Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Homem cria a primeira célula controlada por um genoma sintético


Cientistas americanos, num dos feitos científicos mais importantes da história da Humanidade, desenvolveram a primeira célula controlada por um genoma sintético.
Os pesquisadores do J. Craig Venter Institute, nos Estados Unidos, acreditam que a técnica vai permitir criar bactérias programadas para resolver problemas ambientais e energéticos, entre outras aplicações.
Na opinião de alguns especialistas, esta experiência representa o início de uma nova era da biologia sintética. Os dados do estudo foram publicados na revista "Science".
A equipe de pesquisadores, liderada por Craig Venter, já havia conseguido sintetizar quimicamente o genoma de uma bactéria. Eles também haviam feito um transplante de genoma de uma bactéria para outra.
- Essa é a primeira criatura do planeta, uma célula que pode se replicar, cujo pai é um computador - declarou Craig Venter. - Podemos pensar que já no ano que vem teremos vacinas de gripe feitas de células sintéticas. Continua>>>

Serra adora chimarrão

INJUSTIÇAS DA LÍNGUA PORTUGUESA


enviada por Potyra

A Sociedade Feminina Brasileira se queixa do tratamento machista existente na gramática portuguesa, 
e com razão...
Vejam os exemplos :

Cão ...melhor amigo do homem.
Cadela .....................................puta.

Vagabundo ...homem que não faz nada.
Vagabunda ...........................................puta. 

Touro ...homem forte.
Vaca .....................puta.

Pistoleiro ...homem que mata pessoas.
Pistoleira..............................................puta.

Aventureiro ...homem desbravador, viajante.

Aventureira ...................................................puta.

Garoto de rua ...menino pobre, que vive na rua.
Garota de rua .....................................................puta.

Homem da vida... que é sabido
.
Mulher da vida .....................puta.

O galinha ...o 'bonzão', que traça todas.
 A Galinha .............................................puta.

Tiozinho ...irmão mais novo do pai.
Tiazinha ........................................puta. 

Feiticeiro ...conhecedor de alquimias.
Feiticeira ...........................................puta.

Roberto Jefferson, Arthur Virgilio, Agripino Mais, Maluf, ACM, Jader 
Barbalho, Eurico Miranda, 
Renan Calheiros...políticos. 
A mãe deles ............................................................................................putas.

E pra finalizar...
Puto ... nervoso, irritado, bravo.
Puta ....................................... puta.


Depois de ler este e.mail:
Homem ............... vai rir. 
Mulher ... vai ficar puta.

Brasil no mundo: a hora da maturidade


Image
Lula e Celso Amorim
Custa caro e embute riscos naturalmente ocupar nosso (Brasil) lugar no mundo do século XXI. Principalmente se nossa política externa e nossa presença internacional contrariam os interesses e as políticas de defesa e externa dos Estados Unidos. Mas, se queremos exercer nossa soberania e defender os interesses nacionais de nossa nação e povo, temos que ser protagonistas, liderar, ousar, correr e arcar com os riscos inerentes. Foi isso que fez o presidente Lula e tem feito nossa política externa aqui na América no Sul - crise na Venezuelana; conflito colombiano-equatoriano, quando da agressão de Alvaro Úribe ao Equador; bloqueio a Cuba; Haiti e Unasul. Continua>>>>>

Mascotes das Olimpíadas de Londres

A Google anuncia sistema que vai levar internet à TV


Dentro das expectativas que pairavam no mercado há meses, o Google anunciou o sistema de TV na conferência de desenvolvedores I/O nesta quinta-feira (20), em San Francisco, nos EUA.
A ambição do Google mira um público espectador composto por 4 bilhões de pessoas, o que faz deste mercado o maior do mundo, com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais.
Vídeo mostra como funciona o Google TV

Grosso modo, o sistema leva comandos da internet à programação televisiva --por exemplo, se o usuário faz uma busca pelo seriado "House", vai encontrar resultados tanto da televisão (canais FOX e USA nos Estados Unidos) e quanto da internet (Fox, Hulu e Amazon, também tendo como parâmetro os EUA). Usuários também poderão gravar o conteúdo, por meio do sistema digital DVR.
Segundo o blog de tecnologia Engadget, o Google disse que o "vídeo deve ser consumido na maior, melhor e mais brilhante tela na sua casa, que é a TV".


O sistema da plataforma de web para TV roda em sistema operacional Android 2.1, tem navegador Chrome e tecnologia Flash 10.1. O Google anunciou que vai liberar ferramentas para desenvolvedores "criarem suas próprias experiências". Na I/O, participam 3.000 programadores que trabalham com o sistema do Google.

Também foram confirmadas as parcerias com Sony (responsável pelo aparelho televisivo), Intel (processador Atom) e Logitech (o chamado box do sistema de TV-internet), conforme rumores que circulavam há meses.

"Para usuários, não importa de onde o conteúdo venha. Eles querem apenas que seja rápido e conveniente", disse o gerente de produto do Google, Rishi Chandra.

A tela inicial apresentada pelo Google dispõe todo o conteúdo favorito do usuário, assim como aplicativos --com parcerias da Amazon e da NetFlix, segundo o executivo do Google.

Na conferência, houve demonstração de personalização de conteúdos na televisão, a partir do exemplo de que o filho de Chandra gosta da série infantil Sesame Street (Vila Sésamo, na versão norte-americana). Com o Google TV, ele pode centrar o que vai assistir nos personagens favoritos, por intermédio do site oficial do seriado.

Outra função simultânea apresentada pelo Google é voltada ao esporte: no exemplo, um jogo de basquete figura em uma tela secundária, enquanto o usuário navega pela tabela de resultados do Yahoo! no browser, em primeiro plano. "É apenas uma ferramenta simples", comentou Chandra.
No hardware, vêm embutidos conexão Wi-Fi, entrada para cabo existente (TV ou satélite) que é conectado à caixa de TV do Google via HDMI, unidade de processamento gráfico (para gráficos avançados de visualização na internet) e microprocessador para sinal digital (voltado para áudio).
O Google teve alguns problemas técnicos na demonstração do sistema no evento, e atribuiu isso ao sistema Bluetooth dos celulares ligados. Mesmo pedindo constantemente o desligamento dos aparelhos, o problema persistia.

"Vocês viram o potencial da computação em nuvem. Vocês viram a possibilidade de ir do servidor para o cliente --nesse caso, a televisão-- e vocês ainda podem programá-la, usando as poderosas ferramentas [de programação] que usamos todos os dias", disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que subiu ao palco no final da apresentação.

As duas pesquisas presidenciais divulgadas mostraram uma inversão de tendências, com Dilma Roussef novamente subindo e já aparecendo à frente de José Serra

A cabeça pensa, o coração sente e as mãos escrevem de acordo com o lugar onde a gente pisa. Não sei quem é o autor da frase sobre a vida do repórter itinerante, mas vem a calhar nesta minha volta à terrinha, depois de dez dias viajando a trabalho por cidades do Ceará, Piauí e Pernambuco. Ficou faltando a Bahia, que estava no roteiro original, porque tive que voltar às pressas a São Paulo, em razão de um problema de saúde na família.

Ao retornarem de uma viagem, jornalistas geralmente dizem que nada mudou nas suas ausências, que as notícias continuam as mesmas de quando partiram, mas não foi este o meu caso. Tanta coisa aconteceu neste meio tempo, tantas mudanças de vento, que nem sei por onde começar para colocar os assuntos em dia.

Alguns leitores me criticaram e até me chamaram de alienado por não ter escrito sobre os temas, na opinião deles, mais importantes das últimas duas semanas. Costumo dizer que o freguês, ou seja, sua excelência o leitor, tem sempre razão, só que, desta vez, preferi falar dos assuntos que mais me chamaram a atenção nos lugares por onde passei. Até porque, não tive tempo de acompanhar o noticiário nacional e as andanças do Lula pelo mundo.

Resolvi viajar sem laptop exatamente para deixar olhos e ouvidos abertos para as novidades de um Brasil que não costuma aparecer na mídia. Valeu a pena. Vi de perto a revolução na vida dos nordestinos nestes últimos anos, tema de uma série de reportagens que publicarei na Brasileiros.

Constatei, por exemplo, que é uma bobagem este negócio de atribuir a popularidade do presidente Lula por lá apenas ao Bolsa Família, uma pequena parte somente da nova realidade social e econômica, que mudou de cabo a rabo as condições de vida dos trabalhadores da região, com investimentos e obras em todas as áreas, gerando renda e emprego e resgatando a auto-estima do nordestino, como mostrei no post "O Brasil que voltou a gostar do Brasil", publicado no último domingo.

Mas vamos ao que encontrei mudado por aqui. Para começar, as duas pesquisas presidenciais divulgadas neste período (Vox Populi e Sensus) mostraram uma inversão de tendências, com Dilma Roussef novamente subindo e já aparecendo à frente de José Serra.

À parte o programa do PT, que colocou em evidência a candidata do governo ao lado de Lula na semana passada, esta mudança do vento pode também ser resultado do compartamento mutante dos candidatos. Ao contrário do que vimos na largada da campanha eleitoral, parece que a campanha de Dilma corrigiu os rumos errantes, centralizando o comando nas mãos do presidente do PT, José Eduardo Dutra, ao mesmo tempo em que o figurino "Serrinha paz e amor" dava os primeiros sinais de pouca paciência com jornalistas não amestrados e assuntos polêmicos.

A atitude dos candidatos é determinante no resultado das pesquisas ou o resultado das pesquisas é que determina as mudanças de humor dos candidatos? Difícil saber, mas uma coisa é certa: nos últimos dias, o noticiário foi mais favorável a Dilma e surgiram as primeiras críticas à campanha de Serra, que ainda parece não ter definido seu discurso a favor ou contra o governo Lula.

Como candidato de oposição, a tendência natural é que Serra se torne mais crítico em relação ao governo e à sua candidata, como já começou a fazer, ao mesmo tempo em que se torna necessário dizer claramente quais são as suas propostas e o que pretende mudar nos rumos do país caso seja eleito. Para Dilma, basta garantir a continuidade do governo Lula.

Com o marqueteiro João Santana, ao que parece, novamente ganhando poder na área de comunicação, quer dizer, menos gente falando em nome da candidata e dando palpites na campanha do PT, também aqui houve um movimento oposto na oposição, quando o todo poderoso Luiz Gonzalez foi obrigado a conter iniciativas de aliados mais afoitos, que resolveram partir para a guerra contra Dilma antes da hora.

Campanha é assim mesmo. Os números das pesquisas e o comportamento dos candidatos oscilam nesta fase que vai até o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a partir de agosto. É tempo de organizar os times, definir as estratégias e as alianças, preparar os programas de televisão e os planos de governo. De preferência, acertar mais e errar menos. Não tem nada definido até agora, a não ser o papel coadjuvante de Marina Silva nestas eleições.

Surpresas sempre podem acontecer. Quem, por exemplo, poderia imaginar na semana retrasada que o mambembe São Paulo voltaria a jogar bem e a se classificar para as semifinais da Libertadores, ganhando duas vezes do Cruzeiro, apenas trocando Washington por Fernandão?

OCDE: Brasil tem menos empregos públicos e custo mais alto


A proporção de empregos públicos em relação à força total de trabalho no Brasil é relativamente baixa na comparação com os países desenvolvidos, mas seu custo relativo ao Produto Interno Bruto (PIB) é alto, de acordo com um estudo realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com o Banco Mundial e o governo brasileiro.
Segundo o estudo divulgado nesta quinta-feira, centrado no caso do Brasil em comparação com países da OCDE, o total de servidores públicos, incluindo os empregados das empresas estatais, representa entre 11% e 12% do total de empregos no País.
Entre os 31 países da OCDE (grupo que reúne os países desenvolvidos), a média das porcentagens de servidores públicos em relação aos empregos totais é de 22%. De todos os países da OCDE, o Japão é o único com uma proporção menor que a brasileira, abaixo dos 10%.
Na comparação entre as proporções das remunerações dos servidores públicos em relação ao PIB, a porcentagem no Brasil é próxima à média da OCDE, em torno de 12%.
Em uma comparação entre 26 países (Brasil e 25 membros da OCDE), a proporção brasileira do custo das remunerações no setor público em relação ao PIB é a 10ª maior. A Dinamarca, com uma proporção de cerca de 17%, tem a proporção mais alta, enquanto o Japão, com pouco mais de 6%, tem a mais baixa.
Quando considerados ainda em conjunto o custo das remunerações dos servidores públicos e os serviços públicos produzidos pelo setor privado e pagos pelo governo, isso atinge 27% do PIB, deixando o Brasil em quinto na comparação com os países membros da OCDE.
De acordo com o estudo, isso se deve a uma combinação de fatores, como as remunerações excessivamente baixas no setor privado para certas funções, a proporção maior de cargos qualificados no setor público e "a escolha que tem sido feita de pagar relativamente bem os servidores públicos em posições essenciais para motivar seu compromisso e atrair e reter uma força de trabalho altamente qualificada".
Mais um factóide tucademopiguista desmascarado.

Brasil sobe em ranking de competitividade

O Brasil subiu 3 posições e os Estados Unidos perderam a liderança no ranking de competitividade para negócios apurado pelo Instituto de Administração Mundial. 


O levantamento referente a 2010, o Brasil manteve o avanço anual – nos últimos 5 anos passou da 49ª para a 38ª posição no ranking. 


Carlos Arruda, coordenador do núcleo de inovação da Fundação Dom Cabral, que ajudou o IMD nos dados brasileiros, há ganhos “significativos” em eficiência e produtividade na economia. 


Ao mesmo tempo, a explosão da crise mundial, no fim de 2008, causou impactos mais firmes nos países ricos, Estados Unidos à frente.

Dica para saúde

Pão francês por integral Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias.

A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras.

Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino.

Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação.

“Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue. Mais>>>

Passado, volver!

Vendo o ceticismo dos mal-intencionados ante o acordo com o Irã, lembro que ainda estão na memória do mundo inteiro os assassinatos de milhares de iraquianos por parte dos Estados Unidos, Inglaterra e outros aliados, em nome de um suposto combate às armas químicas de Saddam Hussein que, soube-se mais tarde, não existiam, só mesmo nas cabeças de George W. Bush, o "vaca louca", e do sonso Toni Blair.

A indústria bélica, de grande influência nos poderes, inclusive na mídia (4º poder), não está nem aí para a vida, lucra com a morte, com o extermínio.

Pesquisas

Como ficarão as pesquisas do Datafolha, agora, que está comprovada a superioridade do prestígio da candidata adversária, Dilma Rousseff, a quem ele cobre de calúnias, por conta do rabo preso com o governo do Estado de S. Paulo? 


Aliás, qual é o faturamento da folha com o governo paulista? 


Quantas assinaturas o governo paulista tem do jornal, que servem apenas para embrulhar mercadorias? 


Nós, os contribuintes, é que sustentamos aquele jornal e seu entusiasmo pelo tucanato.

Emir Sader - É hora da esquerda voltar a pensar estrategicamente

ImageO alerta, também uma advertência, é dado pelo cientista político Emir Sader em sua análise sobre a atual conjuntura brasileira face às eleições de outubro e sobre os oito anos de um governo de esquerda no país. Professor de Política na UNICAMP e de sociologia na UERJ -  onde coordena o Laboratório de Políticas Públicas - Emir é um dos principais colaboradores do portal Carta Maior, referência do pensamento de esquerda no país e uma das iniciativas do primeiro Fórum Social Mundial ocorrido em Porto Alegre (2001).

Autor de vasta bibliografia sobre o Brasil e a conjuntura internacional, Emir coordenou recentemente, junto com o assessor de Relações Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o livro "Brasil entre o passado e o futuro", no qual numa coletânea de vários artigos são analisadas as transformações vividas pelo país nos oito anos de governo Lula. Nesta entrevista, além de compartilhar com os leitores deste blog essas considerações, o sociológo também faz uma abrangente análise da política externa brasileira, apontando sua importância para o futuro.

Emir também traça um panorama da atual situação política brasileira, considerando os avanços e retrocessos da esquerda e da direita, além de uma análise sobre o papel do Estado e da dimensão pública na vida em sociedade. Como bom sociólogo, atento às eleições de outubro e às possibilidades de continuidade da esquerda no poder, Emir também aponta os entraves que ainda temos a enfrentar na construção de uma sociedade mais cidadã, plural e democrática. Leia a íntegra da entrevista Aqui

Emprego no setor metalúrgico cresce 60% no Governo Lula


Pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e publicada pela Rede Brasil Atual informa que o setor metalúrgico está perto de retomar os níveis de emprego do fim dos anos 80, quando ocupava 2,4 milhões de trabalhadores. Segundo o Dieese, as empresas do setor abriram 900.000 vagas ao longo da última década.
    O levantamento revela que a metalurgia ocupa hoje 2,1 milhões de pessoas. E que, de 2002 a abril de 2010, a expansão do emprego foi de 60%. A manter-se o ritmo atual, prevê o Dieese, o recorde registrado no biênio de 1987-1988 será batido ao longo do próximo ano.
    A situação só não é melhor por causa da crise econômica internacional que afetou o Brasil a partir de setembro de 2008 e até o fim do primeiro semestre do ano passado. Durante o Governo Lula, o mercado de trabalho no setor vinha se expandindo mensalmente, mas, entre outubro de 2008 e julho de 2009, se retraiu fortemente.
    O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Carlos Grana, acusa os empresários de aproveitarem a crise para demitir trabalhadores mais antigos, aumentando a rotatividade e recontratando a valores mais baixos.
    “Houve um exagero. E seria um caos se tivéssemos entrado na onda de alguns empresários que, em janeiro de 2009, queriam reduzir jornada e salário”.
    Os cortes não foram maiores, na avaliação de Grana, porque o Governo Lula reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e criou ou dinamizou linhas de crédito do BNDES.
 INDÚSTRIA NAVAL
    Ao analisar o mercado de trabalho na metalurgia por áreas de atuação, o Dieese concluiu que a única que manteve fôlego, mesmo durante a crise, foi a indústria naval. O estudo prevê que o quadro vai melhorar ainda mais nesse segmento, com expectativa de que os investimentos cresçam 58% entre 2010 e 2013, na comparação com 2005-2008.
    O Dieese lamenta que a década de 1990 tenha tido efeitos terríveis sobre o mercado de trabalho na indústria naval. O Brasil perdeu a posição de vice-líder mundial, quando gerava 40.000 empregos. Para a entidade, a recuperação em curso é fundamental pelo enorme potencial empregatício da atividade, que gera quatro vagas indiretas para cada uma direta, com efeitos em toda uma rede de suprimentos.
    A retomada da indústria naval ao longo dos últimos anos é explicada pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota, que em sua primeira fase registra a encomenda de 26 navios e a liberação de R$ 6,2 bilhões em financiamentos para construção e modernização de embarcações.
 SALÁRIOS
    O cenário positivo para a metalurgia tem resultado em ganhos para os trabalhadores. O aumento salarial real acumulado entre 2004 e 2009 é de 14,21%.
    A disparidade regional, ainda que grande, vem diminuindo. O salário médio no Norte, que em 2005 correspondia a 60,3% da média do Sudeste, agora representa 64,9%, ou R$ 1.571,74. Oscilação parecida foi registrada no Sul e houve um aumento maior no Nordeste, que ainda tem o salário médio mais baixo entre os metalúrgicos, de R$ 1.241,05.
    Para os sindicatos, essa redução nas desigualdades é fruto de campanhas por acordos coletivos e pela fixação de pisos salariais em regiões de menor remuneração.
    Agora, a categoria espera pressionar o Congresso pelas aprovações da redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais e da convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tenta colocar freio às demissões injustificadas. O Dieese elenca como desafio a redução da rotatividade, que ainda gira em torno de 30% na média do setor metalúrgico.

Campanha pelo voto limpo

O cidadão quer mais que Ficha Limpa. Aliás, candidato não tem que ter ficha, quem tem ficha é bandido. Candidato tem que ter boas ideias, propostas, projetos, ética e e ser honesto. 

Brasil quer mais poder na cena global, diz Lula

O Brasil quer conquistar no cenário político internacional a mesma relevância que vem ganhando na economia mundial, ao crescer a taxa anual que se aproximou de dois dígitos no primeiro trimestre, enquanto os países desenvolvidos, principalmente da Europa, ainda tentam encontrar saídas para a crise. Esse foi, em resumo, o recado deixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua passagem de dois dias por Madri.

Em seu último compromisso, Lula permaneceu por seis horas com cerca de 150 empresários espanhóis no seminário sobre investimentos no Brasil promovido pelo Valor e o diário "El País". Em encontro reservado com editores dos dois jornais, Lula fez críticas ao ceticismo com que foi recebida em alguns setores sua intermediação no conflito gerado pelo programa nuclear do Irã, particularmente nos EUA. 



"Ninguém gosta de um novo ator. Mas onde está escrito que os Estados Unidos são o xerife do Oriente Médio e do mundo?"

Lula: "O mundo já não é o mesmo do tempo em que as decisões eram tomadas por Churchill, Stalin e Roosevelt em torno de uma garrafa de uísque"

Brasil e Turquia pressionam os States

Plano boicota proposta dos EUA no Conselho de Segurança

Brasil e Turquia confrontaram a decisão dos EUA e do grupo de potências de imporem sanções ao Irã, ignorando o acordo nuclear trilateral firmado sábado. 



Em carta aos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, os ministros de Relações Exteriores do Brasil e da Turquia exortam-nos a não endossarem o plano americano dando uma chance às negociações e evitando medidas prejudiciais a uma solução pacífica.


Ainda tem panaca que diz: "A política econômica do governo Lula é igual a de FHC", e pergunará... O que tem a ver política externa com economia?...
Vou nem responder.  

Congresso veta ficha suja em eleição

Políticos condenados por mais de um juiz ficarão inelegíveis; TSE, porém, não definiu se lei já valerá neste ano

O Senado aprovou por unanimidade o projeto da "ficha limpa", que impede a candidatura de quem for condenado por decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). O texto segue para o presidente Lula, que vai ter 15 dias para sancioná-lo.

Não há consenso, porém, sobre a validade da nova lei nas eleições deste ano. Questionado a respeito, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não se manifestou.

Da maneira como foi aprovada, a lei tomará inelegíveis os políticos que forem condenados a partir da sua vigência. Há dúvidas sobre sua aplicação no caso de processos já em andamento.

O texto inclui a possibilidade de recurso suspensivo, que também tem de ser decidido por colegiado da Justiça. O projeto aprovado no Senado se originou de iniciativa popular, com 1,6 milhão de assinaturas. 



Comentário:
Este projeto é flagrantemente inconstitucional, autoritário e demagogo. Quero ver os congresso nacional aprovar o ficha limpa para nós (eleitores). 

O pássaro e a jarra

Um pássaro estava com tanta sede, mais tanta sede que mal tinha forças para voar. Como por milagre, encontrou um jarro de água fresca. Do alto, a jarra parecia estar cheio. Porém ao se aproximar, percebeu que a água estava quase no fim. Como seu bico era curto, não conseguiria alcançar aquele nível e matar sua sede. Ficou desesperado. Pensou em tombar a jarra para que a água escorresse para fora, mas era tão pouca que ele ficou com medo de desperdiçá-la.


Então, teve uma ideia: reuniu o pouco de força que lhe restava e recolheu várias pedrinhas que estavam por perto, colocando-as na jarra, uma a uma. Os bichos que assistiam à cena começaram a achar que a sede já tinha deixado o pássaro maluco. Contudo, quanto mais pedras colocava lá dentro, mais o nível da água subia, até chegar à boca da jarra e ele poder finalmente, beber.

Moral da História: A necessidade é mãe da criatividade

Mais uma herança maldita do desgoverno tucademo FHC

Uma dívida de R$ 860 milhões por conta da má administração no tucanato do ex-presidente no Palácio do Planalto, que a Petrobras terá de pagar ao Estado do Rio de Janeiro. E a Folha em sua permanente tentativa de blindar os tucanos, obviamente dá uma nota minúscula a respeito - e só publica porque julga que a divulgação prejudica a Petrobras.

O débito resulta do não recolhimento do ICMS pela importação da plataforma de produção P-36 que afundou em março de 2001. Certamente vocês se lembram disso. Com a perda do equipamento os impostos a serem recolhidos pelo Rio no futuro não seriam pagos.

Por isso O Estado, na época, entrou na justiça. A estatal fez um acordo com o governo fluminense, entrou no sistema Refis (diminuição e parcelamento da dívida) do Estado e obteve uma redução para cerca de metade do valor devido - R$ 450 milhões. Continua>>>>>