Brasil Sorridente

Do site do Ministério da Saúde:

Até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, a atuação do governo federal com a saúde bucal se resumia ao repasse de recursos para cada equipe de profissionais montada pelo município.

Portanto, vemos mais uma vez que o programa federal de saúde bucal já existia quando a Máfia chegou ao poder em janeiro de 2003.

O que houve foi uma centralização dos diversos programas já existentes na esfera dos municípios. Nada de novo foi inventado.

Resposta a Wilson Fernando Trevizam

Pelo menos desta vez nosso amigo Wilson está assistindo ao noticiário e tirando suas próprias conslusões sem receber a notícia filtrada por terceiros.

Pena que tenha tirado algumas conclusões equivocadas devido a desconhecimento da história recente do Brasil.

Outra possibilidade é que no passado tinha outros interesses mais importantes do que acompanhar os notiticiários e o que se passava no Brasil.

Portanto, vamos fazer um favor ao Wilson e relembrar alguns fatos de nossa história recente:

1. Durante o governo FHC, D. Ruth criou um programa chamado Comunidade Solidária, um trabalho sobre esta entidade pode ser encontrado no seguinte site:
http://www.ipea.gov.br/pub/ppp/ppp12/parte2.pdf

2. Em 1993 foi criado o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o CONSEA -
O CONSEA inaugurou uma nova era colocando na agenda do presidente da República a
questão do combate à fome e à miséria como prioridade nacional.

3. No final dos anos 80 o governo federal já tinha os seguintes programas de combate a fome:


O Programa de Complementação Alimentar LBA/MBES; o Programa de Suplementação
Alimentar INAN/MS; o Programa Nacional de Leite para Crianças Carentes PNLCC/SEHAC; e o
Programa dos Irmãozinhos FAE/MEC.

4. O governo anterior tinha também os programas de Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Vale casa. Transcrevo aqui o que o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome em seu site
http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/fc_beneficiario/programas-remanescentes/os-programas-bolsa-escola-bolsa-alimentacao-cartao-alimentacao-e-auxilio-gas-nao-existem-mais diz sobre estes programas:

"Esses programas, chamados programas remanescentes, foram unificados ao Programa Bolsa Família. Portanto, famílias beneficiárias de um ou mais de um desses antigos programas, tiveram seus cadastros transferidos para o Cadastro Único e, aquelas que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade, em conformidade com os critérios de inclusão do PBF, passaram a receber o benefício do Programa Bolsa Família. Essa troca foi feita sem que beneficiário perdesse recursos com a mudança de Programa"

Portanto, como se pode ver de informações do próprio governo Lula, o Bolsa Família não foi uma criação do atual governo, mas sim uma unificação de programas já existentes.

O Programa Fome Zero, desenvolvido pelo Instituto Cidadania do PT, se propunha a ser um programa de inclusão social, com uma parte emergencial que seria justamente a unificação de todos estes programas de governos anteriores.

A medida que a economia melhora, mais empregos são criados, a desigualdade salarial diminui, a renda da população aumenta, paulatinamente o programa emergencial vai diminuindo e se tornando desnecessário.

Portanto, Wilson Trevizam, antes de se emitir uma opinião, não custa fazer uma pequena pesquisa e procurar a informação correta.

O grande ponto positivo do governo Lula foi a continuidade do Plano Real implantado por Itamar Franco em 1994, e que continua até hoje trazendo benefícios para a classe social menos favorecida, aumentando a renda e diminuindo as desigualdades sociais.

O grande ponto fraco do governo Lula é a corrupção desenfreada que suga os recursos que deveriam estar sendo canalizados para os programas sociais.

Os gastos desordenados do governo com a máquina pública tem impedido que os juros e impostos possam ser reduzidos propicinaod assim mais renda para a população e fomentando o desenvolvimento econômico do país.

RESPOSTA A LAGUARDIA

Laguardia, emito quantas opiniões eu quiser, pois todas elas são baseadas em fatos e pesquisadas minuciosamente. Não falo do que não conheço e penso com a minha própria cabeça. Não preciso ouvir falsos "especialistas" da Globo, da Veja e acreditar em notícias editadas por jornais como Folha e Estadão. Aliás, este último contribuiu muito com a ditadura militar. Falsas notícias são plantadas todos os dias e eu sei disso, pois sou dessa área. Poderia encher este blog de dados comparativos entre os governos FHC e Lula que deixariam qualquer tucano envergonhado. Essa tese que o Governo Lula é continuação de FHC foi plantada pela mídia golpista e pela oposição e resolveram assumir isso agora, pois antes eles se recusavam a tal coisa, achando que o Presidente Lula faria um péssimo governo. Como viram que Lula está fazendo um excelente trabalho e atingindo altos índices de popularidade resolveram hipocritamente se apropriar dos benefícios que este Governo trouxe à população. Quanto a corrupção atual a qual se refere, parece que sua memória anda um pouco fraca e se esqueceu dos escândalos do Banco Marka, compra de votos para reeleição, privataria das teles e da Vale, do Eduardo Jorge, do Cacciola etc etc etc. A diferença é que antes as CPIs eram engavetadas, com a ajuda da mídia, agora tudo está sendo apurado. É só ver o excelente trabalho da Polícia Federal. Será que antes de 2003 não existia Polícia Federal? Tenho minha consciência tranqüila e falo do que conheço, não preciso de terceiros para formar minha opinião. Como disse Franklin Martins, "a era da pedra no lago acabou."

EM DEFESA DO PROUNI

Considero totalmente elitista e inoportuna essa ação impetrada no STF pelo DEM (ex-PFL) e pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEM, que reúne as faculdades particulares, contra o ProUni, contestando a reserva de vagas com base na renda e no critério racial. Na minha opinião, uma atitude como essa só pode estar baseada em disputas políticas ou numa visão estreita e individualista que essas entidades possuem sobre as condições sociais e econômicas do País, já que esse programa do Governo Federal tenta corrigir injustiças seculares vividas por grande parte do povo brasileiro.
O ProUni – Programa Universidade para Todos, criado pelo Governo Lula em 2004, colabora com a redução da desigualdade social, pois oferece a pessoas que antes não poderiam sequer pensar em freqüentar uma faculdade a possibilidade do ensino superior. Ele beneficia estudantes que possuem renda familiar de até três salários mínimos, reservando vagas para afrodescendentes, indígenas e deficientes físicos. Além disso, as regras para se conseguir uma vaga no programa auxiliam na melhora do nível de educação no País, pois só pode se candidatar ao ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo Ministério da Educação. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, dessa forma, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão. Outro benefício que pouca gente conhece deste programa é que ele também distribui bolsas para professores da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, podendo concorrer a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, o que é uma forma de fazer o professor de ensino básico melhorar seus conhecimentos e conseqüentemente oferecer um ensino mais qualificado à população. Excepcionalmente, neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada para a obtenção de bolsas.
A prova que essa ação impetrada pelo DEM e pela CONFENEM é elitista está nas próprias declarações do advogado da CONFENEM, Ives Gandra Martins, que disse à imprensa: “O sistema de cotas do ProUni é injusto. Na prática, nós passamos a ter uma discriminação contra brancos ou contra pessoas com recursos.” Ives Gandra esqueceu de mencionar que milhares de pobres, afrodescendentes, indígenas e deficientes físicos jamais teriam a oportunidade de estudar se não fosse o ProUni, enquanto as pessoas com recursos, as quais ele se refere, têm inúmeras possibilidades de estudo e se utilizam com muito mais facilidade das universidades públicas, pois não precisam trabalhar enquanto freqüentam o ensino médio e, ao contrário do que disse o advogado da CONFENEM, nunca sofreram discriminação por parte da sociedade.
Outra reclamação que não procede é quanto aos custos do programa para as universidades, pois sabemos que o Governo Federal isenta as faculdades do pagamento de impostos para ressarcir o custo das bolsas de estudo.
Espero que os demais membros do STF sigam o voto do relator, ministro Carlos Ayres Brito, que na sua decisão declarou que “não há outro modo de concretizar o valor constitucional da igualdade, senão pelo decidido combate aos fatores reais de desigualdade”. A derrota do ProUni é um retrocesso histórico na luta contra a discriminação social existente no Brasil.

O OUTRO LADO DA CSS

As notícias veiculadas na mídia, somadas ao terrorismo imposto pela oposição e por certos grupos empresariais do país, especialmente a FIESP, só estão servindo para confundir a sociedade e omitir dados importantes sobre o que realmente é a CSS – Contribuição Social da Saúde, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados.
Antes de fornecer dados reais, retirados do projeto de lei que implementa a contribuição, gostaria de saber o que aconteceu com a redução de preços que haveria com a extinção da CPMF. Empresários e membros da oposição faziam um grande alarde na mídia com o fim desse imposto, dizendo que aquela “vitória” que obtiveram em 13 de dezembro do ano passado traria alívio para a sociedade, pois o imposto estava embutido nos preços de todas as mercadorias. Os fatos provaram que a extinção da CPMF não causou nenhuma redução de preços, pelo contrário, os empresários aproveitaram o aumento do consumo ocasionado pela melhora da renda do povo, graças ao forte crescimento do País, para aumentar os preços de inúmeras mercadorias.
É importante que se diga que a CSS prevê a cobrança, a partir de janeiro de 2009, de uma alíquota de 0,1% sobre as movimentações bancárias, mas, diferentemente da extinta CPMF, os recursos obtidos deverão ser direcionados apenas para a Saúde. Por esse motivo, conta com apoio de importantes entidades do setor. Os conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgaram um manifesto favorável à aprovação da contribuição. Segundo as entidades, a CSS “será um instrumento importante de mais recursos financeiros para o SUS. Para melhorar o SUS é necessário um maior aporte de recursos. Por este motivo, defendemos a criação da contribuição”, diz o texto. Ela complementa o Projeto de Lei nº 121/07, do senador Tião Viana (PT-AC), que regulamenta a Emenda 29/2000. Pelo projeto, a União, estados e municípios deverão aplicar, anualmente, no mínimo, 10%, 12% e 15% de suas receitas correntes brutas na saúde, respectivamente. Conforme a proposta, são consideradas receitas correntes brutas a soma das receitas tributárias, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de contribuições, de serviços, transferências correntes e outras receitas.
Ressalto que a contribuição não incidirá sobre pensões, aposentadorias e salários até a faixa de R$ 3.038,00. Estão isentos ainda da cobrança da CSS saques do FGTS, PIS/PASEP e seguro-desemprego, bem como a movimentação financeira ou transmissão de valores e de créditos das entidades assistenciais. Além disso, de acordo com o texto aprovado, a alíquota ficará reduzida a zero em transações financeiras relacionadas a 14 itens, entre os quais estão: lançamentos a débito em contas de depósito de poupança, sociedades de arrendamento mercantil (leasing) e cooperativas de crédito.
Colocando tudo isso em números, a CSS isenta mais de 70 milhões de brasileiros, englobando 25 milhões de aposentados e pensionistas e 45 milhões de pessoas que recebem salários de até R$ 3.038,00, o teto da Previdência Social (95% de contribuintes pessoas físicas não pagarão o tributo). Citando um exemplo do deputado federal Maurício Rands, quem ganha um salário de R$ 5 mil, contribuirá com apenas dois reais por mês, já que ela incidirá somente sobre os 2 mil reais que ultrapassam a faixa de isenção. Segundo ele, “é uma pequena contribuição a ser dada para quem não pode ter um plano de saúde privado e necessita da rede pública de saúde”.
Outra importante finalidade da CSS é combater a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro, pois, assim como a CPMF, voltará a ser feito o cruzamento da movimentação e dados financeiros, tornando mais fácil a localização de grandes sonegadores e de outras atividades criminosas.
Concluindo, apresentei o outro lado da CSS, que a mídia omite descaradamente, além de entidades empresariais e a oposição usarem a sua aprovação na Câmara para causar uma falsa idéia à sociedade de que tudo está errado no Brasil. Para confirmar esse pensamento, cito algumas palavras do ex-presidente de Portugal, Mário Soares: “quem ler os jornais, cheios de escândalos e seguir as televisões, parece que o Brasil está à beira de um colapso. Casos de corrupção, de violência e insegurança generalizada. Ora, não é assim. O emprego tem subido espectacularmente. A pobreza extrema diminuiu sensivelmente. Há um aumento de renda que permite aos mais pobres comprarem frigoríficos, máquinas de lavar, televisões etc. A agricultura cresceu. Como dizem os brasileiros, com uma expressão característica: "o Brasil está a dar certo"! Não é só um "país emergente". Tornou-se, realmente, numa grande potência. Longe vão os tempos em que, com Stefan Zweig, se escrevia: "Brasil, país de futuro". Hoje é uma incontornável realidade!”

GLOBO E PSDB: TUDO A VER!

A Globonews, através do comentarista Merval Pereira (tucano de carteirinha), disse ontem que a Ruth Cardoso foi a inventora do Bolsa-Família e de outros programas sociais existentes no Governo Lula. Ele ainda disse que era contra o Presidente Lula usar esses programas para fins eleitoreiros, coisa que a ex-primeira dama jamais admitiria. Eu não entendo mais nada. Há pouco tempo, todos os tucanos e demos condenavam o Bolsa Família, que era um programa assistencialista, que dava o peixe, mas não ensinava a pescar etc. Inclusive o ex-governador Alckmin fez essa crítica em sua campanha presidencial. Agora que a desigualdade diminuiu e o Brasil cresce como nunca todo mundo quer ser pai e mãe da criança. Já estão usando a morte da mulher para fazerem o que eles mais gostam, campanha contra o Presidente Lula, dizendo que tudo que acontece de bom no Brasil é por causa do PSDB. Teve um estudioso estadunidense(infelizmente não me lembro o nome dele), que disse uma vez:" o Brasil tem tudo para ser um grande país, pena que a elite brasileira é uma das piores do mundo." Logo eles vão dizer que foi a Ruth que inventou o ProUni, o Luz para Todos, o SAMU, o Brasil Sorridente e o PAC. Ninguém duvide disso!

Até Lula sabe que PSDB = PT

"Os laços do PSDB com o PT são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião.”

De Lula no velório de dona Ruth Cardoso

Por ordem da Presidência, Ipea cancela divulgação de projeções trimestrais

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) não divulgará mais, a cada trimestre, as projeções para o cenário econômico. A ordem é da diretoria do órgão, sob orientação da Presidência da República. O Ipea é subordinado à secretaria de Planejamento de Longo Prazo, dirigida pelo ministro Mangabeira Unger. Técnicos do Ipea admitiram que novas projeções, que seriam divulgadas neste mês, já estão feitas, mas a ordem da diretoria é que não sejam anunciadas.

A partir de agora, o Ipea fará uma projeção por ano, e caso seja notada "mudança substantiva" no cenário econômico, fará divulgação extra. O diretor de Estudos Macroeconômicos, João Sicsú, disse que, caso um indicador econômico ultrapasse o teto estipulado pelo órgão durante o ano, o Ipea apresentará uma nova estimativa.

Desse modo, o órgão manteve a projeção para a inflação ao longo de 2008, variando de 4% a 5%. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada já chega a 5,6% segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Ontem, o BC (Banco Central) revisou sua projeção e estimou inflação de 6% em 2008.

"O Ipea não quer alimentar especulações no mercado. O órgão tem uma visão de longo prazo. A diretoria tomou a decisão de não divulgar as projeções agora", afirmou o coordenador da Carta de Conjuntura, Miguel Bruno, que alegou que o Ipea não é operador do mercado financeiro para divulgar projeções no curto prazo.

Assim, o Ipea manteve as previsões divulgadas em março, de aumento no consumo de 5,3% a 5,9% do PIB. Para a exportação, o Ipea estima expansão de 3,3% a 5%, e para importação, de 20,6% a 24,1%. A taxa de investimento deverá indicar alta de 12,4% a 14,1%.

Em novembro do ano passado, em entrevista à Folha, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, disse que o foco de atuação do instituto havia mudado e que as análises conjunturais cederam importância para as pesquisas de planejamento de médio e longo prazo.

Na mesma ocasião, Pochmann confirmou que o "Boletim de Conjuntura" seria reformulado, mas negou que seria substituído pela "Carta do Ipea", de dez páginas.

Inflação

Em relação à inflação, Bruno comentou que a elevação de preços não é tão disseminada, e está concentrada fortemente nos alimentos. Para ele, não há contágio geral em todos os preços. O economista disse que o governo deve atacar os problemas de oferta para segurar a alta da inflação.

"O governo vem tomando medidas acertadas, como a redução de alíquotas que incidem sobre alguns produtos. Deve-se buscar o aumento da oferta, e a importação de alimentos é uma das medidas necessárias", observou.

Independência

Apesar de subordinado à secretaria de Planejamento de Longo Prazo, o Ipea sempre foi considerado um órgão com independência. Neste ano, por exemplo, um estudo apontou que as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o setor elétrico são insuficientes para eliminar o risco de apagão de energia nos próximos anos.

Mais recentemente, o Ipea defendeu a extinção da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), mudança no IR (Imposto de Renda), criticou as políticas monetárias e cambial do país, afirmou que os juros vão afetar o crescimento.

No ano passado, a polêmica em torno do órgão deveu-se à saída de quatro pesquisadores, considerados não alinhados ao pensamento econômico do governo, e a mudanças feitas na diretoria do instituto desde a posse de Márcio Pochmann, em agosto.

Naquela época, os pesquisadores afastados Fabio Giambiagi e Otávio Tourinho retornaram ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), enquanto os economistas Gervásio Rezende e Regis Bonelli, aposentados e sem vínculo empregatício, foram desligados do Ipea.

Sobre o caso, Pochmann afirmou que nunca houvera, nos 46 anos de atuação do instituto, "um momento com tanta liberdade para movimentação da inteligência nacional como agora".

Olha aí a censura de novo. Se as coisas estivessem boas para o governo não haveria necessidade de censura. E olha que o governo já substituiu os economistas que se opunham a sua política econômica.

Para o governo Lula e os simpatizantes do PRL (Partido das Ratazanas Lulistas) o bom é o povo mal informado.

Briguilino, pesquisa direito

Com relação a inflação, o ínidce usado pelo governo é o INPC publicado pelo IBGE, e que mede a inflação das familias com rendimento de 1 a 6 salários mínimos.

A série histórica deste índice, de 1990 para cá é a seguinte:

1990 1.585,18%
1991 475,11%
1992 1.149,05%
1993 2,489,11%
1994 929,32% (O Plano Real foi instituido em julho)
1995 21,89%
1996 9,12%
1997 4,34%
1998 2,49%
1999 8,43%
2000 5,27%
2001 9,44%
2002 14,74% (Efeito Lula)
2003 10,38%
2004 6,13%
2005 5,05%
2006 2,81%
2007 5,15%
2008 6,00% (Previsto pelo BC)

O que preocupa é que os índices mensais vêm subindo. Em maio de 2007 0o índice era de 0,26% neste ano o índice é de 0,96%.

A preocupação não é do Jornal Nacional. É do Banco Central, que aumentou a taxa de juros para procurar frear a alta de preços, é do governo, que aumentou em 8% o valor do Bolsa Família para compensar a alta dos alimentos, e também deve-se considerar o fato que o governo aumentou a espectativa de inflação para 2008 e 2009 para 6%. Há portanto uma tendência de aumento da inflação.

Certamente a doméstica apresentada pelo JN como você diz exagerou, masw você deve levar em consideração que ela é uma pessoa simples e que não acompanha as taxas de inflação medidas pelo governo através do IBGE, e que provávelmente é eleitora do Lula.

Assim como antes da eleição do segundo turno, esta doméstica dizia que votaria em Lula porque naquela época comprava o dobro de arroz do que comprava no tempo do FHC (o que também não é verdade), agora diz que compra metade.

Portanto, Briguilino, temos que ter também honestidade na informação. Utilizar a informação só em benefício do governo é coisa dos nazi-facistas, comunistas e caudilhos que querem enganar o povo.

JORNAL NACIONAL E SUAS INCANSÁVEIS MENTIRAS

Na edição de ontem do Jornal Nacional (que assisti pela internet) comprovei que o terrorismo contra o Governo Lula continua a todo vapor, agora acelerado pela inflação "monstruosa" que, segundo o casal de bonecos do JN, o Brasil vem enfrentando. Apareceu novamente uma empregada doméstica afirmando o seguinte: "o que a gente comprava no início do ano, hoje só dá para comprar a metade", algo totalmente improcedente, pois, segundo os cálculos dela a inflação seria de 100%. As projeções mais pessimistas apontam para uma inflação entre 6 e 7% ao ano. E a Globo manipula a notícia com riqueza de detalhes, como se tudo que estivesse acontecendo no Brasil fosse uma desgraça.
Pois bem, fui pesquisar num site de buscas para saber qual era a inflação em 2002, no final do mandato do ex-presidente FHC. Lá encontrei duas taxas que sempre são utilizadas pela mídia: a do DIEESE e a da Fundação Getúlio Vargas. Segundo o ICV - Índice do Custo de Vida do DIIESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, no período de 2002 houve uma inflação de 12,93%, a maior apurada desde 1995. Agora, de acordo com o IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, a inflação teria atingido o índice de 25,31%, a maior taxa desde 1994.
Daí só podemos concluir que o PIG, através de seu representante-mor, O Jornal Nacional, quer criar no Brasil UMA REVOLTA DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS, porque agora se resolveu passar a falsa notícia que a vida dos mais pobres está piorando, apesar de todas as provas em contrário.
Mais uma vez, depois de ver tanta mentira, deixando-me extremamente indignado, peço ao nosso Presidente: ACORDA, LULA! CALE A BOCA DO PIG!

PAC em família

De Leandro Colon e Ricardo Brito:

André Scarassati tem 26 anos, é estudante de direito e um fenômeno empresarial. Ele é dono da Construssati Serviços e Construções Ltda. A empresa tem menos de cinco anos de vida, não chega a 10 funcionários registrados e, mesmo assim, venceu neste ano a licitação de R$ 5.504.218,23 para construir 255 casas em Palmas, em Tocantins, num convênio celebrado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Habitação.

A construtora aumentou em 52 vezes seu poder financeiro desde sua criação, em 2003. O estudante e empresário André Scarassati é filho de José Alcino Scarassati, exonerado na terça-feira do cargo de coordenador político do Ministério das Cidades. Alcino é suspeito de participar do esquema de desvio de dinheiro de obras do PAC.

O convênio da licitação vencida por seu filho foi feito entre o Ministério das Cidades e o governo de Tocantins. Em evento no último 6 de junho no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou as ordens de serviços para liberar o dinheiro das obras.

Tutto buena gente. A família da Máfia tem que ser protegida, com a benção do Cappo dei tutti Cappi Luiz Inácio Lula da Silva.

Terrorismo Global - II

As opiniões da Leitoa Bin Laden no Mal dia Brasil é terrorismo puro.

Sorte dela que aqui não os States, o presidende não é o Bush e não existe uma Guantânamo aqui por perto, senão?...