PSDB ESCONDE MAS, FHC APARECE


Novamente nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz declarações infelizes sobre política nacional e de novo no exterior. Ele afirmou em Washington (DC) que a ministra Dilma Roussef é candidata de Lula e não do PT. Ela é candidata, FHC, de todo o PT, praticamente unânime.

FHC sabe que não é verdade o que diz, mas aposta na sua autoridade como ex-presidente e na desinformação do público norte-americano, para espalhar a falsidade. Arriscou-se, ainda, a falar sobre os índices de conhecimento da população sobre a ministra candidata do PT. "Ninguém a conhece", acentuou.

O ex-presidente de novo desinforma. Dilma tem 20% dos votos e já é conhecida por 32% do eleitorado, atestam os levantamentos de opinião pública, o que prova que vai crescer nas pesquisas. Nestas, aliás, ela já tem mais voto que o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), eles sim mais conhecidos que a nossa candidata.

Devia olhar  a própria experiência

Mas, sobre essas questões de ter ou não ter votos, ser ou não conhecido pelo eleitor, ser ou não uma candidatura viável, FHC devia lembrar-se de sua própria experiência. Nos anos 90 antes de ser ministro de Relações Exteriores e depois da Fazenda do presidente Itamar Franco, FHC, na avaliação de muitos tucanos na época, não tinha voto nem para se eleger deputado federal por São Paulo.

Saiu candidato (1994) sem ser conhecido e sem ter votos, ou não é verdade? Não chegava nem perto da votação e taxa de conhecimento que Dilma Roussef já tem hoje. Assim não deveria falar de corda em casa de enforcado e muito menos em Washington.

Por falar em FHC, o que todos esperavam é que ele falasse do programa de TV do PT, que optando pelo  oposto da rede nacional tucana não o escondeu. Pelo contrário comparou o seu governo com o do presidente Lula. Mas, FHC preferiu o silêncio.

Talento Fantástico

Darcy Ribeiro - Eu me recusei a fazer escolas de merda

Para quem tanto se indignou e ficou ofendido o presidente dizer merda, escutem com atenção o que disse o saudoso Darcy Ribeiro.

Delicadeza uma palavra esquecida

por Paulo Coelho


Delicadeza: esta é a palavra que expressa um sentimento cada vez mais difícil de se encontrar. Todos nós já passamos muitos dias, ou semanas inteiras, sem receber nenhum gesto de carinho do próximo - são períodos difíceis, quando o calor humano desaparece, e a vida se resume a um árduo esforço de sobrevivência.

Devemos colocar mais lenha, e tentar iluminar a sala escura em que nossa vida se transformou.

Se somos capazes de amar, também seremos capazes de receber amor: é apenas questão de tempo. E para isso, mais que nunca, é preciso lembrar-se da palavra esquecida - delicadeza.

O respeito para com os outros

Roseana Murray, uma das mais talentosas poetas de nossa geração, escreveu "O manual da delicadeza - de A a Z " (Editora FTD). A seguir, alguns de seus versos:


A alma é invisível

um anjo é invisível
o vento é invisível
o pensamento é invisível/e no entanto
com delicadeza se pode enxergar a alma
se pode adivinhar o anjo
se pode sentir o vento
se pode mudar o mundo
com alguns pensamentos
Da delicadeza com a humanidade

Ceará - Obras estruturantes ganham fôlego em 2010

O ano de 2009 termina abrindo espaço para novos 12 meses que prometem tirar do papel alguns dos projetos mais esperados e importantes do Ceará, que vêm povoando o imaginário do cearense desde muito tempo, na perspectiva da alavancada econômica do Estado.

É em 2010 que, enfim, começam a nascer a refinaria, a siderúrgica e a usina de urânio e fosfato de Itataia, os chamados projetos estruturantes. São empreendimentos de grande porte, que levarão ainda alguns anos para começarem a operar. Mas é no ano que vem que iniciam as suas obras, talvez apagando um pouco do ceticismo que acabou por ser instalado por aqui após fracasso de iniciativas anteriores.

Mas não é só isso. Se dessa vez o prazo for de fato cumprido, após 11 anos, o metrô de Fortaleza, o Metrofor, vai estar rodando, enfim, no fim do ano. A Transnordestina e a transposição do rio São Francisco, quiçá os dois projetos mais antigos para o desenvolvimento nordestino, avançam em suas obras em 2010. E não serão somente antigos anseios. Novos que foram surgindo e sendo prospectados ao longo dos últimos três anos, e que também prometem se tornar realidade em 2010, ou sendo inaugurados ou iniciando sua construção.

Neste pacote, surgem empreendimentos ainda na área de acessibilidade, como os metrôs do Cariri e de Sobral, e novas estradas que projetam tornar os principais destinos turísticos do Ceará cada vez mais competitivos.

As belezas naturais cearenses já vieram prontas, mas é o acesso a elas que garante o potencial delas na atração de turistas. Desta forma, além das estradas, o modal aéreo deve começar a ser reforçado. 


SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

Consolidação das Leis Sociais (CLS)

O presidente Lula vai enviar ao Congresso Nacional, proposta para regulamentar de forma definitiva as políticas sociais do governo federal. 


A ideia do presidente é propor a Consolidação das Leis Sociais (CLS), aos moldes que Getúlio Vargas fez na década de 1940 com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 


Para o presidente, a criação da CLS “possibilita estipular metas e diretrizes que servirão de ponto de partida para que todos dialoguem”, ao se referir à articulação entre os diferentes órgãos que fazem política social e aos três níveis de governo (União, estados e municípios). 


Lula avalia que o próximo governo, eleito em 2010, “tentará prorrogar esses mecanismos”.

Serra e Kassab privatizam



Dilma chega a Copenhague



LÚCIA MÜZELL
Direto de Copenhague

A comitiva brasileira que está na Cúpula do Clima em Copenhague foi reforçada neste sábado com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela chegou à capital dinamarquesa no final da tarde de hoje e foi direto se instalar no hotel D'Anglaterre, no centro da cidade.
Amanhã, Dilma deve participar das atividades no centro de convenções e será apoiada pelos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, que deverão desembarcar em Copenhague ao longo do domingo.
Os ministros de cada país começaram a chegar neste sábado para dar início a uma segunda fase mais importante nas negociações, que visa a um acordo global para conter o aquecimento do planeta. No final da semana, cerca de 100 chefes de Estado e de governo são aguardados para aprovar, ou não, o acordo que está sendo tratado. O presidente Lula deve chegar na quinta-feira e o americano Barack Obama, na sexta.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Ciro prevê crise política em 2011

Leia o que diz Ciro Gomes sobre a política que impera no país. Concordo com ele quanto a questão da crise política que se avizinha. Discordo quanto a ele ser candidato. Na minha opinião ele deveria ser o vice da Dilma, era o melhor que poderia acontecer para ele, dilma e o Brasil.


Tenho dito ao Lula: "Olha, com essa base aí, até com você tá dando pra ir. Agora eu não aguento, a Dilma não agüenta, o Serra não aguenta, a Marina não aguenta".

Ciro antevê o pior: “Se a gente não mudar essa equação, está marcada uma crise política pra bem aí, em 2011”.

Que equação? Esse modelo político que leva legendas como PT e PSDB a se elganfinharem numa “radicalização paroquial”. Ciro foi ao ‘x’ da questão:

Quando um chega ao poder, o outro recusase a dialogar, forçando a realização de alianças “com tudo que não presta na política brasileira”.

Como exemplo do que “não presta” citou um deputado dos mais influentes: Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na tribo pemedebê, Eduardo Cunha é da etnia fluminense. Porta-se como uma espécie de feiticeiro da aldeia.

Costuma lançar feitiços na direção das arcas de Furnas. Ciro traçou-lhe um bom retrato:

“Eu não sei de onde esse cara tirou tanto prestígio. Ele é o relator da CPMF, ele é relator da isenção do IPI de exportação...”

“...Ele é relator dos trambiques que se fazem nas medidas provisórias, ele foi presidente da Comissão de Justiça. E o que se fala dele não é publicável”.

Deputado desde 2006, Ciro revelou-se na palestra desencantado com o seu ambiente de trabalho.

Disse que, na Câmara, discute-se muito e produz-se pouco. “Vocês não sabem como é chocante. Eu não quero mais, eu quero ir embora dali ontem. É exasperante”.

Curioso. Eleito em 2006 por 667 mil cerearenses que o imaginaram capaz de fazer a diferença no Congresso, Ciro paga os votos com ausência e desencanto.

Ciro falou para uma platéia de lojistas. Disse que luta “há tantos anos para ser presidente” justamente porque desea já alterar o modelo.

“É preciso encerrar isso”. Só não diz como um candidato de partido pequeno como o dele vai fazer para produzir o milagre da purificação da política.

De resto, Ciro deixou entreaberta uma porta de saída. Admite retirar-se do páreo nacional se Dilma Rousseff virar um portento nas pesquisas.

“Se a Dilma, representando nossas forças, disparar, a ponto de ter uma chance de ganhar no primeiro turno, minha responsabilidade muda...”

“...Minha responsabilidade passa a ser não dividir e sim garantir a vitória”. Parece descrer da hipótese de a candidata de Lula alçar vôo tão alto.

"A minha candidatura será essencial, seja para ganhar os valores que esse projeto [de Lula] representa, seja para dar a garantia de um segundo turno...”

Um segundo round “em que o [candidato] que for ao segundo lugar, terá o apoio do terceiro”.