PF divulga 4 min da fita de reunião que durou 3 h

Wilson Dias/ABr

O governo decidiu divulgar trechos da gravação feita na reunião em que foi decidido o afastamento dos delegados da Operação Satiagraha. Áudio disponível aqui.

Reunião longa, de quase três horas. Mas divulgaram-se apenas trechos editados. Juntos, somam pouco mais de 4 minutos de áudio.

Mostram o seguinte:

1. O encontro serviu para avaliar o trabalho dos delegados, à frente Protógenes Queiroz. Os “erros” que a direção da PF enxerga no inquérito foram à mesa. Quais? Com o que veio a público, só dá para saber um deles.

2. num dos trechos, sem mencionar a TV Globo, o delegado Protógenes expia a culpa por ter permitido que uma equipe da emissora registrasse cenas de prisão.

“...Tirando os erros que a gente está avaliando aqui hoje (...). Houve a presença da imprensa aqui em São Paulo? Houve. Falhou? Falhou...”

“Quem falhou? O [Protógenes] Queiroz falhou porque o doutor Troncon [Roberto Troncon Filho, diretor de combate ao crime organizado da PF de Brasília] me depositou e eu firmei compromisso com ele, mas falhou ao meu controle."

3. Fez-se uma avaliação sobre o andamento do inquérito. E o diretor Troncon, emissário de Brasília, como que decidido a restabelecer a hierarquia, vai ao ponto:

“(...) Tem que ter um alinhamento, uma sinergia completa com a chefia da delegacia, com a Dercor [Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado], com o superintendente [da PF em São Paulo], com o Defin [Divisão de Combate aos Crimes Financeiros] e comigo [da direção nacional]."

4. A certa altura, discute-se a possibilidade de o delegado Protógenes fechar o relatório do inquérito até sexta-feira (18). Ele afirma que é possível.

E manifesta a intenção de não retornar ao caso depois do curso de aperfeiçoamento que fará a partir de segunda (21).

Pode ter sido uma reação de alguém que se sente desautorizado. Mas os trechos dda gravação que vieram à luz, da forma como foram editados, não permite saber.

Diz Protógenes na fita: “[...] E até mesmo depois [do curso] da academia [de polícia] eu não pretendo. A minha proposta é:...”

“...Eu fico até o final da operação, porque eu criei um problema para os meus colegas delegados, criei um grande problema, e eu acredito que para você [Troncon] também, e a minha proposta é essa...”

“...É permanecer a minha vinculação no seu gabinete, à sua disposição, até o final dos trabalhos, pra não ficar aquela pecha de que Brasília vem fazer operação nos Estados e deixa no meio do caminho...”

“...As minhas [investigações] nunca ficaram no meio do caminho. As minhas nunca ficaram. E, a exemplo dessa, não vai ficar...”

“...Só que com um diferencial. Eu não vou estar presidindo, eu não pretendo presidir nenhuma investigação. Aí ficaria uma coisa, um trabalho, coletando dados."

5. O delegado Troncon, superior hierárquico de Protógenes, trata de deixar claro que o prazo do colega se encerraria na sexta. Ele disse:

“Se eventualmente, dentro do desdobramento natural desse inquérito que você instaurou, se você concluir antes desse período de você ir pra academia, sem nenhum problema...”

“...Agora, se não conseguir, dentro da melhor técnica, se falar não, se requer mais tempo, requer maior análise, aí a gente passa pra um dos colegas."

A decisão de divulgar esses trechos da fita da reunião foi tomada no Planalto. Deu-se numa conversa de Lula com o ministro Tarso Genro (Justiça). Presente também o diretor-geral interino da PF, Romero Menezes.

Tudo considerado, pode-se concluir o seguinte: o governo estava decidido a retirar o inquérito das mãos de Protógenes. Enxergara erros e excessos no trabalho do delegado.


Na reunião de São Paulo, lavou-se muita roupa suja. Editou-se a fita para evitar a exposição total das fraturas internas que fragmentam a estrutura da PF.

Editaram-se os trechos em que; a) Protógenes admite explicitamente um erro; e b) fala em deixar o inquérito.

A pergunta é: por que a PF, tão expedita no vazamento de grampos telefônicos dos personagens de suas investigações, sonega à platéia a íntegra de uma fita que expõe os seus próprios podres?

Escrito por Josias de Souza às 19h18

Continua tudo muito estranho. Em qualquer lugar do mundo existe hierarquia. Um delegado pede para sair (ainda não sei se este foi o caso). A chefia maior dele, o Presidente da República, diz que é para ele ficar, e a Cúpula da Policia Federal não obedece?

De duas uma: O o Presidente Lula falou para o delegado ficar só da boca para fora, ou como se diz popularmente, para ficar bem na fita, ou nâo manda nada na Policia Federal que age sem comando e faz o que quer.

A terceira opção é que o delegado foi incompetente em seu trabalho e pôs tudo a perder, neste caso deveria ser exonerado do cargo.

Não sei quais das três opções é a pior.

Escândalos nacionais

Briguilino vai dizer novamente que sou defensor da Veja, mas segue série de reportagens sobre a corrupção no Brasil deste os tempos de FHC.

Depois os lulopetistas dizem que a imprensa livre e democrática no Brasil não publicava nada sobre os escandalos de FHC.

Fica a pergunta. A imprensa não publicava ou os lulopetistas não se interessavam em saber ou, pior ainda, têm memória curta e seletiva?
Compraram o Tribunal Documentos revelam que conselheiros do TCE do Riode Janeiro vendiam decisões a prefeituras.


O baú da felicidade Vídeos mostram prefeito recebendo propina e envolvendo José Dirceu em negociata.


Tosto foi tostado Advogado famoso é preso sob a acusação de usar seu cargo no BNDES para liberar empréstimos em troca de propinas.


Fraude de 500 milhões de reais CPI aponta irregularidades em obras de aeroportos e acusa empreiteiras de superfaturamento.


Quadrilha de autoridades Cai esquema de assalto às verbas públicas - e isso deixa Brasília de cabelo em pé.


Lalau fez escola Sede da Procuradoria-Geral do Trabalho custará 130 milhões de reais e já tem irregularidade.


Vergonha nacional Processos contra políticos acusados de desviar recursos podem ser anulados.


O corruptor O empresário que detonou o escândalo dos sanguessugas fala a VEJA e envolve outros políticos no esquema.


Os ladrões de ambulância Desmantelada uma quadrilha que roubou 110 milhões de reais destinados à saúde. Ela incluía parlamentares, para variar.


O achaque de Mary Corner A "empresária" cobra para não propagar histórias de que suas meninas ajudavam a pagar a políticos em Brasília.


McFraude Documentos inéditos comprovam que o McDonald's, a maior cadeia de fast-food do Brasil e do mundo, pagou 5 milhões de reais por uma norma da Receita Federal, configurando um caso raríssimo no universo da corrupção: o pagamento da propina teve até nota fiscal.


Um PT com ficha suja na polícia Prefeito é preso por corrupção e governador é cassado, mas o partido não se constrange.


Vende-se uma CPI O caso do deputado que tentou extorquir 4 milhões de reais de Carlos Cachoeira, oferecendo proteção em uma CPI. Seu azar: os interlocutores gravaram todos os diálogos.


Vampiros da saúde Polícia descobre gangue que agia havia catorze anos e sugou 2 bilhões de reais do Ministério da Saúde.


Um governo infestado de gafanhotos Com dúzias de autoridades e 5 000 cidadãos humildes, Roraima recria a praga da corrupção.


Aparecem as provas Documentos de autoridades suíças comprovam depósitos dos fiscais do Rio suspeitos de corrupção.


Pelo telefone Ligação revela que governador do DF protege os interesses de grileiros de terras.


22 milhões de reais até agora Surgem novos contratos suspeitos e a situação fica mais complicada para o PT.


O dinheiro de Santo André Irmão do ex-prefeito Celso Daniel diz para promotores que um esquema de propina foi parar nas mãos da cúpula do PT.


Descoberta a bancada da pesada Cinco parlamentares do Tocantins aparecem envolvidos numa rede de corrupção on-line.


Alvoroço no ninho tucano Surgem indícios de que uma parte da propina da Vale pode ter sido paga.


O baú do lobista O maior lobista de Brasília denuncia extorsão no Ministério da Saúde e sua agenda, apreendida, revela subornos e "esquemas".


À beira do caosJ osé Ignácio está com a corda no pescoço.


Inferno capixaba Denúncias de corrupção obrigam governador do Espírito Santo a demitir a primeira-dama.


Pizza é aqui, ó Brindeiro ignora parecer de sua assessoria técnica e decide arquivar o caso Banpará.


Ralo social Seguro-desemprego tem desvio de 220 milhões.


Maringá e Luiz Antonio Paolicchi - Assim é demais Todo mundo desconfiava, mas foi preciso um festival de exibição para a farra acabar.


O doutor milhão Juiz acusado de desaparecer com 30 milhões de dólares de uma herança apronta mais uma.


Roriz na cabeça Bicheiro se sente traído e acusa governador.


De quem ri Abrão? Acusado de cobrar propina, deputado se livra da cassação por falta de provas.
Um sócio chapa-branca no desastreComo o Banco do Brasil enterrou 210 milhões de reais na bandalheira da Encol.

Falar que sempre existiu corrupção no Brasil não justifica. Nós, cidadãos e contribuintes devemos nos indignar com este estado de coisas. Não importa quem seja ou de que partido seja.

A corrupção é inaceitável, venha de onde vier.

TOLERÂNCIA ZERO COM A CORRUPÇÃO

Trechos de reunião que decidiu a saída de Protógenes

Enviado por Gustavo Noblat e Carol Pires -

Segue, em áudio, os trechos da reunião da cúpula da Polícia Federal onde foi decidido o afastamento delegado Protógenes Queiroz do comando da Operação Satiagraha. Lula pediu hoje ao ministro Tarso Genro (da Justiça) que divulgasse toda a gravação da reunião da PF, para provar que o governo não tinha nada a ver com a saída de Protógenes.

Das mais de 3 horas de reunião, apenas 03minutos e 41 segundos acabaram liberados para a imprensa. Segundo a PF, por se tratar de temas sigilosos o restante da reunião será mantida em segredo.

O trechos divulgados não mostram Protógenes pedidno afastamento do caso, como alega o governo e s PF.

O áudio está dividido em três partes: Parte 1 - Parte 2 e Parte 3

A muito tempo atrás

Depois do mundo ser criado e de vida completá-lo, houve um dia, numa tarde de céu azul e calor ameno um encontro entre Deus e um de seus anjos.
Contam que Deus estava sentado, calado, sob a sombra de um pé de jabuticaba.
Lentamente Ele colhia uma ou outra fruta, saboreava sua criação negra e adocicada.
Fechava os olhos e pensava...
Permitia-se um sorriso piedoso
Mantinha seu olhar complacente.
Foi então que, das nuvens, um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção...
Tinha asas lindas, brancas, imaculadas.
Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:
- Senhor, visitei sua criação como pediu, fui a todos os cantos.
Estive no sul, no norte, no leste e oeste,
vi e fiz parte de todas as coisas...
Observei cada uma de suas crianças humanas, e por ter visto, vim até o Senhor para entender o porque...
Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa?
Nós anjos, temos duas...
Podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos.
Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos
Mas o humano, com sua única asa, não pode voar
Não podem voar com apenas uma asa...
Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo:
"Sim, eu sei disso.
Sei que fiz os humanos com apenas uma asa"
Intrigado com a consciência absoluta de seu Senhor, o anjo queria entender e perguntou:
"Mas porque o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas para poder voar, para poder ser livre?"
Conhecedor de todas as respostas, Deus não teve pressa de falar...
Comeu outra jabuticaba e então respondeu:
" Eles podem voar sim, meu anjo
Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês, meus arcanjos...
Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas...
Embora livre, sempre estará sozinho.
Talvez da mesma maneira que Eu...
Mas os humanos...
Os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas.
Cada um deles tem na verdade, um par de asas, uma outra asa, em algum lugar do mundo que completa o par,assim eles aprenderão a respeitar-se, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa podem estar acabando com suas próprias chances de voar.
Assim meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa...
aprenderão que somente permitindo-se amar, eles poderão voar.
Tocando a mão de outra pessoa, em um abraço afetuoso, sincero, eles poderão encontrar a asa que lhes falta e poderão finalmente voar.
Somente através do amor irão chegar até onde estou...
assim como você meu anjo, e eles nunca estarão sozinhos, quando forem voar".
Deus silenciou em seu sorriso.
O anjo compreendeu o que não precisava ser dito.
Kaio, eu nasci sem nenhuma asa.
Mas, ganhei duas para que pudesse voar.
Você e a Idaline.
Amo vocês.

Muito tempo atrás...

Depois do mundo ser criado e de vida completá-lo, houve um dia, numa tarde de céu azul e calor ameno um encontro entre Deus e um de seus anjos.
Contam que Deus estava sentado, calado, sob a sombra de um pé de jabuticaba.
Lentamente Ele colhia uma ou outra fruta, saboreava sua criação negra e adocicada.
Fechava os olhos e pensava...
Permitia-se um sorriso piedoso
Mantinha seu olhar complacente.
Foi então que, das nuvens, um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção...
Tinha asas lindas, brancas, imaculadas.
Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:
- Senhor, visitei sua criação como pediu, fui a todos os cantos.
Estive no sul, no norte, no leste e oeste,
vi e fiz parte de todas as coisas...
Observei cada uma de suas crianças humanas, e por ter visto, vim até o Senhor para entender o porque...
Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa?
Nós anjos, temos duas...
Podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos.
Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos
Mas o humano, com sua única asa, não pode voar
Não podem voar com apenas uma asa...
Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo:
"Sim, eu sei disso.
Sei que fiz os humanos com apenas uma asa"
Intrigado com a consciência absoluta de seu Senhor, o anjo queria entender e perguntou:
"Mas porque o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas para poder voar, para poder ser livre?"
Conhecedor de todas as respostas, Deus não teve pressa de falar...
Comeu outra jabuticaba e então respondeu:
" Eles podem voar sim, meu anjo
Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês, meus arcanjos...
Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas...
Embora livre, sempre estará sozinho.
Talvez da mesma maneira que Eu...
Mas os humanos...
Os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas.
Cada um deles tem na verdade, um par de asas, uma outra asa, em algum lugar do mundo que completa o par,assim eles aprenderão a respeitar-se, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa podem estar acabando com suas próprias chances de voar.
Assim meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa...
aprenderão que somente permitindo-se amar, eles poderão voar.
Tocando a mão de outra pessoa, em um abraço afetuoso, sincero, eles poderão encontrar a asa que lhes falta e poderão finalmente voar.
Somente através do amor irão chegar até onde estou...
assim como você meu anjo, e eles nunca estarão sozinhos, quando forem voar".
Deus silenciou em seu sorriso.
O anjo compreendeu o que não precisava ser dito.
Idaline, eu nasci sem nenhuma asa.
Mas, ganhei duas para que pudesse voar.
Você e o Kaio.
Amo vocês.

Diálogo exemplar desse período estranho

Enviado por Ricardo Noblat -

Comentário

O Palácio do Planalto foi palco, ontem, de um diálogo no mínimo bizarro. Uma jornalista perguntou a Lula:

- O que o senhor acha da conversa de Gilberto Carvalho com o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalg?

Lula respondeu o que virou a frase do dia deste blog:

- Se você ligar para mim, quem vai atender vai ser o Gilberto Carvalho. Peça a Deus para seu telefone não estar sendo gravado, senão vai aparecer sua conversa.

Greenhalg é advogado do banqueiro Daniel Dantas, acusado de lavagem de dinheiro, remessa ilegal de dinheiro para o exterior, tráfico de influência e tentativa de suborno de um delegado da Polícia Federal.

Carvalho é o chefe de gabinete de Lula, amigo de Greenhalg de longa data. Greenhalg telefonou para Carvalho querendo saber se um executivo do banco de Dantas era alvo de monitoramento policial. Carvalho consultou suas fontes e disse a Greenhalg o que ele queria saber.

Como servidor público, Carvalho advogou em favor de interesse privado - essa é a questão. E a ela implicitamente se referia a jornalista ao perguntar a Lula o que ele achou da conversa entre Carvalho e Greenhalg gravada pela Polícia Federal com autorização da Justiça.

A resposta dada por ele não tem pé nem cabeça. Serve, porém, para ilustrar o período estranho que vivemos.

Ou não é estranho que um banqueiro seja preso e solto duas vezes em menos de 72 horas?
Não é estranho que um delegado seja afastado da chefia da operação policial que resultou na prisão do banqueiro?

Não é estranho que o ministro da Justiça insista em afirmar que o delegado pediu para sair?

Não é estranho que o presidente da República determine a recondução do delegado ao cargo?

E não é estranho que a direção da Polícia Federal anuncie logo em seguida o nome do substituto dele?

É tudo estranho. Muito estranho.

Presidente havia avalizado afastamento na segunda

Apesar de ter dito publicamente ontem que Protógenes Queiroz devia continuar na Operação Satiagraha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalizou na segunda-feira em conversa com o ministro Tarso Genro (Justiça) o afastamento do delegado da investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas.Mesmo com o esforço para aplacá-la, a crise acabou chegando à ante-sala do presidente, com conversas gravadas do advogado e petista Luiz Eduardo Greenhalgh com o chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também teria manifestado irritação com a exposição de seu nome no caso.

Na conversa com o presidente, Tarso afirmou que ele e o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, consideravam "insustentável" a permanência de Queiroz, apesar da eficiência técnica do inquérito que culminou na prisão de Dantas. Tarso disse ainda que Queiroz extrapolara, atropelando normas da PF -como avisar à TV Globo da prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, filmado ainda de pijama.

A estratégia da cúpula da PF era, porém, aguardar o encerramento da fase atual do inquérito, com a entrega do relatório ao Ministério Público. A avaliação era que este não era o momento adequado para afastá-lo. Mas, sentindo-se desautorizado, o delegado decidiu precipitar sua saída durante reunião com a cúpula da PF na última segunda-feira.

O fortalecimento das investigações

A análise que fiz sobre a suposta saída do delegado Protógenes aparentemente se confirmou. Um lance magistral de xadrez. O delegado conduziu o inquérito com coragem.

A peça final tem vulnerabilidades, nada que comprometa as conclusões, mas algumas interpretações erradas sobre mercado e imprensa. Qualquer analista de boa fé daria um desconto e se concentraria nas provas levantadas.

A reação veio na forma de desqualificação do delegado. Seria messiânico, radical, maluco etc. Agora ele sai de cena, e cadê o alvo a ser mirado? Não tem. E sai de cena prestigiado, significando que o grupo que participou das investigações permanece à frente delas.

Repito: é um jogo de xadrez que precisa ser analisado com cuidado. Às vezes um lance bisonho pode esconder uma grande estratégia; do mesmo modo que uma jogada triunfal pode esconder um grande erro tático.

por Luis Nassif

Desabafo de ladrão de galinha


O que me enoja é que vocês da casta realmente acreditam que cadeia e algemas é coisa de e para pobre.

E também que processos contra pobres deve ser publico.

Agora pra vocês, haja segredo de justiça.

Zé Dirceu, hoje você é parte da elite que combateu. Triste!

Ah, quanto ao pc que te pedi se para ganhar eu tenho que concordar com a defesa intransigente que faz da tua classe (este é o x da questão no momento) pode socar no cu, foda-se.

Prefiro ser chamado e tratado como um ladrão de galinha que ser chamado de "empresário" "presidente do STF" e por aí vai.

Bem vindo - turista


ABSURDO!!!

Como a PF o governo brasileiro se atreveu a trazer o Sr. Cacciola na classe economica?

ABUSO DE AUTORIDADE!!!

Como pôde não recebe-lo com um Rolly-Royces para leva-la à sua suíte?

ESPETACULARIZAÇÃO!!!

Como um promotorzinho de quinta se atreve a falar durante a entrevista do Sr. Cacciola?

Mas, como a maria fi-fi o que eu quero mesmo saber é o que o turista trouxe de presente para seus amigos (empregadinhos) do STF, Demoauréliodemelo, Gilmar Merda e?...

Belo relógio mister Cacciola.


Lula é o máximo (2)

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos desembarcou em Brasília hoje, perto do meio-dia, e desde então assessorou Lula no caso do afastamento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas.

A conselho de Thomaz Bastos, Lula determinou a Tarso Genro, ministro da Justiça, que mantenha Queiroz à frente das investigações que complicaram a vida de Dantas, do especulador Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, e sabe-se lá mais de quem.

O que disse Lula, mais cedo, no Palácio do Planalto, durante a assinatura do aumento de salário dos professores:

- Já falei com o ministro Tarso Genro (Justiça) que esse delegado tem que ficar no caso. Ele não pode, depois de fazer investigação quase quatro anos, depois de apurar, na hora de finalizar o relatório, o cidadão falar "vou embora fazer meu curso" e deixar o trabalho pra outro. E ainda dar vazão para insinuações de que ele foi tirado. Moralmente esse delegado tem que ficar no caso até o final. A não ser que ele não queria e venha a público dizer que não quer. Esse é um processo sério. As pessoas foram pra televisão. É preciso ter responsabilidade. Vender insinuações para a sociedade é que não é correto.

- Quem contou essa mentira de que eles foram pressionados eu espero que amanhã ou depois de amanhã desmintam.

Só mesmo a Velhinha de Taubaté para acreditar no Lula. Quatro delegados pedindo para sair de um caso tão importante assim sem mais nem menos? Sem pressão?

Muito estranho. E Lula diz que é mentira? Muito estranho!!!!!!!

Nem Dirceu acredita na saída espontânea dos delegados

Do blog do ex-ministro José Dirceu:

A piada do dia é a declaração do ministro da Justiça, de que a saída do delegado que presidia o inquérito que levou à Operação Satyagraha é "coincidência". A de mau gosto é que o choque entre os poderes é uma invenção da imprensa, "da divulgação superlativa".

Só espero que a conseqüência de tudo o que se passou seja realmente uma legislação que, sem impedir o trabalho legal e constitucional da polícia e dos investigadores, proíba, além da pirotecnia, o vazamento de informações sigilosas, a violência desnecessária, as algemas só para humilhar e degradar o detido, o contubérnio com determinados órgãos de imprensa - no caso, a Rede Globo - e as prisões ilegais e desnecessárias só para a promoção dos delegados, promotores e juízes.

Uma legislação que efetivamente coiba a montagem de investigações ilegais envolvendo juízes, promotores e delegados escolhidos a dedo, que usam e abusam de grampos em telefones, quebram sigilo sem indícios e provas, e vazam essas informações para a imprensa, num desrespeito total aos direitos e garantias individuais. Para isso, contam com a certeza de impunidade.

Leia mais em Garantia dos direitos constitucionais

Não gosto de citar o José Dirceu. Mas a desculpa do governo sobre o afastamento do delegados da Policia Federal é tão ridícula que nem Dirceu, petista de carteirinha, amigão do Lula acreditou.

Além do mais, o pedido de Lula para o delegado voltar ao caso me pareceu bastante falso. O presidente não pede, manda. (Pelo menos na Policia Federal)

PF: fala de Lula não contraria mudança na Satiagraha

Marina Mello Direto de Brasília

A Polícia Federal informou que as declarações feitas nesta tarde pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo para que o delegado Protógenes Queiroz permanecesse à frente da Operação Satiagraha não contrariam as últimas decisões da PF. Isso porque, na visão da PF, Lula pediu para que Protógenes concluísse a sua participação no inquérito, o que, segundo a PF, realmente vai ocorrer nesta sexta-feira, quando o delegado entrega sua conclusão e deixa o caso para participar de um curso.

Logo após as declarações feitas por Lula, o ministro da Justiça, Tarso Genro, telefonou para o vice-diretor da PF, Romero Menezes (já que o diretor Luiz Fernando Correa está em recesso), e o comunicou sobre o pedido do presidente. O vice-diretor então ponderou que era justamente o que iria ocorrer, já que Protógenes deixará concluída a parte do inquérito que lhe diz respeito.
A PF esclareceu ainda que, no passado, o inquérito da Operação Satiagraha, presidido por Protógenes Queiroz, foi desmembrado em três no decorrer das investigações. Desta forma, o primeiro inquérito (que será concluído nesta semana) era de responsabilidade de Protógenes e tratava dos crimes de gestão fraudulenta e corrupção.

O segundo inquérito trata de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e crime contra o sistema financeiro, todos supostamente relacionados a Naji Nahas. Segundo a PF, o terceiro inquérito também trata de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e crime contra o sistema financeiro, só que da organização do grupo Oportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

Redação Terra

Trocando em miudos. Lula viu que não está pegando bem este afastamento e faz publicamente um pedido para a volta do delegado, mas já sabendo que o delegado não volta. É só um jogo de cena.

Ou então o presidente Lula não manda em nada, me desculpe a expressão, é um bundão.

Espero que eu esteja errado, que Lula tenha sido sincero e que o delegado reassuma o caso. Só o tempo dirá.

Mas o mais extranho é que todos os delegados envolvidos foram afastados do caso. Por que?

Saiba como foi a reunião que afastou os delegados do caso Dantas

Delegado Protógenes Queiroz foi criticado por superiores por 'insubordinação'. Reunião que definiu mudanças na Operação Satiagraha ocorreu em SP, na segunda (14).

Foi na sala da superintendência, no nono andar do prédio da Polícia Federal em São Paulo, que o comando da Operação Satiagraha recebeu o comunicado do afastamento do caso. A reunião de emergência, marcada por queixas, troca de insultos e acusações, durou três horas e meia na tarde desta segunda-feira (14).

Participaram do encontro dez delegados, sendo três representantes da cúpula da Polícia Federal: entre os presentes estavam o superintendente em São Paulo, Leandro Daiello Coimbra; o diretor de combate ao crime organizado, Roberto Troncon; e o diretor de combate a crimes financeiros, delegado Paulo Tarso Teixeira. Também estavam na mesa os delegados responsáveis pela investigação contra Daniel Dantas, controlador do Grupo Opportunity: Protógenes Queiroz, Carlos Eduardo Pellegrini, Karina Murakami Souza e Victor Hugo Rodrigues Alves. Foi Victor Hugo quem fingiu aceitar a proposta de US$ 1 milhão para excluir Daniel Dantas e parentes dele da operação policial.

Envolvimento emocional

Os delegados ouviram da cúpula da Polícia Federal que eles não poderiam mais continuar no caso porque estavam “emocionalmente envolvidos” com a investigação. Ainda segundo os delegados, o delegado Protógenes Queiroz foi duramente criticado por insubordinação.

Na véspera das prisões, na semana passada, Queiroz se negou a entregar aos superiores cópia da decisão judicial com nomes dos alvos da operação. Durante a reunião desta segunda, o delegado justificou a atitude alegando que temia vazamentos de informações dentro da própria instituição.

Trabalho no fim de semana

De acordo com os delegados presentes, Queiroz reafirmou o desejo de continuar à frente da investigação. Ele teria dito que o curso que vai fazer semana que vem em Brasília não o impediria de prosseguir nas apurações. Oficialmente, a cúpula da Polícia Federal atribuiu a saída de Queiroz exclusivamente à participação dele no curso de aperfeiçoamento em Brasília. No entanto, segundo os delegados do caso, não restou dúvida no encontro de emergência que a decisão de afastá-los das investigações era definitiva e irrevogável.

Falta de apoio

Durante a reunião com diretores da Polícia Federal, os delegados também reclamaram de falta de apoio. Foi cobrada dos superiores uma resposta para o pedido de reforço na equipe. Segundo os delegados, na semana passada eles já haviam solicitado peritos, escrivães e agentes para analisar toda a documentação recolhida em 58 endereços por ordem da Justiça. Passados oito dias da Operação Satiagraha, uma tonelada de material apreendido sequer começou a ser examinada, de acordo com os delegados afastados. “As pressões sobre esses delegados que conduziram a operação, as pressões estavam sendo muito grandes, muitos fortes. Não só de dentro da Polícia Federal, da direção geral, que talvez tivesse alguma censura a respeito da conduta de algum deles, que nós não concordamos na realidade. Mas também de fora da instituição” afirma o diretor do sindicato dos delegados da PF, Amauri Portugal.

Novas funções

Na reunião entre os delegados e cúpula da PF, também não foi dito quem vai assumir as investigações a partir da próxima semana.

A Polícia Federal anunciou nesta quarta-feira (16) o delegado Ricardo Saad, chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Financeiros da Superintendência de São Paulo (Delecin), como novo titular da Operação Satiagraha.

Cada delegado do grupo vai para um lado. Karina Murakami Souza será transferida para a corregedoria da Polícia Federal; Carlos Eduardo Pellegrini volta para o departamento anti-drogas; e Victor Hugo Rodrigues Alves já reassumiu funções no interior de São Paulo. Já Protógenes Queiroz vai se dedicar integralmente ao curso de especialização na Academia Nacional de Polícia. Queiroz é o mais antigo do grupo. Está na Polícia Federal há dez anos e já comandou grandes investigações, como as que levaram para a cadeia o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, o filho dele (Flávio), o contrabandista Law Kin Chong e juízes de futebol envolvidos no escândalo conhecido por “máfia do apito”.

Episódio inédito

A saída de Queiroz do caso Daniel Dantas-Naji Nahas representa um episódio inédito na Polícia Federal. É a primeira vez que um delegado deixa o comando de uma grande operação no auge das investigações. Na tarde desta quarta-feira (16), o procurador da República em São Paulo Rodrigo De Grandis encaminhou oficio à direção da Polícia Federal pedindo o retorno imediato da equipe de delegados ao comando da investigação.

Tudo muito estranho. Os quatro delegados afastados ao mesmo tempo, e o governo diz que foi a pedido deles. Só mesmo a Velhinha de Taubaté para acreditar nesta história da carochina.

E Lula pedindo ao delegado pra retomar o caso? Para mim é jogo de sena. O Presidente da República manda e não pede.

Caso só um dos delegados tivesse pedido o afastamento seria difícil de acreditar, mas que sabe? Mas os quatro?

E se pediram para sair a Policia Federal poderia ter dito não pois o caso é de extrema importância.

Tudo muito extranho. Tanto a oposição como o governo estrão envolvidos até a medula neste mar de lama.