Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Volta, volta FHC

O Briguilino - blogueiro sujo, paródista, parafraseasista, anedodistas e mais istas que der vontade de ser - conta a anedota com perfeito sotaque cearencês. Num boteco lotado da Fortaleza atual as pessoas vão pouco a pouco se dando conta da presença de uma figura conhecida entre eles. 

Será mesmo quem estão pensando?

Não pode ser.

Mas é:

Fernando Henrique Cardoso está ali!

Começa, a princípio baixinho, mas depois aumentando de volume, um coro:

"Volta, volta..."

FHC resiste, mas, finalmente, o clamor se torna irresistível.

Ele, então, se ergue, exige silêncio, e declara:

 - Está bem, eu volto. Mas desta vez não vou ser bonzinho não!

Paulo Nogueira - Gianca & Dilma

Me pedem a opinião sobre a visita de Giancarlo Civita, o Gianca, a Dilma.

Minha resposta cabe numa frase curta: perda de tempo.

Dilma, para a Veja, será sempre o "neurônio solitário", como a chama Augusto Nunes, o gênio cosmopolita de Taquaritinga ganhador de Nobeis e Pulitzers.

Tive a fugaz esperança de que a Veja se modernizasse mentalmente depois da morte de Roberto Civita, com Gianca e seu irmão Titi, até pela idade.

Mas aconteceu o contrário. A revista conseguiu piorar.

Um exército de seguidores de Olavo de Carvalho tomou a revista: Rodrigo Constantino – quando darão o Nobel de Economia a ele? –, Felipe Moura Brasil e Lobão. Fora eles, a revista tem há tempo um filho espiritual de Olavo, Reinaldo Azevedo.

Olavo de Carvalho comanda hoje a Veja.

Seria mais útil, caso Dilma quisesse discutir questões de conteúdo – defender que tem mais de um neurônio, por exemplo –, chamar diretamente Olavo de Carvalho para uma conversa.

Com Gianca, se eu fosse Dilma, levaria a conversa para outra direção. Trataria de uma coisa chamada gratidão. Gratidão não com Dilma, não com o PT, mas com o Brasil.

O avô de Gianca, Victor Civita, era um ítalo-americano absolutamente inexpressivo quando, com mais de 40 anos, na década de 1950, veio tentar a sorte no Brasil.

Victor Civita veio para fazer gibis da Disney. Encontrou um país acolhedor para imigrantes como ele e fascinante para um candidato a empreendedor.

Fez gibis e depois revistas.

Jamais ele teria chance nos Estados Unidos, que abandonou para vir para o Brasil. Revistas nos Estados Unidos eram coisa para homens brilhantes como Henry Luce, que inventou a Time.

Mas o Brasil estava em construção, e Victor Civita pôde erguer – sem ser um editor como Luce, sem ter escrito um único artigo na vida – um império de mídia.

O Estado ajudou. A Abril obteve, como todas as empresas de mídia, múltiplos financiamentos do BNDES a taxas de juros maternais.

O dinheiro do contribuinte foi também transferido para a Abril, ao longo de muitos anos, por publicidade oficial que pagava tabela cheia quando todos os demais anunciantes já conseguiam expressivos descontos.

Para você entender: uma página dupla da Veja custava, para qualquer anunciante privado, x reais, ou cruzados, ou cruzeiros novos, ou o que fosse. Para o governo, custava duas ou três vezes mais.

Testemunhei isso em meus anos de executivo na mídia.

Com uma mistura de senso de oportunidade e mamatas, Victor Civita fez uma empresa tão grande que ele pode dividir em duas e dar uma fatia a cada filho – Roberto e Richard — no começo dos anos 1980.

O Brasil continuaria a mimar os Civitas. Quando a globalização se instalou no mundo e no Brasil, um dos raríssimos setores que continuaram a gozar de reserva de mercado foi a mídia.

Já escrevi algumas vezes que, numa defesa da Globo à reserva, foi dito que uma televisão chinesa poderia nos transformar em maoístas subversivos, caso o mercado fosse aberto e os chineses investissem em tevê.

Gianca e Titi nunca chegaram a trabalhar duro, e em certos momentos simplesmente não trabalharam. Mesmo assim,  estão – como mostra a revista Forbes – entre os brasileiros mais ricos, com a morte de seu pai.

São cerca de 60 anos de Civitas no Brasil. Não sei exatamente o que deram em troca para o país, assim como não sei o que a Globo ou a Folha deram. (Tenho para mim que teriam lutado contra a desigualdade se tivessem uma missão que fosse além dos interesses privados.)

Mas todos sabemos o que o Brasil fez por eles.

E como o Brasil é tratado?

Se fizer uma arqueologia, leia o que escrevia sobre o país Diogo Mainardi. Se quiser ser atual, consulte Reinaldo Azevedo. O Brasil é a "Banânia".

Sabemos todos quanto é deletério convencer uma pessoa de que ela é um horror. O mesmo vale para um país. Você não precisa inventar elogios para uma pessoa ou para um país. Mas também não precisa inventar insultos.

Penso que a única maneira de dar alguma utilidade a uma conversa com Gianca seria essa. Dilma poderia resumir seu encontro com Gianca numa única questão: "Caramba, Gianca, você conhece uma palavra chamada gratidão?"

Amigo sincero

Poema de vanguarda

Menina de onze anos... ficando
Menina de doze anos... terminando namoro

E eu, quase com cinquenta anos...não aprendi descascar abacaxi.

Velhos tempos, novos dias!

Zeca Dirceu - de que Barbosa tem medo?

por Fausto Macedo

Zeca do PT, filho do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), visitou o pai no Presídio da Papuda nesta quarta feira, 14, e de lá saiu com uma certeza. "Para mim está cada vez mais evidente que Joaquim Barbosa (ministro presidente do Supremo Tribunal Federal) não está desrespeitando só o direito do meu pai, só os condenados da ação penal 470 (Mensalão). Ele pratica um desrespeito ao próprio Supremo, aos outros ministros. Principalmente, no que diz respeito a essa obstrução constante ao direito de meu pai trabalhar."

Dirceu está preso desde novembro de 2013, condenado a 7 anos e 11 meses de prisão em regime semi aberto que, até agora, cumpre no fechado. Tem proposta para trabalhar em um prestigiado escritório de advocacia de Brasília, pelo salário de R$ 2,1 mil. Mas ainda não recebeu autorização para dar expediente fora da prisão, apesar de parecer favorável do procurador geral da República, Rodrigo Janot.

Deputado federal pelo Paraná, vice líder da bancada do PT na Câmara, ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR) em dois mandatos (2004/2010), 35 anos de idade, bacharel em ciências da computação, Zeca do PT se declara indignado.

"Joaquim Barbosa não se conforma com a decisão do Pleno do Supremo na hora dos embargos infringentes, quando os ministros derrubaram o crime de formação de quadrilha. Na cabeça dele todo mundo está condenado ao regime fechado. Vai valer a vontade dele e não da maioria dos ministros que reconheceram o direito dos réus ao semi aberto."

"A situação é muito difícil, angustiante, um cenário sempre de incertezas", relata. "Sofro como filho, mas já decidi nos últimos dias tentar deixar de lado um pouco do sentimento de filho e olhar a coisa mais sob o aspecto político, e também institucional e legal. Comecei a estudar e pesquisar sobre os regimes de prisão, o direito à progressão do regime, a lei de execução penal."

Para Zeca do PT, o presidente do Supremo "quer mudar uma concepção que prevalece no País há 20 anos".

"Não dá para aceitar esse descalabro", pondera o filho de José Dirceu. "Pela primeira vez quero falar como cidadão, como parlamentar, como político. Acho que o cidadão, por mais ingênuo que seja, percebe que a lei não está sendo cumprida. Desde sempre a gente ouve que a lei tem que ser respeitada e nunca questionada. Agora, não é mais assim. Decisão do Supremo não vale, só vale o que ele (Barbosa) quer."

"Joaquim Barbosa não está acima da lei, ninguém está acima da lei", argumenta. "Meu sentimento é de indignação. Ele (Barbosa) é presidente do Supremo, deve zelar pelo cumprimento da lei. Eu considero muito difícil me manifestar assim, é constrangedor como deputado ter de falar isso. Pelo posto que ele ocupa. É uma aberração o que está acontecendo."

Zeca do PT rebela-se contra a investigação sem fim sobre supostos privilégios concedidos a seu pai na prisão e que levou uma promotora do Distrito Federal a pedir quebra de sigilo telefônico até do Palácio do Planalto. "Minha percepção vai além dessa insistência de fazer uma investigação, quebrando sigilo telefônico de Deus e o mundo. Joaquim Barbosa busca uma agulha no palheiro para distorcer um pequeno fato e criar uma penalidade além da que meu pai já está sofrendo. O pior é ser condenado por um regime e ter de cumprir em outro e ainda ser taxado de receber tratamento privilegiado. Isso é insano."

"Joaquim Barbosa quer uma nova penalidade para José Dirceu", desabafa Zeca do PT. "Talvez ele esteja olhando lá no horizonte com a meta de não deixar que haja a progressão para o regime aberto. Por que ficar insistindo numa mega investigação? Se ele não explica, só posso concluir que está buscando um meio de aplicar uma penalidade ainda maior."

"Não se trata de respeito ao meu pai e à legislação, mas aos demais ministros do Supremo. Eles decidiram que era semi aberto para José Dirceu. Mas Joaquim Barbosa quer contrariar tudo isso, a legislação do País sobre a progressão de regime na prisão. É uma coisa ditatorial."

Zeca do PT diz que o pai está enfrentando a Papuda "do jeito que sempre enfrentou tudo, com muita fé, muita coragem e determinação".

Ele diz ter uma esperança. "O Supremo vai fazer valer a decisão do próprio Supremo. O presidente não pode estabelecer que uma decisão do Supremo não vai ser cumprida. Joaquim Barbosa tenta criar uma imagem de corajoso, que está lá no Supremo para o que der e vier, mas parece que tem medo de cumprir a decisão sobre o direito dos réus ao trabalho externo. Por que ele não divide com o Pleno, porque não ouve os outros ministros?"

Para Zeca do PT, a atitude de Barbosa "é uma contradição". "Joaquim Barbosa se passa por tão corajoso e destemido, mas tem receio de consultar o Supremo. Minha esperança é que um dia algum ministro vai se manifestar sobre isso. Vejo ministro dando entrevista sobre tanto assunto, será que um dia um deles vai falar sobre isso?"

Se por acaso encontrar Joaquim Barbosa…"Eu lançaria esse desafio a ele. Se está com tanta razão, se de fato segue o que diz a lei, por que não consulta os outros ministros? Porque tem medo?"

Zeca do PT diz que também alimenta esperança nas manifestações do procurador geral da República, Rodrigo Janot. "Uma manifestação foi em relação àquela loucura em quebrar tudo quanto é sigilo de telefone, fazer uma mega investigação. A outra sobre a questão de permitir o trabalho externo, de considerar necessário. É um alento o procurador geral falar isso. Equilibra um pouco o espírito da gente. Às vezes a gente fica desnorteado."

Ele faz um pedido. "Acho também importante as manifestações dos juristas e advogados. Espero que mais gente alerte sobre essa situação. Não é ditadura,  não é proibido discordar do que pensa o presidente do Supremo. Eu estou curioso de achar alguém que concorde com o que ele está fazendo. Não é razoável mudar a concepção da execução penal, que prevalece no País há muitos anos e prevaleceu para todos os condenados na própria ação penal 470. Quando chegou a vez de José Dirceu ele (Barbosa) mudou a interpretação."

Crônica semanal de Luis Fernando Veríssimo


O Chico Caruso — cartunista, chargista, cantor e cômico — conta a anedota com perfeito sotaque alemão. Numa cervejaria lotada da Munique atual as pessoas vão pouco a pouco se dando conta da presença de uma figura conhecida entre eles. Será mesmo quem estão pensando? Não pode ser. Mas é: Adolf Hitler está ali! Começa, a princípio baixinho, mas depois aumentando de volume, um coro: “Volta, volta...”

Hitler resiste, mas, finalmente, o clamor se torna irresistível. Ele, então, se ergue, pede silêncio, e declara:
— Está bem, eu volto. Mas desta vez não vou ser bonzinho não!
Uma versão ampliada da anedota deu num romance chamado “Ele está de volta’’, do filho de mãe alemã e pai húngaro Timur Vermes, que fez sensação na Alemanha e está fazendo o mesmo no resto do mundo. Já existe uma tradução em português.
No romance, narrado na primeira pessoa, Hitler inexplicavelmente volta à vida — nem ele sabe explicar como — e encontra uma Alemanha em plena crise moral, com uma juventude imbecilizada pela televisão, YouTube, reality shows e similares, invadida por raças escuras que no seu tempo eram caçadas como inferiores — e governada por uma mulher! Hitler tem uma solução radical para todos os problemas da Alemanha e o romance acaba com ele sendo cortejado por vários partidos para voltar à política.
Timur Vermes escreveu uma sátira histórica (a ascensão do nazismo e os anos de vigência do Terceiro Reich são recontados do ponto de vista do ex-führer redivivo) e política, mas ela também pode ser lida como nostalgia disfarçada.
Na França, faz sucesso parecido com o do livro do Vermes um filme intitulado “O que foi que fizemos ao bom Deus?”, sobre a família de um católico conservador cujas quatro filhas se casam, respectivamente, com um judeu, um muçulmano, um asiático e um negro, para desespero dos pais. No fim, tudo acaba bem e o filme é uma cálida lição de tolerância — ou não é.
Há quem o veja como um alerta contra o multiculturalismo e a miscigenação. Tudo depende da identidade ideológica de quem o vê. O crítico do “Le Monde’’ disse que o filme parece feito de encomenda para a Frente Nacional, xenófoba e reacionária. Já o crítico do direitista “Le Figaro” adorou.
O livro “Ele está de volta’’ termina com a criação de um slogan para Hitler usar na sua campanha eleitoral. O slogan é “Não foi tudo ruim’’.

*Pens Pays anunciam lista de convocados

Instituto Millenium - Centenas de vândalos atrapalharam o trânsito nesta manhã em São Paulo para anunciar a lista de Pens Pays convocados para a Copa.

"Apostamos na força do nosso grupo e esperamos fazer uma boa campanha, com muita prepotência e soberba, sempre desrespeitando os adversários", explicou um mascarado.

Eis o time titular: Miriam Leitão, Carlos Alberto Sadenberg, Josias de Souza, Ricardo Noblat, Arnaldo Jabor, Eliene Catanhêde, Elio Gaspari, Merval Pereira, Diogo Mainard, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo
"Somos Pens Pays / isso não tem nada a ver / preste atenção nesse rap / que você vai aprender", cantou o trio da Abril.
Na primeira fase, o time enfrentará a temida seleção dos blogueiros sujos. Quem vencer a disputa passará para a fase do mata-mata.
(*) Penas paga

EXCLUSIVO: As explosões da GM no Brasil

Boletim de notícias da Rede Brasil Atual - nº43 - São Paulo, 15/mai/2014

Defeitos de fábrica: as explosões da GM no Brasil

Apuração exclusiva da RBA em parceria com a Pública. Incêndios provocados por defeitos elétricos no Vectra deixaram ao menos cinco mortos e cinco gravemente feridos. Associação denuncia 30 casos de explosões sem motivo aparente
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/05/amor-ao-carro-3106.html

Amor excessivo do consumidor pelo carro encobre falhas das montadoras

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/05/amor-ao-carro-3106.html

Para governo turco, morte de trabalhadores em minas 'é habitual e inevitável'

http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/95/a-petrobras-e-o-futuro-4120.html

A Petrobras e o futuro. A luta pela criação da empresa foi bela e consagradora

http://www.redebrasilatual.com.br/entretenimento/2014/05/praia-do-futuro-de-karim-ainouz-celebra-o-amor-alem-dos-estereotipos-6779.html

'Praia do Futuro', de Karim Aïnouz, celebra o amor além dos estereótipos

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2014/05/cpi-aprova-74-requerimentos-e-inclui-em-investigacoes-obras-da-refinaria-de-pernambuco-6238.html

CPI aprova 74 requerimentos e inclui investigação que ameaça Eduardo Campos

http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2014/05/vendas-no-comercio-tem-retracao-em-marco-mas-crescem-no-ano-6631.html

Vendas no comércio têm retração em março, mas crescem no ano

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/copa-na-rede/2014/05/brasil-e-beneficiado-contumaz-dos-erros-de-arbitragem-em-copas-8480.html

Em Copas, Brasil anda com 'apito amigo' do lado. Relembre sete lances de Mundiais

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/05/justica-acolhe-denuncia-contra-militares-envolvidos-no-atentado-do-riocentro-5129.html

Denúncia contra militares envolvidos no atentado do Riocentro

É permitida a reprodução, integral ou parcial do conteúdo (áudios, imagens e textos), desde que citados o nome do autor e da Rede Brasil Atual.

Nosso email:
rba@redebrasilatual.com.br

Clique aqui se não quiser receber mais este boletim
Clique aqui para atualizar seu cadastro

Leia a mensagem que Fatimalucia deixou para você antes que seja apagada

Leia a mensagem que Fatimalucia deixou para você antes que seja apagada
Ler este e-mail em: Español, English, Français, العربية‏, Română, e 32 outros idiomas.
Você recebeu este e-mail porque Fatimalucia quer se conectar com icatu.dirceu@blogger.com no Twoo. Cancelar.
Leia a mensagem que Fatimalucia deixou para você antes que seja apagada
Leia a sua mensagem

Este e-mail é parte do serviço de entrega da mensagem enviada por Fatimalucia. Se por acaso você recebeu este e-mail por engano, por favor ignore-o. A mensagem será apagada brevemente.
Divirta-se!
Equipe Twoo
Twoo
Deseja não receber mais e-mails como este? Clique aqui. Massive Media Match NV, Emile Braunplein 18, 9000 Ghent, Belgium BE0537240636. info-pt@twoo.com

Joaquim Barbosa criou a *jurisjumência

247 - A jurisprudência criada por Joaquim Barbosa na discussão sobre trabalho externo dos condenados na Ação Penal 470 não representa o novo direito, mas sim a velha direita. A tese é do colunista Jânio de Freitas, no artigo "Com O ou com A". 
"Joaquim Barbosa não suscitou no meio jurídico apenas discordância e a sentida necessidade de torná-la pública, até para não aparentar aceitação da tese e do ato que impôs com a força do seu cargo (e parece que por ele pensada como sua). Há também muita preocupação com as possíveis extensões da sua decisão a julgamentos em curso no país afora", diz ele. "Não é para menos. Trocado em miúdos, o que Joaquim Barbosa faz é extinguir a condenação ao regime semiaberto. Se é exigido do condenado a esse regime que, antes de usufruir do direito ao trabalho externo, cumpra em regime fechado um sexto da pena, ele está igualado aos condenados a regime fechado, que têm direito ao semiaberto quando cumprido igual sexto da pena. Ou seja, regime semiaberto e regime fechado tornam-se iguais. Ou um só."
Na visão de Jânio, Barbosa é a expressão máxima de uma força política que ressurge no Brasil: a velha direita. "E vai por aí o conjunto de prepotências, que não nega apenas os códigos brasileiros, mas o próprio Direito. Deve ser o novo direito. Ou seria só a velha direita? Tanto faz, que dá no mesmo."
(*) Relativo a jumento
(8

PSDB e PSB - Fim de caso

O candidato do PSB, Eduardo Campos, fez as contas e constatou que a aliança de reciprocidade com os tucanos não vale a pena. O PSDB quer o apoio em São Paulo e em Minas Gerais. Os socialistas perguntam: “Qual a contrapartida?”.

Eduardo Campos e Marina Silva. Foto: Estadão

Além disso, Campos e sua vice, Marina Silva, concluíram que a situação dos tucanos não é confortável entre os paulistas e os mineiros. Sobre Pernambuco, os socialistas consideram que não há reciprocidade alguma, pois, se os tucanos não fecharem com o PSB, eles não conseguem eleger nenhum deputado federal.
Por isso, no comando de sua campanha, é consenso que essa aliança não traz nenhuma vantagem eleitoral.
por Ilimar Franco no jornal O Globo

Johnny Gonçalves - Dizem que a oposição não tem projeto de governo. Discordo. Projeto eles têm

O problema de Aécio Neves – e aderentes – é que eles defendem um produto vencido. Vou falar um pouquinho sobre esse projeto/produto mais à frente. No caso, a palavra vencido pode ser aplicada em dois sentidos: vencido porque ultrapassado, com data prescrita, como um remédio velho e amargo que ficou no fundo da gaveta; e vencido, também, porque já exposto em três eleições presidenciais e sucessivamente rejeitado pelo eleitor brasileiro.
O importante agora é perceber que tudo parece ausência de projeto porque a oposição se envergonha dele, daí defendê-lo com meias palavras, em linguagem cifrada. Dia desses, por exemplo, o candidato tucano reuniu-se com a nata do empresariado brasileiro e disse que, caso eleito, adotaria medidas impopulares. Bati três vezes na madeira. A tal da nata presente aplaudiu com efusividade. Lógico, as tais medidas impopulares, como o próprio nome diz, valeriam apenas para o povo, um grupelho abjeto ao qual não pertencem, portanto nada a ver com eles. Vou escrevendo e percebo que me saem umas palavras irritantes para os tucanos. Povo é uma delas, tucano é outra. Tem um jornal que não aceita o termo tucano. Pelo menos não aceitava. Faz tempo que deixei de comentar por lá. A gente precisava escrever tu.ca.no, assim, separado por pontinhos, senão o filtro moderador (?) tesourava. Ora, o tucano é o símbolo do PSDB. Eles passaram a se envergonhar da própria marca. Do produto, então, nem se fala. Sem marca e sem produto, parece que não têm projeto. Só que têm.

Paulo Nogueira - o real terrorismo

Observo as repercussões em torno do comercial do PT que fala nos “fantasmas do passado”.
Colunistas de oposição e os candidatos Aécio e Eduardo Campos criticam duramente.
Emerge a palavra “terrorismo”. O comercial estaria sendo terrorista ao sugerir o retrocesso social que ocorreria no país no caso de derrota de Dilma.
O debate político no Brasil parece surreal, às vezes.
O que se espera de um comercial do PT? Que afirme que as coisas vão melhorar se Aécio ganhar?
Ora, um comercial é um comercial. Ou será que algum vídeo do PSDB vai comemorar avanços do PT e pedir mais quatro anos para Dilma?
Curiosamente, os roteiristas do comercial do PT parecem ter sido Aécio e seu mentor econômico, Armínio Fraga.
Numa das falas mais desastradas da história moderna nacional, ele prometeu triunfante, num jantar do 1%, medidas impopulares.
Aécio não usou de eufemismo. Não disse que ia rever mecanismos fiscais ou coisa parecida. Jurou medidas impopulares, sob aprovação ululante dos companheiros de jantar, entre os quais FHC.
Depois, também sem circunlóquios, Fraga afirmou que o salário mínimo está muito alto. Repetiu um lugar comum da ditadura, segundo o qual se você mexesse no salário mínimo a economia entraria em pane.
Me dê opositores como Aécio e Armínio Fraga e eu vou ficar eternamente no poder.
Na Escandinávia, segundo um levantamento que saiu esta semana, a hora de trabalho custa em média 40 euros, uns 120 reais. E a economia nórdica floresce, com pessoas sorridentes e bem vestidas indo trabalhar em suas bicicletas.
No Brasil, paraíso da desigualdade, o custo da hora trabalhada é várias vezes menor que o escandinavo, cerca de 20 reais. Mesmo assim, Fraga consegue dizer que o salário mínimo aumentou muito.
Isso sim é terrorismo.
Uma das conquistas sociais indiscutíveis do PT foi a recuperação do salário mínimo. Em 2002, o mínimo era 200 reais. Hoje, é 714. Desconte a inflação do período, e mesmo assim o que se registrou foi um efetivo crescimento.
O que teria ocorrido com o mínimo caso a mentalidade de Armínio Fraga tivesse comandado o Brasil nestes anos de recomposição?
Não seria muito diferente da distopia apresentada no comercial do PT.
Era assim, embora a mídia pareça gostar de imaginar que éramos a Escandinávia nos tempos de FHC.
O DCM criticou muitas vezes a velocidade dos avanços sociais do PT. Mas que houve avanço – menor do que o que deveria ter havido, a nosso ver – isso é inegável.
Mas o que Aécio promete, com suas “medidas impopulares”, é um brutal retrocesso.
Isto sim é terrorismo, repito.
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.