Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Dilma mobiliza equipe para fechar novo ministério

por Luciana Lima - IG - Brasília

Definições aguardam últimas conversas entre Dilma e Temer; governador da Bahia, Jaques Wagner deverá despachar no Planalto e ganhar pasta turbinada por publicidade do governo

Com as últimas conversas realizadas entre interlocutores do PT e do PMDB nos últimos dias, a nova composição ministerial da presidente Dilma Rousseff começa a se desenhar para o segundo mandato.
Algumas conversas ainda precisam ser feitas pela própria presidente. O novo desenho inclui trocas de titulares de pastas importantes do governo, como Previdência, Educação, Meio Ambiente, Comunicações, entre outras pastas.
A conversa final de Dilma e Temer só deverá ocorrer na próxima quinta-feira (18), após o retorno da presidente de viagem à Argentina, onde participa da 47ª reunião do Mercosul. Dilma antecipou o compromisso para pernoitar em Porto Alegre, onde vive sua filha Paula, e seu neto, Gabriel.
A aposta é que o anúncio dos novos titulares ocorra no final desta semana ou no início da próxima.
Pendências
Até lá, o PMDB terá ainda que resolver uma equação interna. O partido quer trocar o controle do Ministério da Previdência, hoje comandado interinamente por Carlos Eduardo Gabas, pelo Ministério da Integração Nacional, controlado pelo PROS.

Entre os pretendentes ao cargo estão o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que perdeu as eleições para o governo do Rio Grande do Norte, e o senador Eunicio Oliveira, derrotado na disputa pelo governo do Ceará.
A tendência é que Alves seja nomeado em vez de Eunicio, já que com o convite feito por Dilma à senadora Kátia Abreu, para a Agricultura, ela contemplou a bancada do partido no Senado com uma pasta antes dominada pela bancada do partido na Câmara.
Além de resolver a disputa interna, o PMDB ainda depende da aceitação, por parte do governador do Ceará, Cid Gomes, liderança mais importante do PROS, do convite feito informalmente pela presidente, para que ele ocupe a pasta da Educação.
Cid se colocou à disposição de Dilma na última terça-feira (16) para que ela o chamasse e oficializasse o convite. Interlocutores do governador cearense dizem que ele aceitará o convite caso seja oficialmente feito pela presidente. No Planalto, a ideia é que Cid na Educação abra espaço para quem o PMDB indicar para a Integração Nacional.
Caso o PMDB consiga trocar a pasta da Previdência pela Integração, o controle deverá voltar para o PT e Gabas, filiado ao PT de São Paulo, tem chances de continuar como titular por contar com a inteira confiança da presidente.
Lista do PMDB
Tirando a disputa em torno da Integração Nacional, o restante da lista do PMDB a ser entregue a Dilma já está fechada.

Além de Kátia Abreu para a Agricultura, a lista do partido inclui, para Minas e Energia, a indicação do senador Eduardo Braga, líder do governo no Senado e que também perdeu as eleições o governo do seu Estado, o Amazonas.
O partido também quer manter o ministro Moreira Franco, no comando da Secretaria de Aviação Civil. A pasta do Turismo, de acordo com os peemedebistas, continuará sob a indicação do presidente do Senado, Renan Calheiros, que poderá manter no cargo o atual ministro Vinícius Lages.
O PMDB pretende ainda recuperar o controle da Secretaria dos Portos, hoje nas mãos de Cesar Borges, brigado com seu próprio partido, o PR. Para a pasta, o nome apresentado pela bancada da Câmara ao Planalto é o do deputado federal Eliseu Padilha (RS).
Lista petista
Além disso, a possível ida de Cid para a Educação é a única hipótese considerada pelo PT para que o partido abra mão da pasta, hoje nas mãos de Henrique Paim. Se isso não ocorrer, o PT trabalha com duas possibilidades: manter Paim ou indicar o mineiro Reginaldo Lopes, deputado reeleito mais votado em Minas, para o ministério.

O PT também já definiu a posição que Jaques Wagner deverá ocupar no segundo mandato de Dilma. O governador baiano deverá comandar o Ministério das Comunicações no lugar de Paulo Bernardo, que está de saída do governo. A pasta será turbinada com o orçamento de publicidade da Presidência da República, hoje sobre o controle da Secretaria de Comunicação do Planalto.
O atual titular da Secom, Thomas Traumann, segundo interlocutores, é um dos nomes cotados pela presidente para a Autoridade Pública Olímpica (APO), que tem a função de representar o governo no consórcio formado com o objetivo de coordenar a realização das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Além disso, o partido da presidente deverá continuar com o Aloizio Mercadante, na Casa Civil; Ricardo Berzoini, na Secretaria de Relações Institucionais (SRI); José Eduardo Cardoso, no Ministério da Justiça; Artur Chioro, na Saúde, e Luiza Bairros, na Secretaria de Igualdade Racial.
Algumas mudanças já foram pedidas por correntes do partido. Uma delas é no Ministério do Meio Ambiente, hoje sob o comando de Izabela Teixeira, que já comunicou sua intenção de sair. A pasta foi pleiteada pela corrente interna Mensagem ao Partido, que indicou o nome do deputado federal Alessandro Molon (RJ) para ocupar a pastas. Molon é da mesma corrente de Cardozo, no entanto, a manutenção do atual ministro da Justiça é considerada pela tendência como da cota pessoal deDilma.
A indicação de Molon ainda agrada o PT do Rio que tem reclamado de não ter nenhuma pasta. O partido no Rio avalia que após a vitória de Dilma no estado, mereceria uma representação no segundo mandato.
Uma transferência já dada como certa pelo partido é a de Miguel Rossetto, do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a Secretaria Geral da Presidência da República. Para o lugar de Rossetto, o nome mais cotado é o do atual diretor do Incra, Carlos Guedes de Guedes.
O PT também conta que manterá o Ministério da Cultura sob seu domínio. No entanto ainda há indefinição sobre o nome. Dois nomes do partido são cotados: o da atual ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, ou o do ex-ministro Juca Ferreira. No entanto, o partido conta com a possibilidade de Dilma indicar nomes reconhecidos no meio cultural. Entre os mais cogitados estão o do escritor Fernando Morais, que mobilizou a classe artística durante a campanha, e do cantor Chico Cesar.
Equação
Outra equação a ser fechada é para a área de Direitos Humanos. Para o lugar de Ideli, o partido ainda aguarda uma definição de Dilma. Uma das hipóteses mais comentadas é a de transferir para a pasta a atual ministra da Secretaria de Mulheres, Eleonora Menicucci, amiga da presidente desde a época da resistência ao regime autoritário.

Há no PT ainda um grupo defendendo a volta da deputada federal Maria do Rosário (RS) para a pasta, principalmente após as ofensas sofridas por ela por parte do deputado Jair Bolsonaro.
Aliados
Já o Ministério dos Transportes deverá continuar sob o comando do PR. De acordo com interlocutores do Planalto, o presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deverá também ser confirmado como ministro das Cidades. O PSD ainda manterá no novo governo de Dilma o ministro Guilherme Afif Domingos, na Secretaria de Micro e Pequena Empresa.

Briguilinks do dia passado a limpo

 Como esperado o Gilmar Dantas - royalty para o Noblat - e demais corruptos do STF anularam provas contra Daniel Dantas. Corja! Leia o texto abaixo do Valor e imagine se, no julgamento do Mentirão tivessem sidos usados os mesmos critérios… STF anula provas contra Daniel Dantas obtidas na sede do Opportunity Thiago Resende | Valor BRASÍLIA  –  O Supremo Tribunal Federal (
A presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a lei que altera a fórmula do cálculo da meta fiscal do governo para o ano de 2014, permitindo que sejam descontados da soma os gastos com investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as renúncias fiscais feitas em benefício de vários setores produtivos neste ano. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União,
 Estados Unidos e Arábia Saudita promoveram artificialmente o preço do petróleo levando o barril a mais de cem dólares. Agora decidiram rebaixar drasticamente o preço - hoje a menos de sessenta dólares -, qual é o piso?... A questão é: Vladimir Putin assistirá de braços a derrocada da Rússia? Onze entre cada dez especialista em política mundial aposta que não. Qual a próxima
 Nosso melhor da semana Bem-vindo ao novo PapodeHomem! Um conto de sangue, bits & bytes, suor e lágrimas com a história por trás e guia completo para conhecer e usar o PdH do futuro! Entre no papo → BASTA! | Como a gente se transforma? #3 Gustavo Gitti responde à pergunta: "Se todo mundo quer se transformar, por que demoramos tanto pra começar o
A única novidade capaz de sacudir a prostração do país rumo ao matadouro, condensada no sangramento da Petrobras, é o surgimento de uma frente de esquerda capaz de liderar a resposta progressista ao arrastão conservador. Para isso é preciso entender o significado do que dizia Furtado: uma nação justa e soberana só nasce se enfrentar as suas provas cruciais. É a hora. Leia mais>>>
Ano que vem começa a 13ª rodada de leilões, que será um prato cheio para investidores e para empresas como a Shell, BP, Exxon e a Chevron - que por sua vez não participaram do modelo de partilha -  forçar a abertura do pré-sal. Uma das 'negatividades' para as empresas não participarem foi o projeto de lei que implicaria não responsabilização da União de arcar com eventuais prejuízos do
Estudos realizados pelo Bradesco confirmaram o que o mercado imaginava. Não é mais um bom negócio investir tanto dinheiro na tv como o banco tem feito até agora. A recomendação do Conselho deliberativo é reduzir drasticamente a parcela de recursos de propaganda destinada a mídia tradicional - rádio, tv, revistas e jornais - e aplicar o grosso dessa verba na internet. A pesquisa sinaliza que esse
no Folha de São PauloEscândalo na Petrobras Venina Velosa foi responsabilizada por comissão interna após levar estatal a economizar R$ 34,2 mi num contratoComissão alegou que contrato não poderia ter sido alterado e culpou Venina, Paulo Roberto Costa e Renato DuqueESTELITA HASS CARAZZAI DE CURITIBA FLÁVIO FERREIRA ENVIADO A CURITIBA A funcionária da Petrobras que alertou a atual diretoria da
Soneto 18 tradução de Ivo Barroso. Devo igualar-te a um dia de verão? Mais afável e belo é o teu semblante: O vento esfolha Maio inda em botão, Dura o termo estival um breve instante. Muitas vezes a luz do céu calcina, Mas o áureo tom também perde a clareza: De seu belo a beleza enfim declina, Ao léu ou pelas leis da Natureza, Só teu verão eterno não se acaba Nem a posse de tua
Kandinsky foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.Wikipédia Nascimento: 16 de dezembro de 1866, Moscovo, Rússia Falecimento: 13 de dezembro de 1944, Neuilly-sur-Seine, França Períodos: Expressionismo, Expressionismo alemão, Arte moderna, Der Blaue Reiter,
Era uma vez uma corrida de sapinhos! O objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo; muita gente para vibrar e torcer por eles. E começou a competição. Infelizmente uma onda de negativismo pairou sobre a multidão "Que pena!... esses sapinhos não vão conseguir... não vão conseguir!" E os sapinhos começaram a desistir. Entretanto, havia um que
Apoiar os direitos LGBT faz crescer a economia de um país Se a proteção dos direitos humanos não é um argumento convincente o suficiente, um relatório recente dá aos países em desenvolvimento mais um motivo para promover a participação dos cidadãos LGBT: é bom para a economia. O estudo, recentemente divulgado pela Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia em Los Angeles e pela Agência
Numa das especialidades do PiG, o Globo publica sem identificar a fonte, na capa da seção de Economia (sic), o texto “Regra do Pré-Sal pode (sic) mudar”- “Governo (qual ?) estuda (sic) rever modelo que prevê a Petrobras como operadora única do regime de partilha”. O PiG já diz por aí que uma das causas da derrocada da Petrobras foi a decisão da Graça e da Dilma de exigir que os fornecedores
Briguilino: Presidenta, que tem a dizer sobre os liberais estarem propagando aos gritos a privatização da Petrobras por causa das roubalheiras na empresa? Dilma Invocada: Riso irônico - A iniciativa privada que eles - liberais - são, rouba a Petrobras. Depois faz campanha condenando a vítima e exigindo que o Estado doe a eles a empresa roubada. Seria engraçado, se não fosse roubo, cinismo e
O juiz paranaense Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, aceitou mais uma denúncia formulada pela Procuradoria contra as petrorroubalheiras. Mandou ao banco dos réus mais nove pessoas. Entre elas seis funcionários da OAS, incluindo o presidente da empreiteira José Aldemário Pinheiro Filho, além dos dois principais delatores do escândalo: o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo
(a propósito da resenha publicada na Folha de São Paulo (Ilustrada) sobre PAGU: VIDA-OBRA, em 13/12/2014) Queria agradecer a crônica sobre o meu livro PAGU: VIDA-OBRA que o Otavinho Frias, Diretor da Folha de São Paulo, estomagado com os meus reclamos pelo fato de a Folha ter publcado um poema meu sem minha autorizacão e sem me pagar direitos autorais, e por eu ter denunciado a parcialidade
Hoje (15/12) o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em conversa com representantes da sociedade falou sobre o sua eleição, a mídia e o legado que deixará para a cidade. Disse ele que: Tinha convicção que seria eleito e sabia que a grande mídia não trataria ele diferente do que tratou Erundina e Marta Suplicy. Sabe que será lembrado no futuro por causa dos projetos estruturantes do seu



O mais corrupto dos poderes livra a Dantas outra vez

Briguilinks>>>

Como esperado o Gilmar Dantas - royalty para o Noblat - e demais corruptos do STF anularam provas contra Daniel Dantas.

Corja!

Leia o texto abaixo do Valor e imagine se, no julgamento do Mentirão tivessem sidos usados os mesmos critérios…

STF anula provas contra Daniel Dantas obtidas na sede do Opportunity

Thiago Resende | Valor
BRASÍLIA  –  O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou como ilegais provas obtidas na sede do Banco Opportunity contra o empresário Daniel Valente Dantas, investigado pelas operações Satiagraha e Chacal, da Polícia Federal (PF), envolvendo crimes financeiros. O habeas corpus foi julgado pela Segunda Turma da Corte e cabe recurso da decisão, que foi unânime.
A defesa de Dantas alegou que dados de um disco rígido da instituição financeira foram copiados sem ordem judicial específica.
Em outubro de 2004, policiais federais cumpriam mandado de busca e apreensão no endereço profissional do empresário, localizado no 28º andar de um edifício no Rio de Janeiro. O documento foi expedido pelo juiz da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A sede do banco, no entanto, ficava em outro andar do mesmo prédio. Então, um juiz substituto autorizou a cópia de informações da instituição financeira.
O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, já havia votado a favor da ilegalidade das provas e da devolução do material apreendido na sede do banco e de eventuais cópias dos dados. Para ele, um mandado como esse deve indicar, da forma mais precisa possível, o local em que será realizada a ação.
“Ocorreu que os policiais identificaram um novo local de interesse, fora do âmbito do mandado expressamente direcionado ao 28º andar”, afirmou Mendes.
A ministra Cármen Lúcia, que tinha pedido vista (mais tempo para analisar) do caso, reabriu o julgamento do habeas corpus, concordando com o voto do relator. A ação dos agentes foi uma “intrusão em espaço privado”, o que descumpre normas constitucionais, argumentou ela.
“Ninguém pode ser investigado, ninguém pode ser denunciado, ninguém pode ser processado e muito menos condenado com base unicamente em provas ilícitas”, disse o ministro Celso de Mello, elogiando o voto do relator, que, segundo ele, é “preciso, coerente e integralmente compatível com o nosso sistema judicial”.
“Não podemos, não importa de quem se cuide, de quem se trate, não importa de que infração penal se cogite, o fato é que todos estamos sobre o império e a proteção da autoridade das leis e da Constituição da República. E esse é o anteparo que nos protege contra eventuais abusos, conscientes ou não, dolosos ou não, de agentes da autoridade pública”, completou Mello.
O presidente da Turma, Teori Zavascki, pouco comentou sobre o caso – apenas declarou que concordava com o voto do relator, o que tornou a decisão unânime. 

Sancionada sem vetos lei que altera cálculo da meta fiscal

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a lei que altera a fórmula do cálculo da meta fiscal do governo para o ano de 2014, permitindo que sejam descontados da soma os gastos com investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as renúncias fiscais feitas em benefício de vários setores produtivos neste ano. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta terça-feira (16).

A nova meta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em 4 de dezembro, quando foi votado o texto-base do Projeto de Lei do Congresso (PLN 36/14). Esse texto é um substitutivo elaborado pelo relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão Mista de Orçamento. Ele amplia de R$ 67 bilhões para R$ 116 bilhões o limite para o governo abater despesas no cálculo do resultado fiscal para 2014. O abatimento das despesas também já era previsto por uma regra em efeito na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Os investimentos feitos pelo governo federal no PAC avançaram 41,1% em 2014 em relação a igual período do ano passado, segundo dados divulgados na quarta-feira (26), pelo Tesouro Nacional. Com isso, os recursos investidos no programa somaram R$ 51,5 bilhões nos dez primeiros meses deste ano, contra R$ 36,5 bilhões em 2013.

Estímulos à produção 

Entre janeiro e setembro deste ano, o governo federal abriu mão de arrecadar R$ 75 bilhões por causa das desonerações tributárias, concedidas para estimular o mercado interno e o setor produtivo do País, como a folha de pagamento, cesta básica e ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins – Importação.

Esses recursos podem ser considerados como um investimento do governo para aumentar a competitividade brasileira. Apenas em setembro, a renúncia fiscal foi de R$ 8,39 bilhões sobre a arrecadação do mês, contra R$ 6,8 bilhões em igual mês do ano passado.

Entre os descontos e isenções de impostos concedidas pelo governo está a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros novos, móveis e eletrodomésticos da linha branca (como geladeiras e fogões). Neste ano, só as desonerações fiscais somam mais de R$ 75 bilhões.

Onde o EUA pretende chegar?

Briguilinks>>>

Estados Unidos e Arábia Saudita promoveram artificialmente o preço do petróleo levando o barril a mais de cem dólares. Agora decidiram rebaixar drasticamente o preço - hoje a menos de sessenta dólares -, qual é o piso?...

A questão é:

Vladimir Putin assistirá de braços a derrocada da Rússia?

Onze entre cada dez especialista em política mundial aposta que não.

Qual a próxima jogada do enxadrista russo?

Onde a bomba vai estourar?...

Europa?
Oriente Médio?

Quantos inocentes morreram por causa do egoísmo insano do homens de Wal Street?



Papo de homem

Briguilinks>>>

Nosso melhor da semana

Bem-vindo ao novo PapodeHomem!

Um conto de sangue, bits & bytes, suor e lágrimas com a história por trás e guia completo para conhecer e usar o PdH do futuro! Entre no papo →

BASTA! | Como a gente se transforma? #3

Gustavo Gitti responde à pergunta: "Se todo mundo quer se transformar, por que demoramos tanto pra começar o trabalho sujo?" Entre no papo →

Cozinha pra quem nunca cozinhou, passo-a-passo

Acha que nunca vai conseguir fazer seu próprio almoço? Usando os novos Percursos do PdH, sugerimos um caminho pra você. Entre no papo →

Editorial: O Brasil diante de suas provas cruciais

A única novidade capaz de sacudir a prostração do país rumo ao matadouro, condensada no sangramento da Petrobras, é o surgimento de uma frente de esquerda capaz de liderar a resposta progressista ao arrastão conservador. Para isso é preciso entender o significado do que dizia Furtado: uma nação justa e soberana só nasce se enfrentar as suas provas cruciais. É a hora. Leia mais>>>

Dez motivos para ser contra a privatização da Petrobras


Ano que vem começa a 13ª rodada de leilões, que será um prato cheio para investidores e para empresas como a Shell, BP, Exxon e a Chevron - que por sua vez não participaram do modelo de partilha -  forçar a abertura do pré-sal.

Uma das 'negatividades' para as empresas não participarem foi o projeto de lei que implicaria não responsabilização da União de arcar com eventuais prejuízos do setor privado na exploração das reservas. Sendo a União a principal detentora do petróleo, as empresas seriam pagas com um percentual fixo sobre a produção ou a receita, ou seja, ao invés das concessionárias serem donas do petróleo que produzem, o estado seria dono do petróleo produzido, o que obviamente não agradou aos facínoras do mercado negro.

10 motivos para ser contra a privatização da Petrobrás:

1- Inflação
Como a Petrobras tem influência do governo, este pode usá-la para impedir subidas nos preços dos combustíveis. Assim o governo beneficia toda a população, pois o dono de automóvel economiza no preço que enche o tanque e o pobre economiza no preço dos produtos distribuídos através de veículos movidos a gasolina.

2- O petróleo é nosso!
A Petrobras acaba investindo milhões em pesquisas, em publicidade, nos esportes, na cultura, etc. Se a Petrobras fosse privatizada, todo esse investimento acabaria sendo destinado apenas para atividades mais lucrativas. Logo, a privatização prejudicaria o Brasil. A empresa é nossa. O setor é importante e tem que estar nas mãos do brasileiros.

3- Privilégio
É um privilégio do brasileiro ter uma empresa grande, arrojada e competitiva com a Petrobras como uma estatal. Isso cala a boca daqueles que creem que é impossível haver uma empresa estatal entre as melhores do mundo.

4- Lucrativa
Desde sua criação a 60 anos atrás, a Petrobras viu a ascenção e queda de tantas outras estatais. Ela resistiu ao prejuízo e sucateamento das outras “BRAS”. Se ela se mantém forte e competitiva até hoje, gerando lucros que são revertidos em prol da população, por que deveria ser entregue ao capital internacional?

5- Pioneira
Nos anos 80, a Petrobras aceitou o desafio de explorar petróleo abaixo de 500 metros, feito não conseguido então por nenhuma outra companhia. Num gesto de ousadia, o Brasil desenvolveu com profissionais formados em universidades públicas a tecnologia que a permitiu explorar águas até mil metros.

Hoje a Petrobras que possui a mais avançada tecnologia em exploração e extração de petróleo. Nem mesmo a Exxon, Chevron, Shell e cia nem se equiparam com a nossa tecnologia. Privatizar a Petrobras é oferecer ao mercado privado tecnologias e patrimônios conseguidos através de nossos impostos.

6- Autonomia
Privatizar a Petrobras seria ruim tanto para a empresa quanto para o Brasil. Se analisarmos a Lei 9.478/97, de FHC, veremos que ela fez que a empresa tivesse 36% de suas ações vendidas na Bolsa de Nova York. Como a lei americana é rigorosíssima, a Petrobras perdeu autonomia para optar pelos melhores investimentos, se planejar e orçar. Agora, a Petrobras tem que mensalmente ir ao EUA prestar contas aos investidores estrangeiros. Imagine se a privatização ocorresse?

7- Emprego
A Petrobras é empresa que mais compra e contrata serviços no Brasil. Se privatizada, a empresa empregaria muito menos e contrataria menos serviços, uma vez que empresas privatizadas apenas visam o lucro.

8- Tecnologia
Companhias petrolíferas contratam empresas independentes para criar tecnologia. Logo, privatizar pouco ou nada iria mitigar os gargalos tecnológicos do setor petrolífero.

9- Cabide de empregos?
Só quem diz que a Petrobras é cabide de empregos é quem não conhece a empresa. Os profissionais da Petrobras são altamente qualificados e recebem de acordo com o que produzem para a empresa e para o país.

10- Pré-sal
A Petrobras é uma empresa lucrativa e com consciência social. Agora, o petróleo do pré-sal irá custear avanços importantes na educação e nos demais serviços públicos. Não podemos deixar os políticos entregarem o dinheiro do pré-sal para o capital estrangeiro. Esse dinheiro tem que ficar aqui, para o nosso povo. Afinal, o petróleo é nosso.

O engenheiro Joel Rennó defende a estatal:

"A Petrobrás é uma empresa produtiva, lucrativa, que opera com grande economia de custos e padrões técnicos modernos, que investe pesadamente em pesquisa tecnológica e na formação de recursos humanos. Na classificação da revista especializada mais conceituada no mercado petrolífero, a "Petroleum Inteligence Weekly", a Petrobrás recebeu a sétima colocação entre as maiores empresas petrolíferas de capital aberto do mundo.

O barril de petróleo produzido pela Petrobrás, tomando a média do que é produzido nos poços de terra e nos marítimos, custa US$ 13. O importado vem ao preço de US$ 11,50, mas, quando se adiciona o valor do frete, sobe aos mesmos treze dólares. O combustível fornecido pela Petrobrás ao consumidor brasileiro, operando com a tecnologia atual da empresa, é perfeitamente competitivo com o importado. Mas há um detalhe que os detratores da companhia não mencionam: os preços da Petrobrás são fixados em reais. Se tivermos que importar o petróleo que a Petrobrás consegue produzir a treze dólares, o impacto nas nossas divisas seria muito grande.

A Petrobrás não apenas copia, como tem desenvolvido tecnologia própria. Quando comecei a trabalhar na empresa, ela ganhou um prêmio por ter conseguido extrair petróleo no mar a uma profundidade de 700 metros. Atualmente, estamos extraindo petróleo a 1.850 metros. Note-se: todo esse avanço tecnológico, que implica complexas pesquisas e experimentações no campo da resistência dos materiais a pressões elevadíssimas, foi conseguido com técnicos da empresa —por sinal, todos brasileiros. Gostaria de assinalar que esse desenvolvimento tecnológico não tem preço, porque se irradia por todo o país. A Petrobrás nunca se recusou a dialogar e a negociar com todas as companhias do mundo, nem a incorporar os conhecimentos que elas têm. Mas, quando percebemos que podíamos desenvolver esses conhecimentos por conta própria, o fizemos e vencemos, sozinhos.

A Petrobras é a "jóia mais valiosa da coroa" —uma empresa sem preço, sob qualquer ponto de vista. Um símbolo da capacidade do povo brasileiro. Precisamos preservá-la para o país.

Só me ocorre uma explicação àqueles que concordam com a privatização da estatal: aquela que diferencia o neurótico do psicótico. O neurótico soma dois com dois e pensa que são cinco; o psicótico, sabe que são quatro, mas não se conforma..."

>>>>

​A ​Petrobras não é um partido, e sim uma empresa pública. E a questão é que sempre houve ataques e gestões relativamente erradas e atrapalhadas na Petrobras. Os mesmos critérios usados outrora, são usados hoje.

Desde que a Petrobras descobriu o poço do pré-sal ela vem sendo bombardiada de todos os lados por puro e único interesse Internacional. Sem falar que essa exposição acaba por comprometer de maneira significativa os investidores que detém ações na estatal, que neste caso penaliza a empresa de modo a tirar o dinheiro investido em tal. É evidente que ela valerá menos.

Em todos os casos de corrupção na Petrobras, não há sequer um caso que indique envolvimento da empresa em si, e sim dos empresários, políticos e diretores que por ali passaram​, o que deixa de forma clara e óbvia que a estatal necessita de controladoria interna para fiscalizar o EXECUTIVO.

Todo esse alarde serve única e verdadeiramente para enfraquecer o governo , pois não é novidade, e para privatizar a empresa.

As grandes empresas de petróleo preferem investir em países cujas leis são mais falhas, desde que surgiu uma lei para pessoas jurídicas as empresas tem atuado de maneira expressiva no na irregularidade pois não há fiscalização eficaz sob as empreiteiras.

No mercado petroleiro há mais dono que pessoas relativamente envolvida para manter-se na transparência, pois se não se sabota algo, não há de se estabelecer no mercado. O preço do barril de petróleo é um artifício usado por todos. 

Devo esclarecer que não foi somente a Petrobras quem perdeu com a queda do petróleo - que é a maior em seis anos, impulsionada com mais avidez pela crise financeira de 2008. Diante da afirmação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em não diminuir a produção do produto, a queda no preço do petróleo tem preocupado os investidores, pois o recuo do petróleo foi pouco mais de 40%.

A mais recente notícia é de que a Noruega, Japão, Austrália, Coréia do Sul, Rússia, Irã, Alemanha também estão a passar pela mesma situação que a América Latina, ameaçando também os EUA que por sua vez tem uma parcela de culpa por consequência da crescente especulação com taxa de juros com o dólar.

Os americanos estão apenas cobrando do PSDB, José Serra e sua trupe o prometido. 
Aécio Neves é um dos que defendem o regime de concessão, criado pelo governo do tucano FHC, por meio da Lei nº 9.478/97, onde a Petrobras perdeu a exclusividade da exploração do petróleo.

Mesmo com a decadência do Petroleo, ao passo que trabalha com os produtos derivados do mesmo, a Petrobras será a nossa maior atuante em energias renováveis.

Abrace essa causa. Não entregue a tua casa aos teus inimigos!!!


Briguilinks>>>

Razão e Paixão


Sua razão e sua paixão são o leme e a vela de sua alma navegante. Se um dos dois quebrar, você pode adernar e ficar á deriva ou ficar imóvel no meio do mar. Porque a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso. E a paixão, deixada a si é fogo que arde até sua própria destruição.
Khalil Gibran 

Poesia


Oh Deus, que faço dessa felicidade ao meu redor que é eterna, eterna, eterna e que passará daqui a um instante.
Porque o corpo só nos ensina a ser mortal?
Clarice Lispector 

Rede Globo em pânico

Estudos realizados pelo Bradesco confirmaram o que o mercado imaginava. Não é mais um bom negócio investir tanto dinheiro na tv como o banco tem feito até agora. A recomendação do Conselho deliberativo é reduzir drasticamente a parcela de recursos de propaganda destinada a mídia tradicional - rádio, tv, revistas e jornais - e aplicar o grosso dessa verba na internet. A pesquisa sinaliza que esse é um caminho sem volta. 

Está decidido, o foco da publicidade, propaganda e marketing do Bradesco será a internet. E ano que vem começará essa mudança.

A Rede Globo teme pelo efeito manada. Por isso começou desde agora cortar custos. A saída de Xuxa e a reformulação do programa do Jô foi o sinal. Muitas demissões estão decididas, logo serão anunciadas.




Folha defende corruptos confesso para atacar a Petrobras

no Folha de São Paulo
Escândalo na Petrobras

Venina Velosa foi responsabilizada por comissão interna após levar estatal a economizar R$ 34,2 mi num contrato
Comissão alegou que contrato não poderia ter sido alterado e culpou Venina, Paulo Roberto Costa e Renato Duque
ESTELITA HASS CARAZZAI DE CURITIBA FLÁVIO FERREIRA ENVIADO A CURITIBA
A funcionária da Petrobras que alertou a atual diretoria da estatal sobre desvios foi responsabilizada, em apuração interna, por negociar descontos com uma empresa após a licitação de um contrato da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
A estatal conseguiu uma economia de R$ 34,2 milhões no contrato --porém o procedimento foi considerado "não usual e contrário aos padrões e normativas internas", segundo a comissão de apuração que analisou o caso.
Venina Velosa da Fonseca, que era gerente da área de Abastecimento e conduziu a maioria das licitações na refinaria de Abreu e Lima, manifestou em e-mail sua preocupação com a construção da casa de força: a obra foi contratada por R$ 966 milhões, valor 272% acima do inicialmente previsto pela estatal.
"Os desvios [com relação ao orçamento inicial] são grandes e isso me preocupa muito", disse Venina em um e-mail de setembro de 2009.
Ela era subordinada a Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, hoje em prisão domiciliar e acusado de desvios na estatal.
Após o alerta, a Petrobras negociou com a vencedora da licitação, a Alusa Engenharia, e obteve descontos de R$ 34,2 milhões no contrato. A tratativa foi feita por Pedro Barusco Filho, também ex-gerente da Petrobras e hoje delator na Lava Jato, e Glauco Legatti, gerente de implementação da refinaria.
Para a comissão, o contrato não poderia ter sido modificado após sua assinatura. Além de Venina foram responsabilizados Barusco, Legatti, Paulo Roberto Costa e Renato Duque (então diretor de Serviços).
A comissão apontou que, dos R$ 34,2 milhões do desconto, só R$ 9,2 milhões foram efetivamente aplicados, "apesar de terem sido atendidas as condições necessárias à sua aplicação integral".
Venina ainda foi responsabilizada por outras três irregularidades nas licitações da refinaria Abreu e Lima: a falta de comunicação sobre o desmembramento de uma licitação, a ausência de novos participantes em uma concorrência que foi relançada e a falta de parecer jurídico em quatro processos.
Em e-mails incluídos no relatório, Venina disse que passava por "um grande conflito de valores" por ser forçada a agir "contra as normas e o código de ética". Ela afirma que "não conseguiu criatividade" para agir dessa forma: "Não consegui aceitar".
A Petrobras informou em nota na semana passada que considera "relevantes" as irregularidades contra Venina, e questionou o comportamento da funcionária ao acusar a atual diretoria da estatal de saber das denúncias.
"A empregada guardou estranhamente por cerca de cinco anos o material e hoje possivelmente o traz a público pelo fato de ter sido responsabilizada."
Na nota da semana passada, a estatal afirmou que "tomou todas as providências" para elucidar as suspeitas sobre a Abreu e Lima, e que o resultado da comissão foi enviado às autoridades "para as medidas pertinentes".
Procurada nesta segunda pela Folha, a assessoria da Petrobras afirmou que a companhia petrolífera não iria se manifestar sobre o pedido de desconto feito por Venina e o conteúdo do relatório.



William Shakespeare, 450 anos

Soneto 18
tradução de Ivo Barroso.

Devo igualar-te a um dia de verão?
Mais afável e belo é o teu semblante:
O vento esfolha Maio inda em botão,
Dura o termo estival um breve instante.
Muitas vezes a luz do céu calcina,
Mas o áureo tom também perde a clareza:
De seu belo a beleza enfim declina,
Ao léu ou pelas leis da Natureza,
Só teu verão eterno não se acaba
Nem a posse de tua formosura;
De impor-te a sombra a Morte não se gaba
Pois que esta estrofe eterna ao Tempo dura.
__Enquanto houver viventes nesta lida,
__Há-de viver meu verso e te dar vida.

 

Mensagem da madrugada

148º Aniversário de Wassily Kandinsky

148º Aniversário de Wassily Kandinsky
  1. Kandinsky foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.Wikipédia
  2. Nascimento: 16 de dezembro de 1866, Moscovo, Rússia
  3. Falecimento: 13 de dezembro de 1944, Neuilly-sur-Seine, França
  4. Períodos: Expressionismo, Expressionismo alemão, Arte moderna, Der Blaue Reiter, Arte abstrata
  5. Filho: Vsevolod Kandinsky
  6. Educação: Universidade Estatal de Moscovo, Academia de Belas Artes de Munique
  7. Composition VIII
    Composition VIII
    Landscape with Two Poplars (1912)
    Landscape with Two Poplars
    1912
    Munich-Schwabing with the Church of St. Ursula (1908)
    Munich‑Schwabing with the Church of...
    1908
    The White Dot (1923)
    The White Dot
    1923
    Panel for Edwin R. Campbell No. 4 (1914)
    Panel for Edwin R. Campbell...
    1914