Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Novo consenso?

Matéria no caderno de Economia do Estadão, do Fernando Dantas, sobre o novo Consenso que começa a se sobrepor ao Consenso de Washington. clique aqui.

Um forte papel do Estado e maciços investimentos públicos voltaram, finalmente, a fazer parte da corrente dominante das recomendações sobre como alcançar o crescimento acelerado e sustentável.

Um documento recém-lançado, com o patrocínio do Banco Mundial e de quatro países desenvolvidos (Austrália, Suécia, Holanda e Reino Unido), enfatiza que não há caso de crescimento acelerado e prolongado nos últimos 50 anos com investimentos públicos, basicamente em infra-estrutura, abaixo de 5% a 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

No Brasil, o número está em torno de 2,1%, incluindo estatais.

O trabalho teve participação de dois prêmios Nobel de Economia, Michael Spence (presidente) e Robert Solow, e de figuras de peso do establishment financeiro internacional, como Robert Rubin, presidente do Citigroup e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

Com um grupo principal de 21 especialistas de renome internacional, entre os quais o economista brasileiro Edmar Bacha, foi deslanchada em abril de 2006 a Comissão sobre Crescimento e Desenvolvimento, que durante dois anos organizou encontros e workshops com especialistas em diversas áreas ligadas direta ou indiretamente ao crescimento econômico.

(...) Segundo Bacha, que foi um dos pais do plano Real, e hoje está ligado ao Instituto de Estudos de Política Econômica (Iepe/Casa das Garças), no Rio, "o relatório da Comissão diz que os ditames do Consenso Washington são condição necessária para o crescimento, mas não suficientes".

O relatório parte da constatação de que 13 países desde 1950 passaram por uma experiência até então inédita na história, de crescimento acelerado, com taxas médias anuais de 7% ou mais ao ano, por períodos de no mínimo 25 anos.

Esses países são Botsuana, Brasil, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, Malta, Oman, Cingapura, Taiwan e Tailândia.

Segundo a Comissão, aquele tipo de crescimento rápido e acelerado "pode tirar maciçamente pessoas da pobreza e do trabalho desumano".

O relatório nota que o Brasil é o único daquela lista cujo crescimento foi abortado, com a longa estagnação que vai do início dos anos 80 até aproximadamente 2005.

(...) A novidade é a defesa do papel do Estado, tanto como maciço investidor em infra-estrutura quanto como agente galvanizador da sociedade para adiar a gratificação imediata do consumo pelo esforço de poupança e investimento (de no mínimo 25% do PIB) que possibilita o salto para o crescimento acelerado.

Grande novidade, Brizola viveu e morreu defendendo estas ideias.

Não tenha medo, seja feliz

Minha Princezinha!!!

Não tenha medo, seja feliz

Piada premiada

George W. Bush e Putin estão num jantar na Casa Branca. Um dos convidados aproxima-se deles e pergunta-lhes:
- De que é que estão conversando de forma tão animada?
- Estamos fazendo planos para a terceira Guerra Mundial, diz Bush.
- Uau!... exclama o convidado.E quais são esses planos?
- Vamos matar todos tucademos e um petista, responde Bush.
O convidado parece confuso e pergunta:
-Um... petista? Porque é que vão matar um petista?
Putin dá uma palmada nas costas de Bush e exclama:
- Não te disse? Ninguém vai perguntar pelos tucademos!

Constituinte exclusiva JÁ

O PIG debochou, ironizou quando Lula disse que não sabia de nada sobre o famossissimo "mensalão".

E agora por que não faz o mesmo com os tucademos de SP e do RS sobre o caso Alstom e desvios no DETRAN E BANRISUL?

O "mensalão" é marca registrada, só pode ser usado contra o PT?

E o senador Pedro Simom (político de muitas décadas) também não sabia que o seu partido (PMDB) se servia do BANRISUL a tempos? Quanta inocência.

A verdade é que todos, todos os políticos e eleitores sabem que existe corrupção e muita no financiamento das campanhas eleitorais.

O que dever ser feito urgente é uma reforma politica profunda, com financiamento publico de campanha e voto em lista fechada pra começar.

Difícil é isso acontecer pois quem deve votar estas reformas foram beneficiados pelo sistema.

Constituinte exclusiva para fazer a reforma politica JÁ.

Caso Alstom, tá faltando uma CPI

“O governador José Serra precisa mandar que a maioria tucana na Assembléia Legislativa de São Paulo afrouxe o garrote com que asfixia a oposição.

Num só dia ela derrubou seis pedidos de convocação de cidadãos que poderiam oferecer explicações para que se entenda a denúncia de que nos anos 90 a empreiteira Alstom pagou propinas a hierarcas do governo do Estado. Coisa de US$ 6,8 milhões.

Esmigalharam até mesmo um pedido de informações ao Ministério Público e à Polícia Federal. Era apenas a prática da velha e boa prática parlamentar de fazer perguntas para obter respostas.

O jabaculê da Alstom foi descoberto numa investigação conduzida pelo governo suíço e ex-diretores da empreiteira reconheceram que distribuíam dinheiro mundo afora.

A Alstom forneceu equipamentos ao Metrô de São Paulo e à usina hidrelétrica de Itá, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Desde que o assunto foi para a vitrine, em maio, já apareceram uns dez nomes e localizou-se uma lavanderia de dinheiro.

Mark Pieth, presidente do Grupo Anticorrupção da OCDE, disse ao repórter Assis Moreira que, em 2005, no Estado de São Paulo, pessoas que eram responsáveis pela compra de equipamentos não pediram suborno para eles, mas sugeriram que a empresa fizesse "pagamento ou presente político", para o caixa de partido.

O tucanato paulista blinda seu armário de esqueletos de acordo com a doutrina que a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) enunciou logo depois da denúncia da maracutaia da VarigLog.

Quando ela soube que a oposição queria convocar a comissária Dilma Rousseff para explicar seu papel no episódio, respondeu: "Nem morta vou permitir a aprovação desse requerimento. Chega de inventar novidade para tumultuar e criar factóides".

Em São Paulo, a tentativa de saber alguma coisa sobre uma mordida de US$ 6,8 milhões foi chamada de "kit PT" por Serra.

Em Brasília, dois dias depois, a senadora petista chamou de "factóide" a denúncia de uma ex-diretora da Anac envolvendo o favorecimento da VarigLog.

Apesar de tudo, a bancada do governo mostrou-se mais flexível que o tucanato de São Paulo e concordou com a expedição de convites a 12 pessoas envolvidas no rolo aéreo.

Ou o senador Arthur Virgílio vem a São Paulo ensinar boas práticas aos tucanos, ou Serra vai a Brasília ensinar sua arte ao PT.”
Elio Gaspari