Você me enfeitiçou


Pois toda vez que ouço seu nome...
Minha respiração para...
Meu coração dispara...
E sinto que vou perder os sentidos...

Queria tanto ter você em meus braços...
Te embalar num doce abraço...

Venha deite ... se junto a mim...
Não sabe que se vivo é pra te fazer feliz? 

Sem você o mundo é gelado...
Amargo...
Vem meu polo norte...

Você me lançou um feitiço...
E agora terá de arcar com isso...
Pois toda vez que te vejo...
Sinto que perco o juízo...

10/01 algumas manchetes piguinianas

"Crise energética":

  • Referenda o adiamento da posse de Chávez
  • Aumenta pressão sobre inflação
  • Já ameça as Big Four de auditoria
  • Leva Tesouro a adiar emissão de título
  • Desvia entrada do aeroporto de Fortaleza
E por aí vai...

As boas coisas da vida


ma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fez esta pequena lista:

- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.

- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.

- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos servente de pedreiro.

- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.

- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade – ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor.

- Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne – a mulher que não te deu e não te dá, essa amaldiçoada.

- Viajar, partir…

Crônica do Edgard: Jogo a toalha


Mais um dia de rotina. Levanto, tomo café, pego os jornais. E leio.
No Brasil, o Ministério de Minas e Energia tem uma reunião marcada para discutir problemas do setor. O representante do ministro diz que é um encontro previamente marcado, nada a ver com crise. Mas a presidenta do país interrompe suas férias e segue para Brasília para acompanhar a reunião “de praxe”.
A própria presidenta disse no fim do ano que não há problemas com o sistema elétrico e que os apagões são fruto de erros humanos e que deveríamos soltar gargalhadas quando nos dissessem o contrário. Mas, como sempre, os erros humanos se repetiram em toda a Região dos Lagos – onde estive no fim de ano – incluindo a charmosa Búzios, terra dos ricaços locais e argentinos. Aliás, em Teresópolis, região serrana do Rio, onde passo alguns fins de semana na casa de um amigo, também falta luz durante esses feriados mais longos, como Natal, Carnaval, Semana Santa. Isso acontece há 30 anos. Repetindo: 30 anos! Para rir disso, só sendo masoquista. Assim mesmo, prefiro acreditar na voz da presidenta.
Porém, espera lá: será que ela está sabendo de toda a realidade mesmo? Ou tem gente tentando esconder algo dela? Pronto, já estou em cima do muro. Desconfiado como Dilma, também querendo ver o que falam os técnicos responsáveis pela energia brasileira. Na verdade, como chefe do setor elétrico durante anos, no governo Lula, ela é muito bem informada do que acontece lá. Se bem que temos de dar o desconto de que hoje suas funções são muito maiores e mais abrangentes.

Entrevista de Genoíno no Sul 21


Sul21 – A sua decisão de tomar posse como deputado federal tem causado polêmica e críticas, até mesmo de companheiros de PT. Como o senhor recebe esses questionamentos?

José Genoino – A minha expectativa é exercer o meu mandato, porque eu tomei posse respeitando a Constituição Federal e as leis do meu país. Além de responder aos 92.326 eleitores que votaram em mim. Ao cumprir esta determinação legal, que é válida a todos os brasileiros, pretendo desempenhá-la como sempre fiz, sendo um deputado presente, de projetos e ideias. Eu sempre fui atuante em plenário e nas comissões. É isso que eu vou fazer. Exercerei meu mandato plenamente a cada dia. Sobre expectativas de futuro (condenação), não me compete especular.

Sul21 – O senhor imagina futuro prejuízo à sua vida política depois desta condenação?

José Genoino – Eu estou nesta espécie de tortura psicológica há sete anos. Desde 2005 sofro campanhas pré-condenação. Quem tem muitas cicatrizes está mais preparado para enfrentar certos golpes, certas pancadas. Mas eu estou tranquilo, tenho a serenidade da minha inocência. Vou provar isso. Mais cedo ou mais tarde, a verdade prevalecerá. Nesse período todo, os acusados (no mensalão) foram tratados como nunca antes no nosso país – mesmo assim, não quero emitir juízo de valor sobre isso por ter um compromisso profundo com a democracia, eu lutei por ela. Eu fiquei cinco anos preso por lutar pela democracia. Ingressei na política com 21 anos de idade. Sempre fiz política. Política por ideais e sonhos. Nunca acumulei patrimônio ou riqueza com a política. É isso que conta para mim. Continuo com a consciência que a minha luta por um estado democrático e soberano e pela minha honestidade nunca se apagarão.

Sul21 – O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que disputa a presidência da Câmara, já disse que, se eleito, tem intenção de descumprir a decisão do STF sobre a cassação automática do mandato dos condenados na Ação Penal 470. O senhor fica mais tranquilo com esta posição?

José Genoino – Eu não vou opinar sobre isso. Não é de minha competência, é de competência da Câmara Federal. Eu respeito os poderes constituídos. Reafirmo que, mesmo concordando ou discordando de decisões, eu as cumprirei.

BBBs 2013 beneficiados com projeto de lei


A cúpula do DEM se reuniu para avaliar o desempenho do partido nos últimos 30 dias. "Poupamos os brasileiros de um filme sérvio e, agora, esperamos erradicar a boiolagem. Somos a vanguarda da retaguarda", diz o memorando.
SÃO PAULO - Após aprovar o "Dia do Orgulho Hétero", criado pelo vereador Carlos Apolinário (DEM) sob o argumento de que "O heterossexual precisa sentir orgulho de não ser homossexual", a câmara de São Paulo se prepara agora para criar novos dias festivos que valorizem outras categorias sem voz na sociedade.
Entusiasmado, Apolinario deu entrada em projeto de lei para recuperar a autoestima de ex-BBBs. "São pessoas honradas, que hoje se veem reduzidas a correr diuturnamente atrás de papparazzis, mendigar pautas no TV Fama e criar eventos estapafúrdios para aparecer na mídia. Estimo que a classe de ex-BBS, que cresce exponencialmente desde 2001, é hoje uma das mais humilhadas de nossa sociedade ", asseverou o parlamentar. Apolinario garantiu que o "Dia do Orgulho ex-BBB" também beneficiará celebridades esquecidas de No Limite, Busão do Brasil, A Fazenda, Casa dos Artistas, Hipertensão e Fama.
A repercussão foi imediata, levando vereadores a atolar a pauta da Câmara com novas datas festivas. Foram criados dias comemorativos para a raça ariana, para os proprietários de Audis A3 e para cidadãos paulistas que lambem o cabelo com gel. Além disso, foi também sugerida a promulgação do "Dia do Trânsito", do "Dia da Poluição Sonora", do "Dia da Arquitetura Feia” e do “Dia das Lojas de Luxo que Sonegam o Leão”.

Juiz suspende a divulgação do resultado do Sisu

Um juiz de Bagé (RS) suspendeu, hoje quarta-feira (09), a divulgação do resultado do Sisu - Sistema de Seleção Unificada - até julgamento de recurso contra correção da redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), movida por um estudante da cidade. Como aconteceu em outras ocasiões, o MEC - Ministério da Educação - recorrerá.

Dez dicas para encontrar o amor


1. Aprenda a esperar: não se encontra um grande amor da noite para o dia. Além disso, a falta de paciência acaba atrapalhando. “Ansiedade demais acaba só atraindo os caras errados”, diz a escritora e colunista dos jornais “Zero Hora” e “O Globo”, Martha Medeiros. Então, nada de pegar o primeiro que aparecer só para dizer que não está solteira ou matar a carência.
2. Seja o que você procura: antes do grande amor chegar é preciso ir se preparando. “A mulher tem que se conhecer profundamente e não aceitar coisas e pessoas que não a façam feliz”, ensina Margareth Signorelli, coach de relacionamentos. Margareth sugere trabalhar em você mesma as características que procura em outra pessoa. Por exemplo, se você quer um cara honesto, seja honesta; se procura um cara divertido, seja divertida. “O que você emana, você recebe de volta”, diz.
3. Esteja aberta para encontrar o que você não estava procurando: fazer uma lista de algumas qualidades que você quer e do que não quer de um grande amor também ajuda. Mas permita surpreender-se com alguém que tenha qualidades fora da lista. “Quem está solteira quer a pessoa ideal. A gente tem que entender que essa pessoa não existe. Esqueça a idealização”, diz Martha, lembrando que aquele cara não tão bonitão pode não ser um grande amor, mas virar um grande amigo.

4. Seja fiel a você mesma: você decidiu que, definitivamente, não suporta um parceiro fumante. Pessoas que ainda não encontraram estabilidade profissional também foram eliminadas da lista. Então, seja fiel a você mesma e vá com isso até o fim. Aprenda também a usar e confiar em sua intuição diante de um parceiro em potencial. “Quantas vezes, depois de uma situação que não deu certo, você se lembra que já tinha sentido algo errado antes, mas preferiu ignorar?”, questiona Margareth.

Padre Quevedo: Senhores, vocês viram a edição de Veja desta semana?

Ela cita as 12 providências que se implementadas fariam o Brasil subir que nem um foguete verde e amarelo. 

O problema é se explodir lá em cima. 

Não li o almanaque mas não custa deduzir o que são essas 12 providências. Vejam se concordam comigo:

1- Eleger Serra

2- Se não eleger Aécio
3- Se não eleger FHC
4- Se não, como alternativa, eleger Batmão Barbosa
5- Privatizar o que falta ser privatizado
6- Volta triunfante do neoliberalismo
7- Corte das aposentadorias e pensões em 50%
8- Reduzir os impostos para quem produz, esquecer essa idéia de taxar grandes fortunas, aumentar subsídios e incentivos para os capitalistas (afinal ninguém é de ferro, capitalismo é bom, mas com proteção do Estado é “cosa muchto boa”)
9- Não deixar o PT concorrer à presidência
10- Se concorrerem não deixar ganhar
11- Se ganharem não deixar assumir
12- Usar o “supremo de frango” para apoiar essas medidas (afinal, no voto não ganhamos uma).

Saudações!

BBB 2013: sempre assim

União e amizade

Poesia da noite

Não se preocupe mais com tanta bobagem, apenas viva. Quem te merece não te faz chorar, se for chorar que seja de felicidade. Não se preocupe tanto assim com o que dizem de você, o único que te conhece como ninguém é você mesmo. Dê valor a quem te ama, guarde as cartas de amor, jogue fora as ofensas. Viva cada dia como se fosse o último, não tente entender o mundo nem as pessoas, é perda de tempo. Apenas viva e sorria, permita que a felicidade entre na sua vida, e não deixe que ela vá embora.

Boatos: iPhone mini pode custar entre US$ 99 e US$ 149

Bloomberg divulgou hoje quarta-feira, 9, uma previsão de preço para o suposto iPhone mini, ainda um suspense no mercado. De acordo com fontes da publicação, a Apple estaria disposta a vender uma versão menor do seu aparelho por valores entre US$ 99 e US$ 149.

Rumores sobre o lançamento de um novo modelo do smartphone da Apple surgiram nos primeiros dias do ano. Na sexta-feira, 4, a Reuters conversou com analistas da Strategy Analytics e ouviu que a Samsung ampliará a liderança em relação à Apple no mercado de smartphones. Para tentar amenizar esse quadro, a empresa da maçã teria como boa opção lançar uma versão mais barata do seu único aparelho (veja aqui).

Outras fontes chegaram a bancar a existência do aparelho. Para o Digitimes, essas pessoas afirmaram ter visto o iPhone Mini, que terá uma tela maior e um design exterior diferente. A motivação para tocar a ideia teria sido a experiência do iPad Mini, que tem vendido bem em países em desenvolvimento.

Pessoas envolvidas com o assunto também afirmaram ao Wall Street Journal que em 2010 a Apple chegou a desenhar versões mais baratas do celular, antes de lançar o iPhone 4.

Há anos a Apple trabalha com uma filosofia instaurada por Steve Jobs de oferecer poucos produtos, tanto que está apenas atualizando o iPhone desde 2007. Mas as coisas vêm mudando; já sob comando de Tim Cook, a companhia duplicou o iPad, lançando uma versão menor e mais barata, que tem conquistado mercados emergentes e garantindo novos clientes.

É o que deve acontecer com o iPhone ainda neste ano, já que, embora detenha 14,6% do mercado mundial de smartphones, o aparelho enfrenta concorrência feroz dos modelos com Android.
Você compraria um iPhone menor? E o que achou das previsões de preço? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Minas x São Paulo: café sem leite

A coluna Panorama Político, de Ilimar Franco no Globo (09), informa que José Serra, ex-governador de SP, não apoiará Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, para a presidência da República. Bem, voltamos à República Velha.
            
Depois de 3 presidentes paulistas –Prudente de Moraes, Campos Sales e Rodrigues Alves-, S. Paulo tentou emplacar o governador Bernardino de Campos. A reação foi geral, especialmente de Minas Gerais. O acordo era que a presidência ficasse com Afonso Pena, governador de Minas Gerais e que se estabelecesse um equilíbrio entre S. Paulo e Minas Gerais.
            
Essa política foi chamada de CAFÉ COM LEITE, na época, S. Paulo e Minas Gerais, os maiores produtores respectivamente. E assim foi com Venceslau Brás (MG), Rodrigues Alves (SP) (que faleceu), Artur Bernardes (MG) e Washington Luis (SP).
            
Mas Washington Luis resolveu interromper a política de Café com Leite e lançou e elegeu Julio Prestes, governador de SP. A reação do binômio Minas Gerais e Rio Grande do Sul precipitou uma guerra civil, liderada pelo gaúcho Getúlio Vargas, que havia perdido as eleições e veio com apoio total de Minas Gerais.
            
O resultado foi a revolução de 1930, com Getúlio terminando por assumir poderes plenos.

Pesquisa sofista


Lamento informar que só na cidade de São Paulo existe UM MILHÃO e CEM MIL habitantes na linha extrema da miséria absoluta, sem contabilizar os carentes, remediados e os indefinidos, pesquisa feita por órgão assisado. 

Vale lembrar que o Brasil tem DUZENTOS MILHÕES de viventes, esse número sobe acentuadamente, colocando o país entre os países mais paupérrimo do mundo. 

Só que a pesquisa fictícia diz ao contrario, fala que muita gente pularam para a classe “C”, as quais tem acesso ao mercado consumidor.

Esclareço, são milhares de famílias que passaram a comer melhor, se vestir com roupas de terceira e comprar eletroeletrônico e linha branca. 

Essa pesquisa é sofista, não retrata a realidade atual de milhões de habitantes que passam fome literalmente e moram em habitações inadequadas.

Versos destemidos


Scott Walker lançou, no mês passado, o disco "Bish Bosch", terceiro de uma série que define sua fase mais madura: arranjos sombrios e vocal de ópera
Em sua carreira solo, trabalho do músico assume postura mais densa: vanguarda disfarçada de pop music

Basta um giro pela trajetória de Scott Walker para compreender a reverência que sua música inspira em jovens compositores. Em quase meio século de carreira, o cantor estadunidense foi de ídolo teen a trovador autoral. 

Seus hits com os Walker Brothers, mais conhecidamente "The Sun Ain´t Gonna Shine Anymore" (originalmente gravada por Frankie Valli e que ganhou versões por Cher e Keane), e seus primeiros trabalhos solos são marcos do pop dos anos 60 relembrados até hoje em estações de rádio saudosistas; os discos vanguardistas de sua fase madura vão do grotesco ao agonizante, trilhando uma tênue linha de poesia explorada em letras e arranjos viscerais que ecoam o lirismo das óperas de Alban Berg. 

É como se desde o fim dos Walker Brothers, em 1978, o barítono de Scott se transformasse em um quase tenor, rompendo a estratosfera pop, e indo parar em um mundo sideral no qual a física de hits não se aplica, mas as raízes de seu canto permanecem intactas. Escutá-lo flutuar por esse infinito de matéria negra é apreciar um raro artista popular que não perdeu uma fagulha sequer de sua chama criativa ao longo dos anos.

O MSN Messenger já tem data de sepultamento: 15 de março.


Microsoft começou a enviar e-mail a seus usuários nesta quarta-feira, 9, avisando que o serviço será encerrado e integrado ao Skype.

O único local em que ele ainda continuará funcionando será na China.

“Atualize para o Skype e entre utilizando uma conta da Microsoft (a mesma de seu login no MSN) e todos os contatos de seu Messenger estarão em suas mãos. Você poderá falar por mensagens instantâneas e chat de vídeo assim como antes, além de descobrir novas maneiras de utilizar o Skype em seu smartphone ou tablet.”, diz o comunicado.

Skype está disponível para Android iOS. Para Windows Phone 8 ainda há só uma versão de preview.

Microsoft comprou o Skype em maio de 2011 por US$ 8,5 bilhões.

A decisão foi tomada porque, para a empresa, não fazia mais sentido manter dois serviços semelhantes funcionando. 

A oposição sabe que o ano-chave das eleições não é 2014 é 2013


Ou ela começa já a derrubar a popularidade de Dilma, incentiva candidaturas competitivas e estigmatiza de vez o partido da presidenta, ou pode dar adeus não só às suas remotas chances de vitória, mas de que haja segundo turno em 2014. O “timing” para fazer isso é 2013, ou será tarde demais para conseguir tirar a vantagem que hoje tem a presidenta contra qualquer adversário.

Ao contrário de campanhas anteriores, os tucanos já definiram seu candidato com bastante antecedência. A antecipação ocorreu porque a tarefa da oposição é ingrata. A popularidade de Dilma anda na estratosfera (73%) e resistiu aos escândalos direcionados contra seu governo, ao julgamento da Ação Penal 470 e à desaceleração da economia.

A presidenta e o PT não só atravessaram tudo isso como conseguiram ampliar o número de prefeituras e derrotar o PSDB na cidade com o maior eleitorado do país. Uma dificuldade extra para a política em 2014 será o clima de copa do mundo de futebol, mais intenso e que se estenderá por mais tempo no Brasil.

Na batalha para garantir que pelo menos haja segundo turno, os que fazem oposição ao governo Dilma sabem que não podem confiar só no PSDB. Torcem por um maior número de candidatos com pelo menos 10% de intenções de voto cada.

Bolsa para universitários cotistas já


Mais uma medida a favor da educação e da maioria dos brasileiros e brasileiras que não podem estudar, apesar de terem acesso à universidade, o que se tem aplicado consideravelmente nos últimos 10 anos. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que a expectativa e o empenho do governo são no sentido de conseguir colocar em vigor, já no início do ano letivo deste 2013, a bolsa de R$ 400 por mês para alunos carentes que ingressem na universidade pelo sistema de cotas pagarem as despesas do curso superior.

O ministro lembrou que a bolsa de R$ 400,00 esta incluída em Medida Provisória (MP) editada pela presidenta Dilma Rousseff e já em tramitação no Congresso Nacional. Para entrar em vigor, o benefício depende da aprovação do Orçamento de 2013, a ser votado no início de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão beneficiados alunos com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que optarem por cursos com carga horária diária superior a 5 horas.  Os R$ 400 serão pagos por meio de um cartão magnético distribuído pelo MEC, semelhante ao que é entregue aos beneficiários do programa Bolsa Família.

Segundo o ministro, o objetivo da bolsa é garantir que o estudante não abandone a universidade. “Já encaminhamos a MP para o Congresso. Esses estudantes que recebem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que optarem por cursos com mais de 5 horas de jornada terão direito a uma bolsa de R$ 400 por mês assim que entrarem na universidade e durante todo o curso”, completou.

Quem muito fala, pouco sabe, pouco faz e via de regra pouco sente

As pessoas falham ao pensar que só porque não estamos o tempo inteiro rindo, é porque não estamos felizes. Também falham ao pensar que só porque não estamos chorando desesperadamente, não estamos tristes. E falham mais uma vez ao pensar que só porque não falamos o tempo todo sobre o quanto gostamos, o quanto sentimos saudades, o quanto pensamos e o quanto lembramos, não sentimos.


BBB 2013

Veja diálogo entre policarpos e cachoeiras


Um dos motivos porque a tucademopiganalhada persegue Dirceu

É hora de medidas mais duras para reduzir os juros bancários
Apesar do juro cobrado ao consumidor ter caído em 2012, é evidente que ainda vamos mal nesse assunto. A redução não acompanhou nem de longe queda da Selic. Vejam só: de janeiro a dezembro, a Selic caiu de 10,5% para 7,25% ao ano. Já a média de juros cobrados no cheque especial e no empréstimo pessoal teve queda de 0,12 ponto em 2012 na comparação com 2011. A taxa média ficou em 5,54% ao mês, segundo o Procon-SP. Notem bem, ao mês.


Fica claro que são necessárias medidas mais diretas e duras das autoridades. Com a palavra, o Banco Central e o Ministério da Fazenda.


É preciso regular cada vez mais o setor bancário, as tarifas, os juros cobrados fora da linha básica internacional de spread, a atuação nas áreas de seguro, saúde e previdência privada.


Os bancos têm que servir ao setor produtivo e ao consumo, financiando a produção e o comércio – e não ao contrário, como ocorre em nosso país.


Já é hora de medidas para além da concorrência que os bancos públicos começaram a impor no mercado financeiro, monopolizado e cartelizado.

Emprego: enquanto os cães ladram


O mercado de trabalho brasileiro continuará aquecido nos próximos meses, afirmou nesta terça-feira (8) o pesquisador da área de economia aplicada do Ibre/FGV (instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) Fernando de Holanda Barbosa Filho.
A avaliação do especialista é baseada no IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), que caiu 0,3% na passagem de novembro para dezembro, feitos os ajustes sazonais.
"Essa variação denota estabilidade, ou seja, o mercado de trabalho continua aquecido. A tendência ainda é de um mercado de trabalho apertado", afirmou o economista.
Também divulgado nesta terça-feira pela FGV, o ICD (Indicador Coincidente de Desemprego) recuou 2,4% em dezembro na comparação com novembro.
Nesse período, o ICD atingiu o segundo menor nível da série histórica, 60,9 pontos, superior apenas ao de dezembro de 2011, de 60,4 pontos. O ICD busca antecipar os resultados da PME (Pesquisa Mensal do Emprego), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por isso, Barbosa Filho acredita que a taxa de desocupação medida pela PME, que estava em 4,9% em novembro, caia em dezembro.
"Esperamos que a taxa de desocupação da PME entre novembro e dezembro caia, mas muito pouco. Ela deve ficar em um patamar semelhante ao de dezembro de 2011", disse o economista, referindo-se ao mês em que a taxa de desocupação da PME chegou a 4,7% -- o menor nível da série histórica, iniciada em março de 2002.

Sobre o terrorismo midiático do "apagão"

O objetivo é claríssimo. 
É o mesmo que levou o PIG a fazer campanha contra o ENEM, contra cotas, contra redução dos juros, contra a Copa e Olimpíadas no Brasil. 
A campanha do caos aéreo, da febre amarela, da gripe suína, do alarmismo no início da crise econômica em 2008 (que levou empresas a demitir trabalhadores desnecessariamente), etc.
O objetivo do PIG  é sabotar o governo. 
No caso atual, tentar impedir a redução das tarifas de contas de luz (ou pelo menos tentar diminuir o impacto positivo que a medida terá na opinião pública).
Alarmismo, sensacionalismo, manipulação, intrigas, calúnias, fofocas, mentiras: PIG.
Ricardo S

The i-piauí Herald não faria melhor


Miriam Leitão, O Globo
O governo deve deixar de lado a atitude de negação e encarar de frente os riscos que existem na área do suprimento de energia. Essa é a única forma de reduzir os perigos de o Brasil ter uma crise nesse fornecimento. Há semelhanças e diferenças em relação a 2001, mas ainda há tempo de se evitar o pior cenário, desde que a preocupação principal deixe de ser negar o risco de apagão.

Resumindo: 
Basta o governo concordar que existe o risco de apagão, que o risco de apagão tem fim.

Sei não, mas tenho a impressão que estes incompetentes tucademopiganalhas querem nos matar de rir.

Concluído 

Quem começou combater a corrupção o STF?


[...] De qual corrupção está se falando? 

A do Banestado… lembram-se? 

A da lista de Furnas, onde até o assassinato de uma modelo tenta-se encobrir? 

Da Privataria tucana? 

Da CPMI Veja/Cachoeira, que não ouviu a bandidagem? 

Das concorrências para obras do metrô na cidade de São Paulo, a Alstom e a corrupção investigadas na Europa? 

O Rouboanel e inúmeros outros casos de corrupção comprovada contra o patrimônio público em vários estados da federação que sequer são lembrados pela mídia, envolvendo do DEM, O PSDB, o PPS, etc?…

A propósito, aguardo com ansiedade o novo livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

Chega a ser indecente, para dizer-se o menos, essa tentativa de parte da oposição brasileira em querer tapar o sol com a peneira, esquecendo-se da corrupção em que está atolada até o pescoço e que já ultrapassou há tempos qualquer limite de irresponsabilidade, e querer imputá-la aos seus principais adversários.

Tudo sob o exercício do jornalismo irresponsável e de mão única, selvagem e mentiroso, esse que a presidente procura defender sob argumentos pouco sólidos.

José Dirceu: Onda alarmista sobre risco de apagão é estúpida, política e oportunista


A onda alarmista sobre os riscos de racionamento de energia ou apagão tem claros objetivos políticos e interesses privados. A avaliação que vem sendo feita sobre o cenário energético brasileiro é estúpida. Essa estratégia faz parte da linha de tentativa de desconstrução do nosso governo, tão cara a certos articulistas, jornalões e jornalecos. Atende também ao persistente rentismo.

Vejo nesses jornalões uma campanha de estupidez sobre o assunto. Falam em apagão (há quem já faça as contas sobre o impacto do apagão no PIB, em puro clima de torcida), em racionamento, em aumento na conta de luz, em riscos de inadimplência...

Não faz sentido. A imprensa faz questão de esconder as informações verdadeiras. Elas ficam lá no pé da página ou dentro de algum texto secundário. Ou nem sequer são mencionadas.

O PIB, Pobres Internos Brutos


[...] dependem de fatores sociais que venham de fato tira-los das favelas, cortiços, palafitas e guetos em geral, para que possam ter condições de habitação, bons transportes coletivos para que se locomovam para seus trabalhos e volta para casa com mais conforto.

Que todos tenham empregos com salários que de para sustentar uma família de no mínimo 4 pessoas. 

Que o INSS pague salários dignos, a fim de evitar que o aposentado passe fome, ou então, não tenha dinheiro para comprar remédios. 

Só assim, teremos um Brasil de verdade e para todos. 

Quem iria desconfiar de um "inocente" carrinho de pipoca?


O mensalão era distribuído na casa dos deputados utilizando o singelo disfarce de pipoqueiro.

O Sr Geraldo (nome fictício) mora em um sítio no interior do Rio Grande do Norte, é um pequeno produtor de tomates com 13 clientes fixos em estabelecimentos de Brasília. Sua vida não foi sempre assim, ele era um pobre pipoqueiro de planaltina até receber uma proposta irrecusável de um home de paletó em um carro oficial.
Recebeu a tarefa de receber pacotes de dinheiro nas residencias de algumas pessoas, desmembrá-los em pacotes menores com 30 e 40 mil reais e entregá-los em várias residencias e apartamentos de luxo no Plano Piloto de Brasília.
Foram os dois anos mais difíceis de sua vida, mas para aquele pobre homem, o sacrifício valeu a pena.

Hoje ele sustenta sua família de maneira confortável, além de ter dado uma importantíssima contribuição anônima para a democracia do país.

Ele ainda guarda com especial zelo, a carta de agradecimento assinada pelo Presidente da República, que ele a quase ninguém mostra e cuja cópia se recusou irredutivelmente a fornecer.
De tanto ler textos de defensores de idéias direitistas, de debater com paranoicos de imaginação fértil, acabei saindo do sério e partindo para a patifaria.

Carlos Chagas: Trotski, Dilma e o cachorro


Leon Trotski foi tão importante quanto Lênin, nos preparativos, na deflagração e nos primeiros anos da revolução bolchevique. Tanto que uma vez conquistado o poder, o  novo regime voltou-se para ele quando  doze países capitalistas mantiveram ou enviaram tropa armada para apoiar russos brancos, cossacos e generais  dissidentes  na tentativa de estrangular aquele fantasma erigido pela miséria  e a revolta.  Lênin sugeriu que depois  de chefiar  a delegação enviada a Brest-Litowski para obter o cessar fogo com os alemães, Trotski fosse nomeado Comissário da Guerra e assumisse o comando do  recém formado Exército Vermelho.    Durante três anos, a bordo de um trem-blindado, ele percorreu as múltiplas frentes de batalha,  estimulando a resistência.   As forças invasoras dispunham de grandes  recursos  e contavam com o apoio da mídia européia e  americana da época, que enviavam  correspondentes e repórteres para acompanhar  a tentativa de sufocar o governo  sediado em Moscou. Como sempre, os jornalistas exageravam.
                                                        
Numa das batalhas onde os bolcheviques levaram a pior, os telegramas mandados para as principais capitais mundiais davam  conta  de que Trotski fugira a poucos minutos de ser derrotado,  não conseguindo  levar no trem o seu cachorro de estimação, que os adversários haviam  capturado.
                                                        
Depois de a História haver encenado  mais uma de suas tragédias,   vitorioso militarmente mas perseguido por Stálin e obrigado a refugiar-se no México,  Trotski escreveu em suas memórias: nunca me preocupei em desmentir aquelas notícias, até porque, jamais tive um cachorro...
                                                        
O episódio se conta a propósito do exagero repetido todos os dias  pela chamada grande imprensa a respeito das dificuldades enfrentadas pela presidente  Dilma na condução do governo. É claro que o mar não está para peixe.

Enquanto os cães ladram...


Petrobras anuncia recorde de refino diário de petróleo
No dia 1º de Janeiro, foram processados 2,111 milhões de barris.
10 mil barris/dia a mais que recorde de agosto de 2012.
A Petrobras informou ontem terça-feira (8) que em 1º de Janeiro atingiu recorde de processamento de petróleo nas suas refinarias. 
A quantidade refinada, segundo a estatal, foi de 2,111 milhões de barris, 
A marca atingida foi resultado dos investimentos para o aumento da eficiência operacional das refinarias e vai contribuir para a redução da importação de derivados.
A Petrobras também anunciou a descoberta petróleo de boa qualidade na área denominada Sul de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, no 5º poço perfurado após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa.
O poço conhecido como Sul de Tupi fica ao sul do Campo de Lula, em profundidade dágua de 2.188 metros e a uma distância de 302 quilômetros  da costa do Estado do Rio de Janeiro. 
A Petrobras comprovou a presença de reservatórios de excelente qualidade, em rochas carbonáticas, situadas abaixo da camada de sal.

Oba, Lula é cidadão comum, será investigado


O Ministério Público Federal vai investigar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com base na acusação feita pelo operador do mensalão, Marcos Valério, de que o esquema também pagou despesas pessoais do petista. 
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu remeter o caso à primeira instância, já que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado. Isso significa que a denúncia pode ser apurada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, em Brasília ou em Minas Gerais.
A integrantes do MPF Gurgel tem repetido que as afirmações de Valério precisam ser aprofundadas. A decisão de encaminhar a denúncia foi tomada no fim de dezembro, após o encerramento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado a mais de 40 anos de prisão, Valério, que até então poupava Lula, mudou a versão após o julgamento.
Ainda sob análise do procurador-geral da República, o depoimento de Valério em setembro do ano passado, revelado pelo Estado, e os documentos apresentados por ele serão o ponto chave da futura investigação que, neste caso, ficaria circunscrita ao ex-presidente.
O procurador da República que ficar responsável pelo caso poderá chamar o ex-presidente Lula para prestar depoimento. Marcos Valério também poderá ser chamado para dar mais detalhes da acusação feita ao Ministério Público em 24 de setembro, em meio ao julgamento do mensalão. Petistas envolvidos no esquema sempre preservaram o nome de Lula desde que o escândalo do mensalão foi descoberto, em 2005.

A Vale acelera projeto de 30 bilhões de reais

O primeiro dos dois berços do pier IV, como é conhecida a nova estrutura de atracação em Ponta da Madeira, no Maranhão, deve entrar em operação em março. 

Ela forma o elo final de uma cadeia logística que vai receber, até 2017, US$ 15,5 bilhões da Vale. 

O investimento é estratégico para sustentar o crescimento previsto de 80% na capacidade de produção de minério de ferro da empresa no Norte do país. 

“É o maior projeto de mineração em curso no mundo e a logística acompanha essa expansão", diz Zenaldo Oliveira, diretor de operações logísticas da Vale.

O projeto inclui a ampliação da Estrada de Ferro Carajás, que se estende por 892 quilômetros, de Carajás a São Luís, a construção de novos pátios para estocagem e movimentação de minério no complexo industrial de Ponta da Madeira, onde chegam os trens carregados, e a construção do píer IV no terminal offshore.

Valor Econômico

Terrorismo fiscal parte II


No final do ano Nassiff escreveu um post em seu Blog, “Para entender o jogo da Economia (http://goo.gl/EULAV).
Nele, procurou explicar os seguintes pontos:
  1. A lógica das mudanças econômicas, com as mudanças radicais em curso, redução de juros, melhoria do câmbio, estímulos ao crédito e investimento, ênfase nas obras de infraestrutura etc.
  2. Existe um período de adaptação das empresas ao novo quadro econômico, em que os resultados demorar para aparecer.
  3. Mudanças radicais não se processam com todos os problemas previamente equacionados. Coloca-se o barco para navegar e vão se corrigindo os problemas à medida em que surgem. O importante é não perder os fundamentos da economia.
  4. Finalmente mostrava a enorme dificuldade da Fazenda em explicar o todo. E que isso abriria campo para toda sorte de explorações, dos grupos que perderam com o fim da farra de juros e câmbio aos grupos que usam a economia para disputas políticas etc.
***
Ontem foi a vez de se instalar o terrorismo nas contas públicas.
Contabilidade pública é matéria complexa, que dá  margem a toda sorte de interpretações especialmente junto ao público leigo.
Mas há uma prova do pudim de fácil avaliação: a relação dívida líquida/PIB do país. Quando as contas públicas estão descontroladas, a relação aumenta; quando sob controle, a relação diminui.
No final de novembro, a dívida líquida representava 35,4% do PIB, contra 36,4% do final de 2011. Já esteve em mais de 50%.
É um feito expressivo, ainda mais levando-se em conta o baixíssimo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e as isenções tributárias.
O restante é a chamada masturbação da contabilidade.

As vezes...


As vezes estamos sem rumo , mas alguém entra em nossa vida , e se torna o nosso destino .

As vezes estamos no meio de centenas de pessoas , e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa"

Luís Fernando Veríssimo

Clipping do Briguilino