Ruth de Aquino: as mentiras, os fatos e o cínico Barbosa

O Brasil também tem seu tornado – e ele se chama Joaquim Barbosa. Por muitas vezes ainda, o presidente do Supremo Tribunal Federal exercitará seu temperamento explosivo. Essa impulsividade cobra um preço alto em sua coluna lombar. E joga destroços no lombo de muita gente no Planalto. Acho sensacional quando o redemoinho da verdade atinge nossos políticos.

O tornado Joaquim só espalha o que todo mundo diz. Que os partidos são “de mentirinha”. Que “o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos”. Que “os partidos e seus líderes não têm interesse em ter consistência” e “querem o poder pelo poder”. E que o Congresso prima pela ineficiência e submissão ao Executivo.

Joaquim falou como professor, em palestra no Instituto de Educação Superior de Brasília. Não é desculpa. Ele pode ser tudo, menos ingênuo. Sabe que qualquer coisa que fale, ainda mais espinafrando, tem hoje o peso da toga e da posição no STF. O juiz supremo recebeu bordoada de todo lado. O presidente da Câmara, Henrique Alves, disse que “uma declaração desrespeitosa como essa não contribui para a harmonia constitucional”. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a declaração não ajuda “o fortalecimento das instituições”.

Joaquim – é pelo primeiro nome que o povo o conhece e o aplaude nas ruas – não negou nem voltou atrás, apenas afirmou ter falado como acadêmico em recinto fechado. Ora, ministro, paredes não resistem a tornados. Joaquim acha mesmo tudo o que disse. Na concepção de Alves e Renan, temos então no STF um golpista, um revolucionário, um juiz que joga contra a democracia e quer ver o circo pegar fogo. Menos, menos.

O presidente do STF
usa o redemoinho da 
verdade para provocar
políticos de mentirinha  
O roteiro da costura de alianças para 2014 é pior que na última novela da Globo, Salve Jorge. Estamos assistindo a “Salve-se quem puder”. É constrangedor acompanhar as cambalhotas de PT, PMDB, PSDB e PSB em busca de votos e palanques. Todas as declarações para a imprensa têm um quê de ameaça, chantagem, destempero, falsos beijos e tapinhas nas costas. Os slogans são pífios, os discursos são gritados. Como seria bom mandar todos os candidatos para a Capadócia, dar um tempo no noticiário político. Há uma imensa carência de ideias e programas. Capítulo após capítulo, vemos uma guerrinha de personalidades, saias justas, jantares conspiratórios.

Acompanhamos boquiabertos a manipulação de estatísticas jogadas para baixo – como os índices de inflação e o total de miseráveis. No fundo, a realidade dos políticos é rasa. A governadora Roseana Sarney só pressiona por mais uma ajudinha de R$ 1,5 bilhão para o Maranhão, o Estado que desmoraliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pensando bem, o pedido de Roseana não é nada para um governo federal que gasta com 39 ministérios, em 17 prédios, a fortuna anual de R$ 58 bilhões, mais que o dobro do Bolsa Família. Falar contra esse escândalo do toma lá dá cá também atenta contra a democracia? Essa gastança é imposta a todos nós, que já sentimos a inflação pesar a cada visita ao supermercado. Não dá para enganar todos o tempo inteiro.

Será que o comportamento errático do Congresso e de nossos partidos colabora para “o fortalecimento das instituições”? Esqueçam Joaquim e olhem para seu próprio umbigo. Ah, a Justiça também tem sua parcela de culpa. Várias decisões do STF nos últimos anos contribuíram para tornar os partidos pouco representativos. As falhas do Judiciário não desmerecem, porém, o discurso de Joaquim por um Legislativo mais eficaz. Com objetivos mais nobres, que honrem o espírito público. É só ter mais coerência e princípios. Mentir menos. Tudo isso ajudaria, sim, na democracia. Ajudaria a votar com gosto e convicção.

As críticas de Joaquim aos partidos encontram um eco poderoso no mais novo indicado ao STF: o advogado Luís Roberto Barroso. Ele sempre defendeu uma reforma política abrangente, “que desça à raiz do problema” e combata “a corrupção e o fisiologismo”. Barroso critica Fernando Henrique Cardoso e Lula: “Nem FHC nem Lula tentaram mudar o modo como se faz política no Brasil. (...) Eles aderiram a esse modelo de presidencialismo sem base ideológica, com eleições em que se vota em candidatos, e não em partidos”. Traduzindo para o português corrente: nossos partidos são de mentirinha.

O tornado é um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança a terra. No Brasil, esse fenômeno costuma ocorrer quando se dá o microfone a Joaquim.

O amor vai além da vida!



Eu sei que não é fácil, mas as pessoas especiais, aquelas que partem e nos deixam um vazio enorme em nossos corações procure sempre carregar contigo as lembranças boas que lhes marcaram, que lhes ensinaram... 

Saiba que o amor nunca morre, ele é forte o bastante, e mesmo que não estejam mais ao seu lado, esteja fora do alcance dos seus olhos você vai sentir esse amor da mesma forma e intensidade... 

O amor vai além da vida!

Nem Fellini seria capaz de imaginar

por Mario Marona, no Facebook
Aécio e Marina podem afirmar que existe uma rede clandestina de blogueiros e piratas da internet subvencionada para atacá-los. Não é verdade, mas podem dizer, como fizeram, ambos, na Folha. Mas Aécio poderia dizer, também, em que blog petista ou que pirata da internet publicou um artigo contra ele com o título “Pó pará, governador?” Não houve, até hoje, insinuação mais agressiva ou grosseira contra ele em lugar algum. E o Estadão, onde o artigo saiu, não chega a ser propriamente um jornal clandestino. Pelo menos não neste momento.

por Leandro Fortes, no Facebook
Eu já denunciei, algumas vezes, essa prática odiosa de muitos políticos e chefes de repartições públicas que obrigam seus funcionários a comparecer a eventos para fazer número ou se solidarizar com causas que não são suas.  Conheço o caso de um general que, no Palácio do Planalto, obrigou seus servidores diretos a participar de um jogral de aniversário, com versinhos recitados para cada letra do nome do chefe.

Não conheci Roberto Civita, mas, apesar de ele ter transformado uma respeitada revista nacional numa paródia do boletim informativo da TFP, ouvi de muita gente boa que ele era um sujeito cordato e bem humorado. Acredito que, em boa medida, era bem quisto por seus empregados. Mas, ao obrigarem os funcionários da Abril a abraçar o prédio da editora para homenageá-lo, estabeleceu-se um limite aquém do razoável entre o bom senso e o assédio moral.

Olha que eu já soube de repórter de O Globo que subiu a serra de Teresópolis para visitar uma famosa égua (Miss Globo) de Roberto Marinho. Mas juntar uma galera para abraçar um prédio a título de puxar o saco do patrão morto, só em filme de Fellini. E olhe lá!

Síria: o caldo entornando


Corpo de voluntários russo-ucraniano irá combater na Síriaexército, soldados

Primeiro o Governo Russo envia modernos misseis Yakhont e S-300 e agora (simultaneamente) "voluntários" russos e ucranianos se preparam para se juntar às tropas de Assad .
Vários milhares de homens já se inscreveram no corpo voluntário russo-ucraniano que está sendo formado para prestar ajuda ao presidente Assad, declarou o iniciador da formação do corpo, coronel reformado Serguei Razumovsky que encabeça a União Ucraniana de Oficiais Sem Casa.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_05_28/corpo-de-voluntarios-russo-ucraniano-ira-a-siria-para-combater-6523/

Dilma encurrala o PMDB

Informada sobre a decisão(?) do presidente do Senado - Renan Calheiros PMDB - paralisar a aprovação da MP 605 que reduz a conta de luz, a presidente Dilma Rousseff afirmou:

" O PMDB pensa que me submeterei a chantagem deles por causa do tempo de TV ano que vem. Não serei candidata e quero ver eles serem contra Lula".

Viral

Vou participar da brincadeira divulgada por uma amiga - Denise EugênioVamos ver se funciona. É o seguinte: a brincadeira se propõe a fazer um pequeno teste para ver quem lê as suas postagens quando elas não possuem fotos. Portanto, se está lendo este post, escreva um comentário utilizando uma única palavra. Uma única palavra...por favor. Em seguida, copie esta mensagem no seu mural para que eu possa deixar uma palavra para você, ok?

A defesa da classe mérdia

"O melhor programa social que existe chama-se emprego. Ele garante dignidade ao ser humano, ao contrário de esmolas estatais, que criam uma perigosa dependência.
Para gerar melhores empregos, precisamos de menos burocracia, menos gastos públicos e impostos, mais flexibilidade nas leis trabalhistas, mais concorrência de livre mercado e um sistema melhor de educação "

...afirmou o classe média Rodrigo Constantino, algo diferente do discurso da tucademopiganalhada? Nada. É a própria tucademopiganalhada.

Para completar a cantinela imunda da corja, ele omite propositalmente a taxa de juros básico da economia - selic -. Sabe por que? É a bolsa banqueiro, bolsa agiota, bolsa rentista, bolsa vagabundagem.

Tenho certeza que o dito sujo concorda com a Leitoa e o "mercado", que fazem campanha explícita para o governo aumentar a selic,não é mesmo Constantino?

Se avexe não bixim. Ano que vem a gente dá o troco.

Ediviges e finório e firirim fororó

Ganhar dinheiro


AMIGOS RECEBI ESTE UM E-MAIL CONTANDO ESTA HISTORIA, TODOS SABEM O QUANTO SOU CHATO COM RELAÇÃO  A ESTES TIPOS DE E-MAIL, MAIS RESOLVI ARRISCAR 12,00 REAIS PARA VER NO DA. ENTÃO ESTOU ENVIANDO PARA TODOS QUE TEM A MESMA CURIOSIDADE  EM SABER SE VAI ENTRAR PELO MENOS OS 12,00 REAIS.

Sou totalmente desconfiado de qualquer corrente ou pirâmide. O relato abaixo não é meu, mas foi devidamente confirmado, primeiro por um amigo, que em apenas 4 dias, conseguiu 212 reais, e subindo. (e ela enviou apenas 25 e-mails) Pode não alcançar os valores prometidos, mas vale a pena pois compensa de verdade, sem precisar correr riscos com grandes investimentos que podem jamais retornar. Nunca acreditei nesse tipo de estratégia, mas depois de ler esse e-mail entendi que não custa nada tentar, a única coisa que está em risco são R$ 12,00 (doze reais).

Os que me conhecem sabem que não é meu perfil mandar e-mails deste tipo, corrente, pirâmide, auto ajuda, etc, mas especificamente este fui eu quem mandou sim. Podem ficar tranquilos que não tem vírus, o único arquivo anexado são dos comprovantes dos depósitos que acabei de fazer.

Li todo o e mail, e achei a proposta interessante já que não se engana ninguém. 

Quem entra, sabe que pode não ganhar nada, assim como quando a gente joga na Mega Sena sabe que provavelmente não vai ganhar nada.

Neste sistema me animei porque não precisa necessariamente mandar 250 e mails, basta conseguirmos sete pessoas que estejam dispostas a fazer seis depósitos de dois reais e assim sucessivamente, não é loteria, é matematicamente viável, basta acreditar e seguir as instruções ao pé da letra. 

Se a sequência não for seguida a risca, 7 x 7 x 7 x 7 x 7 e assim sucessivamente, pode ser que não venha os R$ 300.000,00. 

Se quase tudo der errado, 99% de erro, e só venha 1% do que estava previsto, 1% de R$ 300.000,00 são R$ 3.000,00, já é bem mais do que ganhei em qualquer loteria oficial do governo, e investindo apenas R$ 12,00. 

É natural a desconfiança de alguns, inclusive a minha inicialmente, afinal, tem um ditado popular que diz:quando a esmola é grande o cego desconfia!

Este esclarecimento é porque algumas pessoas estão pensando que este e mail é um vírus ou algum golpe, já que escrevemos uma lista com nossa conta bancária e agência, mas a conta e a agência de todos nós tem em qualquer folha de cheque que vocês passem num posto de gasolina, numa padaria ou num boteco, não é com estas informações que se aplica um golpe. 

Eu já entrei. Aqui estão os comprovantes dos depósitos.

Aqui você verá meu extrato, para provar que você realmente recebe-se e que o programa de fato funciona.

Experimente você também!

Leia o texto com atenção e concentre-se em seguir as instruções à risca:

A chave do sucesso deste programa é anexar os comprovantes dos depósitos ao e mail.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA:

MUITO SIMPLES, APENAS LEIA TUDO E PRESTE ATENÇÃO!!

1. Você precisa investir R$12,00 (doze reais). Deposite R$2,00 (dois reais) em cada pessoa da lista (6 pessoas), que recebeu de mim e se encontra no final deste e mail;

2. Após depositar R$2,00 (dois reais), para cada uma das seis pessoas da lista, reproduza sua lista com seis participantes!

Sua lista deverá ser esta mesma que estou te enviando tirando fora APENAS o nome da primeira pessoa, ou seja, quem está na 1ª posição da lista que você está recebendo sai e quem estava na 2ª posição passará para a 1ª posição da lista (e sucessivamente todos sobem de posição: então, tire o primeiro nome da lista, o segundo vira o primeiro lugar, o terceiro vira o segundo, o quarto sobe pro terceiro, o quinto sobe para a quarta posição, e o sexto nome deverá ser o SEU).

Coloque seu NOME, NOME DO BANCO e sua CONTA CORRENTE OU POUPANÇA na 6ª posição, para você começar a receber os depósitos;

3. Com sua nova lista pronta, com seu nome na 6ª posição, elimine a lista antiga do e mail que irá mandar para o máximo de pessoas que puder. Elimine os comprovantes dos depósito antigos que chegaram para você como anexos e coloque os seus comprovantes no lugar. Mande 250 e mails ou mais, se desejar. Quanto mais e mails você enviar, melhor será o resultado.

IMPORTANTE: Escaneie ou fotografe e envie os comprovantes dos depósitos de R$2,00 que você fez às pessoas que estão na lista que você recebeu, e anexe ao e mail que você vai enviar, para que o programa siga adiante com a mesma credibilidade que chegou até você. 

Só mandem o e-mail para as 250 pessoas ou mais convidando-as para entrar no programa quando tiver feito os depósitos e tiver anexado ao e-mail que vai enviar. 

Esse é o grande diferencial deste programa, pois assim todos confirmam que realmente funciona.

OBS.: A lista tem que ser feita com atenção sem conter erros para não prejudicar os outros participantes. Não mude a posição dos nomes, não tente colocar seu nome em lugar diferente, pois não funciona. Se você não agir de acordo com as instruções, perderá seu dinheiro, seu trabalho e a sua chance de ganhar R$300.000,00 (trezentos mil reais) ou mais.

4. Todo mundo pode participar bastando que tenha uma conta bancária.

5. Usar a transferência ou depósito bancário, além de ser mais rápido, é mais prático e seguro (ninguém corre o risco do dinheiro ser desviado). Como o depósito é de pessoa física para pessoa física, está isento de tributação e em conformidade com as leis. 

6. Seja honesto com você mesmo e com as pessoas participantes, respeite a lista e dê às outras pessoas a mesma oportunidade que está tendo, pense nisto. Tenha certeza de que o sucesso deste programa é garantido, só depende de você e de sua honestidade (R$12,00!).

7. ENTÃO PREPARE SEU E MAIL E CONVENÇA AO MENOS 7 pessoas à participar!!! Boa sorte!!!

VEJAMOS OS CÁLCULOS DE QUANTO VOCÊ RECEBERÁ COMEÇANDO NA 6ª POSIÇÃO:

Vamos considerar que você fez os 06 depósitos de R$2,00 para as pessoas de sua lista, anexou os comprovantes e enviou a lista com seu nome na sexta posição, tendo retirado o primeiro nome da lista, para um mínimo de 250 e mails. A adesão mínima ao programa tem sido em torno de 3% (três por cento) dos e mails enviados, o que é bastante considerável.

Acompanhe os cálculos:

1 - Você adere ao programa na 6ª posição, enviando 250 emails x 3% = 7 pessoas aderem ao programa. Estas 07 pessoas lhe depositam R$2,00 (você já recebe R$14,00) e enviam 250 e mails com seu nome, logo:
7 x 250 = 1750 x 3% = mais 52 pessoas aderem;

2 - Você vai para a 5ª posição e 52 pessoas te depositam R$2,00 (R$108,00) e enviam 250 e mails com seu nome, logo:
52 x 250 = 13.000 x 3% = mais 390 pessoas aderem;

3 - Você vai para a 4ª posição e 390 pessoas te depositam R$2,00 (R$780,00) e enviam 250 e mails com seu nome, logo:
390 x 250 = 97.500 x 3% = mais 2.925 pessoas aderem;

4 - Você vai para a 3ª posição, e 2.925 pessoas te depositam R$2,00 (R$5.850,00) e enviam 250 e mails com seu nome, logo:
2.925 x 250 = 731.250 x 3% = mais 21.937 pessoas aderem;

5 - Você vai para a 2ª posição e 21.937 pessoas te depositam R$2,00 (R$43.874,00) e enviam 250 emails com seu nome, logo: 21.937 x 250 = 5.484.250 x 3% = mais 164.257 pessoas aderem;

6 – Você vai para a 1ª posição e 164.257 pessoas te depositam R$2,00 (R$328.514,00) e seu nome é retirado da lista.
Agora veja quanto foi depositado em sua conta até aqui, considerando que somente 3% das pessoas aderiram ao programa:
R$14,00 + R$104,00 + R$780,00 + R$5.850,00 + R$43.874,00 + R$328.514,00 = R$379.136,00 (Trezentos e Setenta e Nove Mil, Cento e Trinta e Seis Reais). Confira os cálculos com uma calculadora você mesmo.

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ ADERIR:

1 – Não é loteria nem jogo: é ajuda mútua e você ganha de qualquer jeito;

2 – Você não está prejudicando ninguém ao fazer os 06 depósitos de R$2,00, muito pelo contrário;

3 – É democrático, pois é acessível a todas as classes sociais e todos ganham da mesma forma, assim como são responsáveis pelo sucesso do programa;

4 – Você recebe boa parte do dinheiro já na primeira semana devido à velocidade dos e mails e da internet;

5 – Com os comprovantes dos depósitos anexos, as pessoas aderem muito mais, pois aumenta a confiança de todos no programa;

6 – O programa é bem feito, funciona para todos, portanto vai funcionar para você também. 
 
1ª posição

Joel Leonidas
Banco Bradesco
Agência 649

Conta Corrente 28024-0
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª posição
Adenise Alves
BANCO DO BRASIL
AGENCIA: 0963-6
CONTA CORRENTE: 56.476-1
_________________________________________________________ 
3ª Posição
Ramon Souza Rodrigues
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 1011-1
CONTA CORRENTE: 12.890-2
_________________________________________________________
4ª Posição
Yuri Batista
BANCO BRADESCO
AGENCIA: 3101
CONTA CORRENTE: 69.156-9
_________________________________________________________
5ª Posição
Osvaldo Putini
BANCO DO BRASIL
AGENCIA: 1869-4
CONTA CORRENTE: 17.107-7 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª posição
Ricardo Paiva Londres Barreto
BANCO DO BRASIL
AGENCIA: 0254-2
CONTA CORRENTE: 53.078-6 

8 opções para você comemorar o Dia dos Namorados

Foi-se o tempo que motel era sinônimo de um quarto com uma cama redonda. Hoje em dia, esses estabelecimentos ganharam um belo upgrade e possuem suítes super-equipadas para todos os gostos e bolsos. A mais nova tendência no segmento são as suítes gigantes e quartos temáticos.
Aproveitando o Dia dos Namorados, o iG pediu para a equipe do Guia de Motéis e da ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis) apontar oito motéis diferenciados em território nacional. O resultado você confere abaixo:
Preços pesquisados e fornecidos pelo Guia de Motéis 
Motel Le Baron
Le Baron já fez fama nacional e internacional graças as suas suítes temáticas. São 30 opções de ambientação: a Árabe é ótima para encarnar uma odalisca na tenda do sultão, já a Casa do Tarzan reproduz o ambiente de uma floresta, só que com os confortos da vida moderna como uma boa cama king size e banho quente no chuveiro duplo ou no ofurô. A mais concorrida é a suíte Aeroporto, com 2600 metros quadrados, tem até pista de pouso com avião de verdade “estacionado” na área externa, onde é possível fazer amor.
Preço suíte Aeroporto: de R$ 540 (período de 4h) a R$ 1215 (período de 18h)
Onde Fica: São Luís, Maranhão
Telefone: 98 3248-0326
Eros Motel
Localizado em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia, o Eros tem fama de ser um dos melhores motéis do estado de Goiás. Destaque para a suíte Real que, segundo dados da ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis), está entre as maiores do Brasil. São 15 ambientes diferentes, incluindo aí uma cascata com queda de cinco metros, salão de jogos e banheira de hidromassagem com capacidade para 12 pessoas.
Preço da suíte Real:

La Taverne Bistrô

Uma agradável surpresa. Descobri uma casa tipicamente francesa com a culinária tradicional e um chef que consegue traduzir a composição verdadeira da criação de molhos especiais onde estão inseridos no seu estilo de preparar a mescla com o toque regional. La Taverne Bistrô é conduzida pelo chef Alexandre Simões que é natural do Pará, mas foi morar em Cayenne, capital da Guiana Francesa para trabalhar e descobrir a gastronomia que era seu nível de interesse. Entregou-se ao seu foco e aprendeu um leque significativo de pratos onde está presente a cozinha de tradição da França e ele deu sua personalidade quando esteve estagiando no Dom e Dalva e Dito com Alex Atala. Alexandre percebeu a importância dos temperos e frutas do Norte do Brasil para combinar e exaltar sabores e aromas. “Esse estágio foi muito importante, porque vinha de um aprendizado e de uma experiência da cozinha tipicamente francesa do Sul, Norte da França. Senti o refinamento de Alex nas misturas de ingredientes procurando ter como ponto de partida a culinária francesa. Ele valoriza o Brasil quando desafia e descobre sabores”.

Toda a base da gastronomia do Alexandre é na culinária francesa. O chef passou 13 anos dedicados a descobrir e experimentar as receitas tradicionais da França. No cardápio, Alexandre se expressa na sua ousadia quando apresenta seu Confit de Pato na redução do molho de jambu e tucupi, indo mais além na entrega ao conviva do Sirigado na Redução de Cajuína.

SUGESTÃO DO CHEF

Olhar Digital: Sony atualiza linha Xperia com mais dois smartphones no Brasil



Sony
xperia sp
Sony anunciou que lançará em breve no Brasil mais dois celulares da linha Xperia. Em junho, a empresa colocará mais dois aparelhos de desempenho médio no mercado nacional: o Xperia SP e o Xperia L.

O primeiro será um dos modelos mais baratos a acessar a rede 4G brasileira e ainda conta com tecnologia NFC. O Xperia SP conta com tela de 4,6 polegadas, com resolução HD. O processador Snapdragon S4 é um dual-core com um clock de 1,7 GHz, roda o Android 4.1 (Jelly Bean), com apoio de 1 GB de memória RAM.

A câmera do dispositivo terá 8 megapixels, enquanto o aparelho terá 8 GB de armazenamento interno, expansível com cartão microSD de até 32 GB. O Xperia SP tem o preço sugerido de R$ 1,3 mil.

Já o Xperia L é um pouco mais simples, sem conexão ao 4G. Por R$ 900, o dispositivo tem uma tela de 4,3 polegadas. Também com NFC, o aparelho tem um processador Snapdragon S4 dual-core, com frequência de 1 GHz, rodando o Android 4.1 (Jelly Bean) auxiliado por 1 GB de memória RAM. A câmera é de 8 megapixels, e o armazenamento interno é de 8 GB, expansível com cartões microSD.

Novo tabletSony também divulgou que o Xperia Tablet Z também chegará em breve ao Brasil. O aparelho chegará ao país no mês de agosto.

O aparelho de 10,1 polegadas roda o sistema operacional Android 4.1.2 (Jelly Bean) e também será capaz de se conectar à rede 4G brasileira. Com 16 GB de armazenamento interno (expansível com cartão microSD), o aparelho roda com um processador Snapdragon S4 Pro, quad-core, na frequência de 1,5 GHz com 2 GB de RAM.

O aparelho também será à prova d'água. 

Como acreditar na inocência de um sujeito que recebeu propina?

Em reportagem que escrevi para Istoé desta semana, mostro que o julgamento do mensalão incluiu uma acusação falsa contra o publicitário Ramon Hollerbach, condenado a 29 anos de prisão - a segunda pena mais alta, depois de Marcos Valério, que ficou com 40.
A acusação errada foi feita pelo relator Joaquim Barbosa. Ele acusou Hollerbach de ter embolsado R$ 400 mil através de uma empresa que seria de sua propriedade. Anunciada de modo repentino, como um trunfo na manga, sem que o acusado nem seus advogados soubessem que ela seria feita, a revelação-bomba ajudou a aquecer o julgamento.
É compreensível. 
A noção de que um réu havia colocado tão grande volume de dinheiro no bolso envenenava toda alegação de inocência. 
“Como é que você vai acreditar na inocência de um sujeito que recebeu propina?”, pergunta Hollerbach.
O problema é que tratava-se de uma acusação falsa. Confira aqui o vídeo que comprova isso.
O laudo 2828, em que o presidente do STF se baseou para fazer a acusação, não estabelece a mais remota ligação entre Hollerbach e aquele depósito. O nome do publicitário sequer é mencionado neste trecho e a suposta empresa-fantasma, que seria de sua propriedade, é uma tradicional produtora de marketing do Rio de Janeiro, a RSC, abreviatura de Rio, Samba e Carnaval, com décadas de atuação na cidade. Fornecedora da DNA, com contrato assinado, participou de campanhas promocionais e, pelos serviços prestados, apresentou uma nota para receber R$ 670 mil. Mas a DNA achou caro. Pagou R$ 400 mil. Em março, no acórdão em que trouxe por escrito o voto que havia lido no tribunal, Joaquim Barbosa deixou claro que reconhecia o erro. Suprimiu as linhas em que se referia ao episódio. (Procurado pela revista para comentar o caso, Joaquim disse, através de um assessor, que nada teria a dizer.)
Do ponto de vista de Hollerbach, contudo, o estrago já foi feito. Embora as referências à RSC constassem de um laudo assinado em 2007, a acusação contra Hollerbach ficou ausente de todas as fases anteriores ao julgamento, quando o réu poderia prestar esclarecimentos e dar explicações. 
O erro até seria evitado – desde que, é claro, houvesse disposição para escutar o que a outra parte tinha para dizer.
Feita de surpresa, a denúncia ganhou grande impacto no tribunal, até porque, num primeiro momento, deixou a defesa desorientada.
“Cheguei a imaginar que meu cliente tivesse cometido o erro de me esconder um fato desse tamanho” recorda Hermes Guerrero, advogado de Ramon Hollerbach.
Apresentada na fase inicial do julgamento, quando os ministros testavam os próprios argumentos e convicções, aquela denúncia errada contribuiu para alinhar juízes experimentados com a acusação, pois mexia com convicções profundas e legítimas.
Marco Aurélio Mello fez questão de mencionar o depósito – que não houve, sabemos agora – para sustentar que o réu tinha “ciência” do que se passava, elemento subjetivo indispensável para sustentar a culpa de um acusado num crime dessa natureza.
Não basta, como se sabe, fazer a “coisa errada”. É preciso que o réu tenha consciência do que está fazendo.
E nada mais consciente do que dinheiro no banco, certo?
Minutos depois da acusação falsa, Hollerbach enviou um torpedo para seu advogado, avisando que fora vítima de uma mentira. Disse que não conhecia a empresa e não havia recebido aquele dinheiro.
Horas depois, um auxiliar da defesa, o advogado Estevam Ferreira de Melo, redigiu e distribuiu a cada ministro um memorial prestando todos os esclarecimentos sobre aquela denúncia.
Em seus votos, proferidos mais tarde, nenhum deles se referiu às informações do memorial.
Ironicamente, a descoberta de que a RSC existe e prestou serviços à DNA também ajuda a defesa a demonstrar outro ponto.
Contrariando a tese de que a agência apenas servia para desviar dinheiro para o bolso dos petistas, o caso é um elemento a mais para mostrar que a agência efetivamente prestava serviços para o Visanet e fez campanhas de verdade.
Não é fácil explicar por que uma denúncia de tamanho impacto foi apresentada sem um indispensável esforço de checagem.
Você pode avaliar como quiser a motivação íntima de cada um dos envolvidos. 
Muitas pessoas já criticaram Joaquim Barbosa por ter assumido uma postura de promotor e não de juiz. O episódio reforça essa visão – com o detalhe de que ele apresentou ao tribunal uma denúncia sem o devido fundamento. 
A impressão é que se acusava de qualquer maneira, sem a necessária preocupação de encontrar provas – postura estranha ao bom funcionamento da Justiça, ainda mais num tribunal, a mais alta corte do país, onde decisões devem basear-se no equilíbrio e num conhecimento pleno dos fatos. 
Do ponto de vista da retórica jurídica, é impossível negar que essa denúncia se encaixava perfeitamente no esforço para construir uma história crível.
Apontar para um publicitário que recebe R$ 400 mil numa espécie de empresa laranja ajuda a fazer o desenho de uma quadrilha formada por pessoas sem escrúpulos.
Tudo o que se ouvir depois sobre este cidadão se torna verossímil, certo?
A facilidade exibida por juízes tão experientes para aceitar a versão de Joaquim sem questionar faz parte desse ambiente. 
Embora o advogado Estevam tenha entregue um texto esclarecedor a cada um deles, nenhum lhe deu a devida atenção, o que sugere que em muitos casos havia uma convicção anterior, que permitia enxergar coisas que não podiam existir – como realidades jurídicas – sem um exame mais profundo.
Este é o problema.
Formou-se, ao longo dos anos, uma convicção prévia sobre o mensalão que impede pessoas bem informadas e de boa fé de examinar cada denúncia de forma isenta, num esforço para conhecer a verdade e debater os fatos – e não as teses nem convicções ideológicas.
Claro que parte dessa dificuldade tem origem na cobertura da maioria dos meios de comunicação, que não fez uma apuração isenta nem cuidadosa, transformando o trabalho de jornalistas numa competição por escândalos – agravada pela postura dos próprios acusados, que não foram capazes de fazer a defesa devida, na hora certa, com argumentos que hoje mostram muito mais consistência do que ontem e anteontem. 
Quem se der ao trabalho de ler os jornais de dezembro de 2005, seis meses depois que Roberto Jefferson fez sua denúncia, irá encontrar declarações de advogados, empresários e políticos de oposição debatendo, abertamente, a perspectiva de provocar um impeachment no governo Lula.
Na mesma época, 24 auditores encerravam uma investigação de 6 meses no Banco do Brasil, destinada a apurar a denúncia de que havia ocorrido desvio de dinheiro público através do contrato do Visanet com a agência DNA. Num documento de 31 páginas, que resume um esforço muito maior, os auditores concluem que os recursos do Visanet envolviam fundos privados, que sequer transitaram pelo banco. Está lá, num documento oficial, com clareza cristalina.
É um documento que, lido e examinado com cuidado, poderia ter mudado uma história inteira. Joga luzes num ponto ao mesmo tempo central e obscuro do debate. Confira abaixo:
bb-red.jpg

Três anos depois, ouvido na Justiça, o auditor chefe da instituição confirmou as conclusões e foi além. Disse que a auditoria havia encontrado problemas de controle e prestação de contas, mas nada que pudesse ser chamado de desvio.
É fácil imaginar o que aconteceu com este documento. Foi pouco lido e pouco divulgado.
Oito anos depois, suas verdades são tão espantosas que nem todos conseguem acreditar no que leem – uma situação oposta à da denúncia contra Ramon Hollerbach, quando se acreditou naquilo que não existia.
Curioso, não?
por Paulo Moreira Leite

Mensalão: tá provado que não existiu

Recomendo a todos a entrevista do jornalista Raimundo Pereira na edição deste mês do jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Com o título “Precisamos de uma imprensa onde sejamos patrões de nós mesmos” , ele volta a apontar falhas na AP 470, chamada pela imprensa de julgamento do mensalão. 

Pereira, com uma carreira altamente conceituada e respeitada, já vem tratado do julgamento em sua revista, Retrato do Brasil, desde o ano passado. (clique aqui para ver mais) . Ele vem expondo documentos, dados e informações mostrando como, em suas próprias palavras, foi dada “vida à invenção de Roberto Jefferson”. 

No entanto, com raras exceções, a imprensa continua ignorando essas reportagens da Retrato do Brasil que desvelam o caráter político e de exceção do julgamento da AP 470, com provas e mais provas de que não houve desvio de recursos da Visanet. E provas de que estes recursos são privados, e não públicos. Assim, não houve peculato e muito menos formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. 

Na entrevista ao Unidade, Raimundo Pereira diz que, "até agora, a despeito de todo o trabalho que fizemos, não conseguimos ainda que a imprensa oficial, o rádio e a televisão públicos, cujo estatuto exige a apresentação de múltiplos pontos de vista sobre as questões relevantes, nos ouvisse para divulgar, com os meios que tem, que são expressivos, os fatos extremamente importantes que temos levantado". Ele atribui isso a "um grande consenso político" para condenar os réus.

“A grande mídia mais conservadora tem um ponto de vista político claro e escolhe seus editores de forma a que eles orientem suas publicações dentro de determinados parâmetros que garantem a defesa desses pontos de vista. Mas as redações e os jornalistas têm certa autonomia dentro desses limites. Além do mais, há publicações com orientação política mais progressista do que essa grande mídia que também não deram importância ao nosso trabalho, nem estão apoiando nossa linha de investigação. Como já disse, a própria imprensa oficial não deu, até agora, importância aos fatos, extremamente graves, que relatamos.”

Faça

Faça de mim tua viagem inesquecível teu desejo mais sentido tua lembrança mais forte tua saudade mias doída teu sonho irreal ...
Blog do Briguilino: Faça>>>

Faça


Faça de mim tua viagem inesquecível
teu desejo mais sentido
tua lembrança mais forte
tua saudade mias doída
teu sonho irreal
Faça de mim tudo
faça de mim teu bem
teu mal, mas faça !

Leônia Teixeira

O PT não amarelou

O PT resolveu topar a parada, quer dizer, não ceder à pressão do governador Sérgio Cabral e do PMDB para que o senador Lindbergh Farias desista  de concorrer  ao governo do Rio de Janeiro.  Pelo contrário, o partido dos companheiros dispõe-se a blindar o candidato, poupando-o do confronto direto com o governador, mas reafirmando sua disposição de disputar o palácio  Guanabara. A decisão adotada pelo presidente do PT, Rui Falcão, certamente teve o apoio de Dilma e do  Lula, que em nenhum momento vão ceder às ameaças de Cabral, mesmo se ele vier   a bandear-se para a campanha de Aécio Neves, abandonando a reeleição da atual presidente.

Caso tivesse amarelado, o PT correria o risco de a moda fluminense pegar, ou seja, de outros governadores do PMDB exigirem a retirada de candidatos petistas ao governos locais. Tudo indica que em muitos estados serão montados  dois palanques, ou até três ou mais, porque partidos da base oficial, como PSB, PTB e PDT também pretendem lançar seus candidatos.

A pergunta que se faz é o quanto esses embates poderão prejudicar a reeleição. A resposta por enquanto surge nebulosa, tendo em vista que a maioria do eleitorado  inclina-se pelo segundo mandato de Dilma Rousseff sem maiores considerações com as disputas estaduais. O clima, no entanto, pode mudar.
by Carlos Chagas

O comunismo ético de Oscar Niemeyer

Leonardo Boff
Nas nossas conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas
Não tive muitos encontros com Oscar  Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e sobre o sentido da vida?
Nas nossas conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E nesse ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com leve brilho.
Impressionou-se sobremaneira, certa feita, quando lhe disse a frase de um teólogo medieval: “Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe”. E ele retrucou: “mas que significa isso?” Eu respondi:  “Deus não é um objeto que pode ser encontrado por ai; se assim fosse, ele seria uma parte do mundo e não Deus”. Mas então, perguntou ele: “que raio é esse  Deus?” E eu, quase sussurrando, disse-lhe: “É uma espécie de Energia poderosa e amorosa que cria as condições para que as coisas possam existir; é mais ou menos como o olho: ele vê tudo mas não pode ver a si mesmo; ou como o pensamento: a força pela qual o pensamento pensa, não pode ser pensada”. E ele ficou pensativo. Mas continuou: “a teologia cristã diz isso?” Eu respondi: “diz mas tem vergonha de dizê-lo, porque então deveria antes calar que falar; e vive falando, especialmente os Papas”. Mas consolei-o com uma frase atribuída a Jorge Luis Borges, o grande argentino:”A teologia é uma ciência curiosa: nela tudo é verdadeiro, porque tudo é inventado”.  Achou muita graça.  Mais graça achou com uma bela trouvaille  de um gari do Rio, o famoso “Gari Sorriso: “Deus é o vento e a lua; é a dinâmica do crescer; é aplaudir quem sobe e aparar quem desce”. Desconfio que Oscar não teria dificuldade de aceitar esse Deus tão humano e tão próximo a nós.

10 mentiras que a tucademopiganalhada deseja transformar em verdade

“A direita brasileira é tão bobinha que faz rir.
Sofisma sem o menor constrangimento.
E ainda cita a frase nazista sobre mentiras que se tornam verdades.
É o que ela gostaria de fazer.
Não consegue.
Dez mentiras da direita que não emplacam:


  1. Capa da Forbes mostra Lula como bilionárioEra uma montagem rastaquera.
  2. Não há liberdade de imprensa na Venezuela.Os jornais “El Nacional” e “El Universal” provam o contrário.
  3. Cristina Kirchner quer calar o “Clarín”. O Clarín tem mais de 200 concessões de televisão. A lei dos meios, inspirada na lei americana, quer evitar a concentração de mídia.
  4. Os dois lados precisam ser investigados pela Comissão da Verdade. Um lado, o dos que resistiram à ditadura, foi investigado pela justiça militar do regime, submetido a processo, condenado, preso, torturado, morto, exilado. A história dos processos e condenações dos resistentes está em documentos, livros, depoimentos, relatos, reportagens, etc. Por que o lado dos resistentes deveria ser condenado duas vezes? Os torturadores é que nunca foram investigados nem condenados. 
  5. O Brasil estava à beira do comunismo em 1964. Trata-se de uma tese sem fundamentação histórica.
  6. O bolsa-família torna as pessoas preguiçosas e dependentes. Um milhão e seiscentos mil beneficiados saíram espontaneamente do sistema.
  7. Alunos cotistas não conseguem acompanhar o ritmo dos outros. A média dos cotistas, numa escala comprimida, é 5.4, a dos não cotistas, 6.0. Uma diferença mínima, estatisticamente irrelevante.
  8. Não havia corrupção no regime militar.  O historiador Carlos Fico e muitos outros mostram o tamanho da corrupção ao longo da ditadura. Só não se podia falar sobre ela nos jornais.
  9. Jango foi um presidente fraco. Jango foi um visionário que se dispôs a antecipar reformas que teriam melhorado tanto o Brasil que os conservadores trataram de derrubá-lo.
  10. “O Estado mínimo produz o máximo de benefícios” e “não existe a divisão esquerda/direita”. Paul Krugman, prêmio Nobel de economia, tem surrado os que acham, por ignorância ou ideologia, que a crise de 2008 nada tem a ver com Estado mínimo e com neoliberalismo:
EXAME – Os defensores do Estado mínimo não estão agora na defensiva?
  • Paul Krugman – Claramente estão. É preciso muita ginástica intelectual para defender que o livre mercado estabiliza a si mesmo. Muitos economistas até criaram explicações para que as persistentes e elevadas taxas de desemprego não sejam mais consideradas deficiência do mercado. Mas, certamente, esse não é um ambiente muito amistoso a quem defenda o rigoroso funcionamento do livre mercado.
    A crise de 2008 enterrou essa vulgata de manual do neoliberalismo. A ideia de que não existem mais esquerda e direita é uma ideia de direita.”

    Em tempo: um dos conspícuos representantes dessa corrente é um historialista – não é História nem Jornalismo – que sentenciou: Jango caiu porque gostava de pernas – de cavalos e de coristas. E ainda se leva a sério” 

2014 vem aí

Hoje o governo federal tenta aprovar as medidas provisórias Nº 601 e 605.

  • A 601 desonera a folha de pagamento de vários setores da economia - reduz - impostos.
  • A 605 garante a redução da conta de energia elétrica.
A oposição é contra. Isso significa que defende conta de energia mais cara e mais impostos para a sociedade. Tudo bem, ano que vem teremos eleições no Brasil e cobraremos nas urnas a posição que cada partido, cada parlamentar assumiu em defesa do interesse nacional.

Podem obstruir a vontade PSDB/PPS/DEM e membros do PMDB/PSB/PSD etc 2014 tá chegando, vocês receberam o troco. Continuem a pensar que nós (povo) não passamos de um bando de babacas.

Bom dia