Uma tapioca ministerial é mais escandalosa que um feto num saco no Itaú


O fato é estarrecedor, daqueles de embrulhar o estômago e ter nojo da insensibilidade completa das instituições que patrocinam, em nome da disciplina, que pessoas sejam obrigadas a situações degradantes à sua condição humana.
Um funcionária do Banco Itaú no Tocantins sofreu um aborto espontâneo enquanto trabalhava e , mesmo assim, "não pôde sair da agência até fechar a tesouraria, três horas depois do aborto, guardando nesse período, o feto em saco plástico," segundo informa o Ministério Público do Trabalho.
Pequenas notas saíram na imprensa, apenas. Entre elas, a da BBC, dias atrás.
O banco respondeu dizendo que "não sabia de nada" e que ia tomar providências.
Um detalhe, porém: o fato ocorreu em 2013!
Meu bom amigo Antonio Mello tratou do assunto em seu blog, de onde reproduzo o trecho abaixo:
"O Brasil se escandalizou quando ficou sabendo que um ministro teria consumido uma modesta tapioca e a teria pago com cartão corporativo. Escândalo.
No entanto, o Ministério Público do Trabalho pede na Justiça uma multa de R$20 milhões ao Itaú e isso não é notícia.
O pior é o motivo da multa. E nem isso causa escândalo.
{…}uma empregada do Banco [Itaú] passou mal e teve um aborto espontâneo, como consta no depoimento de diversos funcionários. Mesmo ensanguentada, não pôde sair da agência até fechar a tesouraria, três horas depois do aborto, guardando nesse período, o feto em saco plástico. No outro dia, após ir ao médico, voltou à agência para transferir a tesouraria para outro funcionário, e teve seu direito legal de 30 dias de afastamento reduzido para apenas quatro.
Não, não é notícia de um site sensacionalista querendo audiência. É uma página do Ministério do Trabalho. É um processo real sobre um acontecimento numa agência de uma banco que teve lucro, só no primeiro semestre deste ano, de quase R$ 6 bilhões de reais.
Uma tapioca gera escândalo, mas uma funcionária do banco que mais lucra no Brasil ser obrigada a colocar o feto abortado num saco plástico e seguir trabalhando… aí, bem…"

Em crise está o pig

"Proporcionalmente ao seu tamanho reduzido, o setor que mais desemprega hoje no Brasil é a imprensa. Só neste ano, tivemos 50 demissões de jornalistas na Folha de S.Paulo. Foram 120 demissões no Globo, 100 demissões no Estadão, 50 na Band e 120 na Editora Abril. A Editora Abril, que publica a revista mais sórdida deste país, teve de entregar metade do seu edifício-sede, teve de vender ou fechar 20 títulos de revistas. E temos grupos jornalísticos inteiros à venda. Parece que as pessoas não querem continuar lendo as mentiras que eles publicam."

Lula