49 razões para ser Homem


1 - ...
2 - A nudez no cinema é, em 99% dos casos, feminina
3 - Um feriado prolongado requer apenas uma mochila
4 - Você assiste a um jogo de futebol sem perguntar por que uns podem pegar com a mão e outros não
5 - Você pode abrir qualquer pote de qualquer coisa sem precisar de ajuda
6 - Seus velhos amigos não reparam se você ganhou peso
7 - Um corte de cabelo no barbeiro é mais rápido, prático e econômico
8 - Sua bunda nunca é um fator determinante numa entrevista de emprego
9 - Seus orgasmos são reais
10 - Você não precisa perder tardes inteiras na manicure
11 - Você não tem que carregar uma bolsa cheia de coisas inúteis
12 - Você mantém o seu nome quando se casa
13 - O uso da força física sempre é uma saída
14 - Você consegue tomar banho e estar pronto em menos de 10 minutos
15 - Avistar uma barata ou qualquer outro inseto não é motivo de pânico
16 - Cuecas são mais baratas que calcinhas e sutiãs
17 - Você não tem de raspar nada abaixo do pescoço
18 - Se você tem 30 anos e é solteiro, ninguém diz que está muito tarde
19 - Chocolate é apenas um doce
20 - Você pode ser presidente
21 - Você consegue ficar mais de meia hora em silêncio
22 - Você sabe dirigir e é muito menos ofendido no trânsito
23 - Flores consertam tudo
24 - Você pode pensar em sexo 90% do seu tempo sem que os outros achem você um pervetido
25 - Você pode dizer o que acha sem se preocupar com o que os outros vão achar de você
26 - Rodrigo Santoro não faz parte dos seus pensamentos cotidianos
27 - Ninguém pára de contar uma piada suja se você entra na sala
28 - Você pode tirar a camisa no meio da rua num dia quente
29 - Mecânicos te dizem a verdade
30 - A ação da gravidade sobre os seus peitos não é importante
31 - Você pode sentar com os joelhos afastados independente da roupa que estiver vestindo
32 - Cabelos grisalhos te deixam charmoso
33 - Há muito mais mulheres no mundo do que homens
34 - Ninguém acha um absurdo você não saber cozinhar
35 - Você não precisa perder a oportunidade de dar umazinha por estar menstruado
36 - Você pode comprar camisinhas sem que o balconista da farmácia fique te imaginando nu
37 - Seus telefonemas não duram mais do que 10 minutos
38 - Você não precisa sentir dor para ser pai
39 - Seus amigos nunca vão te brindar com aquela chata pergunta: "Você está notando algo de novo ?"
40 - Os filmes pornôs são feitos quase que exclusivamente para você
41 - Você pode coçar o saco
42 - Ser feio não é tão problemático, pois algumas mulheres não se importam
43 - Você tem total controle sobre as suas glândulas lacrimais
44 - Você pode ir ao Maracanã, na arquibancada, sem temer pela sua integridade física
45 - Quando você vai à feira, não é importunado pelos feirantes
46 - Pelo menos na família você é o chefe
47 - As suas cuecas são lavadas na intimidade da área de serviço, e não expostas no boxe do banheiro
48 - Suas noites são mais tranqüilas, pois as mulheres raramente roncam
49 - Você pode comer uma banana em frente a uma construção civil
50 - O mundo é seu

Louras são mais guerreiras e determindas


Da BBC Brasil:
O autor de um estudo da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, sobre agressividade e confiança, afirmou que mulheres louras têm uma atitude mais "guerreira e determinada" diante da vida, segundo uma reportagem do jornal britânico The Sunday Times deste domingo.
A pesquisa, que envolveu 156 estudantes da universidade, descobriu ainda que, embora as louras tenham mais disposição para defender vigorosamente os próprios interesses, elas são menos inclinadas a chegar às vias de fato do que morenas e ruivas.
"Nós esperávamos que as louras sentissem ter mais direito (ao sucesso) do que outras jovens. Estamos no sul da Califórnia, o habitat natural da loura bem-sucedida", afirmou ao Sunday Times Aaron Sell, que coordenou a equipe de pesquisadores.
"O que não esperávamos é ver que elas são muito mais beligerantes do que as suas colegas de campus."
De acordo com a reportagem do semanário britânico, o estudo confirmou a teoria de que louras fazem mais sucesso entre os homens, são mais bem tratadas e mais dispostas a "ir à guerra".

Dilma - potencial imenso


Comentário feito no Blog do Nassif sobre esta postagem pelo leitor Marcos Doniseti

Não vejo como a popularidade de Lula possa vir a cair em 2010. Talvez seja difícil subir ainda mais neste momento, devido ao fato de que grande parte das suas realizações são ignoradas pela Grande Mídia, que não as divulga sob hipótese alguma.
Mas, quando começar o horário eleitoral gratuito (e Dilma terá cerca de metade do tempo disponível) e Dilma usar o mesmo para divulgar as realizações do governo (como as obras do PAC, por exemplo) é provável que tenhamos um novo aumento na popularidade de Lula. As últimas eleições mostraram, claramente, que ao mostrar as suas obras e realizações no horário eleitoral, os governantes têm um grande aumento de popularidade.
Exemplo: Kassab era aprovado por cerca de 35% dos paulistanos antes do início do horário eleitoral. Durante o mesmo a sua aprovação chegou a 61%. Depois do fim da campanha, ela voltou a cair e agora está quase que no mesmo patamar de antes da campanha.
Sem dúvida que a tarefa de tornar Dilma conhecida de toda a população, e de relacionar a sua candidatura presidencial com o governo Lula, irá ocorrer justamente durante a campanha no rádio e na TV. E será neste momento que ela mostrará se irá vencer ou não a eleição. Mas, há indicações claras de que o potencial de crescimento de Dilma é imenso. A mais recente pesquisa espontânea do Datafolha provou isso. Na mesma, Dilma aparece com 10%, o ‘candidato de Lula’ aparece com 8% e o ‘candidato do PT’ tem 1%. Total: 19%. E Serra tem apenas 8%.
Assim, existe uma imensa parcela do eleitorado que quer votar no ‘candidato do Lula’ e no ‘candidato do PT’, mas ainda não estão sabendo que ambos são uma única candidata: Dilma. Quando o eleitorado descobrir isso, Dilma crescerá muito nas pesquisas.
Com relação ao governo Lula, Serra irá, sim, repetir o que fez na campanha para a prefeitura de SP, dizendo que irá ampliar e melhorar o que Lula está fazendo, tal como fez em relação às obras e projetos de Marta.
Mas, o fato é que ele não cumpriu com essa promessa depois que se elegeu prefeito de São Paulo e isso poderá ser usado contra ele na campanha presidencial. Aliás, Serra abandonou o cargo depois de 15 meses e olha que ele havia assinado um documento em cartório dizendo que não iria fazer isso… Tal fato poderá ser usado contra ele na campanha presidencial. Exemplos desta não continuidade: Serra prometeu continuar com a construção de piscinões e de corredores exclusivos de ônibus, mas tais programas foram interrompidos. O programa de revitalização do Centro de SP, iniciado pelo governo Marta e que contava com verbas do BID no valor superior a US$ 100 milhões, foi inteiramente abandonado.
Portanto, o discurso de Serra de que irá ‘ampliar e melhorar’ o que Lula está fazendo poderá ser combatido com eficácia durante a campanha eleitoral e poderá ser dito que tal discurso é só para ganhar eleição, mas que tal promessa não será cumprida caso ele vença. Suas ações na prefeitura de SP comprovam o caráter enganador e meramente eleitoreiro desta promessa de Serra.
Já a imagem de gerente competente de Serra foi muito abalada pelos acidentes do Metrô, que inclusive resultaram pelo acidente do RodoAnel , pelas enchentes, inclusive nas Marginais, as quais o PSDB falou que não sofreria mais com enchentes e fez propaganda intensa disso. Tudo isso poderá ser usado contra Serra.
Tal imagem de ‘gerente competente’ ainda não foi abalada perante grande parte do eleitorado porque a Grande Mídia blindou Serra com relação a estes fatos.
Mas, quando for criticado pela campanha de Dilma por todos estes desastres gerenciais e administrativos, o que ele irá dizer? Que não tem nada a ver com tudo isso? Irá por a culpa em São Pedro? O eleitorado não irá engolir essas desculpas esfarrapadas. A Grande Mídia engole esse discurso. O eleitorado, não.
Com relação à economia, não existe nenhuma vulnerabilidade das contas externas. Por enquanto, isso não passa de uma miragem e pura e simplesmente não existe. Em 2009, o déficit nas contas externas foi de apenas 1,4% do PIB, o que é facilmente financiável.
No governo FHC, tivemos crises externas somente devido ao fato de que o governo tucano acumulou déficits externos anuais superiores a 4% do PIB durante vários anos seguidos. Estamos muito longe disso.
E a entrada recorde de dólares em 2010 irá ajudar, é claro, a evitar qualquer ‘crise das contas externas’. E isto irá acontecer não apenas pelos investimentos em bolsa de valores ou produtivos, mas pelo aumento dos preços das commodities.
Segundo o banco Merryl Lynch somente o preço do minério de ferro deverá subir 50% em 2010. Isso matará com qualquer ‘crise das contas externas’ no ninho.
Este ‘efeito-bolha’ está ocorrendo em muitos outros países, incluindo Europa, EUA e China. Os EUA somente estão voltando a crescer porque existe, claramente, uma bolha em sua economia.
E é bem provável, sim, que a economia global passe por novos ’solavancos, mas o governo brasileiro já demonstrou a sua capacidade em impedir que o país seja muito afetado pela mesma, tendo sido um dos primeiros a superar os efeitos da crise global iniciada em 2008. Justamente por isso é que a percepção de risco dos investidores não irá crescer tanto, assim, em relação à economia brasileira, pois eles sabem que o Brasil tem uma economia sólida e que é capaz de resistir a fortes choques externos.
E é muito difícil que vá acontecer uma ‘estilingada’ no câmbio com reservas de US$ 240 Bilhões, sólidos fundamentos econômicos, aumento dos preços das commodities e crescimento dos investimentos externos no país. O cenário econômico brasileiro para 2010 permite concluir que não teremos problema algum nas contas externas e nem no câmbio.
Além disso, o governo Obama também enfrentará eleições para o Congresso Nacional e para muitos governos estaduais e tem o maior interesse em manter a economia dos EUA em processo de recuperação. Dias atrás eu li na Internet (e onde mais poderia ter sido, não é mesmo?) que do pacote de US$ 787 bilhões aprovados por Obama em 2009, mais de US$ 500 bilhões ainda não foram gastos.
Assim, caso a economia dos EUA necessite, o governo Obama ainda poderá injetar todo esse dinheiro a fim de estimular o crescimento econômico e a geração de empregos. E não duvido que uma parte destes recursos sejam gastos em 2010, até em função das eleições, que serão cruciais para Obama, pois se o Partido Democrata sofrer uma derrota muito forte, Obama ficará enfraquecido para a campanha presidencial de 2012.
Quanto ao fato de Dilma e Franklin Martins terem sido guerrilheiros, é bom lembrar, Nassif, que o PSDB também tem o seu guerrilheiro, que é Aluizio Nunes Ferreira, Chefe da Casa Civil do governo de SP e que é o candidato preferido de Serra para sucedê-lo no governo estadual. Para quem não sabe, Aluízio foi da ALN de Carlos Marighella. Se ele for o candidato tucano ao governo de SP, aí é que Serra não poderá falar coisa alguma do passado de ‘guerrilheira’ de Dilma.
Além disso, a campanha de Dilma poderá dizer que ela foi corajosa e ficou aqui no Brasil para lutar contra a Ditadura Militar (que destruiu com a democracia e com as liberdades no país), enquanto que Serra preferiu fugir do país, indo se exilar no Chile.
Assim, ficará explícito para a população que enquanto Dilma demonstrou coragem e ficou aqui no Brasil para lutar contra a Ditadura, Serra foi covarde e preferiu fugir.
Logo, recomenda-se à campanha de Serra que não use o discurso da Dilma guerrilheira, pois isto poderá ser um tiro de canhão no próprio pé.
Quanto à política desenvolvimentista, Dilma já afirmou que é sim adepta do desenvolvimentismo. E ela ainda poderá, ao assumir esta postura, fazer a conexão com governos desenvolvimentistas do passado e que são, ainda hoje, bem avaliados pela população, como os de Vargas e de JK.
E Sérgio Guerra não apenas disse que irá mudar a política cambial, de metas de inflação e de juros, mas que o governo Serra irá acabar com o PAC. E isso poderá ser muito bem explorado pela campanha de Dilma.
Poderá ser dito, pela campanha de Dilma, que Serra irá acabar com o PAC (que reúne os maiores investimentos em infra-estrutura e na área social feitos no país desde a crise da dívida externa, há quase 30 anos), que o seu governo colocará em risco o controle da inflação, bem como os aumentos reais para o salário mínimo e para o funcionalismo público, bem como acabará com o Bolsa-Família e com os programas sociais, que privatizará o BB e a CEF. E também poderá ser dito que Serra irá entregar o petróleo do pré-sal para as multinacionais e que irá enfraquecer e privatizar a Petrobras.
E tudo isso é perfeitamente possível de acontecer, vide o histórico dos governos tucanos, que adoram privatizar tudo, além de arrochar salários dos trabalhadores e vender, a preço de banana, o patrimônio público através de privatizações manipuladas politicamente para beneficiar grandes corporações e empresários aliados do PSDB e do DEM.
Assim, a entrevista de Sérgio Guerra para a ‘Veja’ foi um grande presente que os tucanos deram para Dilma e para Lula. Estes devem ter guardado a entrevista e não vêem a hora de utilizá-la durante a campanha eleitoral, para demonstrar à população os riscos imensos que o Brasil estará correndo caso Serra seja eleito.
Bala de prata contra Dilma? O que é isso? Nem a Grande Mídia sabe o que será? Então, isso significa que eles não têm nada contra ela. E terá que inventar alguma coisa. E qualquer coisa que utilizarem poderá ser desmascarada pela campanha de Dilma e pelos seus simpatizantes na Internet.
Afinal a própria Grande Mídia já perdeu grande parte da sua credibilidade perante a população justamente em função da história da ‘Ditabranda’, da ficha falsa de Dilma, das mentiras de Lina Vieira, da inexistente epidemia de febre amarela e tantos outros casos em que tentou fabricar escândalos com o único propósito de enfraquecer o governo Lula. Se isso acontecer durante a campanha eleitoral, as pessoas irão perceber que se trata de novas mentiras e que as mesmas não devem ser levadas em consideração.
E não se pode descartar, também, a possibilidade de que a campanha faça o seu próprio banco de dados a respeito de Serra e de seus aliados, como José R. Arruda, por exemplo. O vídeo em que Serra disse que os eleitores deveriam votar nele e em José R. Arruda porque daí estariam votando em 2 carecas em vez de apenas 1 poderá ser utilizado contra ele na campanha eleitoral. E ver a sua imagem pública associada com a de Arruda não é exatamente o sonho de consumo de Serra, não é mesmo?
Além disso, entre a parte da população melhor informada, qual é, hoje, a credibilidade da ‘Veja’ e da ‘Folha’? Praticamente nenhuma.
E não teremos, como eu já disse e pelas razões que já apontei, agitação alguma no câmbio em 2010. Isso é fruto da imaginação de pessoas que desconhecem os reais fundamentos da economia brasileira. O Brasil adquiriu um prestígio imenso no exterior ao conseguir limitar fortemente os efeitos da crise global.
A conclusão é que a economia brasileira deverá crescer cerca de 6% em 2010, o desemprego cairá ainda mais, as obras do PAC irão se acelerar, a renda da população irá subir em termos reais, a inflação continuará controlada, a vida das pessoas continuará melhorando e a candidatura de Serra é a única coisa que ameaçará tudo isso, fato este que a entrevista de Sérgio Guerra para a ‘Veja’ serve como exemplo perfeito, visto que o mesmo disse que irá acabar com o PAC e que irá mudar totalmente a política econômica.
Inclusive, a ministra Dilma já criticou duramente a entrevista de Sérgio Guerra, mostrando que tem um bom sendo de oportunidade política. Os tucanos erraram feio nesta entrevista e ela já está sabendo tirar proveito disso. E é isso que precisará ser feito durante toda a campanha presidencial de 2010. Sempre que os tucanos falarem bobagem, atacá-los sem piedade e mostrar aos brasileiros o imenso perigo que o país estará correndo caso Serra seja eleito Presidente.
Assim, caso Dilma faça uma campanha bem organizada e não cometa nenhum grande erro durante a mesma, ela tem grandes possibilidades de se eleger Presidente em 2010.

Dar não é fazer amor


Dar é dar.
Fazer amor é lindo, é sublime, é encantador, é esplêndido.
Mas dar é bom pra cacete.
Dar é aquela coisa que alguém te puxa os cabelos da nuca...
Te chama de nomes que eu não escreveria...
Não te vira com delicadeza...
Não sente vergonha de ritmos animais. Dar é bom.
Melhor do que dar, só dar por dar.
Dar sem querer casar....
Sem querer apresentar pra mãe...
Sem querer dar o primeiro abraço no Ano Novo.
Dar porque o cara te esquenta a coluna vertebral...
Te amolece o gingado...
Te molha o instinto.
Dar porque a vida é estressante e dar relaxa.
Dar porque se você não der para ele hoje, vai dar amanhã, ou depois de amanhã.
Tem pessoas que você vai acabar dando, não tem jeito.
Dar sem esperar ouvir promessas, sem esperar ouvir carinhos, sem
esperar ouvir futuro.
Dar é bom, na hora.
Durante um mês.
Para os mais desavisados, talvez anos.

Mas dar é dar demais e ficar vazio.
Dar é não ganhar.
É não ganhar um eu te amo baixinho perdido no meio do escuro.
É não ganhar uma mão no ombro quando o caos da cidade parece querer te abduzir.
É não ter alguém pra querer casar, para apresentar pra mãe, pra dar
o primeiro abraço de Ano Novo e pra falar:
"Que que cê acha amor?".
É não ter companhia garantida para viajar.
É não ter para quem ligar quando recebe uma boa notícia.
Dar é não querer dormir encaixadinho...
É não ter alguém para ouvir seus dengos...
Mas dar é inevitável, dê mesmo, dê sempre, dê muito.

Mas dê mais ainda, muito mais do que qualquer coisa, uma chance ao amor.
Esse sim é o maior tesão.
Esse sim relaxa, cura o mau humor, ameniza todas as crises e faz você flutuar

Experimente ser amada...
Luís Fernando Veríssimo

PIG EXPLORA A MISÉRIA E O INFORTÚNIO HAITIANOS PARA ALIMENTAR PRETENSAS DESAVENÇAS

Bem que eu poderia ficar sem essa.
Aborrecimentos num domingo. É disso do que eu menos precisaria.
Mas foi o que eu ganhei ao ir às páginas online do PIG.
Uma infâmea!
A falta de caráter, de ética e de senso humanitário do PIG no tratamento de tão triste tragédia só é proporcional às perdas causadas pelo tremor de terra que abalou o Haiti.
Um desastre!
O PIG desdenha das vítimas humanas.
Ele prefere explorar a crise existente (paara ele) entre Brasil e EUA.
O Brasil está em guerra (diplomática) com os EUA – esbraveja cínica e espalhafatosamente o PIG.
Para ele, o Brasil faz jogo de ciúme para ter o controle do país e corrdenar a ajuda internacional.
Não se pode negar a arrogância americana e o péssimo hábito dos governos de Washington de quererem se sobrepor às demais nãções em casos dessa natureza.
À excessão do Katrina, aquele furacão que atingiu Nova Orleãs.
Que matou ou deixou sem casas, famintos e jogados à própria sorte milhares de americanos.
No quintal da cozinha de George W. Busch.
Os EUA nada fizeram por seus filhos que até hoje não se recuperaram dos prejuízos.
Agora querem fazer pelos haitianos.
Mas antes querem subjulgar uma liderança que pertence ao Brasil.
O Brasil tem uma Força de Paz no Haiti.
Há mais de uma década.
Os EUA, se fizeram, fizeram muito pouco pelos haitianos até hoje, a não ser violentá-lo no período de 1915 a 1934 quando ocuparam seu país.
O que os Estados Unidos fizeram, de concreto mesmo, pelos haitianos, foi apoiar uma ditadura que se estabeleceu no país de 1964 a 1986 e o fez regredir 200 anos na História.
Mas nada disso justifica tamanha imbecilidade do PIG.
É visível – se não risível – o joguete desinformativo e distorcivo da notícia, excrementada pelo PIG.
O PIG faz questão de dizer que o Mundo ignora, que a imprensa internacional não somente se abstém, mas não cita o nome do Brasil como país que fornece qualquer tipo de ajuda ao Haiti.
E cita os sites das redes CNN e BBC como os que desconhecem e ignoram o papel do Brasil, enquanto destacam as decisões de Barack Obama a atuação da Secretária de Estado, Hillary Clinton.
Pior do que as matérias abjetas do PIG, só os comentáriosa de seus internautas – salvo raras excessões.
Só não arrisco sugerir que você dê uma olhada no Estadão – hoje o mais permissivo do PIG – porque prezo pelo seu bem-estar e presumo que seja seu desejo ter uma tarde e noite sem traumas.
O Brasil tem feito pelo Haiti nos oito anos mais do que os EUA e os europeus fizerem desde 1492.
Mas a hora não é de fazer o que o PIG está fazendo: criar outro factóide e inventar mais uma crise entre o Brasil e os EUA não interessa nem ao Brasil, nem aos EUA e muito menos ao povo haitiano.
Somente ao PIG.
O PIG é, de fato, uma excrescência moral.

Os tucanos e o fim do PAC

" Vamos acabar com o PAC ", Sérgio Guerra presidente do PSDB.


Depois desta declaração do Sérgio Guerra, o PSDB será massacrado na eleição presidencial.

Agora, é que a tucanada e os demos perderam a eleição, sem dúvida alguma. Afinal, se eles pretendem acabar com o PAC, pode-se pensar (e dizer para a população) que farão o mesmo com relação ao Bolsa-Família, que irão privatizar a Petrobras, o BB e a CEF, que mudarão as regras do petróleo do Pré-Sal para entregá-lo às multinacionais, promovendo um gigantesco retrocesso político, econômico e social no país.

O que o PSDB irá fazer é destruir com o PAC e ou entregar todas as suas obras para grandes corporações privadas administradas por aliados políticos, que irão cobrar gigantescos pedágios ou propinas (tal como ocorre no caso Metrô de SP/Alstom) para levar tais obras adiante. Continua>>>

Judiciário penço

Quando criança, ouvia minha querida mãe dizer que um dia "a roda grande passaria por dentro da pequena", Ela se referia à inversão de valores.
Hoje, a gente ver que as previsões de mamãe estão se concretizando.
Os delegados da PF Paulo Lacerda e Protógenes Queiroz, bem como o Juiz De Santis estão em vias de serem presos, julgados e condenados por serem honestos, dignos, honrados e ompetentes no cumprimento de seus deveres.
Daqui a pouco eles serão afastados de seus cargos e funções (os dois primeiros já o foram), e De Santis éconsiderado por muitos como louco e imparcial, enquanto gente do tipo Maluf, Daniel Dantas, Naji Nahas, entre outros, devem lhes servir de carcereiros.
Tudo sob a complacência e aprovação do PIG que age sistematicamente para proteger bandido rico porque são eles quem patrocinam os demotucanos, que, por sua vez, quando no poder,são seus maiores clientes.
Resumindo a frase de mamãe: o bandido é quem prende a polícia.
E a justiça, essa só pende pros ricos.
Uma vergonha.

Comparação

SE OS TUCANOS NÃO DESEJASSEM SOFRER COMPARAÇÕES COM A GESTÃO LULA, O MÍNIMO QUE PODERIAM TER FEITO ERA FAZER EM OITO ANOS A METADE DO QUE O NORDESTINO "ANALFABETO" FEZ. E ISSO ELES SABEM QUE NÃO FIZERAM.

Lula x FHC: Não dá para não comparar.
Dilma x Serra: Não tem como Ela não ganhar.

O gesto do general Martín António Belza


O jornalista Luís Cláudio Cunha - autor do livro “Operação Condor: o sequestro dos uruguaios, que trata do cado dos estudantes Lílian Celiberti e Universindo Díaz, que evidenciou, pela primeira vez, há 30 anos, a cooperação entre as forças de repressão política no Cone Sul – publicou um longo e muito interessante atigo sobre a questão da revisão da Lei da Anistia, no Observatório da Imprensa.


Embora recomende sua leitura de todo o texto, que leva o título de Quem tem medo da verdade , dele destaco um trecho que impressiona e faz pensar:

Lula, Jobim e os ministros militares poderiam ganhar alento na figura nobre de Martín António Balza, um general de porte altivo e fala serena, que comandou o Exército da Argentina de 1991 a 1999, durante os dois mandatos do presidente Carlos Menem. Vinha da Artilharia com especialização em guerra de montanha. Como tenente-coronel, participou em 1982 da Guerra das Malvinas comandando um grupo de artilharia. Foi preso pelos ingleses e, pela bravura que os generais de Buenos Aires não tiveram, recebeu a Medalha de Mérito do Exército.

Seu ato mais notável, no entanto, foi a espantosa aparição que fez na noite de 25 de abril de 1995 em Tiempo Nuevo, o programa de entrevistas mais importante da TV argentina, apresentado pelo jornalista Bernardo Neustadt. Com o uniforme cáqui de comandante e os cabelos brancos aos 61 anos, Balza iniciou um inesperado mea-culpa que emocionou o país, ainda traumatizado pelos 18 mil desaparecimentos oficialmente reconhecidos (30 mil para entidades de direitos humanos) nos anos da “guerra suja”, entre 1976 e 1983.

Tirou um papel do bolso e, com voz firme, carregada de convicção, leu um texto que poderia ser a leitura de um general sobre o Brasil. Fala Balza:

“Quero iniciar um diálogo doloroso sobre o passado, um diálogo doloroso que nunca foi mantido e que se agita como um fantasma sobre a consciência coletiva, voltando estes dias irremediavelmente das sombras onde ocasionalmente ele se esconde. Nosso país viveu a década de 70, uma década assinalada pela violência, pelo messianismo e pela ideologia. Sem buscar palavras inovadoras, mas apelando aos velhos regulamentos militares, aproveito esta oportunidade para ordenar uma vez mais ao Exército, na presença de toda a sociedade: ninguém está obrigado a cumprir uma ordem imoral ou que se afaste das leis e dos regulamentos militares. Quem o fizer incorre em uma conduta viciosa, digna da sanção que sua gravidade requeira. Sem eufemismos, digo claramente:

“Delinque quem vulnera a Constituição nacional. Delinque quem emite ordens imorais. Delinque quem cumpre ordens imorais. Delinque quem, para cumprir um fim que crê justo, emprega meios injustos e imorais. A compreensão desses aspectos essenciais faz a vida republicana de um Estado. Compreender isto, abandonar definitivamente a visão apocalíptica, a soberba, aceitar o dissenso e respeitar a vontade soberana…

“Esse é o primeiro passo que estamos dando há muitos anos para deixar o passado para trás, para ajudar a construir a Argentina do futuro, uma Argentina amadurecida na dor, que possa chegar algum dia ao abraço fraterno. Se não pudermos elaborar a dor e cicatrizar as feridas, não teremos futuro. Não devemos mais negar o horror vivido, e assim poder pensar em nossa vida como sociedade que avança, superando a pena e o sofrimento.

(…)O histórico depoimento do general Martín Balza produziu um efeito profundo no país e nas Forças Armadas argentinas, lembra o jornalista brasileiro Flávio Tavares, que foi correspondente de O Estado de S.Paulo em Buenos Aires nos anos de chumbo:

“Sem que o próprio presidente Carlos Menem soubesse, o general Balza fez o mea-culpa e iniciou o processo de sinceramiento, como se chama na Argentina a essa catarse da instituição militar. Com isso, libertou milhares de oficiais das Forças Armadas do pesadelo de terem de assumir como próprios os delitos cometidos por uma minoria no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.

“Esse processo de sinceramiento, a decisão de nada ocultar, reaproximou as Forças Armadas e a população, suplantando desconfianças e temores. Recordo ainda que, após a entrevista de arrependimento de Balza, uma jornalista argentina – com familiares assassinados pela ditadura – aproximou-se sorrindo, estendeu a mão e lhe disse:

– Pela primeira vez posso apertar a mão de um general sem ter medo ou culpa.”

Um diálogo tão doloroso, numa nação tão machucada como a Argentina, mostra que o tema da anistia e do perdão depende, às vezes, da palavra certa e muito da vontade política. E precisa ainda mais de coragem, que até agora não irrompeu no Alto Comando do Brasil. Não é difícil imaginar o efeito regenerador que uma declaração do general Enzo Peri, com este conteúdo, teria na história brasileira, reconciliando militares e suas vítimas pelo simples reconhecimento da culpa. É um gesto penoso, resignado, contrito, mas de insuperável grandeza. É difícil e ao mesmo tempo simples. Portanto, possível.

Quando assumiu o posto de ministro da Defesa, num momento em que o país vivia o apagão aéreo que convulsionava os aeroportos, Nelson Jobim fez uma conclamação que impressionou pelo arrojo, pela determinação:

– Aja ou saia, faça ou vá embora!
O Brasil gostaria de apertar a mão dos seus generais, sem medo ou culpa.

Basta agir e fazer, ministro Jobim! Ou, então, saia. Vá embora.

De Sancts põe rico na cadeia

O jornal nacional noticiou o congelamento do investigação sobre a Camargo Corrêa pelo corajoso Juiz Fausto De Sanctis de forma singular.

Depois que o repórter César Tralli saiu do ar, Renata Vasconcelos leu numa “nota pé” para relacionar todas as formas de “congelamento” a que foram submetidas as ações que o corajoso Fausto De Sanctis empreendeu para botar rico na cadeia.
Clique aqui para ir ao jornal nacional.
Deu a impressão de que corajoso De Sanctis não acerta uma.
Todas as investigações dele são um desastre: Corinthians, Satiagraha e Camargo Corrêa.
Que juizinho de quinta !
Na verdade, trata-se de um juiz que tem uma peculiaridade.
Ele põe rico na cadeia.
E, como se sabe, o Código Penal no Brasil foi feito para tirar rico da cadeia.
Não serve para botar – só para tirar.
E o PiG (*), ou seja, o jornal nacional, reproduz isso com a suavidade elegante da Renata Vasconcelos: que loucura esse De Santcis.
De Sanctis tem a mania de querer botar rico na cadeia.
Onde ele pensa que está ?
Numa democracia ?
Que absurdo !
Viva o Brasil !

O problema dos outros - Paulo Coelho

Era uma vez um sábio muito conhecido, que vivia em uma montanha do Himalaia. Cansado de conviver com os homens, havia escolhido uma vida simples, e passava a maior parte do tempo meditando.


Sua fama, porém, era tão grande, que as pessoas estavam dispostas a andar por caminhos estreitos, subir colinas escarpadas, vencer rios caudalosos - apenas para conhecer aquele homem santo, que acreditavam ser capaz de resolver qualquer angústia do coração humano.

O sábio, como era um homem cheio de compaixão, dava um conselho aqui, outro ali, mas procurava livrar-se logo dos visitantes indesejados. Mesmo assim, eles apareciam em grupos cada vez maiores, e certo dia uma multidão bateu à sua porta, dizendo que lindas histórias a seu respeito haviam sido publicadas no jornal local, e todos estavam certos que ele sabia como superar as dificuldades da vida.

O sábio não disse nada; pediu que sentassem e esperassem. Três dias se passaram, e mais gente chegou. Quando não havia espaço para mais ninguém, ele dirigiu-se ao povo que estava diante de sua porta:

- Hoje vou dar a resposta que todos desejam. Mas vocês prometem que, assim que tiverem seus problemas solucionados, dirão aos novos peregrinos que me mudei daqui - de modo que possa continuar a viver na solidão que tanto almejo. Homens e mulheres fizeram um juramento sagrado; se o sábio cumprisse o prometido, eles não deixariam mais nenhum peregrino subir a montanha.

- Digam-me seus problemas - pediu o sábio.

Alguém começou a falar, mas foi logo interrompido por outras pessoas - já que todos sabiam que aquela era a última audiência pública que o santo homem estava dando, e tinham medo que ele não tivesse tempo de escutá-los. Minutos depois, a confusão estava criada; muitas vozes gritando ao mesmo tempo, gente chorando, homens e mulheres arrancando o cabelo de desespero, porque era impossível fazer-se ouvir.

O sábio deixou que a situação se prolongasse um pouco, até que gritou:

- Silêncio!

A multidão calou-se imediatamente.

- Escrevam seus problemas e coloquem o papel na minha frente.

Quando todos terminaram, o sábio misturou todos os papéis em uma cesta, pedindo em seguida:

- Passem esta cesta por todos; que cada um tire o papel que está em cima, e leia o que foi escrito. Vocês podem escolher entre passar a ter o problema que está escrito ou vocês podem pedir seu problema de volta a quem os sorteou.

Cada um dos presentes pegou uma das folhas de papel, leu, e ficou horrorizado. Concluíram que aquilo que tinham escrito, por pior que fosse, não era tão sério como o que afligia o seu vizinho. Duas horas depois, trocaram os papéis, e cada um tornou a colocar no bolso o seu problema pessoal, aliviado por saber que sua aflição não era tão dura como imaginava.

Agradeceram a lição, desceram a montanha com a certeza de que eram mais felizes que os outros, e - cumprindo o juramento feito - nunca mais deixaram que ninguém perturbasse a paz do santo homem.

Operação Castelo de Areia

NOTA À IMPRENSA


O Ministério Público Federal, ciente da suspensão liminar da Operação Castelo de Areia, por decisão do Superior Tribunal de Justiça, esclarece que sua atuação, durante toda a investigação e processamento dos feitos em curso contra o Grupo Camargo Correa, doleiros e autoridades públicas envolvidas, foi inteiramente pautada na legalidade, fornecendo à Justiça Federal todos os elementos necessários à concessão de medidas constritivas, como a interceptação telefônica, que acabou sendo deferida, pelo juízo de forma legal e fundamentada.

Com efeito, tal medida judicial teve origem em informações fidedignas produzidas por réu-colaborador em outro feito judicial, não em denúncia anônima simplesmente. A interceptação igualmente se sustentou em fortes elementos de prova colhidos no âmbito da Operação Downtown, em curso na 2ª Vara Criminal Federal, onde se revelava a forte atuação de doleiro co-réu na Operação Castelo de Areia, que realizava câmbio paralelo com diretores do grupo, viabilizando a remessa clandestina de fortunas ao exterior.

Em suma, a medida judicial não decorreu de qualquer arbitrariedade, mas sustentou-se em forte respaldo fático, amplamente corroborado pelo Ministério Público Federal, e, posteriormente, reconhecida como lícita pelo próprio TRF da 3ª Região, quanto à sua legalidade para a deflagração da ação policial, que resultou no ajuizamento de ações penais e novas representações criminais para todo o Brasil, visando à abertura de outras investigações criminais e cíveis contra os envolvidos.

De outro lado, mesmo que verdadeira fosse a tese da denúncia anônima, levantada e rebatida pela defesa, como insuficiente para instruir o deferimento de uma interceptaçao telefônica, é certo que tal meio de comunicação anônimo de notícia crime às autoridades de investigação tem tido papel fundamental na apuração de crimes graves, como tráfico de drogas, homicídios, quadrilhas de sonegadores, de contrabandistas, dentre outros, viabilizando a prisão de suspeitos e a instrução de inúmeras interceptações telefônicas que resultam em exemplares condenações e prisões, por parte da Justiça Federal de primeiro grau, em especial. Do contrário, inútil seria todo o esforço do poder público e os gastos com a implementação de sistemas de disque-denúncia, de proteção a testemunhas e de delação premiada, e que hoje, pelo que se vê, vem sendo francamente desprestigiado, com amplo desestímulo à colaboração dos cidadãos para com a Justiça.
Leia mais »

Elite preconceituosa e hipócrita

"Estamos mudando o jogo da concentração de renda. E o Lula é que é, de fato, o cara" Dilma Rousseff.
--------------------------------------------------------------------------------

" Chega um rico no balcão do BNDES ou do Banco do Brasil para pedir R$ 1 bilhão, as pessoas falam: "É investimento". Aí, você pega R$ 100 e dá para o povo comprar pão para levar para casa, esse mesmo que diz que é investimento para o rico fala: "Isso é esmola. Isso está ajudando a vagabundagem". Então, como eu aprendi a vencer os preconceitos na minha vida, nós vamos continuar priorizando a política para o povo pobre deste país que tem direito de construir a cidadania" , Lula.