Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Minha poesia dagora

Imortal só o amor!

Joel Neto!

Petista não age assim

Gregório Duvivier, poeta e ator integrante do grupo Porta dos Fundos, foi agredido verbalmente e quase fisicamente no Rio de Janeiro; o motivo: ter declarado seu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e criticado a pressão para votar em Aécio Neves; aos berros, num restaurante do Leblon, um radical de direita o classificava como integrante da "esquerda caviar", expressão disseminada no País pelo colunista neocon Rodrigo Constantino; discurso de ódio ao PT, que vem sendo alimentado há vários anos por meios de comunicação conservadores, alimenta a radicalização política e a violência; estimulados por brucutus como Constantino, trogloditas de alma fascista saem da toca...Continua>>>




Luis Nassif - Aécio terá que enfrentar a contra onda

ou - é o cipó de aroeira no lombo de quem só sabia mandar -

A onda Aécio Neves começou na véspera e no dia da votação do primeiro turno. Cresceu, parecia irresistível e não se sabia aonde iria parar. Poderia ficar muito acima de Dilma, ou parelha.
Ficou parelha, levando os os grupos de mídia tentaram buscar um segundo salto em cima dos seguintes fatos:
1.     Com a ajuda dos Procuradores do Paraná e do juiz Sérgio Moro, os depoimentos seletivos de Paulo Roberto Costa.
2.     A adesão estrepitosa de Marina Silva e da viúva de Eduardo Campos.
As denúncias monopolizaram a discussão política por vários dias. Os grupos de mídia hipervalorizaram a adesão do PSB, sem dar destaque às reações internas; transformaram em pacto programático o suicídio político de Marina Silva, com pouco destaque para os protestos da cúpula da Rede.
Com todo esse investimento, Aécio não saiu do lugar. De lá para cá houve estabilização nas pesquisas – dois pontos a mais para Aécio no Ibope e Datafolha; dois a mais para a Dilma no Vox Populi; o resto não conta.
Superados os dois momentos pró-Aécio, ele terá agora que enfrentar a contraofensiva, com dois pontos altamente sensíveis:
1.     Nos debates da Band, entrou em uma estratégia de alto risco: toda denúncia ou crítica levantada por Dilma era rebatida com indignação – a ponta de taxa-la várias vezes de leviana. Sempre a mesma resposta. Nesse ponto mostrou ter assimilado à risca o estilo José Serra de sofismar: primeiro, mostre indignação; depois, transfira a responsabilidade para fatores externos, de preferência para o governo federal. Em um próximo debate, bastará uma comprovação cabal de que Aécio blefou para sua muralha de negativas ruir.
2.     A crise da água em São Paulo já está explodindo. Justamente no centro que representa o eleitorado mais pró-Aécio.
Como já antecipei algumas semanas atrás, o caso água representará para Geraldo Alckmin o mesmo que a desvalorização cambial para o segundo governo FHC. Rompe definitivamente a blindagem do governador. Nos próximos meses, haverá a dissecação honesta do seu governo, comprovando ter sido um dos mais desastrosos da história de São Paulo.
Se a campanha de Dilma souber aliar a crise de São Paulo com as promessas de campanha de Alckmin e, pelo veio do PSDB, chegar até Aécio, conseguirá desconstruir a candidatura Aécio.
Há pouco tempo de campanha pela frente e certamente os grupos de mídia tratarão de adiar a hora da verdade. Mas não poderão  bater de frente com os fatos.
Também Leia>>> Tempo certo

Rei nu

por Maria Cecília P. Blinder

Para os bem informados, não é de hoje que esse moço está pelado. Vez por outra, até o PIG dá alguma informação que o desnuda.
  • Qual o recado que o autor do texto "Pó pará governador" publicado na Folha quando da disputa no PSDB acerca de quem seria candidato a presidente - Aécio ou Serra - estava mandando ao "rei"?
  • E quanto ao safanão que deu em sua acompanhante, presenciado e divulgado pelo Juca Kfouri? Se não fosse verdade seria caso de processo, o que não ocorreu. 
  • E o mensalão tucano que o beneficiou? 
  • E o nepotismo do qual foi beneficiário e beneficiador? 
Meritocracia? Dá vontade mandar para ele o livro do Piketty. Será que ele lê francês, como seu guru FHC? 

E por falar nisso, o que adianta ser poliglota se um torneiro mecânico, saído lá dos confins de Guaranhuns foi um grande presidente, quando o príncipe dos sociólogos deu no que deu. 

Tenho 71 anos, estou muito bem de saúde e, aposentada por idade, continuo dando aulas na universidade em que trabalhei durante quase quarenta e três anos. O que mais me pesa nos ombros é ter consciência de já ter visto esse filme algumas vezes: 
  • A do "mar de lama" do Carlos Lacerda, que levou o Getúlio ao suicídio, no meu humilde entendimento, para salvar o Brasil, pois adiou a ditadura por cerca de dez anos; 
  • A farsa armada com a vassoura e os sanduíches de mortadela de Jânio Quadros para se eleger presidente, renunciando e traindo não só seus eleitores, mas o povo brasileiro e, finalmente o famoso caçador de marajás - Color de Mello - que deu no que deu. 
Cometerá o povo brasileiro a insensatez de acreditar nesse falso caçador de corruptos? 

Desculpem o desabafo. 

Vamos continuar lutando para reeleger Dilma Roussef, uma pessoa sobre a qual escreveu hoje na Folha o jornalista Jânio de Freitas: "insinuar-lhe desonestidade é de uma desonestidade repugnante.

7 mentiras de Aécio que Dilma desmentiu no debate da Band

A questão fundamental do debate, é que a Presidente Dilma, trouxe, pela primeira vez, uma série de acusações que circulam nos jornais, ou, em publicações esparsas, para que Aécio se defendesse, ou, melhor, seus defensores não pudessem alegar desconhecimento dos fatos a ele imputados nas mídias sociais.
Assim, trouxe a baila importantes temas como a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou inconstitucional uma lei que efetivou servidores sem concurso, em Minas Gerais (mais de 98 mil). A acusação de que o governo do PSDB em Minas não divulga os gastos com as comunicações nas rádios da família e do próprio Aécio – que o Procurador Geral da República Janot, não absolveu Aécio no caso do Aeroporto de Cláudio (MG), , mas sim determinou que o Ministério Público de Minas Gerais apurasse possível improbidade administrativa.
Isso além de outros que deverão ser abordados em breve, como o caso de Aécio ter sido funcionário fantasma da Câmara Federal dos 17 aos 21 anos, ou como ele mesmo admite, aos 19.   http://tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/10/ficha.jpg
Alguns dos temas abordados e os links para aferição
Vejam as afirmações da Dilma - Lei mineira que efetivou professores é inconstitucional - site do Supremo Tribunal Federal - por incrível que pareça, esta noticia apareceu apenas no site de noticias do STF - porque será?? nada como uma imprensa amiga ...
ou a referente ao Tribunal de Contas do Estado de MG sobre os gastos em educação e saúde...https://www.scribd.com/.../TCE-MG-Acordao-Tribunal-Pleno...
Sobre os efeitos deletérios do choque de gestão – que aumentou tributos no início e no fim revelou-se um fracasso... Veja reportagem na folha sp..http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1531207-choque-de-gestao-de-aecio-em-minas-tem-efeito-declinante.shtml
ou que ele “trabalhava” na Câmara dos Deputados - Brasília (segundo o site da Câmara desde os 17 aos 21 anos - ) cfe. sua assessoria teria, em parte, confirmado à Folha SP - teria sido aos 19 anos e o fato de morar no Rio de Janeiro, onde estudava não tinha problema nenhum...
Gastos do governo mineiro com rádios de Aécio - cfe Folha SP:
Ministério Público Federal vai investigar Aécio por improbidade administrativa em relação ao aeroporto construído em Cláudio, em terras de familiares.http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1529603-janot-arquiva-parte-de-representacao-do-pt-contra-aecio-por-aeroporto-em-claudio-mg.shtml
Bolsa Família –




Isso você não vê petista fazer

Ódio ao PT faz mais uma vítima 

247 - O discurso de ódio ao PT, que vem sendo alimentado há vários anos por colunistas de extrema direita e meios de comunicação conservadores, já deságua em violência. Ontem, a vítima foi o poeta e ator Gregório Duvivier, que integra o grupo de humor Porta dos Fundos. O relato está na coluna desta quinta-feira do jornalista Ancelmo Gois:
Gregório Duvivier almoçava ontem no Celeiro, no Leblon, quando um sujeiro disse que não ficaria mais ali porque ia "acabar metendo a porrada" nele. O talentoso ator e escritor ficou calado. 
Mas o agressor continuou o xingamento, dizendo que ele era da "esquerda caviar" e que deveria estar almoçando no bandejão, "já que gosta tanto de pobre". Meu Deus!
Dois dias atrás, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, Duvivier criticou a patrulha política para que votasse em Aécio Neves e declarou seu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Nos postes da cidade, os adesivos se multiplicam. ´Aqui se vota Aécio´. Você, que não vota como o poste: ame o Rio - ou deixe-o. Aqui não é sua área. Aqui se brinda pelo fim da maioridade penal. Aqui a gente cansou da corja do PT e quer gente nova - mas logo quem? O mensalão tucano, a compra da reeleição, o aeroporto, o helicóptero, tudo virou pó", disse ele. “A militância de jipe e os comentaristas de portal não me dão essa opção. Se quem defende causas humanitárias e direitos civis é tachado de petista, não me resta outra opção senão aceitar essa pecha”.
Instantes depois, o colunista neocon Rodrigo Constantino, que escreve em Veja.com e disseminou a expressão "esquerda caviar", publicou artigo afirmando que o apoio de Gregório Duvivier a Dilma representaria "mais um ponto" para Aécio. "Causas humanitárias? Tipo… aquelas adotadas na Venezuela ou em Cuba, países que o PT defende? Direitos civis? Tipo… aqueles presentes nos países islâmicos que o PT também defende? Pergunto-me: pode apenas a burrice explicar algo assim?", questionou o colunista de Veja.com, tão troglodita quanto alguns de seus colegas e o agressor de Duvivier.




Como diria Nelson Rodrigues, os idiotas perderam a modéstia e os agressores, de alma fascista, agora saem da toca.

Tempo certo, por Paulo Coelho


De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.


Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer: 

Qual é esse tempo certo?


Bom, basta observar os sinais.

Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.


Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer. 


Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará 
de colocar você no lugar certo, 
na hora certa, no momento certo, 
diante da situação ou da pessoa certa. 

Basta você acreditar que nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas. 


Tente observar melhor o que está a sua volta.

Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda. 


Lembre-se, que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

Coisa de casal


Marido pergunta pra mulher: 

- Querida, vamos tentar uma posição diferente essa noite?
 

- Boa idéia, você fica aqui em pé na pia lavando a louça e eu sento no sofá!!!!! 

Psdb - Ocultação de provas

"Com Aécio Neves em maus lençóis, TCE - Tribunal de Contas do Estado (MG) - sai do ar e volta sem relatório que mostra sua roupa suja", Pedro Porfírio
No debate da Band realizado nessa terça-feira 14, a candidata petista Dilma Rousseff cobrou do candidato Aécio Neves, do PSDB, por que os seus governos e os de Antônio Anastasia deixaram de investir R$ 16 bilhões na Educação e na Saúde.

Aécio negou. Disse que  as prestações de contas tinham sempre sido aprovadas.
Dilma sugeriu então que os telespectadores consultassem o site  do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), para saber quem estava falando a verdade.

Quem tentou descobrir quem estava mentindo, bateu com a cara na porta. Surpreendentemente, o site festava fora do ar.


Até ontem 15, às 10h, o site não tinha voltado  a funcionar. Tanto que o deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) denunciou o caso na Assembleia Legislativa.

Nessa altura, Rogério Correia não sabia de outra surpresa, embora premonitoriamente já a antevia.



Hoje, quando o site do TCE-MG voltou a funcionar, os relatórios das contas governamentais do Estado, que comprovam as denúncias de Dilma, tinham desaparecido. 

por Conceição Lemes



Rodrigo Vianna: Empate técnico no Ibope e Datafolha mas,

Vento sopra a favor da presidente Dilma Roussef

Vamos falar francamente: qual a probabilidade estatística de que duas pesquisas, de dois institutos diferentes, ao longo de duas semanas, tragam resultados absolutamente idênticos?

Estamos falando de um país imenso feito o Brasil. Estamos falando de uma pesquisa DataFolha que ouviu quase 10 mil pessoas, e de um levantamento do IBOPE que entrevistou cerca de 3 mil eleitores…

Ao fim e ao cabo, os dois institutos cravam resultados absolutamente iguais: uma semana atrás, Aécio tinha 46% e Dilma 44%. Agora (dia 15 de outubro), Aécio tem 45% e Dilma 43%.

Quando chegamos aos votos válidos, temos 51% a 49% tanto no DataFolha quanto no IBOPE.

Sempre com o tucano levemente na frente – pra manter algum otimismo nas hostes tucanas.

Hum…

Tirando isso, a tendência é de empate mesmo. Mas chama atenção que não haja nenhuma diferença entre os dois institutos, nenhum fiapo. Nada. Depois de apanhar, com tantos erros no primeiro turno, DataFolha e IBOPE estão agora jogando juntos. Se errarem, erram juntos.

Mas, afinal, como errar? Se há empate, ninguém se compromete. Se Dilma aparecer à frente no dia 26, está tudo em casa: margem de erro. Se Aécio ganhar, melhor ainda: vitória para o candidato da Globo.

A essa altura, depois de uma semana de bombardeio midiático contra Dilma, e depois das adesões do PSB, da família Campos e de Marina Silva ao tucanato, esperava-se que a “onda azul” ganhasse força. Isso não se confirmou.

Semana passada, eu já apresentara o mapa do voto, região por região (clique aqui para ler). Apontava que tudo indica uma eleição duríssima, que deve-se decidir no Rio – estado com o eleitorado mais fluído, menos marcadamente petista ou tucano. O texto foi publicado antes das primeiras pesquisas DataFolha e IBOPE do segundo turno – que contrariaram expectativas tucanas e mostraram empate.

O quadro segue o mesmo.

Mas agora há alguns dados a acender sinal amarelo para Aécio: a rejeição dele subiu 4 pontos em uma semana, segundo o DataFolha. Bateu em 38%, quase idêntica à rejeição de Dilma (42%) – que apanha sem parar há 4 anos.

De outra parte, a aprovação ao governo Dilma subiu para 43% – diz o IBOPE. Isso apesar do bombardeio contra ela.

Tudo isso leva a crer que até o fim-de-semana Dilma terá virado o jogo, ainda que por margem muito estreita. Blogueiros tucanos do G1 já tocam o alarme na campanha tucana… Ainda mais porque Dilma acertou golpes duros em Aécio durante o debate da Band.

Ainda assim, o equilíbrio seguirá. Não haverá uma onda Dilma. Nada disso. Dilma, se ganhar, terá obtido a vitória no conta-gotas – conquistando voto a voto.

MAPA DO VOTO

Analisando os cenários, estado por estado, temos um país absolutamente dividido – com o seguinte quadro:

- Aécio deve abrir vantagem de 11 milhões de votos confirmar a dianteira folgada em São Paulo (7 milhões), Sul (2,5 milhões) e Centro-Oeste (1,5 milhão).

- Dilma equilibra o jogo com uma frente de 11,7 milhões de votos obtidos no Nordeste (10,5 milhões) e no Norte (1,2 milhão).

Há duas incógnitas: Minas e Rio.

Aécio deve ganhar – com diferença pequena (inferior a 500 mil votos) - em Minas. E Dilma tende a ganhar (também por margem estreita, cerca de 500 mil votos) no Rio.

Isso tudo indica um equilíbrio extremo.

O que pode pesar no resultado final?

Se o PT aumentar a diferença no Nordeste, e reduzir um pouco a diferença em São Paulo (a crise da água pode levar eleitores de áreas mais pobres do Estado – que apoiaram Marina – a migrar para o voto nulo ou até para Dilma no segundo turno), a balança pesa para o lado de Dilma.

Se Aécio consolidar São Paulo, e ainda abrir vantagem em Minas (conseguindo vantagem superior a 1 milhão de votos), a balança pende para o lado dele, e aí o PSDB pode vencer.

Uma nova investida midiática contra Dilma não está descartada na reta final. Mas o PT guarda munição pesada contra Aécio.

Abstenções altas no Nordeste ou em São Paulo tendem ainda a ter um peso decisivo.

Minha aposta, mantido o quadro atual: Dilma vence, com uma margem entre 200 mil e 2 milhões de votos.

Os institutos de pesquisa seguirão dando resultados idênticos? Talvez precisem corrigir nos próximos dias a estatística para um nível ainda mais dramático: 50% a 50%.

Pra eles, a melhor aposta talvez seja essa: o empate total.

Também Leia>>> Aécio: Governo traz parentes


Governo Aécio: as artes e as técnicas da ludibriação

Minas Gerais- A dívida do estado, que saltou de R$ 32,9 bilhões, em 2002, para R$ 79,7 bilhões, em 2013, indicador inequívoco de um estado com contas desequilibradas, foi omitida do público durante toda a gestão do PSDB, desde 2003, e escondida por meio de um truque contábil

por Fabrício de Oliveira, no Brasil Debate

Nas propagandas, o governo de Minas Gerais aparece retirando a população do estado do “inferno” em que a levou a administração Itamar Franco (1999-2002) e conduzindo-a ao paraíso da máxima felicidade de Aécio Neves e de seu sucessor, Antônio Anastasia, tornando-o “melhor lugar do Brasil para se viver”.

Um crescimento econômico capaz de causar inveja ao País, um estado saneado financeiramente, políticas sociais que o colocam na dianteira dos demais, em termos de indicadores de eficiência e de resultados, são algumas dessas conquistas alcançadas com a implementação do programa de governo conhecido como “Choque de Gestão”.

Em trabalho recentemente publicado com o título “Choque de Gestão e as técnicas de cooptação, controle e manipulação aplicadas no Estado de Minas Gerais, desde 2003”, João Batista Soares aponta três técnicas, todas de origem inglesa, utilizadas pela iniciativa privada para “vender seu produto”, as quais, adaptadas para a administração pública do estado na montagem deste programa, foram transformadas em sofisticados instrumentos de ludibriacão. São elas:

i) a do benchmarking, que simplificadamente significa a identificação de projetos de grande aceitação popular (educação, saúde, segurança pública, por exemplo) e a associação de sua paternidade ao governo, mesmo que apenas “pegando carona” nos existentes, visando a tirar proveito de seus resultados;

ii) a da “Análise SWOT e Verificação de Risco”, sinônimo das siglas inglesas Strengts, Weakness, Oportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, com a qual se busca, de um lado, identificar as ações que devem ser realizadas para tirar o máximo proveito das oportunidades e dos pontos fortes; e, de outro, neutralizar as ameaças e os pontos fracos do programa, seja omitindo-os, seja combatendo as notícias negativas, quer por meio da cooptação dos agentes, quer pela coação, assédio e até mesmo demissão de jornalistas ou servidores que se oponham ou denunciem suas fraquezas;

iii) a técnica da “Análise Stakeholder”, que complementa as duas anteriores, e que implica a identificação de partes interessadas e de pessoas que são determinantes para o sucesso do projeto estratégico ou político, ou seja, dos que devem ser cooptados (mídia, agentes públicos e funcionalismo público mais graduado) ou punidos em caso de fazerem críticas ao programa (jornalistas, funcionalismo, intelectuais etc.).

Na Minas Gerais do mundo real, isto é, fora das propagandas do governo, o crescimento do PIB do estado, com média anual de 3,29% ao ano, entre 2003 e 2013, foi inferior à do Brasil, que atingiu 3,8% a.a., no mesmo período. Mas, seguindo o script das técnicas empregadas, o governo sempre se pautou por omitir o seu desempenho quando este não foi favorável e por divulgar, com grande alarde, os resultados alcançados, quando estes registram melhores números que os do País.

A dívida do estado, que saltou de R$ 32,9 bilhões, em 2002, para R$ 79,7 bilhões, em 2013, indicador inequívoco de um estado com contas desequilibradas, foi omitida do público durante toda a gestão do PSDB, desde 2003, e escondida por meio de um truque contábil propiciado pela contabilidade pública, que fornece aos interessados em mascarar a realidade de seu desempenho fiscal, o conceito enganoso de resultado orçamentário, com o qual se pode transformar uma situação de fortes desequilíbrios fiscais em outra de equilíbrio ou até mesmo de superávits.

Nas políticas sociais, se a situação do ensino fundamental no estado é a melhor do País e, a da saúde, a melhor da região Sudeste, como o governo insistentemente divulga, são outros os principais agentes responsáveis por estes resultados: os municípios, a quem cabe principalmente a oferta do ensino fundamental, e o governo federal, por meio de recursos do SUS, e também os municípios, que destinam percentuais mais elevados de suas receitas (15%) para o financiamento da saúde que o estado (12%).

Se dependessem do governo do estado, provavelmente essas áreas estariam em situação precária, pois o mesmo, adepto da “contabilidade criativa”, sempre destinou para o seu financiamento percentuais menores que os estabelecidos pela Constituição.

Tanto isso é verdade que este teve de firmar, em 02/05/2012, com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), com o qual se comprometeu a atingir, gradualmente, até 2014, os percentuais de recursos previstos constitucionalmente para as áreas da saúde e da educação, que, naquele ano, deveriam atingir 9,68% e 22,81%, respectivamente.

O crescimento espantoso dos índices de criminalidade no estado, especialmente nos últimos anos, confirma a “prioridade” conferida pelo governo às políticas mais importantes demandadas pela população.

Fica claro que para as técnicas empregadas funcionarem é necessário contar com o apoio indispensável da imprensa (um dos agentes-chave que se deve cooptar). Para isso, o governo destinou, segundo a revista Mercado Comum, recursos para publicidade que montaram a R$ 1 bilhão (R$ 140 milhões/ano)nos sete primeiros anos do Governo Aécio, praticamente o custo da construção da Cidade Administrativa.

Com essa montanha dinheiro, os ensinamentos de Goebbls de que uma “mentira repetida cem vezes torna-se verdade” puderam ser explorados com competência, eficiência e brilhantismo. A isso se reduz, de fato, o tão propalado “Choque de Gestão” que se propõe implementar também no Brasil.

*Doutor em economia pela Unicamp, membro da Plataforma de Política Social e autor, entre outros, do livro “Dívida pública do Estado de Minas Gerais: a renegociação necessária”, de 2012

Também Leia>>> Psdb recebeu do esquema Petrobras. Isso não vaza


Frase do dia

Vi esses dias, no debate da TV, um candidato dizendo que seu governo era da decência e da competência. Mas eu pergunto: que decência e competência se, às 3 horas da manhã, ele foi parado em uma rua no Rio de Janeiro e se recusou a soprar um bafômetro para dizer se tinha bebido ou não? Como uma pessoa se recusa a fazer um teste do bafômetro e diz que vai governar com decência e competência? Palavras são fáceis de dizer. Difícil é ter caráter. E poucas pessoas têm caráter nesse país como a Dilma Rousseff.''

Lula

Leia Mais>>> Psdb recebeu recursos do esquema na Petrobras? Por que isso não "vaza"