Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A política como astúcia e manha

Nélida Baigorria, trechos

1. A Política é uma Ciência para cujo estudo se requer disciplina intelectual, pesquisa, metodologia para fazer compreensíveis as teses sobre seus objetos. A Política é, pois, uma Ciência Social da qual Aristóteles disse ser o método para alcançar o melhor Estado. Quando os dirigentes ou militantes de um partido político hipotecam os princípios que conduzem ao bem comum e ao dever ser, fica anulada a vigência dos valores e o mandato emanado da doutrina partidária.

2. Além se ser uma ciência, a Política é uma Arte, que numa primeira acepção quer dizer uma virtude, uma disposição, ou uma habilidade para fazer alguma coisa. O trabalho político, dosado por uma disciplina científica se complementa com certos atributos de personalidade que nem todos possuem. E que, portanto, aceitar uma responsabilidade política sem as condições básicas de idoneidade para o cargo é uma fraude afetando um dos pilares básicos que sustentam a arquitetura de uma república: a soberania popular.

3. Há aqueles que frequentam os meios de comunicação e abordam qualquer tema, certos de que são oniscientes, ainda que careçam de formação mínima para entrar com dignidade num debate político. A patologia de chegar ao poder para eternizar-se nele, pode ser medida pela simples leitura da lista dos candidatos que provoca incredulidade, desânimo e tristeza.

4. A atual ausência dos partidos políticos, a diáspora produzida em muitos deles ao perder-se a força de coesão que supõe numa doutrina e a falta de democracia interna, determinaram que as listas sejam uma agregação de grupos heterogêneos sem selo ideológico definido que garantam o regime republicano.

5. A política, usada como astúcia, responde a um ardil para lograr seu propósito: reter o poder com estratagemas tão grosseiros como inéditos nas democracias do mundo.

Susan Boyle vai a final

A cantora escocesa que virou sensação na internet, apareceu na televisão inglesa novamente neste domingo e impressionou com sua voz - mas não alterou seu visual "desarrumado" - e vai para a final do programa "Britain's Got Talent", leia mais no blog do amigo Norrival

Fora Gilmar Dantas Mendes

Marco António Leite 

O Superior Tribunal Federal (STF) pagou ao presidente da Casa, Gilmar Dantas Mendes 114.295,93 de diárias de viagens em 13 meses de gestão. 

O poderoso rei da MÍDIA quando esta sob os holofotes deita e rola moralismo, principalmente quando diz que o terceiro mandato é antidemocrático. 

No entanto, usar o dinheiro do contribuinte brasileiro é plenamente democrático, o sorriso de assustar criança de fralda não vê essa conduta como antidemocrática, a qual lesa a economia do povo desta nação espoliada por gente dessas estirpe. 

Aqueles que não adotam tal procedimento poderiam realizar grandes movimentos de massa e, um grande abaixo assinado pedindo a cabeça desse desonesto, cujo mesmo acha que sua conduta típica de canastrão é normal, mas o que seus desafetos fazem é pura desonestidade. 

Fora Gilmar Dantas Mendes! 

Anarcracia neo-liberal

Marco Antônio Leite 

Muito se tem falado de democracia no Brasil, a qual esta plantada com a semente neo-liberal. Faz-se democracia no congresso, na Câmara, no Planalto, Judiciário e nas três forças, aqueles que comandam essas instâncias falam e fazem o que bem entendem dentro desse sistema chamado ANARCRACIA hora em andamento. 

Tudo que é falado, dito ou feito pela elite política e a escol dominante esta inserido nos conformes democráticos, basta ver o que o Gilmar Dantas Mendes tem feito no STF, para os ricos tudo, isso é democracia, para os pobres nada, pois isso é ANARCRACIA NEOLIBERAL. 

Os REIS nos Palácios bebem e comem nababescamente, em quanto à massa atrasada se farta na lata de lixo da burguesia nacional. 

Os filhos dos espertos estudam em escolas de primeiro mundo, quando não estão nas escolas no próprio primeiro mundo. 

No entanto, os filhos dos pobres, quando encontram vaga, estudam nas sucateadas escolas do estado ou do município, nas quais nada aprendem, ou seja, entram analfabetos, sai no mesmo nível que entraram. 

Entre outras aberrações do sistema ANARCRACIA, os políticos como de costume desviam verbas da educação, saúde, segurança entre outras necessidades básicas para o bem estar dos pobres. 

Na esteira do sistema, os políticos costumam afanar cofres públicos e viverem na eterna corrupção, em quando nós levamos um nabo na bumba, para não dizer naquele lugar. 

Mas podemos dar o troco em 2010 votando na dona Dilma , a fim de implantar de fato uma democracia que todos participem igualitariamente. 

No caso Petrobras, melhor é evitar maniqueísmo

Editorial do jornal VALOR
27/05/2009


É um assunto delicado. De um lado a Petrobras, estatal e maior empresa do país, que ganhou cada vez mais autonomia nos últimos governos sob a justificativa de que precisa agilidade para enfrentar a abertura da economia brasileira. É uma empresa cujos cargos são preenchidos também por critérios políticos, como qualquer empresa pública, mas que tem uma autonomia de decisão quase igual ao de uma empresa privada. De outro, estão os políticos da base aliada excluídos das decisões da estatal e uma oposição para a qual, eleitoralmente, interessa imobilizar esse recurso político hoje disponível ao PT.

Nesse caso, como em todos os outros que envolvem a gestão de recursos públicos, o pior caminho é ceder ao maniqueísmo. É importante que a Petrobras esclareça os critérios para a distribuição e o destino de centenas de milhões de reais que pousam nos caixas de ONGs e programas sociais afinados com o petismo. E, em uma empresa gigante como a Petrobras, os controles internos podem falhar, propiciando espaço para corrupção, licitações dirigidas, favoritismo, como em qualquer empresa pública. Não há nada de mais em investigar a empresa e esclarecer o que requer esclarecimentos. Resta saber se a correta apuração dos fatos é melhor servida com a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado.

O Legislativo atravessa uma grave crise de credibilidade e a fúria moralizadora com que a oposição se lançou para criar uma CPI é suspeita. As últimas CPIs foram um fiasco e uma sobre a Petrobras tem tudo para ter o mesmo destino. É preciso lembrar que, comercialmente, a empresa tem obtido sucesso, dá enormes lucros ao Estado brasileiro e aos seus demais acionistas, mantém um quadro técnico de qualidade e tem relações estreitas com o mercado internacional.

A relativa autonomia da Petrobras remonta ao governo passado. Em 1998, após a entrada em vigor da Lei do Petróleo, um decreto presidencial isentou-a de fazer licitações para contratação de obras e serviços. O decreto tem sido desde então contestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que, todavia, tem sido impedido por liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) de paralisar as atividades da empresa. Quando o ato foi assinado, era parte de um plano do governo de profissionalização da empresa, que incorporou sistemas contábeis internacionalmente aceitos como transparentes e novas regras de ascensão do quadro funcional.

A Petrobras, todavia, desde então e até hoje, mantém várias contradições. A empresa tem um quadro funcional estável, técnico, mas altamente politizado - politização, aliás, que ocorreu na luta sindical, e que manteve a categoria dos petroleiros, na maior parte da história recente, na órbita de influência da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT. Se, no passado, quadros técnicos importantes da Petrobras não conseguiram subir na escala funcional por ligações com a CUT e o PT, no atual governo essa vinculação é um dado positivo para a ascensão profissional. O grupo de técnicos com vínculo mais orgânico com a CUT e o PT também faz uma “blindagem” contra ameaças “de fora”. O PMDB não conseguiu influência na Petrobras por causa disso; e foi assim que a exigência do ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, de indicar alguém para “aquela diretoria que fura poço e acha petróleo”, tornou-se só uma piada. A ação do PMDB no episódio de criação da CPI inspira temores de que esteja tentando valorizar seus votos na comissão, trocando-os mais para frente por uma diretoria. E a do PSDB, de que a intenção não seja a de realmente apurar irregularidades ou colocar a Petrobras numa rota “republicana”, mas transformar o episódio num mero fato político-eleitoral.

A melhor solução seria fugir das armadilhas político-partidárias. Uma auditoria independente pode ter o poder de detectar usos e abusos do caixa da empresa, mas tirando a discussão do cenário político-eleitoral. O TCU e o Ministério Público já fazem investigações sobre suspeitas de procedimentos inadequados na estatal, cujos resultados devem ser divulgados amplamente. E só a Justiça pode definir se é legal a decisão da empresa que gerou o pedido de CPI - a contabilização da variação cambial que resultou em redução do valor de imposto a pagar. Esses caminhos, menos espetaculares que uma CPI, parecem mais produtivos.

Juiz do outro lado

Este juiz de São Paulo parece outro membro da magistratura determinado a zelar pelos interesses de Daniel Dantas.

Ao processar o delegado Protógenes Queiroz, acaba de abrir as portas da impunidade para o megaguabiru.

Se o inquérito, provando que ele era ladrão do dinheiro público, é nulo, tinha mais o tal juiz de pedir sua canonização.

Instituiu mais um santo, São Daniel Dantas.

Que faz milagre.

Tucademopiganalhas


Marcia Costa
Não há tufão nem furacão que apague de nossa memória estes anos tão terríveis.

Luciano Prado
Já imaginaram o que eles não fariam num possível próximo (des)governo, além de vender a mãe a preço de banana?
São engraçadinhos?
Leva prá tu, é gratis.

O Brasil é o futuro do petróleo


O Financial Times - jornal britânico -publicou ontem, matéria onde considera que o Brasil representa o futuro do petróleo latino-americano, em contraste com os problemas enfrentados pelos dois maiores e mais tradicionais produtos da região, Venezuela e México.
Diz a reportagem, "até agora o Brasil tem gerido bem sua indústria, permitindo que a Petrobras se transforme em uma das mais avançadas companhias internacionais de petróleo".
O jornal afirma que a empresa ainda tem grandes desafios técnicos e financeiros para explorar as novas reservas de petróleo, o pré-sal.
E que o governo brasileiro ainda discute uma nova regulamentação para a o setor.

Tire a mascara

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP

"Denúncia da revista Época, da Folha, do Globo..."

O iminente senador enfim, admitiu, essas empresas midiáticas são tentáculos demotucanos, e desde Janeiro de 2003 impõe a pauta do Congresso Nacional, este de costas para o Povo vive "investigando" as tais "denúncias" dos seus patrões.

O congresso nacional e a oposição se juntaram aos meios de comunicação e estão cada vez mais expondo suas nudez.

O senador José Agripino precisa melhorar, e muito, suas opções de leitura.

O Povo Brasileiro está "se lixando" para denúncias da revista Época, Folha, Globo... São partidos políticos apátridas.

Tire a máscara senador!

Na Rua - de Ivan Mola - Festival do Minuto

A MENINA DO NEOLIBERALISMO
Uma MENINA sem pai nem mãe
Uma MENINA pobre de cultura e socialmente
Uma MENINA sem eira nem beira
Uma MENINA que foi morar nas ruas
Uma MENINA sem escola
Uma MENINA para sobreviver teu inicio há virar bolsa
Uma MENINA que sai com um e com outro
Uma MENINA que nessas investidas ganhava migalhas
Uma MENINA que usava as migalhas para comer lingüiça
Uma MENINA que andava aqui e ali
Uma MENINA que girava a bolsinha insanamente
Uma MENINA que nessas saídas foi contaminada com o vírus do HIV
Uma MENINA que num curto espaço de tempo morreu
Essa MENINA foi vítima desse sistema neoliberal que abandonou os JOVENS há “DEUS” dará.
JUVENTUDE que não tem perspectiva de um mundo melhor. JUVENTUDE que caminha de passos largos para a criminalidade, ou seja, trafico de drogas, roubar, matar e se prostituir.
JUVENTUDE que foi gerada nas entranhas da escola das ruas.

Marco Antonio Leite

Conto Erótico....

Recebi por e-mail
Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem.

A noite era quente e calma e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente se aproximaste.

Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor!

Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.

Até nos mais íntimos lugares.

Eu adormeci.

Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.

Deixaste em meu corpo e no lençol, provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.

Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama te esperar.

Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força.

Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos.

Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.

Só assim, livrar-me-ei de ti, Muriçoca Filha da Puta!