Amazônia

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/04/programa-a-chance-to-play-pretende-atender-mais-criancas-durante-a-copa-9961.html

Programa 'A Chance to Play' (O Direito de Brincar) estimula futebol com cidadania

É permitida a reprodução, integral ou parcial do conteúdo (áudios, imagens e textos), desde que citados o nome do autor e da Rede Brasil Atual.

Nosso email:
rba@redebrasilatual.com.br

Clique aqui se não quiser receber mais este boletim
Clique aqui para atualizar seu cadastro

Frente de Esculacho acusa Fiesp e Itaú de financiar a repressão

CPI - ampla, geral e irrestrita

FHC é convidado para ser redator do Zorra Total

Depois de afirmar que é de esquerda e que a cpi da Petrobras é eleitoreira, o ex-presidente foi convidado para ser redator do humorístico Zorra Total. Porém, exigiu ser redator-chefe.
O diretor de entretenimento da emissora afirmou categoricamente:

Piada também tem limites.

E desconvidou o piadista.

FHC é uma piada

"Se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!”

Humor

Frases de Pelé viram questões em provas de filosofia 

ÁGORA - Depois de destacar versos iâmbicos de Valesca Popozuda, o professor de filosofia Luiz Felipe Donpé elaborou questões envolvendo outros mestres do pensamento contemporâneo. "Não podemos ignorar os sofisticados aforismas de Pelé e seu acurado instinto para driblar o senso comum", especulou. "Isso sem falar na complexidade narcísica que se estabelece na relação entre Pelé e Edson", concluiu. — Leia o post completo.

Carlos Lopez - Dez respostas que a oposição deve dar na CPI da Petrobras

CPI já tem pauta para apurar: o que fez a P-36 afundar sob FHC?
Dez perguntas que ficaram sem respostas
Se o Artur Virgílio e o Tasso tivessem alguma massa cinzenta na cabeça, nunca teriam arrumado essa CPI da Petrobrás. Mas, como eles não têm o hábito de pensar, quem pensa pelos dois é o Álvaro Dias, como se sabe, um tremendo pensador. Fala-se que ele pensa tanto que até anda com os joelhos esfolados.
Mas, se eles não têm o que investigar, nós temos. É verdade que a maioria dos casos é mais para a polícia do que para uma CPI, mas não se pode perder a oportunidade. Já que eles arrumaram essa...
Comecemos pelo afundamento da Plataforma P-36.
No dia 15 de março de 2001, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, pouco depois da meia-noite uma explosão sacudiu a maior plataforma petrolífera do mundo, a P-36, estacionada a 130 Km da costa e capaz de extrair, por dia, 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural. No momento em que começou a tragédia, a P-36 extraía petróleo de seis poços – o que era uma pequena parte de sua capacidade: ela estava em Roncador para extrair petróleo de 28 poços ao mesmo tempo.
Dezessete minutos depois da primeira explosão, outra, e mais violenta, abalou a plataforma, matando 11 trabalhadores da Petrobrás que, heroicamente, tentavam salvar a P-36. Cinco dias depois, no dia 20 de março de 2001, a maior plataforma petrolífera do mundo – que custou US$ 350 milhões – afundou, submergindo a uma profundidade de 1.200 metros, levando junto 1.500 toneladas de petróleo.
Por que ela afundou? Como pôde a maior plataforma do mundo ter afundado em cinco dias, deixando filhos sem pai e mulheres sem marido, homens que, como aqueles do poema de Pessoa, não tinham a alma pequena? Ninguém foi responsável por esse crime?
O presidente da Petrobrás na época era um daqueles típicos intrujões do governo Fernando Henrique, Henri Philippe Reichstul – que era vice-presidente do American Express quando foi nomeado, e hoje continua sua carreira de testa de ferro na Brazil Renewable Energy Company, um grupo de negocistas estrangeiros que se dedica a especular com o etanol, comprando usinas e terras brasileiras.
O fato mais notório da gestão de Reichstul na Petrobrás, certamente, foi sua tentativa de mudar o nome da empresa para Petrobrax, porque “assim é mais fácil internacionalizar a empresa”. Além disso, ele, literalmente, esquartejou a Petrobrás (dividiu-a em várias unidades separadas – pode-se adivinhar com que intenção). Em sua administração, houve o rompimento de um oleoduto em Morretes, no Paraná, uma inundação de petróleo na Baía da Guanabara, e, além do afundamento da P-36 em 2001, houve o emborcamento da P-34 em 2002, que por pouco não redunda em um desastre das proporções do anterior.
As investigações sobre o que aconteceu com a P-36 ficaram a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que tinha como diretor-geral o então genro de Fernando Henrique, David Zylbersztajn, o mesmo que declarou aos executivos das multinacionais de petróleo, em janeiro de 1998: “o petróleo é vosso”.
No Relatório Anual 2001 da ANP, preparado por Zylbersztajn, as conclusões da investigação estão resumidas do seguinte modo: “as causas das explosões na P-36 estiveram relacionados a não-conformidades quanto a procedimentos operacionais, de manutenção e de projeto” (ANP, Relatório Anual 2001, pág. 12) .
Pelo jeito, estava tudo errado na P-36. Mas é evidente que essa conclusão é uma mistura de alhos com bugalhos para chegar a lugar nenhum – como podem “procedimentos operacionais, de manutenção e de projeto” estarem colocados em pé de igualdade? Nenhum foi decisivo para o desastre? Os “procedimentos operacionais” não tinham nada a ver com o “projeto”? A “manutenção” não tinha nada a ver com a política imposta à empresa? É evidente que o relatório tentava jogar a culpa – ou, pelo menos, parte dela – sobre os trabalhadores da Petrobrás, aqueles que, 11 deles, deram a sua vida para salvar a situação. Mas, ao fazer isso, queria-se esconder a culpa de quem?
Segundo Zylbersztajn, a investigação, encerrada em julho de 2001, “não pôde concluir se o afundamento da plataforma teria como ser evitado” (ANP, Rel. cit.).
Teria sido, então, um desígnio divino o afundamento da P-36, a morte de 11 corajosos trabalhadores, e a perda, durante 6 anos, de uma de nossas principais fontes de extração de petróleo (pois a P-36 somente pôde ser substituída em 2007, quando, graças aos esforços do presidente Lula e da Petrobrás, ficou pronta a plataforma P-57, esta totalmente construída no Brasil)?
Todo o “projeto” e sua realização – enfim, a construção da plataforma – foram feitos durante o governo Fernando Henrique, que preferiu encomendar a plataforma no exterior, começando em 1995 na Itália e terminando em 2000 no Canadá. Por que preferiram encomendá-la no exterior, quando a indústria nacional estava plenamente capacitada a construí-la, como provou depois o governo Lula?
Deus, evidentemente, nada tem a ver com uma investigação feita sob medida para esconder os culpados. Aliás, esta é a sua premissa declarada: “A finalidade dessa investigação não foi o de estabelecer injunções ou punições, mas identificar as causas” (ANP, Rel. cit.). E quando as causas são a negligência criminosa, a incompetência administrativa e a sabotagem privatista?
Então, a CPI já tem um assunto para tratar. Nada de ficar enrolando. Vamos aos fatos. Os senadores podem começar convocando o Reichstul e o Zylbersztajn para explicarem: