Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Homossexualismo - porque o beijo gay deve ser comemorado

Ontem foi um dia histórico. A Rede Globo, após tantos anos exibindo relacionamentos gays em suas novelas sem nunca mostrar um beijo explícito, finalmente exibiu a primeira cena de beijo entre dois homens.
A comemoração pelo país foi enorme.
No mesmo instante as redes sociais ferveram com fotos tiradas de aparelhos de TV, com o registro desse momento. Uma euforia tomou conta de muitos gays e héteros. Foi algo semelhante ao que sente um torcedor apaixonado quando seu time de futebol vence um campeonato.
Por que algo tão simples gera toda essa emoção em tantas pessoas?
É porque elas perceberam que foi vencida mais uma batalha da longa guerra contra o preconceito. Quando a maior rede de televisão finalmente mostra um beijo gay numa novela, isso significa que a aceitação aos homossexuais avançou um pouco mais.
Muitos estão dizendo: “Essa cena não vai fazer os gays serem menos discriminados nas ruas. Não vai mudar nada!”
Discordo.
Pequenos atos como esses são simbólicos. Quando vistos por milhões de pessoas ao mesmo tempo, várias delas passam a refletir sobre o assunto. Talvez passem a ver um relacionamento gay com outros olhos.
Durante a minha infância e adolescência, sempre que ouvia falar em gays, era no pior sentido possível. A palavra “gay” era um grande xingamento e ainda é para muitos.
Quando se tinha raiva de alguém, a palavra gay logo saía da boca como forma de atacar o cara de quem não se gostava. O repúdio a essas pessoas era total, sendo tolerados apenas na condição de bobos da corte, para rirmos deles.
Hoje claramente se nota uma mudança. Vemos alguém famoso fazendo uma declaração preconceituosa contra gays e recebendo uma avalanche de críticas de todos os lados, incluídos héteros. É maravilhoso que não seja mais tão bem aceito falar mal deles.
Alguns que criticam constantemente a Globo se irritaram com a empolgação sentida com a tão esperada cena do beijo, por pensarem que a exibição dessa cena só vai beneficiar a própria Globo, deixando-a mais forte.
Creio que isso não seja um motivo para o desânimo. Pior seria se o conservadorismo tivesse vencido mais essa batalha. A Globo  vai continuar sendo poderosa por muito tempo. Melhor que cresça através de atos positivos do que através de moralismos exagerados.
A luta da comunidade LGBT é a de muitas pessoas que sonham em serem tratadas da mesma forma que quaisquer héteros nos dias de hoje. É a luta de um grupo que não aguenta mais ter de esconder o que sente, o que pensa e o que faz.
Eles querem ter o direito de dar as mãos na rua, de se beijarem e se abraçarem, como qualquer outro casal, sem que sejam agredidos física ou verbalmente. Para quem vive tamanha opressão, qualquer passo na direção de uma maior aceitação ou tolerância da sociedade é de fundamental importância e será comemorado com a maior euforia.
O beijo entre Niko e Félix na novela das nove não é algo que deva ser enxergado como uma “vitória da Globo”. É principalmente uma vitória de todos na sociedade que lutam contra o preconceito.
Fabiano Amorim
Sobre o Autor
Fabiano Amorim é nascido em Palmeiras dos Índios, e atualmente mora em Maceió, Alagoas. Ele escreve no blog http://fabiano-amorim.blogspot.com.br. É autor do aclamado documentário “Derrubaram o Pinheirinho”, sobre a reintegração de posse do acampamento Pinheirinho em São Jose dos Campos.

Economia - Pernambuco tem o pior déficit fiscal do Brasil

Uma das coisas mais irritantes em alguns setores políticos é a hipocrisia. Os tucanos vivem falando em impostos altos, em “aparelhamento”, em corrupção, em descontrole fiscal.
Mas quando são eles no governo aumentam os impostos, criam taxas novas, aparelham mais do que ninguém, são campeões em corrupção e fazem todo o tipo de descontrole fiscal.
A diferença é que a mídia os ama, e perdoa tudo que eles fazem.
O candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, vive falando em “tripé econômico”, que significa responsabilidade fiscal rigorosa, inflação baixa e câmbio flutuante. Eduardo Campos e Marina Silva, também candidatos a presidente da República, pelo PSB, falam a mesma coisa. Os três acusam o governo de abandonar o famigerado tripé.
Não deixa de ser curioso, portanto, quando topamos com o seguinte quadro. Dentre os estados que registraram os piores saldos fiscais no acumulado de 12 meses até setembro de 2013,  estão justamente Minas Gerais, governada pelo PSDB de Aécio Neves; e Pernambuco, governada por Eduardo Campos, que também se “atucanou” um bocado em seus discursos econômicos.
O estado de Minas Gerais fechou o período com déficit fiscal de 0,59%.
Pernambuco, bem, simplesmente fechou com o pior déficit de todos os estados brasileiros: 1,50%, puxando para baixo o superávit nacional.
É como diz o velho ditado: falar é fácil.
por Miguel do Rosário

As baboseiras da Ofélia da política brasileira

ÍTICA

Mudar, com pé no chão, por Fernando Henrique Cardoso

As pesquisas eleitorais estão a indicar que os eleitores começam a mostrar cansaço. Fadiga de material. Há doze anos o lulo-petismo impõe um estilo de governar e de se comunicar que, se teve êxito como propaganda, demonstra agora fragilidade.

Toda a comunicação política foi centralizada, criou-se uma rede eficaz de difusão de versões e difamações oficiais pelo país afora, os assessores de comunicação e blogueiros distribuem comunicados e conteúdos a granel (pagos pelos cofres públicos e pelas empresas estatais) e se difundiu o “Brasil Maravilha”, que teria começado em 2002.
Ocorre que a realidade existe e que às vezes se produz o que os psicólogos chamam de “incongruências cognitivas”. Enquanto os efeitos das políticas de distribuição de renda (criadas pelos tucanos) eram novidade e a situação fiscal permitia aumentos salariais sem acarretar consequências negativas na economia, tudo bem. O cântico de louvor da propaganda encontrava eco na percepção da população.
Desde as manifestações de junho passado, que pegaram governo, oposição e sociedade de surpresa, deu para ver que nem tudo ia bem. A insatisfação estava nas ruas, a despeito das melhorias inegáveis do consumo popular e de alguns avanços na área social.
É que a própria dinâmica da mobilidade social e da melhoria de vida, e principalmente o aumento da informação, geram novas disposições anímicas. As pessoas têm novas aspirações e veem criticamente o que antes não percebiam. Começam a desejar melhor qualidade, mais acesso aos bens e serviços e menos desigualdade.
O estopim imediato da reação popular foram os gastos da Copa, o custo do transporte, a ineficiência, a carestia e a eventual corrupção nas obras públicas. Ao lado disso, a péssima qualidade do transporte urbano, da Saúde, da Educação, da segurança, tudo de cambulhada.

Leia a íntegra em Mudar, com pé no chão

Todo o Poder emana do Povo. O STF foi condenado

Genoino arrecadou o dobro do que o Supremo lhe impôs.

Delubio arrecadou o dobro.

O que sobrou é um bom começo para a campanha que beneficiará o Dirceu e o João Paulo.

Foi uma campanha realizada na internet, através dos instrumentos de um partido político, o PT.

Dependesse do PiG e da Big House, o Presidente Barbosa expropriaria a casa que o Genoino comprou no BNH para indenizar vítimas de perseguição, como alguns “morcegões” – clique aqui para ver na TV Afiada.

As doações foram feitas com identificação: com CPF.

São brasileiros de carne e osso, que existem, e que não operam via-cabo.

É tudo por dentro.

As doações se transformaram num fenômeno político de profunda dimensão.

O povo não concordou com a decisão do Supremo.

Organizou-se e submeteu o Supremo a um tribunal do júri.

E o tribunal do júri popular condenou o Supremo.

Simples assim !

Como se sabe, a Constituição  prevê que o tribunal do júri é soberano.

O papel do juiz é respeitá-lo.

Não adianta o PiG (*) e a Big House agora se estrebucharem.

O Globo, numa notável página 3 deste sábado, levante suspeitas sobre as contribuições – será que o Al Capone doou ao Delúbio ?

O Fernandinho Beira-Mar ? – pergunta-se o Globo, com outros exemplos.

Discussão bizarra: está tudo registrado – com DARF.

Com DARF ! – clique aqui para ver como é importante ter uma emissora de tevê.

Numa colona (**) da Folha (***), o grande estadista Eduardo Cunha, um dos varões da Moral do PMDB,  protagonista daquele celebre discurso do Garotinho na Câmara sobre a “Emenda Tio Patinhas”, na discussão da MP dos Portos, pois o Grande Estadista invoca argumentos interessantes.

As doações demonstram – diz o padrão da Moral peemedebista – a irremediável necessidade de as empresas – como a Santos Brasil e o Banco Oppportunity, por exemplo – fazerem doações a campanhas eleitorais.

Se não – segue o Ético raciocínio – só o PT vai ter dinheiro, porque só o PT consegue ir ao povo e realizar doações.

De fato, se, por algum descuido na penúltima instância, um dos Varões da Ética peemedebista caísse numa multa dessas, seria difícil mobilizar a população para lhes oferecer um tusta …

A reação da Big House e seus Varões é reveladora.

O tribunal do júri é soberano.

Condenou o Supremo.

Mostrou que, para a população, foi, sim, um julgamento de exceção, um Mentirão.

Enquanto os cheirosos tucanos escapam do mensalão tucano por conveniente prescrição.

No regime capitalista se faz Justiça também com dinheiro.

O tribunal do júri popular levantou o dobro do dinheiro e jogou na cara do STF.

Em tempo: liga o Profeta Tirésias, impressionado com a fúria da Folha e do Globo contra os doadores. Disse o grande Profeta: “eles queriam expropriar a mansão do Genoino e que a Miruna fosse pra debaixo da ponte …”

Em tempo2: não deixe de ir a “Fonteles: Ayres Britto ‘deitou’ no mensalão mineiro”: Ayres Brito, o Big Ben de Propriá, deitou sobre o mensalão tucano ! A sugestão é do amigo navegante João Connor, no face do C Af. O STF do mensalão (o do PT) enobrece a Justiça !

Paulo Henrique Amorim

Todo o Poder emana do Povo. O STF foi condenado

Genoino arrecadou o dobro do que o Supremo lhe impôs.

Delubio arrecadou o dobro.

O que sobrou é um bom começo para a campanha que beneficiará o Dirceu e o João Paulo.

Foi uma campanha realizada na internet, através dos instrumentos de um partido político, o PT.

Dependesse do PiG e da Big House, o Presidente Barbosa expropriaria a casa que o Genoino comprou no BNH para indenizar vítimas de perseguição, como alguns “morcegões” – clique aqui para ver na TV Afiada.

As doações foram feitas com identificação: com CPF.

São brasileiros de carne e osso, que existem, e que não operam via-cabo.

É tudo por dentro.

As doações se transformaram num fenômeno político de profunda dimensão.

O povo não concordou com a decisão do Supremo.

Organizou-se e submeteu o Supremo a um tribunal do júri.

E o tribunal do júri popular condenou o Supremo.

Simples assim !

Como se sabe, a Constituição  prevê que o tribunal do júri é soberano.

O papel do juiz é respeitá-lo.

Não adianta o PiG (*) e a Big House agora se estrebucharem.

O Globo, numa notável página 3 deste sábado, levante suspeitas sobre as contribuições – será que o Al Capone doou ao Delúbio ?

O Fernandinho Beira-Mar ? – pergunta-se o Globo, com outros exemplos.

Discussão bizarra: está tudo registrado – com DARF.

Com DARF ! – clique aqui para ver como é importante ter uma emissora de tevê.

Numa colona (**) da Folha (***), o grande estadista Eduardo Cunha, um dos varões da Moral do PMDB,  protagonista daquele celebre discurso do Garotinho na Câmara sobre a “Emenda Tio Patinhas”, na discussão da MP dos Portos, pois o Grande Estadista invoca argumentos interessantes.

As doações demonstram – diz o padrão da Moral peemedebista – a irremediável necessidade de as empresas – como a Santos Brasil e o Banco Oppportunity, por exemplo – fazerem doações a campanhas eleitorais.

Se não – segue o Ético raciocínio – só o PT vai ter dinheiro, porque só o PT consegue ir ao povo e realizar doações.

De fato, se, por algum descuido na penúltima instância, um dos Varões da Ética peemedebista caísse numa multa dessas, seria difícil mobilizar a população para lhes oferecer um tusta …

A reação da Big House e seus Varões é reveladora.

O tribunal do júri é soberano.

Condenou o Supremo.

Mostrou que, para a população, foi, sim, um julgamento de exceção, um Mentirão.

Enquanto os cheirosos tucanos escapam do mensalão tucano por conveniente prescrição.

No regime capitalista se faz Justiça também com dinheiro.

O tribunal do júri popular levantou o dobro do dinheiro e jogou na cara do STF.

Em tempo: liga o Profeta Tirésias, impressionado com a fúria da Folha e do Globo contra os doadores. Disse o grande Profeta: “eles queriam expropriar a mansão do Genoino e que a Miruna fosse pra debaixo da ponte …”

Em tempo2: não deixe de ir a “Fonteles: Ayres Britto ‘deitou’ no mensalão mineiro”: Ayres Brito, o Big Ben de Propriá, deitou sobre o mensalão tucano ! A sugestão é do amigo navegante João Connor, no face do C Af. O STF do mensalão (o do PT) enobrece a Justiça !

Paulo Henrique Amorim

Fernando Brito - o sucesso das vaquinhas

O sucesso das vaquinhas para arrecadar fundos para os “mensaleiros” questiona, seriamente, a teoria ventilada pela mídia de que havia uma grande pressão “pública” para condenar e prender os réus da Ação Penal 470. Podia até haver pressão de um lado, mas havia pressão de outro também para não deixar a corte suprema fazer um julgamento contaminado de ódio político.
Merval Pereira chegou a brandir, várias vezes, uma suposta ameaça das “ruas’ ao STF – que jamais se concretizou, aliás. Apesar da oposição e mídia terem tentado enfiar, à fórceps, a pauta da prisão dos “mensaleiros” nas manifestações de junho, esta nunca foi uma bandeira popular nos movimentos. Quando a mídia – em especial a Rede Globo – começou a forçar muito a barra para manipular os protestos e direcioná-los contra o “mensalão”, os jovens logo identificaramo a tentativa de enganá-los e passaram a focar sua energia em protestos contra a Globo.
O povo, influenciado ou não pela mídia, pode até querer prender os “mensaleiros”, e é justo que o queira, pois tem confiança no trabalho e na seriedade de nossos juízes. Mas nunca fez disso um cavalo de batalha, como quiseram fazer crer alguns próceres da mídia.
O Brasil está sim impaciente para acabar com a impunidade e combater severamente a corrupção. Mas os brasileiros com um mínimo de ilustração sabem que nada justifica flexibilizar direitos dos réus, condenando-os com base em teorias e não em provas. Ou mesmo contra as provas.
As doações à Delúbio superaram em R$ 600 mil o valor da multa que precisava pagar. Esse montante será repassado à Dirceu, cuja multa agora foi calculada em quase 1 milhão. Mas que ele não terá problema em pagar, também com a ajuda de internautas que viram excessos no julgamento.
O sucesso das vaquinhas para arrecadar fundos para os “mensaleiros” petistas pagarem suas dívidas demonstra não só a emergência do sentimento de solidariedade de internautas comprometidos com determinadas bandeiras políticas.
Revela também disposição para o enfrentamento.

Os desafios educacionais do Brasil são?

O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, 47, trabalha na pasta há dez anos. Nesse período, desenvolveu uma convicção. Para ele, os dois “desafios” educacionais do Brasil na próxima década são: “universalizar a pré-escola até 2016” e melhorar “a qualidade da educação básica.”

Foi o que disse o substituto de Aloizio Mercadante numa entrevista ao portal da Universidade Federal de Alagoas. Veiculada nesta sexta-feira, 31, a conversa ocorreu há nove dias. Àquela altura, já se especulava que Paim, número 2 da pasta, substituiria Mercadante, transferido para a Casa Civil. Mas o quase-futuro-ministro ainda media as palavras: “Não teve nenhuma confirmação em relação a meu nome.”

A despeito da cautela, Paim ouviu a indagação incontornável: caso se confirme sua nomeação, “quais são os desafios do Ministério da Educação?” Ele não fugiu da resposta. Evocando sua experiência no setor, disse que o primeiro passo será obter a aprovação do PNE, o Plano Nacional de Educação. A peça foi enviada ao Congresso em 2011, na forma de um projeto de lei. Contém metas educacionais a serem implementadas até 2020.

“Temos um compromisso de universalizar a pré-escola até 2016”, disse Paim. Há “uma preocupação muito grande com essa questão da alfabetização das crianças, a melhoria da qualidade e do desempenho da educação básica.” Para ele, o aprimoramento do ensino básico não será obtido se não houver uma “ampliação da jornada” escolar.

Menciona outra pré-condição: a valorização dos professores. “Essa visão toda de melhoria da educação básica passa também pela questão da profissionalização”, ele acrescentou. “Para melhorar o ensino médio tenho que trabalhar a questão da profissionalização, não é só aumentar a jornada.”

E quanto ao ensino superior? “A educação superior é fundamental também nesse processo porque é ela que forma os professores e que estimula conhecimento”, respondeu Paim, aferrado ao ensino básico mesmo ao falar das universidades. “Na visão sistêmica que a gente trabalha, a questão da educação superior joga um papel muito importante também para melhoria da qualidade da educação básica e o país para se desenvolver precisa ter um ensino superior forte, uma pós-graduação forte, com bastante ampliação.”

Por Josias de Souza