Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A praga e o verme

POR ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, advogado criminalista

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome" (Clarisse Lispector)

" Aquele que luta com demônios deve acautelar-se para não tornar-se um também. Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." (Friedrich Nietzsche)

O Inimputável hoje resolveu desafiar a tudo e a todos e foi para as cidades satélites de Brasília a cumprimentar e a andar entre as pessoas.

Desafia a orientação técnica do seu governo, que prega o isolamento. Descumpre a orientação da OMS. Desafia o bom senso, a boa fé das pessoas, principalmente as mais dedicadas a ele. Infringe qualquer norma de inteligência.

Chegou a hora, ou já passou esta hora, de pará-lo.

Onde está o Chefe da Procuradoria Geral da República que não se manifesta? Onde anda o inepto do Ministro da Justiça que não faz cumprir sua própria Portaria?

Omissões criminosas. Todos nós sabemos que o Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, só age se provocado. Urge que, no silêncio que cresce como um câncer, uma praga, o Congresso Nacional se manifeste.

Independente do Inimputável estar ou não infectado sua atitude deve ser levada aos Tribunais para que ele seja responsabilizado . Se não existe clima político no país para o impeachment, ou para a Interdição, e eu penso que há, é necessário recorrermos ao Estatuto de Roma que expressamente prevê a responsabilização por crimes contra a humanidade.

Ou nós resgatamos um pouco da humanidade que ainda resta no sofrido povo brasileiro ou seremos vítimas da praga e do verme.

Bolsonaro mira o juízo final, por Ricardo Cappelli

A "voltinha" do Capitão neste domingo por Brasília foi uma demonstração clara de que ele vai às últimas conseqüências com a sua estratégia. 

É pouco provável que o presidente não tenha consciência dos 
riscos e de todas as variáveis. Parece estar se valendo da velha máxima: quem quer a paz deve se preparar para a guerra. Se ela não vier, melhor.

Ele sabe que a demissão de Mandetta neste momento pode lhe trazer algum desgaste. Para evitar o ônus, vai desautorizando publicamente o ministro esperando sua demissão. 

Outra hipótese que deve ser considerada é a possibilidade de duas táticas. Mandetta tenta minorar os efeitos da pandemia enquanto o presidente pinta sua base para a batalha. Contraditório? Talvez não.

É improvável que Bolsonaro seja um gênio que vai acertar sozinho na loteria na contramão de todos os líderes mundiais. 
Por que a cloroquina, testada supostamente com sucesso por médicos franceses, não foi usada na Itália? Por que nenhum país do mundo adotou a linha do isolamento vertical? 

Seria então o Capitão uma besta quadrada? Pouco provável também. O tal remédio é o "sutiã" que ajuda a sustentar o falso discurso de defesa da economia. 

Seu objetivo não é a saúde ou a economia. Ele busca o poder.

O presidente conseguiu sair do canto do ringue ao abraçar a bandeira de defensor dos empregos. Perdeu divisões pelo caminho, tudo indica que continua sangrando, mas não há dúvida que reagrupou e reorganizou seu exército para o momento decisivo.

Todos os estudiosos indicam que caminhamos para um desastre humanitário. Em Nova York, em apenas 48 horas morreram mais pessoas que em todos os homicídios ocorridos em 2019. O vírus fez o "indobrável" Trump ficar de joelhos para Lord Keynes.

As mortes na Itália estão mais concentradas no norte rico. Os distúrbios sociais causados pela carestia ocorrem principalmente no sul mais pobre.

O cenário mais provável, infelizmente, são cadáveres em profusão no sudeste e no sul e a elevação da tensão social nas regiões mais pobres do país. Caminhões do exército carregando corpos pela Avenida Paulista e saques nas periferias. Que tal?

O Capitão é produto do caos, a instabilidade permanente é seu habitat natural. Ele conta com boa parte da tropa nas forças armadas, exerce forte influência sobre as policias estaduais e possui um exército virtual invejável.  Tudo indica que sua atuação nas redes é coisa de profissionais, organizada e dirigida do exterior.

O Brasil não parece preparado para se despedir de seus familiares pelo celular. Se o pior acontecer, será inevitável a radicalização do ambiente político. Um desfecho, para um lado ou para o outro, acontecerá. Quem serão os culpados? Como reorganizar o país diante do caos? Os governadores sabotam a nação dividindo o país?

Bolsonaro já está preparando seu exército para esta disputa. Tem alguém na sala de operações do Comando Maior da Oposição Democrática? Existe este Comando?

Uma dica: na democracia, cadáveres costumam enterrar carreiras políticas. Só na democracia.

 Não se iluda, o Capitão está se pintando para a guerra do "Juízo Final".

Nova cara para o caos, por Janio de Freitas

A disposição das forças políticas, no tabuleiro do Poder, avançou em alterações importantes, nos últimos dias. Ainda que confundindo botinas com luvas, mulheres e furos, Bolsa e humanidade, o bolsonarismo oficial não foi contrastado pela oposição desde a sua posse. Dominou para nada que prestasse, aceito pela passividade proveitosa ou atemorizada diante da inépcia amalucada e regressiva. O contraste apareceu. Incipiente, mas já capaz de empurrar Bolsonaro e o bolsonarismo para mais próximos do seu lugar legítimo.

É o aparecimento quase simultâneo da lucidez independente no Congresso, há algum tempo puxada por Rodrigo Maia e, em algumas ocasiões, por Davi Alcolumbre; também da consciência ativada em muitos governadores, quase todos, tanto da sua responsabilidade como do seu poder; e, ainda, da marselhesa das panelas, som da opinião pública desalentada.

Essa combinação é uma força real, em condições de atenuar o estado caótico geral e o regressismo social e legal comum aos atos e projetos do governo. Não em condições, porém, de diminuir a alienação mental de Bolsonaro e dos seus três orientadores. Dotados de meios de resistência, como recusa a sanções, incidentes internacionais, mobilização de agitações com PMs, caminhoneiros, milícias. O cardápio é farto. E, sim ou não, com os militares.

Nosso falar, a propósito, precisa corrigir-se. A usual menção a militares inclui, além do Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Assim tem sido imprecisa e injusta. Marinha e Aeronáutica têm praticado um profissionalismo exemplar. Há muito tempo, e com mais razão nestes tempos, não se vê um almirante ou brigadeiro fazendo considerações públicas de fundo político, nem diretas nem disfarçadas.

As especulações de divisão e preocupações diversas nos comandos do Exército, ou divergências da tropa de generais entre si ou com Bolsonaro, em geral não têm indícios aceitáveis. Escalado ou voluntário para remendar falas de Bolsonaro, o general-vice Hamilton Mourão vem, sempre, com um "não se expressou bem" que, no máximo, traz vaguidão. É o suficiente, porém, para mostrar que a corrente do Exército no governo, representada por Mourão, não se opõe ao dito ou feito por Bolsonaro. Apenas procura não ser atingida, também, pela repercussão negativa do feito bolsonárico.

Como a já exausta última gota, o episódio que alterou a distribuição dos pesos políticos foi, na noite de terça (24), a fala de Bolsonaro em rede de TV. O contrassenso da alienação: uma leitura de mau texto para atacar a estratégia do seu governo no combate ao coronavírus. Mais contrassenso: fala em rede nacional para convocar os brasileiros a não cumprir o isolamento, na residência, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, em nome da ciência, para evitar o contágio e diminuir as mortes. Bolsonaro propugnando a atividade econômica que seu governo, em 15 meses, jamais promoveu.

Bolsonaro, no entanto, em sua fala não fez mais do que ser Bolsonaro. Admite não conhecer estudo nem caso prático que apoie sua pregação contra o isolamento. Trata-se, pois, de uma intuição sua, um impulso instintual, algo vindo de suas profundezas mais recônditas. Da natureza do homem que tem como seu herói o chefe de crimes coronel Ustra; que fez e levou os filhos a ligação com milicianos homicidas; adepto do método "bandido bom é bandido morto"; que preferiria ver um filho morto a sabê-lo homossexual. Que instiga o aumento de tragédias rodoviárias, quer a população armada e libera arma até para menores de idade; defendeu e prestou homenagens parlamentares a assassinos, retira a proteção às tribos indígenas assediadas por matadores, propôs encerrar um confronto de traficantes na Rocinha com o lançamento aéreo de uma bomba na favela, ameaçou explodir bombas nos quartéis de seus companheiros no Exército: a morte alheia é indiferente a esse ser funesto, quando não é desejada.

A proposta de prioridade à economia, sobre a vida exposta das crianças escolares e dos adultos ativos, está na lógica e na natureza sinistra de Jair Bolsonaro. Já bem conhecida. Por que agora, ou só agora, causou indignação consequente, tanto pode dizer bem como dizer mal dos brasileiros. À sua escolha.

Fábula

As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas, muito presente na literatura infantil. Wikipédia

Atualmente muitos animais usam as redes sociais para escrever, apoiar ou repetir asnices zurradas por Bolsonaro.

A direita no fundo do poço, por Dodô Azevedo

Um filme pegou a todos de supresa e viralizou-se em tempos de pandemia. Só se fala no espanhol "O Poço", de 2019, exclusivo da Netflix, que conta a história de uma prisão vertical, de mais de 200 andares, onde todos os dias é servido um único banquete que terá que ser dividido entre todos os prisioneiros. Só que a mesa é servida, primeiro, aos andares superiores. Depois, aos andares inferiores. Sem pensar nos que estão abaixo, quem está nos andares de cima come tudo, não deixando nada para os debaixo, obrigados, então, a roubar e matar para sobreviver.

Não há mais cristalina explicação sobre o que é o pensamento de direita e que tipo de sociedade emerge de sua hegemonia.

Quando um dos presos sugere que no banquete completo, devorado pelos andares de cima, daria para alimentar bem, em partes iguais, todos na prisão, é imediatamente chamado de comunista. Inclusive por um dos presos, um conservador senhor de idade, deste que pede Estado mínimo e volta dos militares e acha que os imigrantes de terceiro mundo estão lhe tirando o emprego.

Abismado, o preso comunista ouve o preso conservador defender o sistema que os mantém presos, comendo o resto, as sobras das refeições feitas por quem está acima deles. Na vida real, o aposentado defendendo, orgulhoso,  o governo Bolsonaro. No filme, um senhor miserável comendo, orgulhoso, restos fedendo a mijo e fezes dos ricos.

No Rio de Janeiro, o grande foco de coronavírus é na Barra da Tijuca, bairro de classe alta preferido por milicianos e pela família do presidente da república. Outro foco, uma festa no alto do Jardim Botânico, com os nomes das famílias mais famosas do país, colaborou para espalhar o vírus pela cidade. Uma empregada doméstica morreu após contrair o vírus de sua patroa moradora do alto Leblon. E assim as favelas, os andares de baixo, vivem hoje a tensão de, sem a presença do Estado, sofrer com a doença transmitida pelos ricos. O novo coronavírus é, no Brasil, as sobras contaminadas do que ricos consumiram (na Itália ou em Aspen, segundo as ocorrências).

De direita, o bolsonarismo corre para fazer o mercado voltar a funcionar. A colocar a mesa para os que estão nos andares de cima, sem se importar com as consequências de quem está embaixo. Vidas que só importam em ano de eleição.

Bolsonaro é o violinista tocando para os passageiros da primeira classe do Titanic, durante o seu naufrágio. Titanic é um filme de esquerda que, como Avatar, este uma metáfora de defesa dos índios contra ataques de direitas conservadoras, tornou-se um dos filmes mais vistos da História.
 
No filme sensação mais visto deste mês, a prisão chama-se "O Poço". E não se sabe quantos andares há para baixo. Qual é o fundo do poço. A direita, esse poço sem fundo, nos faz a cada dia descobrir novos andares inferiores. Os poderosos não querem compartilhar nada, a não ser vírus.

No final, vemos nosso protagonista comunista encontrar uma criança faminta no último andar de baixo. E resolve sacrificar-se para enviar a criança para o mais alto andar. Crendo que ela será uma mensagem definitiva para quem manda. "Nenhuma mudança é espontânea", crava o filme em sua última frase.

No Brasil, as primeiras crianças famintas por conta da pandemia foram socorridas pela sociedade civil e, majoritariamente, por ONGs de esquerda que a direita persegue. A direita, por definição egoísta, "quem quer mais, quer sempre mais", ajudou, até agora, os seus: o Banco Central vendeu reserva de dólares dólares e fez de tudo para acudir a queda das bolsas. Ontem, com a pressão dos congressistas de esquerda, liberou finalmente alguma ajuda para os trabalhadores informais que foram colocados por eles mesmos na marginalidade.

Talvez esse reboot que o novo coronavírus está impondo à humanidade faça ela entender que os caminhos à direita perpetuam a riqueza dos ricos e a pobreza dos pobres. Talvez entendamos que, por termos sido levados ao fundo do poço, desenvolvemos compaixão por todos.

Todos. Em comum.
Comunistas, talvez?

Nenhuma mudança é espontânea.

Impeachment pode ser pouco para Bolsonaro, por Bernardo Mello Franco - O Globo

Os desvarios de Jair Bolsonaro não cabem mais na esfera da política. Quando o presidente se torna uma ameaça à saúde pública, sabotando o esforço nacional contra a pandemia, seus atos devem ser submetidos aos tribunais.

Nos últimos dias, a Justiça começou a impor freios ao Capitão Corona. O Supremo derrubou duas canetadas odiosas: o corte de 158 mil benefícios do Bolsa Família e a MP que mutilou a Lei de Acesso à Informação.

Para surpresa de ninguém, Bolsonaro tentou usar a crise para garfar miseráveis e reduzir a transparência do governo. As medidas foram invalidadas pelos ministros Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes. Em tempo: nenhum deles foi indicado por governos do PT.

Depois das derrotas no Supremo, o presidente passou a apanhar na primeira instância. Na sexta, o juiz Márcio Santoro Rocha suspendeu a autorização para igrejas e casas lotéricas retomarem as atividades normais. Horas depois, a juíza Laura Bastos Carvalho mandou tirar do ar a campanha publicitária que incentivava a população a voltar às ruas.

Nos dois casos, o capitão driblou a lei para agradar a clientela. Na MP do Dízimo, ele subverteu o conceito de atividades essenciais para beneficiar mercadores da fé e empresários do ramo de apostas.

Em outra frente, a Secom planejava bombardear os cidadãos com propaganda contra a quarentena. A campanha "O Brasil não pode parar" torraria R$ 4,8 milhões num momento em que falta dinheiro para ampliar a oferta de leitos e equipar os hospitais.

As quatro decisões ainda podem ser revistas, mas apontam um caminho para frear o presidente pela via judicial. Ao torpedear políticas de isolamento que podem salvar milhares de brasileiros, Bolsonaro extrapola os poderes de chefe de Estado. Age como um líder de seita que tenta conduzir o rebanho ao suicídio coletivo.

Quando a epidemia passar, a abertura de um processo de impeachment pode ser pouco para enquadrar o presidente. Se sua cruzada contra a vida prosperar, ele se candidatará a uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional, que julga crimes contra a Humanidade.