Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Ao Presidente Lula da Silva, por Eugênio José Guilherme de Aragão



Lula, sem queremos incorrer na rasa pieguice, precisamos dizê-lo hoje mais do que nunca: você fez muito para nós, brasileiras e brasileiros. Você mostrou que há um Brasil inclusivo possível, um Brasil onde todas e todos cabem, sem distinção de gênero, renda, origem, cor, credo ou opção sexual. Um Brasil generoso que nem você, que a maioria de nós só imaginava em sonho. Você tornou um pouco desse sonho real.

Você ensinou tolerância, respeito aos que pensam diferente, amor aos que dele carecem. Onde passa, você cativa, abraça e beija. E o faz com sinceridade, mostrando que a empatia não é uma mercadoria só encontradiça em campanha eleitoral.

Você irradiou esperança, sem iludir ninguém. Nunca se perdeu pelo caminho fácil dos rótulos e chavões. Foi sincero e verdadeiro, coisa que é tão rara de se encontrar num meio onde o poder é disputado sorrateiramente, com quimeras e mentiras. Você não hostilizou os hipócritas, mas não se rebaixou a eles.

Acusaram-no de ter confiado demais nos políticos da tradição patrimonialista, o que não é verdade. Você precisou de base para governar e criou um consenso parlamentar inédito para isso. Só com ele foi possível atender à dívida secular com a massa de excluídos deste país. Não pôde barrar ninguém que se dispusesse a lhe dar apoio nessa empreitada, ainda que, depois, muitos vieram a traí-lo.

Mesmo traído, nunca quis mal aos traidores. Estendeu-lhes a mão, mostrando que o interesse do país é maior que as emoções pessoais. Não cultivou ressentimentos e mostrou a nós que política se faz com a cabeça e o coração, mas jamais com o fígado e a bílis.

Apesar de injustiçado, fez questão de honrar todas as vias processuais, todas as instâncias decisórias para reverter uma sentença sórdida, politiqueira, corporativa e meganhocrata. Mostrou paciência e respeito pelas instituições, mesmo quando, irritadas e açodadas, não o respeitaram. Esgotou todos os meios e mostrou uma fé inquebrantável na Constituição que jurou cumprir como presidente da república.

Você é muito maior que os que o ousaram julgar, não pelos cânones legais, mas por vaidade ou pusilanimidade, por preconceitos falso-moralistas, por arrogância ou prepotência, por ambição e por interesse político indisfarçável. E está firme, consolando a todas e todos que neste momento de seu padecimento público querem-no prantear. Você não nos deixa cair na autocomiseração e nem no pessimismo, mas nos levanta e ensina a aceitar a eventual derrota como mero percalço no caminho da vitória inexorável.

Por tudo isso, Lula da Silva, nós agradecemos e assumimos o dever de continuar sua luta, que é a luta de todos nós. Você voltará nos braços das multidões e ensinará a seus detratores que não há força maior que a verdade e a justiça, mesmo que estas não se encontram nas mãos de uns burocratas regiamente pagos e, sim, na soberania popular em que, não pífias virtudes concurseiras, mas o voto de confiança merecida do povo que o elegeu é que vale.

Obrigado, Lula da Silva!



A imagem que simboliza o "Cidadão de Bem" que comemorou a prisão de Lula





Dedico a imagem a baixo aos conhecidos que pessoalmente ou virtualmente venham "zombar" de mim e comemorar a prisão do ex-presidente Lula.
Eles estão ali ao lado, por trás da cerca prestando a devida homenagem a seus heróis: Globo, Dallagnols, Bretas, Moros e Carminhas da vida. E para não deixar nenhuma dúvida do nível de tão justa premiação é necessário informar que o anfitrião é o maior cafetão do país, Oscar Maroni, proprietário do puteiro Bahamas Club.
Parabéns, "homens e mulheres de bem" do Brazil.




Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

Marina Silva e os novos tempos

Resultado de imagem para marina e aécio
"O momento não é de celebração, é de tristeza: o ex-presidente da República que poderia estar apto para fazer o que bem quisesse na política sendo interditado pela Justiça por erros que cometeu. Isso não deve ser motivo de celebração. Mas, por outro lado é uma sinalização de que nós podemos começar a ter esperança de que está se iniciando um tempo de que a lei será igualmente para todos", Marina Silva
***
A imagem e a impunidade tucana diz tudo sobre a lei ser igual para todos. Essa aí sabe das coisas...

Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

Lula homenageia Dilma


São Bernardo do Campo (SP) - no já histórico discurso de Lula em frente o sindicato dos metalúrgicos hoje (07/09/2018), o ex-presidente prestou uma belíssima homenagem a presidenta Dilma Rousseff. São poucas palavras, mas de grandiosidade monumental por ser pura gratidão e reconhecimento:
"Quero agradecer a esta mulher. A mais injustiçada das mulheres que um dia ousaram fazer política neste País. Eu quero ser testemunha de vocês. A Dilma foi a pessoa que meu deu a tranquilidade de fazer quase tudo que eu consegui fazer na presidência da República, pela confiança, pela seriedade e pela competência técnica da Dilma. Sou grato de coração. Não teria sido o que fui sem a Dilma", Lula
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

Íntegra do discurso histórico de Lula em São Bernardo


Lula é carregado pelo povo após discurso em São Bernardo - Créditos: Francisco Proner l Farpa Foto Coletivo

"Em 1979, esse sindicato fez uma das greves mais extraordinárias. E nós conseguimos fazer um acordo com a indústria automobilística que foi talvez o melhor possível. E eu tinha uma comissão de Fábrica com 300 trabalhadores. O acordo era bom. E eu resolvi levar o acordo para Assembleia. E resolvi pedir pra comissão de fábrica ir mais cedo para conversar com a peãozada. E eu fazia assembleia de manhã pra evitar que o pessoal bebesse um pouquinho a tarde, porque quando a gente bebe um pouquinho, a gente fica mais ousado. 
Mesmo assim não evitava porque o cara levava litro de conhaque dentro da mala e quando eu passava tomava uma ‘dosinha’ para a garganta ficar melhor - coisa que não aconteceu hoje.
Pois bem, nós começamos a colocar o acordo em votação e 100 mil pessoas no Estádio da Vila Euclides não aceitavam o acordo. Era o melhor possível. A gente não perdia dia de férias, não perdia décimo terceiro e tinha 15% de aumento. Mas a peãozada 'tava' tão radicalizada que queria 83% ou nada. E não conseguimos. E passamos um ano sendo chamado de pelego pelos trabalhadores. A gente, Guilherme, ia na porta de fábrica… [Lula começa a fazer saudações diversas]. Então companheiros e companheiras, nós conseguimos… os trabalhadores não aprovaram o acordo… [interrupção para atendimento médico à pessoa na multidão].  
Eu ia dizendo pra vocês que nós não conseguimos aprovar a proposta que eu considerava boa e o pessoal então passou a desrespeitar a diretoria do Sindicato. Eu ia na porta da fábrica ninguém parava.
E a imprensa escrevia: “Lula fala para os ouvidos moucos dos trabalhadores”.
Nós levamos um ano para recuperar o nosso prestígio na categoria. E eu fiquei pensando com ar de vingança: “Os trabalhadores pensam que eles podem fazer 100 dias de greve, 400 dias de greve, que eles vão até o fim. Pois eu vou testá-los em 1980”.
E fizemos a maior greve da nossa história. A maior greve. 41 dias de greve. Com 17 dias de greve fui preso e os trabalhadores começaram depois de alguns dias a furar greve e nós então - eu sei que Tuma, eu sei que o doutor Almir eu sei que Teotônio Vilela ia dentro da cadeia e falava assim pra mim: “Ô Lula cê precisa acabar com a greve, cê precisa dar um conselho para acabar com a greve”. E eu dizia: “Eu não vou acabar com a greve. Os trabalhadores vão decidir por conta própria”.
O dado concreto é que ninguém aguentou 41 dias porque na prática o companheiro tinha que pagar leite, tinha que pagar a conta de luz, tinha que pagar gás, a mulher começou a cobrar o dinheiro do pão, ele então começou a sofrer pressão e não aguentou. Mas é engraçado porque na derrota a gente ganhou muito mais sem ganhar economicamente do que quando a gente ganhou economicamente. Significa que não é dinheiro que resolve o problema de uma greve, não é 5%, não é 10%, é o que está embutido de teoria política de conhecimento político e de tese política numa greve. "Significa que não é dinheiro que resolve o problema de uma greve, não é 5%, não é 10%, é o que está embutido de teoria política de conhecimento político e de tese política numa greve"
Agora, nós estamos quase que na mesma situação. Quase que na mesma situação. Eu tô sendo processado e eu tenho dito claramente: “O processo do meu apartamento, eu sou o único ser humano que sou processado por um apartamento que não é meu”. E ele sabe que o Globo mentiu quando disse que era meu. A Polícia Federal da Lava Jato quando fez o inquérito mentiu que era meu, o Ministério Público quando fez a acusação mentiu dizendo que era meu e eu pensei que o Moro ia resolver e ele mentiu dizendo que era meu e me condenou a nove anos de cadeia.
É por isso que eu sou um cidadão indignado, porque eu já fiz muita coisa com meus 72 anos. Mas eu não os perdoo por ter passado para a sociedade a ideia de que eu sou um ladrão. Deram a primazia dos bandidos fazerem um pixuleco pelo Brasil inteiro. Deram a primazia dos bandidos chamarem a gente de petralha. Deram a primazia de criar quase um clima de guerra negando a política nesse país. E eu digo todo dia: nenhum deles, nenhum deles, tem coragem ou dorme com a consciência tranquila da honestidade, da inocência que eu durmo. Nenhum deles [aplausos]. 
Eu não estou acima da Justiça. Se eu não acreditasse na Justiça, eu não tinha feito partido político. Eu tinha proposto uma revolução nesse país. Mas eu acredito na Justiça, numa Justiça justa, numa Justiça que vota um processo baseado nos autos do processo, baseado nas informações das acusações, das defesas, na prova concreta que tem a arma do crime.
O que eu não posso admitir é um procurador que fez um Power point e foi pra televisão dizer que o PT é uma organização criminosa que nasceu para roubar o Brasil e que o Lula, por ser a figura mais importante desse partido, o Lula é o chefe, e portanto, se o Lula é o chefe, diz o procurador, “eu não preciso de provas, eu tenho convicção”. Eu quero que ele guarde a convicção deles para os comparsas deles, para os asseclas deles e não para mim. Certamente um ladrão não estaria exigindo prova. Estaria de rabo preso com a boca fechada torcendo para a imprensa não falar o nome dele.
Eu tenho mais de 70 horas de Jornal Nacional me triturando. Eu tenho mais de 70 capas de revista me atacando. Eu tenho mais de milhares de páginas de jornais e matérias me atacando. Eu tenho mais a Record me atacando. Eu tenho mais a Bandeirantes me atacando, eu tenho a rádio do interior me atacando. E o que eles não se dão conta é que quanto mais eles me atacam mais cresce a minha relação com o povo brasileiro. "E o que eles não se dão conta é que quanto mais eles me atacam mais cresce a minha relação com o povo brasileiro"
Eu não tenho medo deles. Eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim. Eu gostaria que ele me mostrasse alguma coisa de prova. Eu já desafiei os juízes do TRF4 que eles fossem prum debate na universidade que ele quiser, no curso que ele quiser, provar qual é o crime que eu cometi nesse país. E eu as vezes tenho a impressão e tenho a impressão porque eu sou um construtor de sonhos. Eu há muito tempo atrás sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhões e milhões de pessoas pobres na economia, envolvendo milhões de pessoas nas universidades, criando milhões e milhões de empregos nesse país, eu sonhei, eu sonhei que era possível um metalúrgico, sem diploma universitário, cuidar mais da educação que os diplomados e concursados que governaram esse país e cuidaram da educação. Eu sonhei que era possível a gente diminuir a mortalidade infantil levando leite feijão e arroz para que as crianças pudessem comer todo dia. Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocá-los nas melhores universidades desse país para que a gente não tenha juíz e procuradores só da elite, daqui a pouco vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela de Heliópolis, nascidos em Itaquera, nascidos na periferia. Nós vamos ter muita gente dos Sem Terra, do MTST, da CUT formados. 
Esse crime eu cometi.
Eu cometi esse crime e eles não querem que eu cometa mais. É por conta desse crime que já tem uns dez processos contra mim. E se for por esses crimes, de colocar pobre na universidade, negro na universidade, pobre comer carne, pobre comprar carro, pobre viajar de avião, pobre fazer sua pequena agricultura, ser microempreendedor, ter sua casa própria. Se esse é o crime que eu cometi eu quero dizer que vou continuar sendo criminoso nesse país porque vou fazer muito mais. Vou fazer muito mais. [Povo começa a gritar “Lula, guerreiro do povo brasileiro] "Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocá-los nas melhores universidades desse país para que a gente não tenha juiz e procuradores só da elite"
Companheiros e companheiras, eu em 1986 eu fui o deputado constituinte mais votado na história do país. E, na época, havia uma desconfiança que só tinha poder no PT quem tinha mandato.. Quem não tivesse mandato era tido… [começa a fazer saudações]. Então companheiros, quando eu percebi que o povo desconfiava que só tinha valor no PT quem era deputado, Manoela e Guilherme sabe o que eu fiz? Deixei de ser deputado. Porque eu queria provar ao PT que ia continuar sendo a figura mais importante do PT sem ter mandato porque se alguém quiser ganhar de mim no PT só tem um jeito: é trabalhar mais do que eu e gostar do povo mais do que eu, porque se não gostar não vai ganhar.
Pois bem: nós agora estamos num trabalho delicado. Eu talvez viva o momento de maior indignação que um ser humano vive. Não é fácil o que sofre a minha família. Não é fácil o que sofrem meus filhos. Não é fácil o que sofreu a Marisa e eu quero dizer que a antecipação da morte da Marisa foi a safadeza e a sacanagem que a imprensa e o Ministério Público fizeram contra ela. Eu tenho certeza. Essa gente eu acho que não tem filho, não tem alma e não tem noção do que sente uma mãe ou um pai quando vê um filho massacrado, quando vê um filho sendo atacado.
Eu então, companheiros, resolvi levantar a cabeça. Não pense que eu sou contra a Lava Jato não. A Lava Jato, se pegar bandido, tem que pegar bandido mesmo que roubou e prender. Todos nós queremos isso. Todos nós a vida inteira dizíamos: “A Justiça só prende pobre, não prende rico”. Todos nós dizíamos. E eu quero que continue prendendo rico. Eu quero. Agora qual é o problema? É que você não pode fazer julgamento, subordinado à imprensa. Porque no fundo, no fundo, você destrói as pessoas na sociedade, na imagem da pessoas e depois os juízes vão julgar e vão dizer “eu não posso ir contra a opinião pública tá pedindo pra caçar”. Quem quiser votar com base na opinião pública largue a toga e vá ser candidato a deputado, escolha um partido político e vá ser candidato. Ora, a toga ela é o emprego vitalício. O cidadão tem que votar apenas com base nos autos do processo, aliás eu acho que ministro da Suprema Corte não deveria dar declaração de como vai votar. Nos EUA termina a votação e você não sabe em quem o cidadão votou exatamente para que ele não seja vítima de pressão. "Quero dizer que a antecipação da morte da Marisa foi a safadeza e a sacanagem que a imprensa e o Ministério Público fizeram contra ela"
Imagina um cara sendo acusado de homicídio e não tenha sido ele o assassino. O que a família do morto quer? Que ele seja morto, que ele seja condenado. Então o juiz tem que ter, diferentemente de nós, a cabeça mais fria, mais responsabilidade de fazer a acusação ou de condenar. O Ministério Público é uma instituição muito forte. Por isso esses meninos que entram muito novo fazem um curso direito e depois faz três anos de concurso porque o pai pode pagar, esses meninos precisavam conhecer um pouco da vida, um pouco de política para fazer o que eles fazem na sociedade brasileira.
Tem uma coisa chamada responsabilidade. E não pense que quando eu falo assim [quer dizer que] eu sou contra. Eu fui presidente e indiquei quatro procuradores e fiz discurso em todas as posses e eu dizia: “Quanto mais forte for a instituição mais responsável os seus membros tem que ser”. Você não pode condenar a pessoa pela imprensa para depois julgá-la. Vocês estão lembrados de que quando eu fui prestar depoimento lá em Curitiba, eu disse para o Moro: “Você não tem condições de me absolver porque a globo tá exigindo que você me condene e você vai me condenar.
Pois bem, eu acho que tanto o TRF4, quanto o Moro, a Lava Jato e a Globo, eles têm um sonho de consumo. O sonho de consumo é que primeiro: o golpe não terminou com a Dilma. O golpe só vai concluir quando eles conseguirem convencer que o Lula não possa ser candidato a presidência da república em 2018. Não é que eu não vou ser, eles não querem que eu participe porque existe a possibilidade de cada um se eleger, eles não querem o Lula de volta porque pobre na cabeça deles não pode ter direito. Não pode comer carne de primeira. Pobre não pode andar de avião. Pobre não pode fazer universidade. Pobre nasceu, segundo a lógica deles, para comer e ter coisas de segunda categoria. "Eles não querem o Lula de volta porque pobre na cabeça deles não pode ter direito"
Então, companheiros e companheiras, o outro sonho de consumo deles é a fotografia do Lula preso. Ah, eu fico imaginando o tesão da Veja colocando a capa comigo preso. Eu fico imaginando o tesão da Globo colocando a minha fotografia preso. Eles vão ter orgasmos múltiplos. 


Eles decretaram a minha prisão. E deixa eu contar uma coisa pra vocês: eu vou atender o mandado deles. E vou atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo que acontece neste país acontece por minha causa. Eu já fui condenado a 3 anos de cadeia porque um juiz de Manaus entendeu que eu não preciso de arma, eu tenho uma língua ferina, então precisa me calar, porque se não me calar, ele vai continuar falando frases como eu falei, tá chegando a hora da onça beber água, e os camponeses mataram um fazendeiro e eles achavam que era a senha.

Eles já tentaram me prender por obstrução de justiça, não deu certo. Eles agora querem me pegar numa prisão preventiva, que é uma coisa mais grave, porque não tem habeas corpus. O Vaccari já tá preso há três anos. O Marcelo Odebrecht gastou R$ 400 milhões e não teve habeas corpus. Eu não vou gastar um tostão. Mas vou lá com a seguinte crença: eles vão descobrir pela primeira vez o que eu tenho dito todo dia. Eles não sabem que o problema deste país não chama-se Lula, o problema deste país chama-se vocês, a consciência do povo, o partido dos trabalhadores, o PCdoB, o MST, o MTST, eles sabem que tem muita gente.
E aquilo que a nossa pastora disse, e eu tenho dito em todo discurso, não adianta tentar de me impedir de andar por este país, porque tem milhões e milhões de Boulos, de Manuelas, de Dilmas Rousseffs neste país para andar por mim.
Não adianta tentar acabar com as minhas idéias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las.
Não adianta parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês.
Não adianta achar que tudo vai parar o dia que o Lula tiver um infarto, é bobagem, porque o meu coração baterá pelos corações de vocês, e são milhões de corações.
Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque eu não sou um ser humano, sou uma ideia, uma ideia misturada com a ideia de vocês, e eu tenho certeza que companheiros como os sem-terra, o MTST, os companheiros da CUT e do movimento sindical sabem, e esta é uma prova, esta é uma prova, eu vou cumprir o mandado e vocês vão ter de se transformar, cada um de vocês, vocês não vão se chamar chiquinho, zezinho, joãozinho, albertinho… Todos vocês, daqui pra frente, vão virar Lula e vão andar por este país fazendo o que você tem que fazer, e é todo dia! Todo dia!
Eles tem de saber que a morte de um combatente não para a revolução.
Eles tem de saber. Eles tem de saber que nós vamos fazer definitivamente uma regulação dos meios de comunicação para que o povo não seja vítima das mentiras todo santo dia.
Eles têm de saber que vocês, quem sabe, são até mais inteligentes que eu, e queimar os pneus que vocês tanto queimam, fazer as passeatas, as ocupações no campo e na cidade; parecia difícil a ocupação de São Bernardo, e amanhã vocês vão receber a notícia que vocês ganharam o terreno que vocês invadiram. "Não adianta parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês."
Companheiros, eu tive chance, agora, eu estava no Uruguai, entre Livramento e Vera, e as pessoas diziam assim, ô, Lula, você finge que vai comprar um “uisquizinho”, e você vai para o Uruguai com o Pepe Mujica e vai embora e não volta mais, pede asilo político. Você pode ir na embaixada da Bolívia, do Uruguai, da Rússia, e de lá você fica falando… Eu não tenho mais idade. Minha idade é de enfrentá-los com olho no olho e eu vou enfrentá-los aceitando cumprir o mandado.
Eu quero saber quantos dias eles vão pensar que tão me prendendo e quantos mais dias eles me deixarem lá mais lulas vão nascer neste país e mais gente vai querer brigar neste país, porque numa democracia, não tem limite, não tem hora para a gente brigar. Eu falei para os meus companheiros: se dependesse da minha vontade eu não ia, mas eu vou porque eles vão dizer a partir de amanhã que o lula tá foragido, que o lula tá escondido, e não! Eu não to escondido, eu vou lá na barba deles pra eles saberem que eu não tenho medo, que eu não vou correr, e para eles saberem que eu vou provar minha inocência.
Eles têm de saber isso.
E façam o que quiserem. Façam o que quiserem. Eu vou pegar uma frase que eu peguei em 1982 de uma menina de 10 anos em Catanduva, e essa frase não tem autor. Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a chegada da primavera.
E a nossa luta é em busca da primavera.
Eles tem de saber que nós queremos mais casa, mais escola, nós queremos menos mortalidade, nós não queremos repetir a barbaridade que fizeram com a Marielle no Rio de Janeiro.
Não queremos repetir a barbaridade que se faz com meninos negros neste país.
Não queremos mais a mortalidade por desnutrição neste país. Não queremos mais que um jovem não tenha esperança de entrar numa universidade, porque este país é tão cretino, que foi o ultimo país do mundo a ter uma universidade. O último! Todos os países mais pobres tiveram, porque eles não queriam que a juventude brasileira estudasse.
E falavam que custava muito. É de se perguntar: quanto custou não fazer há 50 anos atrás?
Eu quero que vocês saibam que eu tenho orgulho, profundo orgulho, de ter sido o único presidente da República sem ter um diploma universitário, mas sou o presidente da república que mais fiz universidade na história deste país para mostrar para essa gente que não confunda inteligência com a quantidade de anos na escolaridade, isso não e inteligência, é conhecimento.
Inteligência é quando você tem lado, inteligência é quando você não tem medo de discutir com os companheiros aquilo que é prioridade, e a prioridade é garantir que este país volte a ter cidadania. Não vão vender a Petrobras! Vamos fazer uma nova constituinte! Vamo revogar a lei do petróleo que eles tão fazendo! Não vamos deixar vender o BNDES, não vamos deixar vender a Caixa, não vamos deixar destruir o Banco do Brasil! E vamos fortalecer a agricultura familiar, que é responsável por 70% do alimento que nós comemos neste país.
E com essa crença, companheiros, de cabeça erguida, como eu tô falando com vocês, que eu quero chegar lá e dizer ao delegado: estou à disposição.
E a história, daqui a alguns dias, vai provar que quem cometeu crime foi o delegado que me acusou, foi o juiz que me julgou e foi o Ministério Público que foi leviano comigo.
Por isso companheiros, eu não tenho lugar no meu coração pra todo mundo, mas eu quero que vocês saibam que se tem uma coisa que eu aprendi a gostar neste mundo é da minha relação com o povo.
Quando eu pego na mão de um de vocês, quando eu abraço um de vocês… porque agora eu beijo homem e mulher igualzinho, não mistura mais… Quando eu beijo um de vocês, eu não to beijando com segundas intenções, eu to beijando porque quando eu era presidente, eu dizia:
"Eu vou voltar pra onde eu vim".
E eu sei quem são meus amigos eternos e quem são os eventuais. Os de gravatinha, que iam atrás de mim, agora desapareceram. E quem está comigo são aqueles companheiros que eram meus amigos antes de eu ser presidente da república. É aquele que comia rabada no Zelão, que comia frango com polenta no Demarchi, é aquele que tomava caldo de mocotó no Zelão, esses continuam sendo nossos amigos. São que tem coragem de invadir terreno pra fazer casa, são aqueles que têm coragem de fazer uma greve contra a previdência, são aqueles que ocupam no campo pra fazer uma fazenda produtiva, são aqueles que na verdade precisam do estado.
Companheiros, eu vou dizer uma coisa pra vocês: Vocês vão perceber que eu vou sair desta maior, mais forte, mais verdadeiro, e inocente, porque eu quero provar que eles é que cometeram um crime, um crime político de perseguir um homem que tem 50 anos de história política, e por isso eu sou muito grato.
Eu não tenho como pagar a gratidão, o carinho e o respeito que vocês tem dedicado a mim nesses anos todos. E quero dizer a vocês Guilherme, e à Manuela, a vocês dois, que para mim é motivo de orgulho pertencer a uma geração, que está no final dela, ver nascer dois jovens disputando o direito de ser presidente da república neste país. Por isso, grande abraço, e podem ficar certos: esse pescoço aqui não baixa, minha mãe já fez o pescoço curto pra ele não baixar, e não vai baixar, porque eu vou sair de lá de cabeça erguida e de peito estufado porque eu vou provar a minha inocência.
Um abraço companheiros, obrigado, mas muito obrigado, pelo que vocês me ajudaram, um beijo, querido, muito obrigado!"
Edição: Diego Sartorato e Pedro Nogueira
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

This head does not go down here

I'll keep the warrant. And the more days that leave me there, the more people will want to be Lula.

I'm not hiding. I'm not afraid of them. To know that I will not run. I'll prove my innocence.

- the powerful can kill a two, three flowers, but can not prevent the arrival of spring

- the death of a fighter not for the revolution

- The problem is not called Lula, but it's you!

- I am not a human being, I am an idea ... mixed with you

- each of you will become a Lula

- the horn of Veja, from Globo is to see my photograph arrested

- will have multiple orgasms

- I will tell the delegate: I am at your disposal

"I'll take care of their warrant, and I'll transfer responsibility to them." Did not they say I was to blame for everything?

- in 1979 this union made one of the most extraordinary strikes and we managed to make an agreement with the auto industry which was perhaps the best

- we began to put the agreement into a vote in the assembly and 100 thousand people in the stadium of Vila Euclides did not accept the agreement

- it was the best possible deal, but the peaozada was radicalized and wanted 83% increase or nothing

- we could not approve the proposal which I considered to be good

- we spent a year being called pelegos by the workers

- and I went to the factory door and no one stopped. And the press wrote "Lula speaks to the poor ears of the workers"

- it took us a year to recover our prestige next to the category

- I kept thinking: the workers say they can do 400 days of strike? Well, I'm going to test them in 1980. And we made the biggest strike in our history!

- 41 days of strike! With 17 days of strike I was arrested and the workers began, after a few days, to strike strike

- and I said: I will not end the strike! The workers will decide on their own!

- in practice, the worker had to pay the bills at home. And could not stand

- it's funny because in defeat we have gained a lot more, without winning economically, than when we won economically

- it is not money that defines a strike. It is what is embedded in political theory!

- we are almost in the same situation now

- I am being sued and I have said clearly: the process of my apartment ... I am the only human being that I am sued for being an apartment that is not mine

- He knows the Globe lied! PF lied when he did the survey! The MP lied saying it was mine when making the accusation

- I thought Moro would solve it, but he lied that it was mine.

- and sentenced me to 9 years in jail

- that's why I'm outraged. I do not forgive them for passing on to society the idea that I am a thief

- gave primacy to the bandits to make a pixuleco by the whole Brazil. To call the people a petralha. Of denying the policy

- I say every day: none of them sleeps with the calm conscience of the honesty with which I sleep

I'm not above justice

- If I did not believe in Justice, I had not made a political party. Had made a revolution

- I believe in fair justice, which votes on a procedure based on the case file, the concrete evidence

- but I do not admit a proxy that made a power point and went to the television to say that the PT is a criminal organization that was born to steal Brazil and Lula is the boss

"So if Lula is the boss," says the prosecutor, "I do not need proof. I have conviction

"I want him to keep his conviction to his cronies, to his minions, and not to me!"

"Surely a thief would not be demanding proof." I'd be trapped, mouth shut and wringing the press not to mention him

- I have over 70h of jn crunching me, over 70 magazine covers attacking me, several newspapers attacking me

- they do not realize: the more they attack me, the more my relationship with the Brazilian people grows

I'm not afraid of them.

- I already said that I would like to have a debate with Moro. I wish he would show me some proof.

- I already challenged the TRF-4 judges that they go to a debate to prove what the crime I committed

- I long ago dreamed that it was possible to govern this country by involving millions of poor people in the economy, in the universities, creating millions of jobs ... I dreamed that it was possible for a metallurgist without a university degree to take care of education more than graduates and bankers

- I dreamed that it was possible to reduce child mortality

- I dreamed that it was possible to take the students from the periphery and put them in the best universities so that we do not have only elite judges and prosecutors

- Soon we will have judges and prosecutors born in the favela, in the periphery

- we will have MST and CUT people trained

- This crime I committed! The crime they do not want me to commit anymore!

- if it is for these crimes, to put poor and black in the university, I want to say: I will continue being criminal, because I will do much more!

- in 1986, I was the most voted constituent congressman in history

- and we found out that within the PT there was a
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!

Lula: Esse pescoço aqui não baixa


Resultado de imagem para lula cabeça erguida

Vou cumprir o mandado. E quantos mais dias mais me deixarem lá, mais gente vai querer ser Lula
Eu não estou escondido. Não tenho medo deles. Pra saberem que não vou correr. Vou provar a minha inocência
- os poderosos podem matar uma duas, três flores, mas não podem impedir a chegada da primavera
- a morte de um combatente não para a revolução
- o problema não se chama Lula, mas são vocês!
- eu não sou um ser humano, eu sou uma ideia... misturada com vocês
- cada um de vocês vai virar um Lula
- o tesão da Veja, da Globo é ver a minha fotografia preso
- vão ter orgasmos múltiplos
- vou dizer ao delegado: estou à sua disposição
- vou atender ao mandado deles vou transferir a responsabilidade para eles. Eles não diziam que eu era a culpa de tudo?
- em 1979, esse sindicato fez uma das greves mais extraordinárias e conseguimos fazer um acordo com a indústria automobilística que foi talvez o melhor
- começamos a colocar o acordo em votação na assembleia e 100 mil pessoas no estádio de Vila Euclides não aceitavam o acordo
- era o melhor acordo possível, mas a peãozada estava radicalizada e queria 83% de aumento ou nada
- não conseguimos aprovar a proposta que eu considerava boa
- passamos um ano sendo chamados de pelegos pelos trabalhadores
- e eu ia na porta de fábrica e ninguém parava. E a imprensa escrevia "Lula fala para ouvidos moucos dos trabalhadores"
- levamos um ano para recuperar nosso prestígio junto à categoria
- fiquei pensando: os trabalhadores dizem que podem fazer 400 dias de greve? Pois vou testá-los em 1980. E fizemos a maior greve da nossa história!
- 41 dias de greve! Com 17 dias de greve eu fui preso e os trabalhadores começaram, depois de alguns dias, a furar greve
- e eu dizia: não vou acabar com a greve! Os trabalhadores vão decidir por conta própria!
- na prática, o trabalhador tinha que pagar as contas em casa. E não aguentou
- é engraçado porque na derrota a gente ganhou muito mais, sem ganhar economicamente, do que quando a gente ganhou economicamente
- não é dinheiro que define uma greve. É o que está embutido de teoria política!
- estamos quase na mesma situação agora
- eu estou sendo processado e tenho dito claramente: o processo do meu apartamento... eu sou o único ser humano que sou processado por ser um apartamento que não é meu
- ele sabe que o Globo mentiu! A PF mentiu quando fez o inquérito! O MP mentiu dizendo que era meu ao fazer a acusação
- pensei que o Moro fosse resolver, mas mentiu que era meu
- e me condenou a 9 anos de cadeia
- por isso estou indignado. Não os perdoo por terem passado para a sociedade a ideia de que sou um ladrão
- deram a primazia pros bandidos fazerem um pixuleco pelo Brasil inteiro. De chamar a gente de petralha. De negar a política
- digo todo dia: nenhum deles dorme com a consciência tranquila da honestidade com que eu durmo
- não estou acima da Justiça
- se eu não acreditasse na Justiça, não tinha feito partido político. Tinha feito uma revolução
- acredito numa Justiça justa, que vota um processo baseada nos autos do processo, nas provas concretas
- mas não admito um procurador que fez um power point e foi pra televisão dizer que o PT é uma organização criminosa que nasceu pra roubar o brasil e o Lula é o chefe
- portanto, se o Lula é o chefe, diz o procurador, eu não preciso de provas. Eu tenho convicção
- quero que ele guarde a convicção dele para os comparsas dele, para os asseclas dele, e não pra mim!
- certamente um ladrão não estaria exigindo prova. estaria de rabo preso, boca fechada e torcendo pra imprensa não falar dele
- tenho mais de 70h de jn me triturando, mais de 70 capas de revista me atacando, vários jornais me atacando
- eles não se dão conta: quanto mais me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro
- eu não tenho medo deles
- eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro. Gostaria que ele me mostrasse alguma prova
- já desafiei os juízes do TRF-4 que eles fossem pra um debate provar qual é o crime que eu cometi
- há muito tempo sonhei que era possível governar este país envolvendo milhões de pobres na economia, nas universidades, criando milhões de empregos... sonhei que era possível um metalúrgico sem diploma universitário cuidar mais da educação que os diplomados e concursados 
- sonhei que era possível diminuir a mortalidade infantil
- sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocá-los nas melhores universidades para que a gente não tenha juízes e procuradores só da elite
- daqui a pouco vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela, na periferia
- vamos ter gente do MST e da CUT formados
- esse crime eu cometi! O crime que eles não querem que eu cometa mais!
- se for por esses crimes, de colocar pobre e negro na universidade, eu quero dizer: eu vou continuar sendo criminoso, porque vou fazer muito mais!
- em 1986, fui o deputado constituinte mais votado na história
- e nós ficamos descobrindo que dentro do PT havia uma desconfiança que só tinha poder no PT quem tinha mandato
- quando eu percebi que o povo desconfiava que só tinha valor no PT quem era deputado, deixei de ser deputado, porque eu queria provar ao PT que continuaria sendo a figura mais importante do PT mesmo sem mandato
- se alguém quiser ganhar de mim no PT, tem que trabalhar mais que eu e gostar do povo mais que eu
- agora estamos num trabalho delicado
- eu talvez viva o momento de maior indignação que um ser humano vive
- não é fácil o que sofre a minha família, os meus filhos, o que sofreu a Marisa
- a antecipação da morte da Marisa foi a safadeza e a sacanagem que a imprensa e o MP fizeram contra ela
- essa gente não tem filho, não tem alma e não tem noção do que sente uma mãe ou um pai quando vê um filho sendo massacrado
- resolvi levantar a cabeça
- não pensem que sou contra a Lava Jato. Se pegar bandido, tem que pegar e prender bandido
- todos queremos isso
- dizíamos a vida inteira que só prendem pobre e não prendem rico
- mas o problema é que você não pode fazer julgamento subordinado à imprensa, porque você destrói a imagem das pessoas na sociedade e depois os juízes vão julgar e falam que não podem ir contra a opinião pública
- quem quiser julgar com base na opinião pública largue a toga e vá ser candidato!
- a toga é um emprego vitalício
- o cidadão tem que julgar apenas com base nos autos do processo
- ministro do STF não deveria dar declaração sobre como vai votar!
- nos EUA você não sabe em quem o Ministro julgou, exatamente para não sucumbir à pressão
- o juiz tem que ter a cabeça mais fria, mais responsabilidade na hora de condenar
- o MP é uma instituição muito forte, por isso esses meninos precisavam conhecer um pouco da vida e da política para fazer o que fazem!
- fui presidente, indiquei 4 procuradores e fiz discurso em todas as posses
- MP não pode condenar pela imprensa!
- quando fui prestar depoimento em Curitiba, disse ao Moro que ele não podia me absolver porque a Globo exigia que ele me condenasse
- acho que tanto o TRF-4 quanto o Moro, a Lava Jato e a Globo têm o sonho de consumo de, primeiro, o Golpe não terminar com a Dilma; só vão concluir quando conseguirem convencer que o Lula não possa ser candidato à presidência
- eles não querem nem que eu participe
- não querem o Lula de volta, porque pobre, na cabeça deles, não pode ter direito, não pode comer carne de primeira, andar de avião, fazer universidade... pobre nasceu pra comer e ter coisas de segunda
- outro sonho de consumo deles é a fotografia do Lula preso
- eles decretaram a minha prisão
- já fui condenado a 3 anos de cadeia porque juiz de Manaus entendeu que eu não preciso de arma. tenho uma língua ferina!
- "tá chegando a hora da onça beber água". Acham que mataram um fazendeiro por causa dessa frase
- já tentaram me prender por obstrução de justiça, não deu certo
- agora tentam a prisão preventiva
- eles sabem que tem muita gente
- não adianta tentar evitar que eu ande por esse país, porque tem milhões e milhões de Lulas, Boulos, Manuelas e Dilmas pra andar por mim
- minhas ideias já estão pairando no ar e não tem como prendê-las
- quando eu parar de sonhar, sonharei pela cabeça de vocês
- não achem que tudo vai parar o dia em que o Lula tiver infarto. bobagem: meu coração baterá pelo coração de vocês
- companheiros do MTST, do MST, da CUT sabem: essa é uma prova. Vou cumprir o mandado e vocês vão ter que se transformar em Lulas! E vão andar por esse país fazendo o que tem que fazer!
- todo dia! Eles tem que saber que a morte de um combatente não para a Revolução!
- vamos fazer uma regulação dos meios de comunicação para que o povo não seja vítima das mentiras
- fazer ocupações no campo e na cidade!
- eu estava no Uruguai. tive a chance de atravessar a rua e ficar no Uruguai pra pedir asilo político
- falaram que eu podia ir em alguma embaixada
- eu não tenho mais idade! Na minha idade, é enfrentá-los olho no olho, aceitando cumprir o mandado
- quero saber quantos dias vão pensar que estão me prendendo
- quanto mais dias me deixarem lá, mais Lulas vão nascer
- porque a Democracia não tem limite
- faço isso de modo consciente. Se dependesse da minha vontade, eu não iria, mas vou
- diriam a partir de amanhã que estou escondido
- vou lá pra eles saberem que não tenho medo, que não vou correr e que vou provar a minha inocência
- façam o que quiserem!
- queremos mais casa, mais escola, menos mortalidade, não queremos repetir a barbaridade que fizeram com a Marielle no RJ, que fazem com meninos negros nas periferias
- não queremos a volta da desnutrição
- não queremos mais que um jovem não tenha esperança de entrar na universidade
- esse país é tão cretino que foi o último a ter uma universidade, porque não queriam que a juventude estudasse
- inteligência é quando você tem lado, quando não tem medo de discutir o que é prioridade
- a prioridade desse país é garantir que esse país volte a ter soberania
- não vão vender a PEtrobras! Vamos fazer uma Constituinte e revogar o que eles estão fazendo!
- vamos fortalecer a agricultura familiar
- é com essa crença, de cabeça erguida, que quero chegar lá e dizer ao delegado: estou à sua disposição
-a História vai provar que quem cometeu o crime foi o delegado que me acusou, o juiz que me julgou e o MP que foi leviano comigo
- se tem uma coisa que aprendi a gostar é da minha relação com o povo
- quando pego na mão de vocês ou beijo um de vocês, faço isso porque, quando eu era presidente, dizia que vou voltar pra onde vim e sei quem são meus amigos de verdade
- os de gravatinha desapereceram; os que continuam são os que comiam rabada e frango com polenta comigo!
- aqueles que têm coragem de invadir um terreno pra fazer casa!
- que têm coragem de fazer greve!
- os que precisam do Estado
- sairei dessa maior, mais forte e mais verdadeiro! E inocente! Vou provar que eles é que cometeram o crime político de perseguir um homem que tem 50 anos de vida política
- não tenho como pagar a gratidão, o carinho e o respeito que vocês têm por mim
- Boulos e Manuela: pra mim, é motivo de orgulho pertencer a uma geração que está, no final dela, vendo nascer dois jovens disputando o direito de ser presidente
- esse pescoço aqui não baixa!
- vou de cabeça erguida e sair de peito estufado de lá!
***
Reprodução não literal do discurso que o ex-presidente Lula fez hoje (07/04/2018) em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP). Isso é história, preserve.
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!
Clicar somente se o anúncio interessar. Clicar somente se o anúncio interessar. Obrigado!