Anão de jardim

Sapiência tupiniquim


Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente...ficamos amarrados às nossas próprias palavras.

Por isso os nativos tem o costume de "por-as-palavras-a-andar" que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais."

Frase da hora

A vida é simples. As pessoas é que são complicadas
Joel Neto

Frase da noite

A vida é simples. As pessoas é que são complicadas
Joel Neto

Carro novo e fim de papo


Mas a lição que eu aprendi é que não vale a pena consertar um carro pela décima vez. É mais fácil comprar um novo e fim de papo. Afinal, eu bem que tentei consertar meu relacionamento com algumas pessoas e só ganhei mais e mais poses e menos e menos verdades. Ainda que doa deixar pessoas morrerem, se agarrar a elas é viver mal assombrado.
Tati Bernardi. 

Lula é recebido por dirigentes da Cosatu, na África do Sul

Mensagem de Natal

Quero neste Natal
Desejar não somente que tenha muitas felicidades neste dia
Mas sim que Milagres te dominam,
E te faça perceber que Natal
Não está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25,
Mas está em todos os dias do ano.
Nesta virada está apenas a concretização de todos os desejos
Feitos durante todo o ano que se passou.
A noite de Natal é fantástica
A cidade fica toda iluminada,
As pessoas sorridentes,
E em instante tudo fica em paz...
O Milagre do Natal
Está no nascimento de nosso salvador
Jesus Cristo,
Ele com toda certeza não deseja um único instante de paz,
Mas deseja que todos tenham um milagre dentro de si.
O céu se ilumina,
Em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias.
Os pedidos são de prosperidade, paz e amor...
Mas se Natal é todos os dias do ano,
Por que então deixar para desejar felicidades
Somente em um único dia destes 365???
O Milagre de Natal está no sorriso que no dia-a-dia
Encontramos nas pessoas andando nas ruas,
Nas crianças brincando,
Enfim
O Milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz.
Pois Milagres existem sim,
Principalmente com tamanha benção de Deus,
Muitas Glórias, Conquistas e Emoções podem ser desejadas
Pois o Natal do dia 25 está chegando,
Faça seus desejos e acredite em todos eles,
Pois estão prestes a se concretizar nesta noite especial...
FELIZ NATAL!!!
E MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA
E EM TODOS OS DIAS DO ANO
QUE ESTÁ PRESTES A NASCER!!! 

(Fabiana Thais Oliveira)

Veja mais mensagens em http://www.belasmensagens.com.br/natal/milagre-de-natal-1352.html#ixzz2CcDHhjDB

Piora de Niemeyer preocupa



Foto
OSCAR NIEMEYER
Os problemas renais de Oscar Niemeyer ainda preocupam, segundo os médicos do Hospital Samaritano, onde ele esta internado desde o início deste mês.
"O estado clínico do arquiteto requer cuidados. A piora da função renal ainda preocupa", diz o último boletim médico divulgado hoje domingo (18). 
Niemeyer permanece internado na unidade intermediária do Hospital Samaritano. 
O arquiteto está lúcido e faz periodicamente fisioterapia respiratória. 
"Não há previsão de alta", apresenta o documento. 
Esta é terceira internação de Niemeyer somente neste ano. 
Ao longo desta semana, Niemeyer apresentou além da piora na função renal, hemorragia digestiva. No dia 15 de dezembro, ele completa 105 anos.

STF continuará garantindo a impunidade dos poderosos

Na AP 470 - Ação Penal 470 - os ínfimos e cínicos mininistros (as) condenaram José Dirceu baseados nas mais esdrúxulas teses jurídicas. A principal foi a teoria do domínio do fato.

Os penas pagas da grande mídia gastaram tintas e mais tintas para elogiar a decisão do relator e dos outros togados (as) que acompanharam seu voto. Também escreveram bastante sobre o Judiciário finalmente punir poderosos. Tu acredita nessa lorota? Eu não?

E desde já provo minha afirmação.

É do conhecimento popular que todas as empreiteiras são corruptas e corruptoras - igual o Judiciário, o mais corrupto dos poderes -.

Com certeza existe AP - Ação Penal - dormitando em gavetas de gabinetes de ínfimos e cínicos mininistros que condenaram sem provas réus do "mensalão" petista.

 Alguém acredita que o dono da empreiteira - seja ela qual for -, será condenado porque "deveria saber" da corrupção patrocinada pela empresa?

Mas, e se a empresa tiver o nome do seu proprietário?

Se for uma dessas Camargo Corrêa, Odebrechet, Mendes da vida?

Só mesmo um bom Ca...Britto a serviço do Poderosos para pautar a Suprema Corte e contar com a cumplicidade de corruptos togados(as) para condenar pobres, pretas, putas, políticos e petistas  "poderosos".

Pena que não veremos esta mesma quadrilha condenar Poderosos.

Corja!!!



Terrorismo israelense continua


Sejes home, cabra!


Hi, hi, hi
[...] Assuma que condenou Dirceu sem provas. Não precisava se submeter ao ridículo de justificar a condenação dele fazendo uso de uma teoria do "domínio do fato", cujo criador já afirmou que esta teoria não dispensa as provas, bastava condenar se tinha o poder para isso. 
Sejes home, cabra! Assuma que condenou Dirceu porque tinha ódio a ele. Talvez porque quando você foi candidato pelo PT, partido que você foi filiado por puro oportunismo, pois este partido não se coaduna com o seu caráter ideológico, não consegui os recursos financeiros suficientes para garantir a sua eleição.
Sejes home, cabra! Assuma que você se deixou hipnotizar pelos holofotes da mídia, e para que eles não lhe apagassem o "sucesso", fez de tudo para agradá-los. Fez coincidir o julgamento do "mensalão" no período eleitoral, fez de tudo para condenar o Dirceu antes de se aposentar, inclusive mudando a pauta do julgamento.
Sejes home, cabra! Assuma que foi covarde. Que não suportaria ser achincalhado pela mídia, assim como foi o grande juiz deste julgamento, Ricardo Lewandowski, apenas por contrariá-la. 
Sejes home, cabra! Assuma que trocou a condenação injusta pela fama, que, tenha certeza, será apenas  momentânea.
Sejes home, cabra! 
Periguari Oliveira Paiva

A humildade e a soberba


O governador e sua comitiva estavam em um trem, quando notaram, no mesmo vagão, um senhor vestido humildemente. Alguém resolveu afastá-lo dali, mas o governador impediu; aquela criatura serviria para distraí-los durante a viagem.

Provocaram bastante o homem durante todo o trajeto, com vários gracejos e humilhações. Quando chegaram à estação, porém, viram que muita gente viera receber o estranho: tratava-se de um dos mais conhecidos rabinos da América, e seus seguidores tinham ajudado a eleger o governador.

Imediatamente, este se deu conta do erro. Puxando-o para um canto, pediu:

- Perdoa as nossas brincadeiras e abençoa-nos, rabino.

- Eu posso abençoá-lo, mas não posso perdoá-lo. Naquele trem, eu estava, sem querer, representando todos os homens humildes deste mundo.

Crônica de A. Capiberibe Neto


Desencontros sem fim

São as emoções dos desafios e das ousadias que minimizam a monotonia da mesmice. Mas emoções em demasia acabam por se tornar monótonas. Emocionante não significa necessariamente uma coisa boa, mas até pode ser, depende do contexto. 

É difícil contextualizar a emoção de cada momento porque para elas acontecerem é imprescindível que duas pessoas estejam envolvidas. Pode até existir emoção em saltar de um avião, de pilotar um carro, de ganhar na loteria, mas tudo acaba com alguém na outra extremidade. 

Pessoas se encontram e se desencontram. Se acham e se perdem. Acham que acharam a outra metade que os torna gêmeas até que descobrem que são opostas, quase radical ou diametralmente. Uma é preta, a outra é branca e isso não tem nada a ver com o preconceito, mas com o gosto que determina preferências.

Uns adoram o amarelo, enquanto outro o verde, o azul, o fúxia e por aí vai, mas o pior desencontro é quando um se decide por mudar de atitude e o outro já se cansou de esperar.

E desencontros assim não têm hora para acontecer. Pode ser ao raiar do dia, no meio da noite, de madrugada, acabando a ilusão de uma noite de amor que descamba para a tristeza de uma despedida inesperada. Todos os dias, milhares de encontros são marcados e muitos deles não acontecem ou são adiados, cancelados ou alguém pura e simplesmente nem se lembra, mostrando que nem era tão importante assim comparecer, sem ligar para a outra metade que ficou esperando com ansiedade. 

Um amigo me contou que no meio de um almoço descontraído mandou pelo garçom um bilhete que deveria ser entregue discretamente: “prefiro a ousadia de falar de seus olhos mágicos a me esconder na covardia de lhe não lhe dar meu telefone...” 

Escreveu e pediu que o garçom entregasse à mulher bonita sua mensagem. Encontrei com ele dias depois, lembrei do que me havia dito e perguntei: “e aí, aquela pessoa ligou?” Que nada! Foi a resposta. Ele me afirmou que a mulher o encarara por diversas vezes com seus olhos verdes penetrantes e que ele não viu outra alternativa que não fazer a abordagem. 

Outro desencontro que nasceu no encontro de dois olhares cúmplices. Por que ela não ligou? Talvez as amigas que estavam com ela a tenham dissuadido, ou porque foi atrás de saber que era o autor da bilhete ou porque perdera o interesse ou perdera o número.

O destino é assim, cheio de brincadeiras, prega peças, se diverte. Uns escrevem bilhetes e mandam, outros recebem bilhetes e insinuam que quem sabe, talvez, e nunca fazem nada do que insinuaram, provocando um desencontro entre uma ousadia para descobrir um nome e um telefone oferecido que ficou mudo com uma esperança que foi sumindo até perder a lembrança do rosto bonito, dos olhos verdes. “E se você voltar ao mesmo restaurante e encontrar com ela de novo, vai fazer o quê?” Fingir que nunca a vi mais gorda, que não estou nem aí... - respondeu frustrado. 

De que adianta? O desencontro já aconteceu e isso faz parte do jogo da vida. Desistir de um ruim aqui e achar que encontrou outro melhor logo ali pode acabar em novo desencontro marcado pela decepção ou pela frustração de encontrar uma pedra pintada de dourado e uma pepita de ouro que não chamou a atenção.

Um desperta para a vida, o outro morre. Um amor acaba e outro amor chega ao fim. Um se enche de esperança, o outro descobre que perdeu a última, exatamente aquela que morre. Repare bem, veja quantas coisas você encontrou ao longo de uma semana e quantas perdeu. 

Quantas vezes chegou cedo e foi embora porque não quis esperar ou quantas vezes se atrasou, nem que tenha sido para cumprir uma promessa de mudança para transformar a rotina de uma mesmice com as mesmas promessas que nunca cuidou de realizar... São desencontros por cima de desencontros... É a vida! 

Crônica dominical de Luis Fernando Verissimo

'M' de mãe

Depois do penteado que os irmãos Coen lhe arrumaram para o filme "Onde os fracos não têm vez", era difícil imaginar coisa pior na cabeça do Javier Bardem. Mas em "Skyfall", o último 007, ele usa uma cabeleira loira que escorre pela nuca e supera a anterior. Bardem ganhou um Oscar com a cabeleira dos irmãos Coen, é bem provável que ganhe outro com esta.

Porque desde que entra em cena ele toma conta do filme. É certamente o melhor da longa lista de vilões excêntricos e megalomaníacos da série, o primeiro de sexualidade indefinida e o primeiro, desde que a Judi Dench começou a ser "M", chefe do serviço secreto inglês, a tornar explícita a relação edipiana dos agentes com ela.

Bardem é um ex-agente desgarrado que quer se vingar por ter sido abandonado por "M" e ao mesmo tempo destruir o serviço secreto.

Bond é o filho favorito que perdoa a "M" por quase tê-lo matado e a defende da vingança do outro. No fundo uma reedição da parábola do filho preferido e do filho réprobo, antiga como o mundo.

Espero não estar estragando o filme para quem ainda não viu, mas Judi Dench deve ter dado um ultimato aos produtores: só faria mais este no papel de "M", mas sairia de cena em grande estilo. Em nenhum outro filme da série, mesmo quando "M" ainda era homem, o personagem teve tanto destaque e foi tão decisivo na trama.

A sequência final de "Skyfall", mais inverossímil do que qualquer outra num filme cheio de desafios às leis da probabilidade e da gravidade, é, no entanto, um desenlace perfeito para o drama edipiano. Bardem e Dench abraçados, têmpora contra têmpora, ele propondo que os dois se matem com a mesma bala, é uma cena sem precedentes na história da série — mesmo levando-se em conta que desde que Daniel Craig assumiu o papel principal as histórias têm ficado mais densas.

Sam Mendes não deve ter hesitado em dirigir "Skyfall" depois de ler o roteiro, o filme não fará nenhum mal ao seu currículo.

No fim de "Skyfall" um homem volta a dirigir o serviço secreto inglês, inclusive com uma secretária chamada Moneypenny, como no começo da série. É uma espécie de restauração.

 

 

A era da Judi Dench como "M" foi divertida, mas quem sabe para que atoleiros psicológicos nos levariam as implicações da relação de Bond com sua chefe, agora que se sabe que o "M" era de "mãe"?

Paulo Moreira Leite: Poderosos e "poderosos"


Num esforço para exagerar a dimensão do julgamento do Supremo, já tem gente feliz porque agora  foram condenados “poderosos…”

Devagar. Você pode até estar feliz porque José Dirceu, José Genoíno e outros podem ir para a cadeia e cumprir longas penas.
Eu acho lamentável porque não vi provas suficientes.

Você pode achar que elas existiam e que tudo foi expressão da Justiça.

“Poderosos?” Vai até o Butantã  ver a casa do Genoíno…

Poderosos sem aspas, no Brasil, não vão a julgamento, não sentam no Supremo e não explicam o que fazem. As maiores fortunas que atravessaram o mensalão ficaram de fora, né meus amigos. Até gente que estava em grandes corrupções ativas,  com nome e sobrenome, cheque assinado, dinheiro grosso, contrato (corrupção às vezes deixa recibo)  e nada.

Esses escaparam, como tinham escapado sempre, numa boa, outras vezes.

É da tradição.  Quando por azar os poderosos estão no meio de um inquérito e não dá para tirá-los de lá, as provas são anuladas e todo mundo fica feliz.

É só lembrar quantas investigações foram anuladas, na maior facilidade, quando atingiam os poderosos de verdade… Ficam até em segredo de justiça, porque poderoso de verdade se protege até da maledicência… E se os poderosos insistem e tem poder mesmo, o investigador vira investigado…

Poderoso não é preso, coisa que já aconteceu com Genoíno e Dirceu.

Já viu poderoso ser torturado? Genoíno já foi.

Já viu poderoso ficar preso um ano inteiro sem julgamento sem julgamento?

Isso aconteceu com Dirceu em 1968.

Já viu poderoso viver anos na clandestinidade, sem ver pai nem mãe, perder amigos e nunca mais receber notícias deles, mortos covardemente, nem onde foram enterrados? Também aconteceu com os dois.

Já viu poderoso entregar passaporte?

Já viu foto dele  com retrato em cartaz de procurados, aqueles que a ditadura colocava nos aeroportos. Será que você lembrou disso depois que mandaram incluir o nome dos réus na lista de procurados?

Poderoso? Se Dirceu fosse sem aspas,  o Jefferson não teria dito o que disse. Teria se calado, de uma forma ou de outra. Teriam acertado a vida dele e tudo se resolveria sem escândalo.
Não vamos exagerar na sociologia embelezadora.

Kenneth Maxwell, historiador respeitado do Brasil colonial, compara o julgamento do mensalão ao Tribunal que julgou a inconfidência mineira. Não, a questão não é perguntar sobre Tiradentes. Mas sobre  Maria I, a louca e poderosa.

Tanto lá como cá, diz Maxwell, tivemos condenações sem provas objetivas. Primeiro, a Coroa mandou todo mundo a julgamento. Depois, com uma ordem secreta, determinou que todos tivessem a vida poupada – menos Tiradentes.

Poderoso é quem faz isso.

Escolhe quem vai para a forca.


“Poderoso” pode ir para a forca, quando entra em conflito com sem aspas.

Genoíno, Dirceu e os outros eram pessoas importantes – e até muito importantes – num governo que foi capaz de abrir uma pequena brecha num sistema de poder estabelecido no país há séculos.

O poder que eles representam é o do voto. Tem duração limitada, quatro anos, é frágil, mas é o único poder para quem não tem poder de verdade e  depende de uma vontade, apenas uma: a decisão soberana do povo.

Por isso queriam um julgamento na véspera da eleição, empurrando tudo para a última semana, torcendo abertamente para influenciar o eleitor, fazendo piadas sobre o PT, comparando com PCC e Comando Vermelho…

Por isso fala-se  em “compra de apoio”, “compra de consciências”, “compra de eleitor…” Como se fosse assim, ir a feira e barganhar laranja por banana.

Trocando votos por sapatos, dentadura…

Tudo bem imaginar que é assim mas é bom provar.

Me diga o nome de um deputado que vendeu o voto. Um nome.

Também diga quando ele vendeu e  para que.

Diga quem “jamais” teria votado no projeto x (ou y, ou z) sem receber dinheiro e aí conte quando o parlamentar x, y ou z colocou o dinheiro no bolso.

Estamos falando, meus amigos, de direito penal, aquele que coloca a pessoa na cadeia. E aí é a acusação que tem toda obrigação de provar seu ponto.

Como explica Claudio José Pereira, professor doutor na PUC de São Paulo, em direito penal você não pode transferir a responsabilidade para o acusado e obrigá-lo a provar sua inocência. Isso porque ele é inocente até prova em contrário.

O Poder é capaz de malabarismos e disfarces,  mas cabe aos homens de boa fé não confundir rosto com máscara, nem plutocratas com deserdados…

Poder é o que dá medo, pressiona, é absoluto.

Passa por cima de suas próprias teorias, como o domínio do fato, cujo uso é questionado até por um de seus criadores, o que já está ficando chato

Nem Dirceu nem Genoíno falam ou falaram pelo Estado brasileiro, o equivalente da Coroa portuguesa. Podem até nomear juízes, como se viu, mas não comandam as decisões da Justiça, sequer os votos daqueles que nomearam.

Imagine se, no julgamento de um poderoso, o ministério público aparecesse com uma teoria nova de direito, que ninguém conhece, pouca gente estudou de verdade – e resolvesse com ela pedir cadeia geral e irrestrita…

Imagine se depois o relator resolvesse dividir o julgamento de modo a provar cada parte e assim evitar o debate sobre o todo, que é a ideia de mensalão, a teoria do mensalão, a existência do mensalão, que desse jeito “só poderia existir”, “está na cara”, “é tão óbvio”, e assim todos são condenados, sem que o papel de muitos não seja demonstrado, nem de forma robusta nem de forma fraca…

Imagine um revisor sendo interrompido, humilhado, acusado e insinuado…

Isso não se faz com poderosos.

Também não vamos pensar que no mensalão PSDB-MG haverá uma volta do Cipó de Aroeira, como dizia aquela música de Geraldo Vandré.
Engano.

Não se trata de uma guerra de propaganda. Do Chico Anísio dizendo: “sou…mas quem não é?”

Bobagem pensar em justiça compensatória.

Não há José Dirceu, nem José Genoíno nem tantos outros que eles simbolizam no mensalão PSDB-MG. Se houvesse, não seria o caso. Porque seria torcer pela repetição do erro.

Essa dificuldade mostra como é grave o que se faz em Brasília.
Mas não custa observar, com todo respeito que todo cidadão merece: cadê os adversários da ditadura, os guerrilheiros, os corajosos, aqueles que têm história para a gente contar para filhos e netos?  Aqueles que, mesmo sem serem anjos de presépio nem freiras de convento, agora serão sacrificados, vergonhosamente porque sim, a Maria I, invisível,  onipresente, assim deseja.

Sem ilusões.

Não, meus amigos. O que está acontecendo em Brasília é um julgamento único, incomparável. Os mensalões são iguais.

Mas a política é diferente. É só perguntar o que acontecia com os brasileiros pobres nos outros governos.  O que houve com o desemprego, com a distribuição de renda.

E é por isso que um deles vai ser julgado bem longe da vista de todos…

E o outro estará para sempre em nossos olhos, mesmo quando eles se fecharem.

Tempo


SOU UM ATLETA DA MODALIDADE CORRIDA A DISTANCIA ATRÁS DO TEMPO PARA GANHAR A MEDALHA DE OURO.
QUANTO MAIS EU CORRO MAIS EXTENUANTE  EU FICO. CORRENDO ATRÁS DO ESPAÇO DO TEMPO DESDE O NASCIMENTO ATÉ A MORTE E, NADA DE ALCANÇAR O TEMPO.
O TEMPO NÃO PASSA, O TEMPO PERMANECE NA FORMA DE DIA E NOITE, QUEM PASSA PELO
TEMPO SOU EU, QUE PARTE INEXORÁVEL DESTA PARA AQUELA QUE AS RELIGIÕES DIZEM SER
A MELHOR DAS VIDAS, OU SEJA,  ALÉM-MUNDO.
CORRENDO ATRÁS DO TEMPO, JÁ BATI ALGUNS RECORDES, PASSEI PELA PRIMEIRA IDADE, SEGUNDA, E  INFELIZMENTE ESTOU NA TERCEIRA IDADE. MAS DESTA NUNCA CONSEGUIREI CHEGAR NO PRIMEIRO LUGAR PARA GALGAR O PÓDIO DA VITÓRIA FINAL.
CORRE, CORRE, CORRE PARA TENTAR GANHAR O PRESENTE, O PASSADO E O FUTURO. TEMPO
MEIO CONTÍNUO E INDEFINIDO NO QUAL  OS ACONTECIMENTOS PARECEM SUCEDER-SE NOS MOMENTOS IRREVERSÍVEIS.
O TEMPO FICA, E EU DEIXO ESTE MUNDO PARA SEMPRE!
Marco Leite

Nada como condenar membros da elite a penas de prisão


Não fosse a condenação de José Dirceu e outros criminosos do colarinho branco ninguém estaria preocupado com as condições " medievais". De nossos presídios. Ladrão de galinha pode ficar preso em nossas prisões fétidas. José Dirceu não.

Em dez anos no poder o PT nunca fez nada para melhorar as condições de nossos presídios.

Mães estão dando a luz no chão das maternidades publicas por falta de recursos para a saude que estão sendo roubados por estes políticos desonestos. Segundo Dias Toffoli este crime não é um crime violento. Se isto nãomé violência contra pessoas inocentes então nãonsei mais o que seja violência. 
por Laguardia