Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

ENTREVISTA

Notícias dão conta de que o Golpe de Estado em Honduras está com as horas contadas. Zelaya será reconduzido à presidência e o presidente golpista ameaça prender quem prendeu o Presidente deposto. Uma loucura.
Resta saber quem prenderá o chefe dos golpistas, o senhor Roberto Micheletti.
A propósito, republico o post abaixo extraído do site Conversa Afiada. Trata-se de entrevista concedida pela jornalista Heloísa Villela a Luiz Carlos Azenha, para o blog Viomundo.
Vejam o vergonhoso papelão dos parlamentares brasileiros à serviço do golpe em Honduras.

O Conversa Afiada reproduz a entrevista da jornalista Heloísa Villela ao blog Viomundo, do Luiz Carlos Azenha:


Heloisa Villela: “O que mais me chocou foi o encontro de deputados com Micheletti”
Atualizado em 05 de outubro de 2009 às 18:19 Publicado em 05 de outubro de 2009 às 13:36
por Conceição Lemes




A jornalista Heloisa Villela, correspondente em Washington da TV Record e enviada especial a Honduras, ficou no país de 24 de setembro a 2 de outubro. Ela foi até Manágua, na Nicarágua, onde pegou um carro para Tegucigalpa.

“Para mim, foi fácil entrar em Honduras, porque tenho passaporte americano. Mas o fotógrafo da AFP [Agência France-Presse], que estava conosco, foi barrado”, afirma. “Por conta das relações rompidas com o Brasil, a embaixada de Honduras em Manágua, não está dando vistos. Ele acabou voando para El Salvador onde, por algum motivo, é fácil tirar o visto. Reencontrou conosco dois dias mais tarde, em Tegucigalpa.”
Durante nove dias , Heloisa esteve presente nos acontecimentos mais marcantes de Honduras: decretação do estado de sítio, enterro da universitária Wendy Elizabeth, volta ao ar da rádio Globo na internet, prisão dos 56 camponeses no Instituto Nacional Agrário e o encontro de parlamentares brasileiros com presidente do governo golpista, Roberto Micheletti, na última quinta-feira, 1º de outubro.
Nesta entrevista ao Viomundo, faz um balanço dos fatos da sua chegada à sua partida. Até agora Heloisa está chocada com a postura dos parlamentares brasileiros.

Viomundo – Você foi preparada para encontrar o quê?
Heloisa Villela — Fui esperando barreiras do exército no caminho e um clima mais tenso na cidade. Não foi bem isso que eu vi. O clima na cidade não era tão assustador como pensei que seria. A mudança veio na segunda-feira passada [28 de setembro], quando saiu o decreto que instituiu o estado de sítio, proibiu reuniões, suprimiu as liberdades democráticas. O AI-5 deles. Aí sim, as manifestações foram proibidas e reprimidas. Mas o próprio decreto parece ter sido uma bênção porque rachou os golpistas.


Viomundo – Você presenciou a prisão na quarta-feira, 30 de setembro, dos 56 camponeses que estavam no Instituto Nacional Agrário. O que aconteceu com eles?
Heloisa Villela – Na quinta-feira, às 8 da noite, um líder camponês me avisou que eles iriam começar uma greve de fome na sexta ou no sábado. E começou mesmo no sábado. Depois, me avisou também que alguns estavam sendo transferidos para uma prisão de segurança máxima, onde ficam vários narcotraficantes.
Como fiquei atrás dos deputados brasileiros até 11 da noite, quando terminou o encontro com o golpista Roberto Micheletti, e na sexta voltei para os Estados Unidos, infelizmente não pude averiguar o que aconteceu. Mas estou tentando contato com o advogado do grupo de direitos humanos encarregado de defendê-los.

Viomundo – Qual o temor dos camponeses em relação à transferência de presídio?
Heloisa Villela – O medo é que alguns “desapareçam” lá dentro, como de vez em quando acontece. E as autoridades culpam os narcos.


Viomundo – Em reportagem do G1 no sábado, os camponeses são chamados de fazendeiros. Por favor, explique aos leitores do Viomundo quem são os “fazendeiros” apoiadores do presidente deposto, Miguel Zelaya?
Heloisa Villela – Puxa vida, isso me chamou muito a atenção. A palavra fazendeiro dá a entender que são ricos, donos de muita terra ou algo assim. Se você visse como é essa gente… Como estavam vivendo dentro daquele Instituto… É gente muito simples, que tem um pequeno lote de terra para plantar feijão e milho, que se organiza em cooperativas, etc. Um deles acabou ficando meu amigo, Don Lourenzo, um senhor que vive em Bonito Oriental, tem 11 filhos e uma área de 113 manzanas (196 acres). Ele me contou que trabalha com o movimento social desde 84. Foi vigilante da fronteira – o exército esperava que ele barrasse as trocas comerciais com salvadorenhos. Mas ele fazia de conta que estava do lado das autoridades e deixava passar tudo pela fronteira. Um tio dele fugiu da área quando foi considerado traidor, pelo governo, porque dava água e comida aos refugiados salvadorenhos que conseguiam cruzar a fronteira. Pois bem, volta e meia ele aparecia no hotel, de manhã, acho que para poder fazer uma boa refeição. Ele disse que se o Zelaya não voltar, ele provavelmente vai boicotar as eleições. Muito gente fina o Don Lourenzo. Tenho certeza que ele ainda tinha muita história boa para contar.

Viomundo – Pelo que você nos contou na outra entrevista, os camponeses presos no Instituto Nacional estavam lá para defender os títulos de terra. Qual o medo deles?
Heloisa Villela – Eles me disseram que o medo era de que o governo golpista tomasse posse das terras do estado e repartisse entre os amigos. Além do que, muitos que estão trabalhando e cultivando os mesmos lotes há tempos, não têm o título de propriedade. Ou têm, mas temiam perdê-lo. Como em qualquer lugar do mundo, é fundamental a relação do homem com a posse da terra.

Viomundo – Fala-se em centros de tortura lá. Existem mesmo?
Heloisa Villela – Depois de três dias procurando, com a ajuda de Don Lorenzo, encontrei Ramon Navarro, líder da liga campesina, que aparentemente fez a denúncia. Ele me disse que ouve algum ruído na comunicação. Ele não falou em centros de tortura mas em alguns casos. E me explicou que, no momento, está muito difícil fazer com que os torturados conversem com a imprensa porque as famílias estão sob ameaça de morte. Ramon Navarro prometeu voltar a falar comigo e me apresentar alguns homens que foram torturados, assim que as famílias deles forem para lugares mais seguros.


Viomundo – Já se tem ideia do número de pessoas mortas pelo governo Micheletti?
Heloisa Villela — Após a volta de Zelaya ao país, são três. Mas desde o começo do golpe, há 100 dias, fala-se em mais de 100. Não tenho provas disso. Fui ao enterro da universitária de 24 anos, Wendy Elizabeth, a última vítima do movimento golpista. Aparentemente, a exposição às bombas de gás detonou uma bronquite da qual ela não conseguiu se recuperar. Vi também os túmulos dos outros dois mortos nos últimos 15 dias.

Viomundo – O povo tem medo dos gorilettis?
Heloisa Villela – Os que estão na linha de frente das manifestações e os que estavam acampados no Instituto Agrário, sim. O povo em geral, não. Eles reclamavam muito do estado de sítio, da situação em que o país se encontra, da falta de respeito à democracia.

Viomundo – O fechamento da rádio Globo e canal 36 foi um golpe às liberdades democráticas. O povo estava mesmo ligado nelas?
Heloisa Villela – Muito. Imagine um país sob golpe de estado, toda a imprensa comprometida com os golpistas – afinal, os empresários fizeram parte do golpe – e uma rádio e uma tevê contando tudo o que está acontecendo, denunciando os abusos, avisando onde vai ser a próxima manifestação, dando os informes a respeito do que está se passando nos demais distritos do país… O povo não gostou nem um pouquinho…

Viomundo – Na manifestação de quarta-feira passada que pedia a reabertura da rádio Globo, a polícia lançou bombas de gás lacrimogênio e andou distribuindo cacetadas. Eles tinham noção da presença da imprensa estrangeira?
Heloisa Villela – Totalmente. Não houve truculência, pancadaria, pelo menos nesta manifestação. Houve um exagero, uma necessidade, de demonstrar força, para ver se no dia seguinte a manifestação seria menor. Os policiais lançaram umas 7 ou 8 bombas de gás. O porta-voz da polícia estava do meu lado, junto com o batalhão; ele me deu conselhos de como fazer para não ficar com o olho ardendo demais. Não existe um ódio dos policiais em relação aos manifestantes. É quase um teatro, um jogo. Cada um fazendo o seu papel. Não chega a ser, na minha opinião, nada parecido com as pancadarias que vimos durante os golpes militares na América Latina, entende?


Viomundo – E a igreja católica não tem feito nada para evitar as arbitrariedades, torturas?
Heloisa Villela – Existem sempre aqueles padres mais dedicados aos pobres, pastoral da terra, etc. Mas, pelo que eu soube, a igreja católica de Honduras, ao menos a cúpula, estava empenhadíssima em garantir o direito dos ricos ao visto americano. Essa é a grande preocupação dos empresários: poder passar o fim de semana em Miami…


Viomundo – Que impressão você levou do povo hondurenho?
Heloisa Villela – Achei o povo muito simpático, simples e com um quê de ingenuidade. Não sei explicar direito, mas eles me pareceram um pouco despreparados ou sem malícia suficiente para lidar com a situação política que estão enfrentando. Por outro lado, eles são tinhosos, tenazes e dizem que o povo do interior é ainda mais aguerrido. Gostaria muito de ter tido tempo para viajar e conhecer o resto do país.

Viomundo – Na quinta-feira, os deputados federais Roberto Jungman (PPS-PE), Claudio Cajado (DEM-BA), Bruno Araújo (PSDB-PE), Maurício Rands (PT-PE), Ivan Valente (PSOL-SP) e Janete Pietá (PT-SP) estiveram em Tegucigalpa. Conversaram com parlamentares locais, com o presidente deposto e Manuel Zelaya. No final, os quatro primeiros se reuniram durante quase duas horas com Roberto Micheletti. Esse encontro fazia parte da agenda?
Heloisa Villela – Não. Por isso mesmo os deputados Ivan Valente e Janete Pietá se recusaram a participar. Os dois ficaram irritadíssimos, pois o encontro não estava previsto e que não era o combinado. Testemunhei os seis parlamentares no elevador discutindo, mas o Ivan e a Janete não conseguiram convencer os outros. E acabou acontecendo aquele encontro.

Viomundo – Eles viram que você estava no elevador?
Heloisa Villela – O Raul Jungman, do PPS, percebeu que o cinegrafista da Record, Joaquim Leite Neto, estava gravando, e só dizia assim: “Ivanzinho, por favor”. E o Ivan balançava a cabeça.

Viomundo – Na matéria que foi ao ar no JR, a imagem que me marcou foi a do Micheletti e dos parlamentares rindo. Foi esse mesmo o clima do encontro? Os quatro apertaram a mão manchada de sangue do Micheletti?
Heloisa Villela – O tom amistoso e a troca de gracinhas foram irritantes. Não houve cobrança e sim bate-papo. Perguntei ao Micheletti se a presença deputados brasileiros significava um reconhecimento do governo. Ele disse que os parlamentares não tem esse papel, mas completou: “Espero que eles me ajudem”. Eles não só apertaram a mão do Micheletti como posaram para foto, todos juntos.


Viomundo – Como eles defenderam a visita ao Micheletti?
Heloisa Villela – Que graças à visita ao Micheletti, eles conseguiram a garantia de que a integridade da embaixada brasileira jamais será violada. Isso não é correto. Essa garantia já havia sido dada, por Micheletti, há dias. Eles também disseram que, na conversa, pediram que as linhas de telefone da embaixada fossem restabelecidas e que o golpista prometeu fazer o favor. Nossa… que favor!

Viomundo – É verdade que o encontro foi regado a vinho e comidinhas?
Heloisa Villela – Infelizmente, é. Na hora acabou o encontro, eu disse ao Mauricio Rands, que tinha sido informada há poucos minutos da provável transferência dos camponeses para um presídio de segurança máxima, onde some muita gente. E perguntei como ele se sentia ao apertar a mão do representante do governo que estava fazendo isso. Ele não respondeu. Não se referiu a direitos humanos, direitos civis, nada. Ficou apenas repetindo o discurso ensaiado de véspera. E pior. Disse que a OEA vai negociar também com os golpistas. Quando comentei que a OEA tem mandato para isso, ele saiu sem dizer mais nada. Uma decepção…

Viomundo – Na sua permanência em Honduras, qual o acontecimento que mais te chocou?Heloisa Villela – Nada me chocou mais do que esse encontro dos deputados brasileiros com o Micheletti. Nem o cerco policial e militar à embaixada brasileira. Na verdade, uma barricada humana, que fica ali dia e noite. A grande maioria deles, meninos de 18 a 20 anos que vem do interior para garantir um sustento trabalhando na polícia e nas forças armadas. Aposto que muitos estão com o Zelaya. O Tenente Molina, porta-voz da polícia, disse abertamente que está com o presidente Zelaya. Mas ver nossos representantes fazendo aquele papelão, para jogar para a platéia no Brasil ou tentar com isso criticar o governo brasileiro, que não negocia com golpistas, realmente me deixou superchocada. Confesso, tremia de raiva na hora que fiz a primeira pergunta ao Rands.

Viomundo – Você esteve frente a frente com o Micheletti. Que impressão ficou?
Heloisa Villela – A impressão que tive foi a que já tinha antes de ir para Honduras. Ele pode ser alto, baixo, gordo, magro, jovem, idoso. Não importa. É um político que sempre desejou a presidência e nunca chegou lá pelo voto. Agora que usurpou o poder, não quer largar o osso. Se conta piada ou é carrancudo, não faz a menor diferença. Ele, agora, é apenas isso: o chefe da gangue que deu o golpe de estado em Honduras.

O Santo Sudário é uma farsa?



Por Philip Pullella

Um cientista italiano afirma ter reproduzido o Santo sudário, um feito que, segundo ele, prova definitivamente que o linho reverenciado por alguns cristãos como a roupa de enterro de Jesus Cristo é uma farsa medieval.

A coberta carrega a imagem, estranhamente invertida como um negativo fotográfico, de um homem crucificado que alguns acreditam ser Cristo.

"Mostramos que é possível reproduzir algo que tem as mesmas características do Sudário", disse nesta segunda-feira Luigi Garlaschelli, que deve ilustrar os resultados em conferência sobre o paranormal neste fim de semana no norte da Itália.

Professor de química orgânica da Universidade de Pavia, Garlaschelli mostrou à Reuters o papel que ele entregará e as fotografias que acompanham a comparação.

O Santo Sudário mostra a frente e as costas de um homem barbudo com um cabelo comprido, com braços cruzados no peito, enquanto a roupa inteira é marcada pelo que parecem ser filetes de sangue de ferimentos nos pulsos, pés e lados.

Testes de data por carbono feitos por laboratórios em Oxford, Zurique e Tucson, Arizona em 1998 causaram sensação por datarem o sudário entre 1260 e 1390. Os céticos disseram que era um trote, possivelmente para atrair o rentável negócio da peregrinação medieval.

Mas cientistas se encontram, até agora, perdidos em explicar como a imagem foi deixada na roupa.

As horas

 Marco Antônio Leite 


As horas que antecedem o momento esperado parecem se arrastar.
Os preparativos e todas as coisas que envolvem esse momento tornam a espera uma angústia. 
O lugar, melhor horário, adereços, vestido, tudo que vem depois dos planos e a idealização de uma vida perfeita ao lado daquele que chegou a galope. 
É sonho atrás de sonho, que se constroem a cada segundo. 
Já posso sentir aplausos antes da hora, mas tento me controlar. 
O meu presente, ansiosamente, está esperando aquele burocrático sim, depois do altar.
Estou vivendo de ansiedade. 
Quero dias curtos, cada vez menos horas e, enfim estaremos nos primeiros milésimos da nossa vida. 
Uma só pra nós dois.

O golpista interino

O golpista interino de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta segunda-feira o fim do estado de sítio no país. 
A medida foi imposta no dia 26 de setembro, cinco dias após a volta do presidente deposto, Manuel Zelaya, a Honduras.

MESQUINHARIA

O melhor que alguém poderia fazer quando não tem nada para escrever seria não escrever nada.
É preciso ser dotado do mais mesquinho sentimento de mesquinharia quem desperdiça seu tempo para dizer amenidades.




Repetir e repetir palavras de efeito sem efeito algum é fácil.
Difícil é relacionar tais palavras à realidade das coisas e dos fatos.
Falar que o Presidente Lula é ex-operário que tinha barba desgranhada e usava roupa suja de graxa, antes de ser um insulto, deveria soar como elogio não só a Lula, mas a todos os operáros e trabalhadores desse País.



Há que se lamentar tanto e se envergonhar de tão abobalhado preconceito.
Lula é uma história de superação, um retirante que superou uma inominável quantidade de problemas e dificuldades.



Sua história é inspiradora, ainda que incomum, a qual deve ser valorizada, respeitada, ouvida, seguida e,se possível, vivida.
Só que há os que preferem atacá-lo (e invejá-lo) por isso.



Que tipo de problema, crime ou pecado pode-se imputar a um chefe de estado por ele se relacionar com os seguimentos sociais do seu país, como banqueiros, políticos, trabalhadores e religiosos a não ser pelo fato de ser esse chefe de estado justamente um ex-metalúrgico?


Dizer que Lula se autopromoveu com a eleição do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é desconhecer ou se acorvadar diante da verdade inversa: Lula promoveu o Rio. O Rio ficou devendo essa conquista a Lula.


Não fosse Lula ser o Lula e não Obama ou Zapatero... e era uma vez um sonho olímpico.
É pura e mesquinha mesquinharia relacionar problemas em educação e saúde às Olimpíadas do Rio.
As deficiências existem. Mas também existem as políticas de Estado que buscam melhorar os serviços públicos. E muito tem sido feito e melhorado.
Dados estatísticos oficiais e os organismos internacionais constatam com números e apontam que o Brasil mudou e continuará mudando...
O Brasil está entre as nove maiores economias mundiais e será a quinta em 2016. E quem diz isso não é o PT nem o MST. É o Banco Mundial.



O que a direita pobre e mesquinha esperava era que Madri fosse a cidade escolhida pelo COI para botar a culpa no Lula pelo fracasso brasileiro.


Não deu.
O Rio foi escolhido. O Rio conquistou o topo do Olimpo. O Rio e o Brasil.
Tudo sob a liderança de um atleta vencedor chamado Lula, um ex-operário que antes andava com a barba por fazer.



Mas agora ele fez Cabelo, Barba e Bigode.
Para o azar dos mesquinhos.