QUEM HOJE DEFENDE OS TORTURADORES É PORQUE ONTEM APOIOU OS DITADORES

Ninguém tem dúvida de que a mídia brasileira está, nesse episódio por ela inflado para desgastar o Presidente Lula e atingir a ministra Dilma, chamado PNDH 3, do lado – mais uma vez – dos torturadores militares.
Parece até que a gente não está vendo o que é tão real aos nossos olhos!

A grande imprensa, escandalosamente, tomou partido e se abaixou, se rebaixou até os coturnos dos que aterrorizaram o País e escreveram com tintas negras a mais triste página da nossa História.

Os editorias, os apresentadores com seus semblantes cavernosos da mídia fazendo acusações ao governo de que este transgride as regras constitucionais vigentes, a ponto de envolver entidades como Igreja, OAB e tudo quanto mais for possível no afã de que manifestem sua contrariedade ao Decreto presidencial, chega a embasbacar.

É algo inacreditável. Surreal.

Quanta violência se comete contra a memória dos que deram a vida pela liberdade e pela democracia desse País.
Quanta ofensa e desrespeito aos seus familiares.
É inconcebível se imaginar os maiores veículos de comunicação como Globo, Band, Folha e Estadão, escancararem sua predilação por criminosos que assassinaram a democracia brasileira juntamente com os brasileiros por eles também assassinados, tudo para não permitir a continuidade de um governo que observa os princípios democráticos.

Se Lula fosse FHC ele teria mudado as regras do jogo sussessório e seria reeleito pela terceira vez presidente com extrema facilidade - facilidade só não superior a que o PIG tem para criar factóides que depois se esvaem com o soprar dos ventos.
É tudo a mesma troça. Gente que se revela sem o menor caráter e dona de um cinismo viceral, tipo um Boris Casoy, uma Mirian Leitão e um Willian Wack.

Some-se a um José Serra e um Fernando Henrique Cardoso da vida. O primeiro é escondido pelo PIG para não opinar sobre a crise que o próprio PIG idealizou à falta do que dizer por nada ter para contestar a respeito do Governo. O segundo, defende abertamente o não julgamento dos torturadores.

E ainda acusa o presidente Lula de implantar o terror e gerar “instabilidade” entre os militares.
É no mínimo intragável a gente ouvir as obcenidades do Boris ao dizer que até o nome de cidades como São Paulo, São Luís – e tudo quanto for nome de santo – vai ser mudado no Brasil.

Quer dizer, o cara fala uma estupidez dessas e a Band não faz nada!? Então, faça você: desligue-se da Band. E do PIG.
O que essa gente quer mesmo é criar o conflito, gerar ódios e desavenças. Implantar o terror.Aliás, ela é chegada a um terrorista e a uma torutra.

Defendem golpes de estado e golpistas com tal eloquência tanto aqui quanto em Honduras.

Boletim Carta Maior - 11/01/2010

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

 
Boletim Carta Maior - 11 de Janeiro de 2010 Ir para o site
 

 
 
Começo do fim (ou fim do começo) da crise?
 
Uma espantosa campanha midiática vem utilizando alguns sinais isolados para dizer que o pior da crise econômica mundial já passou. O renascimento da bolha nas bolsas de valores foi apresentado como o sintoma de uma melhoria geral. Na verdade, estamos perto de uma segunda queda recessiva seguramente mais forte que a de 2008. Os socorros globais de 2008-2009 desaceleraram a queda econômica, mas geraram enormes déficits fiscais nas potências centrais, o que as coloca diante de graves ameaças inflacionárias e de um enfraquecimento extremo em sua capacidade de pagamento. A análise é de Jorge Beinstein.
> LEIA MAIS | Economia | 10/01/2010
 
Comissão da Verdade: "tratam impunidade como imunidade"
Irrevogável não é a lei de anistia. Irrevogáveis são os direitos e garantias individuais referidos na Constituição Federal (arts. 5º, 60, parágrafo 4º. inc. IV), justamente os que mais que sofreram sob a ditadura, muitos dos quais até hoje carentes de reparação. O terrorismo de Estado não pode ser igualado à luta que se empreendeu contra ele, de resto, quase toda ela, punida sem defesa, na época em que se verificou, coisa que não ocorreu com os responsáveis pela truculência oficial. O artigo é de Jacques Távora Alfonsin.
> LEIA MAIS | Política | 09/01/2010
 
A carta do cineasta Silvio Tendler
ao ministro Nelson Jobim

O cineasta Silvio Tendler enviou carta ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendendo que os envolvidos em crimes de tortura em nome do Estado Brasileiro devem ser julgados e punidos por seus atos. Tendler critica a posição do ministro, contrária à punição aos torturadores. "Este gesto, na prática, resulta em dar proteção a bandidos que desonraram a farda que vestiam ao torturar, estuprar, roubar, enriquecer ilicitamente sempre agindo em nome das instituições que juraram defender. É incompreensível que o nosso futuro democrático seja posto em risco para acobertar crimes praticados por bandidos", escreve o cineasta.
> LEIA MAIS | Política | 08/01/2010
• Justiça suspende anistia a camponeses do Araguaia
• Leandro Fortes: A longa despedida da ditadura
• Carta aberta de Alipio Freire a Paulo Vannuchi
• Dona do Clarín pode ter adotado filha de desaparecidos
 
O neoliberal anti-Lula da "Newsweek"
Mac Margolis, correspondente de "Newsweek" no Brasil há mais de 25 anos, é tido como competente mas seu trabalho talvez seja afetado por ligações próximas com a oposição do PSDB. Mesmo com o mérito de nunca ter descido ao nível de um Larry Rohter, deixou-se conquistar pela rendição do governo FHC ao neoliberalismo econômico, ainda hoje a referência maior do jornalismo dele. Agora, no entanto, um ativo crítico de mídia dos EUA, Peter Hart, da revista "Extra!" submeteu o trabalho de Margoris a uma análise séria e rigorosa. O resultado foi uma crítica demolidora. O artigo é de Argemiro Ferreira.
> LEIA MAIS | Política | 08/01/2010
 
Argentina: conflito de poderes e pagamento da dívida
A polêmica envolvendo a "autonomia" do Banco Central da Argentina (BCRA) demonstra como a ?política? na Argentina está pagando caro para modificar a institucionalidade dos anos 90, que envolve, entre outras coisas, a ?autonomia do BCRA?. A política monetária é um instrumento chave de toda política econômica e não pode ser dissociada dela por meio de falsas autonomias ao serviço das demandas do poder econômico. Mas essa não é a questão central: a decisão de pagar a dívida aponta para a recomposição de laços com o poder econômico mundial e é isso o que deve ser discutido. A análise é de Julio Gambina.
> LEIA MAIS | Internacional | 09/01/2010
 
Rússia, China e Irã redesenham o mapa energético
Gasoduto conectando norte do Irã e Turcomenistão assinala a constituição de um novo padrão de cooperação energética em plano regional que dispensa negócios com "as grandes do petróleo". A Rússia tradicionalmente dá o primeiro passo; China e Irã seguem a trilha já aberta. Rússia, Irã e Turcomenistão são donos, respectivamente, da primeira, segunda e terceira maiores reservas mundiais de gás. E a China, nesse século, será consumidora por excelência. Todo esse arranjo regional terá profundas consequências sobre a estratégia global dos EUA. O artigo é de M. K. Bhadrakumar.
> LEIA MAIS | Internacional | 08/01/2010
 
 
Política e religião
Misturar religião com política, ter Estados religiosos ? Irã, Israel, Vaticano, como exemplos ? desemboca em visões ditatoriais, até mesmo totalitárias. Na democracia, os direitos individuais e coletivos devem ser garantidos para todos, igualmente. - 11/01/2010

 
Colunistas
 
Uri Avnery
O americano tranquilo
Durante a campanha eleitoral, Obama prometeu, com entusiasmo febril de candidato, que aprofundaria a guerra no Afeganistão, como uma espécie de ?compensação? pela retirada do Iraque. Hoje, está atolado no Iraque e no Afeganistão. Pior: está prestes a atolar-se numa terceira guerra. - 11/01/2010
 
Marco Aurélio Weissheimer
Por uma Comissão da Mentira!
Já que a verdade causa tanto desconforto no Brasil, que se crie logo a Comissão da Mentira, o instrumento definitivo para "enterrar" (um termo muito adequado ao caso) qualquer revanchismo, a palavra mais repetida na imprensa brasileira nos últimos dias. - 10/01/2010
 
Laurindo Lalo Leal Filho
Sobre garis e democracia
Pouco depois de revelar o seu verdadeiro caráter em público, referindo-se preconceituosamente aos garis na passagem do ano, o apresentador de TV Boris Casoy volta à carga. Como se nada tivesse acontecido retorna com informações truncadas, nitidamente partidarizadas. - 07/01/2010

 
Análise & Opinião
 
Luís Carlos Lopes
Verdades e responsabilidades
A política do terror e o Estado policial existiram na maioria dos países da América Latina. Em alguns poucos, ainda existem elementos deste passado lamentável e a impunidade corre solta. Em outros, os responsáveis vêm sendo punidos exemplarmente. Por aqui, ainda há muito que caminhar. - 11/01/2010
 
Eduardo Mancuso
Fórum Social Mundial 10 Anos Grande Porto Alegre
O Fórum Social Mundial fez história. Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática, capaz não só de avaliar o que fomos capazes de realizar nesses 10 anos, mas também projetar possíveis caminhos futuros. - 09/01/2010
 
Marcelo Salles
As ideias demoníacas dos direitos humanos
Poucas vezes na história desse país uma iniciativa de um governo foi tão bombardeada pela mídia, tanto em intensidade quanto na sua duração. Há pelo menos 15 dias rádios, jornais e tvs de todo o país partem para o ataque escancarado contra a criação da Comissão da Verdade. - 08/01/2010
 
Álvaro Rodrigues dos Santos
Vidas soterradas
Repetem-se anualmente à época das chuvas mais intensas as tragédias familiares com terríveis mortes por soterramentos. A dor e o sofrimento causados por essas tragédias expressam uma crueldade ainda maior ao entendermos que poderiam ser evitadas. - 08/01/2010
 

Caso deseje cancelar o recebimento, clique aqui.


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui

O discurso do medo voltou





Leia Aqui

SABESP E SAAEB FARÃO CONTRATO DE LEILÃO, DIGO, GESTÃO

Saiu no O Liberal deste domigo:
“Já está com a Prefeitura de Belém a minuta de contrato em que a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, Sabesp, quinta maior do mundo no setor, propõe implantação de um programa de gestão comercial na área de atuação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém, o Saaeb.”
O negócio gira em torno de R$ 20 milhões.
Pelo contrato, ainda segundo o jornal, a “Sabesp oferece serviço de leitura e entrega de contas, recadastramento de consumidores, gestão comercial, melhoria da rede de distribuição e cobrança e recuperação de créditos”.
O pagamento do contrato será ancorado na arrecadação e terá carência de seis meses.
Após esse período,o lucro será dividido entre a prefeitura e a companhia paulista.
Parece que o prefeito de Belém, Duciomar Costa, é um profundo admirador da Sabesp. Talvez Duciomar conheça seu desempenho em função dos patrocínios feitos por ela a eventos esportivos que vão desde maratonas, volei de praia e provas de atletismo realizados no Estado do Acre.
Mas, certamente, o prefeito de Belém reconhece – e aí está a razão do contrato – a eficiência da Sabesp em virtude dos alagamentos ocorridos em São Paulo.
São Paulo, a “venesa” brasileira toamada por água por todos os lados.
São Paulo, a cidade alagada, cujo prefeito é vaiado ao tentar por os pés na sua Zona Leste.
É claro que ele não consegue pelo simples fato de não ter levado uma balsa ou um veículo anfíbio para locomover-se.
Já o governador de São Paulo, José Serra – esse lhe falta coragem e dignidade – nem ao menos tentar e ele tenta.
Ele prefere Paraitinga. É lá que estão os elilizados e suas estonteantes manções.
Serra bem que poderia ir juntamente com Gilberto Kassab fazer uma visitinha aos moradores sitiados em seus casebres pelas águas desde o início de dezembro. Quem sabe os conveceria de que a culpa pelos alagamentos dos quais vergonhosamente padecem é de São Pedro e daqueles sebosos cujo número considerável veio do Nordeste que adoram jogar lixo nos canais e nos rios.
O prefeito de Belém é fã incondicional do governador paulista e seu aliado de primeira hora.
Duciomar supõe que, se a Sabesp tiver o mesmo ímpeto arrecadador que tem as praças de pedágios inauguradas pelo governador paulistas ele estará fechando o maior contrato de sua administração.
Aliás cobrar (e reajustar) taxas e tarifas isso é coisa que Serra, Kassab e Duciomar sabem fazer como poucos.
Leliloar o patrimônio público também.
E é justamente isto que Duciomar está fazendo: entregando a Saaeb para terceiros, no caso o governo de São Paulo, aquele Estado cujo mandante é o Mister M da privataria - sócio e abnegado discípulo de FHC, o vendedor do Brasil.
Isso significa o início da venda em leilão pela Prefeitura do Patrimônio Municipal belemense e não somente do Serviço de Água, segundo o jornal Diário do Pará, na sua edição de 08 de janeiro para quem “a cidade está se tornando um objeto de mercantilização em diversos setores”, de maneira que “vender” é a palavra de ordem.
Nas entrelinhas do projeto encaminhado pelo Executivo ao Legislativo municipal, está a possibilidade de “contratar outras modalidades, entre os quais transporte público de passageiros, serviços funerários e cemitérios, operação de trânsito, construção de equipamentos e instalações para exploração de empreendimentos turísticos, de lazer, náuticos, culturais, científicos e tecnológicos, construção de equipamentos urbanos, estacionamento de veículos e construção de garagens subterrâneas em bens públicos e saneamento básico, nos termos da Lei Federal 11.445/2007: captação de água bruta, adução, reserva, tratamento e distribuição de água; coleta, tratamento, transporte, reuso, reciclagem e disposição final de resíduos líquidos, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem de água pluviais”, denuncia o Diário.
Imagina-se ser esse o “choque de gestão” de Duciomar. Nada diferente e tudo muito igual às práticas demotucanas Brasil afora.