Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Rir é o melhor remédios

Há cinco pessoas no avião: Jair Bolsonaro, Boris Johnson, o Papa Francisco, a Angela Merkel e um garoto de 10 anos de idade. O avião vai bater e só há quatro paraquedas.

Bolsonaro diz: "Um é meu. O país precisa de mim e já fui paraquedista". Pega um e salta.

Johnson diz: "O Reino Unido tá uma bagunça, eu sou necessário lá". Pega um e salta.

Angela Merkel diz: "A Alemanha precisa de mim para governa-la". Pega um e salta.

O Papa diz: "Vai lá, garoto. Pega o paraquedas que sobrou. Já vivi minha vida e a tua está só começando".

E o garoto responde: "Não precisa, tem dois paraquedas aqui. O cara que já foi paraquedista saltou com minha mochila de escola".

Fernando Verissimo: como nossas elites são volúveis

Trecho da coluna de  Luis Fernando Verissimo no Globo hoje quinta-feira 26/III - (...) Até pouco tempo era fácil interpretar panelaços, ouvidos sempre em zonas de alto poder aquisitivo ou alta classe média. Não havia dúvida sobre quem estava nas janelas e nas sacadas dos edifícios, batendo em frigideiras, travessas e surdos improvisados, em apoio ao governo que tinha ajudado a eleger com seu barulho. Hoje os panelaços são feitos nos mesmos edifícios, supõe-se que pelas mesmas pessoas, mas acompanhados de gritos de "Fora Bolsonaro!", o que só prova como são volúveis nossas elites, como é difícil fazer sociologia a curto prazo no Brasil e, principalmente, a falta que faz um bom intérprete de panelas para nos orientar.

Nenhuma novidade no fato de um governo perder apoio na prática de governar. Promessas de campanha são como juras de amor, servem para seduzir, não necessariamente para durar. Mas, no caso da desilusão com Bolsonaro & Filhos, a decepção foi maior porque a expectativa dos seus 57 milhões de eleitores — espantosa, conhecendo-se a biografia e a personalidade do candidato — era maior. Digam o que disserem do Bolsonaro & Filhos, eles nunca esconderam o que eram, ou chegaram ao poder disfarçados de outra coisa. O que os 57 milhões elegeram foi isso aí mesmo.

Quanto à mudança dos panelaços de a favor do governo para contra o governo, a causa, entre outras, é o desempenho de Bolsonaro & Filhos na guerra contra a peste que nos assola, como ficou evidente na fala inacreditável da terça-feira. Não sei como estão sendo interpretados os panelaços do Leblon, mas se são sinais de insatisfação também são sinais de conscientização, e nos servem. Portanto, não pergunte por quem soam as panelas do Leblon, elas soam por você.

Bovid - 17, por Bartolomeu Nogueira

Os principais sintomas do Bovid-17 são confusão mental, paranóia, dificuldade em aceitar ideias diferentes das suas e irracionalidade. Os casos mais graves podem apresentar ainda forte desejo por militarismo e discurso hipócrita sobre moralidade religiosa. Estimativas dão conta que 57 milhões de brasileiros já foram afetados. Apesar da doença não ser contagiosa, sua cura é extremamente rara. Para indentificar o enfermo basta criticar o "mito", em poucos segundos o contaminado começará a falar sobre comunismo, socialismo, esquerda, Lula, Dilma e PT. Pessoas com hábito de leitura e bom raciocínio lógico são imunes a peste, quase sempre.

Bartolomeu Nogueira