Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Bolsonaro espalha Fake News para jornalistas italianos

divulgou uma fake news que seus apoiadores vêm disseminando há bastante tempo. Tornou-se transparente, assim, a origem dessas acusações, uma vez que agora foram feitas diretamente pelo próprio presidente para um público internacional.

Em entrevista concedida a um programa de auditório da RAI, emissora italiana de TV, o presidente proferiu acusação falsa e ignomiosa, atribuindo a mim participação na VPR, organização de oposição à ditadura militar. Construiu a sua fala, de modo a passar a ideia de que eu teria participado de ações violentas, em especial de uma que causou a morte de um soldado.

A verdade é que nunca fui integrante deste grupo, jamais participei de qualquer ação armada e não propus ou contribui para a morte de quem quer que seja.

Pertenci, na verdade, a outra organização política de oposição a ditadura, a VAR-Palmares.

O curioso é que os detalhes da minha atuação contra a ditadura militar no Brasil foram investigados e julgados pelos órgãos integrantes do aparato judicial-repressivo do regime militar, dos quais o então militar Bolsonaro foi próximo. Fui presa por três anos, fui torturada, e jamais me interrogaram ou julgaram por tais acusações, que agora, de forma irresponsável e injuriosa, me faz o presidente.

Meu nome também não é citado entre os militantes acusados de participarem da ação de São Paulo, no livro que trata do assunto, editado pelos próprios militares, após o fim da ditadura.

A ação específica a que Bolsonaro e seus apoiadores se referem ocorreu em São Paulo, em 26 de junho de 1968, período em que eu residia em Belo Horizonte e frequentava a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais. Não tinha o dom da ubiquidade, e ainda não tenho.

O presidente está apenas repetindo uma notícia falsa e insidiosa espalhada por seus apoiadores durante a campanha eleitoral, por meio de um vídeo comprovadamente forjado.

É a terceira vez que, por má-fé, essa mesma fake news é usada contra mim. A primeira foi em 2010, quando assumi a Presidência da República. A mentira foi divulgada por blogs fascistas. A segunda vez ocorreu na campanha eleitoral do ano passado, quando enormes somas de dinheiro foram gastas para espalhar notícias falsas contra os principais candidatos do PT, nas redes sociais. Agora, já na Presidência da República, Jair Bolsonaro repete aos telespectadores italianos informações falsas usadas para enganar o eleitor brasileiro.

É profundamente lamentável que um chefe de Estado venha a proceder dessa forma.

Dilma Rousseff

Rir é o melhor remédio

Eleitor de Bolsonaro
Depois de saber que mais de 7 milhões de reais passou pelas contas do laranja do clã
***

Tradução do recado da Globo para Famiglia bolsonaro, por Weden Alves


Desprezado ocupante atual do Palácio do Alvorada. Seremos diretos. não vamos perder nosso tempo com corruptos e estúpidos como vocês, milicianos de quinta categoria. Fechem a latrina e parem de fazer ameaças veladas ao nosso Grupo. Seus aliados de hoje, são nossos aliados a muito mais tempo, não se iludem pensando que eles trocarão de parceiros facilmente, vocês não são de confiança. Toscos!

Quando você nos aplaudia por perseguir Lula, testemunhava a mais desumana, calhorda e anti-republicana campanha difamatória já vista na história da imprensa brasileira. Jogamos, a partir de chantagens contra políticos, cooptação do Judiciário, e provas forjadas, um verdadeiro mito na cadeia. Perto dele, você é uma mosca sem asas. 

Não gastaremos com você e sua família um décimo do tempo que dedicamos a massacrar Lula. O cara dá trabalho. Ele está preso, mas de cabeça erguida. Lula não cai. 

Você cai com um peteleco. Estamos alertando você e sua família. Às favas os escrúpulo. Senta essa bunda magra na cadeira e conversa. Porque você sabe muito bem que pertenceu durante anos e anos ao partido mais corrupto do país, o PP. Seu patrimônio de 15 milhões de reais em 30 anos de carreira o obrigaria a juntar todo o salário de deputado em sua vida. Você é apenas um capitão, mané, nada mais que isso. Sua matraqueira aberta e sem limites já o coloca como um dos políticos mais odiados do planeta. E seus votos correspondem a apenas 39% dos votos totais. Com duas semanas de denúncias, seu apoio popular e político desce ao subsolo e você terá problemas sérios para se sustentar. Não pense que aquela massa de deputados e senadores vaidosos vão ficar ao lado de um desafeto nosso. Eles não são tolos. Não pense que os 61% dos eleitores que não votaram em você vão ficar impassíveis. E mesmo os seus, fora os fanáticos whatsapeiros, perderão a paciência logo logo. Então alertamos: se não quiser que o velho general já um pouco senil seja o próximo a ter que negociar conosco, ou o bem mais confiável Rodrigo Maia, retome a consciência, se é que a tem. Temos experiência de décadas em derrubar presidentes, condenar ao inferno políticos, empresários, cidadãos comuns. Essa tecnologia você não vai deter com seus tuíteres e whatsapps infantis. Somos profissas, você não. Como disse Roosevelt em relação à sanguinária família de ditadores nicaraguenses, os Somozas, sabemos que você é um FDP. Mas seja nosso FDP. Com estimas, Marinhos. Seus Amos... 

Em tempo: O amadorismo do Chefe do Bando colocando Moro (que está na mão da Globo) no Ministério da Justiça, e ainda aceitar que ele assuma o Coaf, é inacreditável; a Globo assumiu o Coaf... 

Weden Alves
***

Marcelo Zero: o "mito" acabou, seu governo ainda não

As últimas notícias sobre a corrupção na família Bolsonaro, evidenciada em provas materiais, mostraram à opinião pública o que qualquer pessoa bem informada sobre política já sabia há muito tempo: o "Mito" nada mais é que um político do mais baixo clero, incompetente, mentalmente fronteiriço, sem ideias e projetos racionais para o país e que entrou na política para enriquecer e defender interesses paroquiais.
O rei está nu e o "Mito" acabou.
Bolsonaro nunca passou de um idiota útil, que chegou ao poder graças ao antipetismo e à mentalidade profundamente retrógrada propiciados pelo processo golpista e por um oportunista, hipócrita e seletivo combate à "corrupção".
Bolsonaro ganhou às eleições graças a esse processo e a um festival de fake news financiado pelo grande capital, que viu nele a última esperança para derrotar o projeto de crescimento com distribuição de renda simbolizado pelo PT.
Marcelo Zero - sociólogo, especialista em política internacional e assessor da liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado
***


A queda moral dos bolsonaristas, por Aldo Fornazieri


O escândalo que envolve Flávio Bolsonaro e a própria família do presidente da República vem se revelando bem mais grave do que parecia no início: suspeita de lavagem de dinheiro, de corrupção e até de envolvimento com as milícias. Este escândalo tem um grande alcance na disputa política em geral e na disputa pelo poder. Ele representa a queda moral dos bolsonaristas, pois eles eram os detentores quase exclusivos do discurso moral, condição que lhes dava grande vantagem estratégica já que os mantinha na ofensiva retórica e embretava seus adversários, principalmente o PT, numa já prolongada defensiva.

Se a queda moral dos bolsonaristas ainda não representa uma reversão das posições ofensiva/defensiva na relação com o PT e o campo progressista, ao menos, no momento, equilibra um pouco mais o jogo nas escaramuças e do fogo cruzado da política entre governistas e oposicionistas. O desfecho da luta pela ocupação da posição ofensiva vai depender do desdobramento da crise, das ações do governo, das ações da oposição e da virtude e capacidade dos líderes em conduzir as batalhas.

É importante observar que nenhuma força que detém o poder conseguirá mantê-lo se estiver numa longa defensiva moral. Da mesma forma, nenhuma força de fora do poder conseguirá vitórias significativas se estiver na defensiva moral. Na política brasileira recente sobram exemplos para ilustrar essas situações. Mesmo no campo militar, a defensiva moral é coveira de forças poderosas. Basta lembrar o exemplo dos Estados Unidos no Vietnã: lutavam uma guerra injusta que os colocou na defensiva moral junto à opinião pública interna e internacional, fator decisivo na sua derrota e retirada dos americanos. Ocorre que a defensiva moral erode a autoridade, a legitimidade, a confiança e o ânimo de quem a carrega, por mais meios de poder que detenha.

A moralidade, assim como a perversidade e o egoísmo, é uma potência inerente à natureza humana. Sua aspiração torna-se mais forte à medida em que as sociedades se humanizam e se civilizam, afirmam direitos, justiça, igualdade e liberdade. A exigência de conduta moral tornou-se um paradigma do republicanismo clássico por entender que o Estado deve ser res publica. E daí vem o forte repúdio às práticas de corrupção.

A exigência de moralidade na vida pública, no entanto, não está isenta de problemas. Ocorre que o discurso moral pode ser manipulado e tornar-se moralismo. O moralismo  pode ser entendido como aquela atitude que se empenha em moralizar todas as coisas e situações sem expressar uma compreensão sobre as quais o moralismo se manifesta. Assim, o moralismo se esvazia de conteúdo e se torna uma mera retórica incitadora de valores igualmente vazios. Veja-se, como ilustração, a fórmula “O Brasil acima de todos e Deus acima de tudo”. O que significa isto? Nada! Trata-se de um mero formalismo, carente de qualquer conteúdo, de qualquer significado real.

Ocorre que o moralismo vem imbricado com uma aspiração justa: o combate à corrupção, embora o moralismo seja incapaz de combate-la, pois esta requer leis pertinentes de punibilidade, a certeza de sua aplicabilidade e mecanismos de controles públicos e sociais do poder. Ademais, o moralismo vem carregado com as ideias de purificação, de pureza e de limpeza, mesmo que esta seja feita pelos instrumentos demoníacos da violência. O moralismo político, por ser um ardil na busca do poder ou de sua manutenção, sugere a violação da Constituição e das leis em nome da pureza. Ele contamina a decisão judicial, pois os juízes emitem sentenças, não a partir da Constituição, das leis e da técnica jurídica, mas a partir de sua vontade moral. Contamina as políticas públicas, pois estas também são moldadas a partir dos valores morais dos agentes públicos e políticos e não a partir das necessidades e dos direitos sociais dos cidadãos. Contamina também a elaboração legislativa, pois a carga moral conservadora privilegia grupos específicos e bloqueia direitos civis e políticas sociais necessárias.

O moralismo, em nome de valores genéricos e vazios, escamoteia os que são os verdadeiros injustos e os injustiçados e disfarça a injustiça real assentada na desigualdade, pois a sua clivagem é entre os puros e os impuros. O moralismo é uma forma de autoritarismo e pode generalizá-la, pois, em nome dos valores morais, a alteridade é negada e pretende-se construir a nação como  um lugar exclusivo para os iguais iniciados na comunidade dos puros. Em regra, os moralistas são hipócritas já que não praticam o pregam e usam o próprio moralismo não para uma melhora moral da sociedade, mas para conquistar e manter o poder. Não há um conteúdo moral no moralismo, mas mero uso instrumental.

Note-se que quase todos os políticos que foram às ruas exigir moralidade pública e o impeachment de Dilma se revelaram como moralistas sem moral, pois eram corruptos juramentados. O sistema, corrupto que era de fato, entrou em colapso, mas não foi superado. Valendo-se dessa situação, Bolsonaro apresentou-se como o último baluarte da moral e como o candidato antissistema. Sem que se completassem ainda 30 dias de governo, esse baluarte ruiu e mergulhou nas profundezas apodrecidas do sistema. A família Bolsonaro emergiu desse lodo como uma família de moralistas sem moral. Com isso, Bolsonaro perdeu a pureza e a condição de ser o eleito de Deus, por revelar-se um pecador.

Há que se notar que o discurso moralista tem uma grande capacidade persuasiva e de convencimento nos momentos das disputas, pois ele se isenta de fornecer explicações racionais. Este poder persuasivo aumenta se a sociedade está desesperançada, mergulhada na crise e nas vicissitudes do desemprego e da pobreza. Todo o mal é atribuído à corrupção que, de fato, é um mal, mas não o único e talvez nem o mais importante. Já o moralismo instalado no poder é um instrumento frágil de sua manutenção, pois o elemento mais valioso da manutenção do poder são os resultados proporcionados pelo governante em benefício dos governados. Quando os governados se sentem enganados, a sua cobrança por resultados será mais incisiva e o  repúdio ao governo fracassado será ainda mais contundente. Este agora é o grande risco de Bolsonaro que poderá ver sua lua de mel com os eleitores drasticamente reduzida.

O equacionamento da crise Queiroz-Bolsonaro não é fácil. A solução mais radical seria a renúncia de Flávio ao mandato de senador. O presidente Jair Bolsonaro, claro, não pode ser imputado pelos elementos do escândalo, mas pode ser investigado, o que o enfraquecerá politicamente. Se a crise se agravar, poderá ocorrer um aumento da tutela dos militares sobre o presidente. Se se tornar incontrolável, no limite, poderá ser pressionado a renunciar. Mas a hipótese mais provável é que ele permaneça na presidência sob forte tutela dos generais de seu governo.

Bolsonaro, seus filhos e os bolsonaristas não poderão mais atacar Lula, a esquerda, o PT, o PSol e os movimentos sociais com a mesma desenvoltura que vinham atacando. As oposições agora também estão municiadas para o fogo cruzado. O Ministério Público, o Judiciário e Sérgio Moro foram postos contra a parede pela crise. Ou darão respostas claras e convincentes à sociedade ou a máscara enganosa de sua imparcialidade será rasgada para revelar rostos acabrunhados ou desavergonhados da cumplicidade com a corrupção e com o crime.

A crise Queiroz-Bolsonaro é a continuidade da crise anterior, é a crise de um sistema falido que não quer morrer. É a crise da incapacidade das forças políticas em reformar o sistema. É a crise da falta de lideranças virtuosas e corajosas. O que se tem são políticos acostumados à política miúda, aos conchavos, à manutenção de uma ordem institucional ineficiente que esmaga os direitos dos cidadãos. É a crise da manutenção dos privilégios inescrupulosos e criminosos que condenam o futuro da juventude e do país.

O escândalo Queiroz-Bolsonaro desfez o mito do justiceiro da pureza e fechou o caminho aos bolsonaristas em sua caminhada rumo à comunidade dos bem-aventurados. Agora eles precisam caminhar na estrada dos malditos junto com gente pecadora do PT, do PSol, do MDB, do PSDB etc. É neste jogo brutal dos interesses e das necessidades que os bolsonaristas terão que se ater. Sem o manto da pureza, terão que se revelar quem realmente são. E se o governo não for capaz de dar respostas às dramáticas necessidades sociais, a onda bolsonarista  poderá se espatifar nas mãos de um povo irado, pois o povo não perdoa moralistas sem moral

Indignação seletiva

Nenhum depoimento da Família Queiroz. Nenhum depoimento da família Metralha. Moro segue quieto.
Dallagnol quieto.
Raquel Dodge quieta.
Nenhuma panela batendo.
E se fosse com o Lula?
E se fosse o PT?
Isto se chama indignação seletiva. Justiça seletiva.
#LavaToga
Paulo Pimenta

A família que rouba unida permanece unida, por Armando Rodrigues Coelho Neto


Bilhete Premiado

Poucos sabem, mas eu tenho um alter ego, e muito do que escrevo é fruto de conversa com ele ou eles, a quem trato como meus botões. Numa dessas conversas lembrei:
- Aconteceu em 1983, na cidade de Ponta Porã/MS, onde trabalhei como delegado federal. Recebi a notícia de um “investimento” que rolava na cidade. As pessoas que possuíam um dinheirinho de reserva aplicavam num fundo, cujo nome não me lembro. Era uma tramoia coisa séria, como jogo do bicho, fio de bigode. Quem comprava aquele bilhete tinha um retorno garantido que banco algum pagaria. Os controladores da tramoia usavam o dinheiro para comprar droga em Pedro Juan Cabalero/Paraguai, separada de Ponta Porã (quase) por uma linha imaginária. Compravam droga barata, vendiam caro não se sabe pra quem, mas o lucro era suficiente para remunerar os “investidores”.
A notícia me chegou de forma confidencial por meio de um “corrupto de estimação”. Preservar a amizade com ele me era instrumental, era uma forma de saber bastidores da marginalidade. “Todo mundo compra o título, doutor”, dizia, SS, quase tentando me convencer a comprar também. Todos sabiam que comprar o título era financiar o tráfico. Mas, qualquer dondoca ou dondoco esclarecido criticava o tráfico, suas consequências, era destruir famílias, patati patatá. Fingiam. Em qualquer CTG (Centro de Tradição Gaucha), reunião de maçons ou churrasco de paca entre milicos, todo mundo era contra a droga, contra a corrupção, contra o contrabando. Eram contra tudo aquilo que eles próprios financiavam e que fingiam combater...
Pois bem. Até Sejumoro sabe que o ex-presidente Lula não é ladrão e o STF também. Qualquer político inteligente sabe que, corromper Lula seria matar a galinha dos ovos de ouro. Lula é patrimônio do Partido dos Trabalhadores, é também seu grande líder e arrebanhador de votos. Seria erro crasso do PT criar rabo para Lula. Eis a lógica primária que os barnabés da cortes de justiça, os falsos moralistas de plantão e a classe média (quase toda) fingem não saber. Do mesmo modo que fingem não saber que aquilo que arrogam contra Lula faz parte da cultura deles e até da dita corte suprema, seus adoradores, asseclas, acólitos e bolsopatas em geral.
Em 9/2/2017, o fotógrafo Lula Marques registrou imagem do celular do então deputado Coiso, na qual ele dizia ao filho que é deputado por São Paulo: “Mais ainda, compre merdas por aí. Não vou te visitar na Papuda” ... “Se a imprensa te descobrir aí, e o que está fazendo, vão comer seu fígado e o meu”. O que poderia levar o filho do Coiso pra Papuda? Mistério. Agora, em dias alternados e em coisa de minutos, 48 depósitos apareceram na conta do outro filho, eleito senador pelo Rio de Janeiro. O próprio Coiso deu um passeio no dinheiro que recebeu da JBS. A isso se soma o suspeito cheque em favor de sua esposa e os aparentes vínculos com um certo Queiróz (o único motorista quase rico do mundo a ganhar foro privilegiado do STF). “Carlos amava Dora, que amava Pedro, que amava ....toda a quadrilha” (Chico Buarque).
A cultura do Coiso é a cultura do Sejumoro, é a cultura da classe média. Todos sabem como ela funciona. A matéria “EXCELENTÍSSIMA FUX - Como a filha do ministro do STF se tornou desembargadora no Rio”, escrita por Malu Gaspar, ilustra bem esse fenômeno no judiciário (Revista Piauí). Os delegados federais “Mosca Azul” da PF também reforçam a tal cultura e a eles se somam os que vivem na Lei do Gerson, os compradores de “bilhetes premiados” que geram vítimas e falsas vítimas - seja de estelionatários ou vítimas de sua própria ganância. Na lista entram funcionários públicos que depositam dinheiro para ganhar verbas de ações judiciais onde nunca figuraram como partes. É a mesma cultura de quem burla o Código do Consumidor para tomar dinheiro de pobre. Qualquer semelhança com Ponta Porã...
Risível, não? Hoje, a TV Globo brinca de oposição buscando verba oficial por caminhos transversos, como se dissesse: “ou abre o caixa ou vou te detonar todos os dias”. Mas, foi ela quem abriu caminho para o Coiso, fingindo combater até sonegação que ela própria praticaria (as turmas recursais da Receita Federal que o diga). Foi ela que transformou o Coiso no “bilhete premiado” da classe média, que sabia ser falso, tinha tudo para ser falso, mas se viu nele e vislumbrou vantagem. Como diz meu alter ego, a classe média de tanto fingir, está a comer o próprio vômito chamando de caviar... 
- Armando Rodrigues Coelho Neto - jornalista, ex agente da Polícia Federal do Brasil e integrante da Interpol

Charge do dia

Balas

Eu também resolvi
Vou vender bala no sinal


***

Bolsonaro, não complica apenas explica

É, mas tem eleitor de Jair Bolsonaro que realmente se enganou com o cla e cobra explicações, não se contenta com blablabla e essa de querer se defender atacando os outros. Muito bom que seja assim, Que Flávio Bolsonaros e quem mais tiver envolvido nesse "rolo" que responda por ele.


***