Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Por que artistas que nos fazem rir se suicidam?

Quando um artista morre de forma trágica muitas questões são levantadas na mente das pessoas. Quais suas motivações? Por que os artistas acabam morrendo (ou vivendo) envolvidos em tragédias?

Bem, toda profissão tem seu ônus e bônus, já que normalmente são escolhidas pelas características de personalidade e habilidades de uma pessoa que se identifica com os atributos de um engenheiro, advogado, médico, administrador e/ou artista. Cada ofício parece ter seus próprios vícios de comportamento e traços em comum e as escolhas ainda que muitas vezes inconscientes são feitas por aspectos saudáveis ou fraturados da nossa personalidade.

O universo da arte parece ter coagulado com alguma frequência notória personalidades intensas, expressivas e emocionalmente vivazes que não vemos com tanta frequência em outros meios profissionais. É como se o artista conseguisse metabolizar as emoções de uma maneira específica que traduz, representa e até intensifica hiperbolicamente o que acontece em tons pasteis na vida da maior parte das pessoas.

1288724625924

A arte de modo geral, por contemplar as regiões abismais do ser humano no que há de mais puro e obscuro costuma, por isso mesmo, atrair personalidades que se acreditam capazes de dominar seus impulsos mais primitivos e expressá-los esteticamente nos livros, nas telas em branco, numa massa de argila ou diante de câmeras.

Não é incomum ouvir depoimentos de artistas como Clarice Lispector que retratam sua arte como uma catarse para seus demônios:

“Tenho períodos de produzir intensamente e tenho períodos-hiatos em que a vida fica intolerável. (…) Podem ser longos e eu vegeto nesse período ou então, para me salvar, me lanço logo noutra coisa, por exemplo, eu acabei uma novela, estou meio oca, então estou fazendo histórias para crianças.”

Ou Kurt Cobain:

“Desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho.”

A arte também sempre teve um caráter político de explicitar as contrariedades das sociedades ao longo da história e reunir pessoas que vivem como outsiders. Estes inconformados, que não conseguem se adaptar às estruturas de poder vigentes, vêem na arte um caminho para lidar com a inconformação, talvez por se sentirem inábeis em jogar o jogo ou por serem verdadeiros gênios e visionários.

Esse caráter de outsider dessas pessoas vanguardistas sempre acolheram muitos segregados da sociedade ao incentivar um tipo de mentalidade menos engessada e mais liberal seja em relação a moralidade, sexo, drogas ou festividades.

Conter essa densidade psicológica em si provavelmente não é tarefa fácil, especialmente num universo de muita exposição, fama, pressão por performance, alto desempenho e excentricidade. No meio artístico tudo precisa ser mais dramático, potencializado e até caricato às vezes.

Ao participar de programas de TV, eu notava nos bastidores que os comentários variavam em torno do mesmo argumento de que o artista de modo geral se comporta como uma estrela, hipersensível, carente de atenção, vaidoso, egomaníaco, instável e não raro usuário frequente de drogas lícitas e ilícitas.




Sem nenhum embasamento científico eu arriscaria dizer que não é impossível imaginar nesse cenário muitos diagnósticos de transtornos mentais poderiam ser feitos com alguma facilidade, como pontos fora da curva estatística e maior incidência.

Muitos transtornos de humor, ansiedade e de personalidade carregam como marca fundamental vários comportamentos excêntricos, intensos, grandiloquentes, de superficialidade e emocionalidade eufórica e disfórica. Longe de ser uma patologização da arte, é possível conjecturar uma afluência de pessoas que não compreendiam a si mesmas e seus humores buscando na arte uma maneira de extravasar sua fúria ou pureza.

Os meios artísticos, tão democráticos à toda diversidade de comportamentos, parecem dar guarida a essa faceta do inusitado humano. Ainda assim, seria também um erro crasso afirmar que a totalidade de artistas seria portadora de algum tipo de transtorno, afinal existem motivações variadas até mesmo para arte.

A união de vários desses fatores, como intensidade, meios para expressar seus conflitos, liberdade de ação, fama, legitimação popular e emoções instáveis pode explicar uma grande quantidade expressiva de ícones que, se não morreram atentando contra a própria vida, se colocaram em situações de risco, seja em acidentes ou abuso de substâncias como Robin Williams, Amy Winehouse, Chorão, Champignon, Walmor Chagas, Phillip Seymour Hoffman, Fausto Fanti, Vincent Van Gogh, Marylin Monroe, Michael Jackson, Ernest Hemingway, Virginia Woolf, Kurt Cobain, Maria Callas, Elvis Presley e Heath Ledger.

falecidos

A arte e a tragédia da maioria desses artistas espelha em muita medida a nossa própria loucura coletiva. Parece que a lente de aumento que os holofotes colocam sobre eles nos tranquiliza sobre os nossos próprios desequilíbrios, como se fossem bodes expiatórios que aplaudimos do lado de fora das grades.

O artista, em essência, é aquele capaz de sair de si mesmo e traduzir o intraduzível, o incompreensível da vida. E, do ponto de vista pessoal, ser um mediador da contradição humana pode custar um preço muito alto.

Portanto, o fato terrível quando uma pessoa como Robin Williams tira a própria vida é que tentamos nos colocar pobremente no lugar das suas motivações. Cada um ao seu modo consegue sentir por alguns segundos aquela sensação de amargo na boca de quem já passou por situações que beiravam o impossível.

É desse abismo diante de uma vida que pode se arrastar cheia de incertezas e fragilidades que fugimos no cotidiano. É como se uma parte nossa condenasse a fragilidade de quem abandonou o barco (deixando os demais nas suas embarcações inseguras) e a outra compreendesse por saber que não é tão simples sustentar intacta a película de sanidade em certos embates da vida.

Mesmo diante dessa morte trágica é possível refletir muito sobre como cultivamos as nossas mentes e de como podemos nos colocar distraída e silenciosamente em caminhos que em algum momento viram miragens de ruas sem saída.

Frederico Mattos
Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro "Como se libertar do ex". Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva a felicidade, lava pratos, medita, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida escreve no blog Sobre a vida. No twitter é @fredmattos.



Relembrando Patativa do Assaré

Há dor que mata a pessoa
Sem dó nem piedade.
Porém não há dor que doa
Como a dor de uma saudade.

Projeto Mobilidade nos Correios




Os Correios estima uma economia de mais de 50 milhões por ano com o projeto Mobilidade dos Correios. Com a utilização de smartphones em seus serviços de entrega de correspondência do tipo Sedex 10.

A empresa diz que o uso dos dispositivos vai melhorar o sistema de logística em centrais de distribuição e ampliar a oferta de serviços.

O projeto, deve reduzir o tempo de preparação de listas de liberação de carga e auxiliar o monitoramento dos percursos dos carteiros nas ruas, e acordo com o vice-presidente de tecnologia e infraestrutura da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Antônio Luiz Fuschino.

“O gerente do centro de distribuição consegue saber se ele (o funcionário) está no fim da rota de entregas ou nos trabalhos finais”, afirmou. O anúncio dos serviços foi feito no primeiro dia de atividades do 20º Conip, que acontece até esta quinta-feira (14), em São Paulo. A estimativa é de que o serviço de entrega pode ser otimizado em 50 minutos a menos por dia.




O sistema começou a ser implantado em agosto do ano passado, com cerca de dois mil carteiros nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo e Distrito Federal.

Os Correios também vão implantar terminais de autosserviço para que os usuários possam fazer a retirada de pacotes por meio de cadastro com número de celular. O sistema começou a ser testado em duas unidades em Brasília, e outros oito terminais serão colocados em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e quatro em Curitiba.

Com informações do MobileTime.


12 fatos interessante sobre a Google (poucos conhecidos)




Pesquisa na web e a própria internet, para muitas pessoas, são sinônimos de Google. A empresa foi fundada em 1998, e desde então teve um crescimento exponencial, a um ponto em que hoje é um ator importantíssimo na rede.
A companhia é mais famosa pela pesquisa, obviamente, e também pelo Android, mas ela está presente em vários outros ramos e produtos: YouTube, Gmail, Google Maps, Google Drive, Google Docs, Blogger, Google+, e muitos outros.
O site Business Insider, a pedido de um usuário, trouxe alguns fatos curiosos sobre a empresa de Mountain View, na Califórnia, e nós traduzimos para vocês.
1 - Tempo de pesquisa
Pesquisa do Google
O Google leva em conta 200 fatores antes de te apresentar os resultados de qualquer pesquisa, e em frações de segundo
Logo abaixo da barra com as opções de pesquisas (Web, Mapas, Vídeos) aparece a quantidade de resultados encontrados, além do tempo que toda a pesquisa levou.
2 - Gogle
Digitou www.gogle.com sem querer? Sem problemas, a empresa possui registro de diversas “variações” do seu nome, como Gooogle.com, Googlr.com e o próprio Gogle.com.
Mas o mais curioso é que ele também tem o domínio 466453.com - nos telefones de casa e celulares antigos, esses são os números correspondentes à palavra Google:
Numero Google
3 - Número de pesquisas
Já parou para pensar quantas pesquisas são feitas no site a cada dia? Bom, comece a contar: a cada segundo acontecem mais de 2 milhões de “googleadas”.
O dia tem 24 horas, cada hora com 60 minutos, cada minuto com 60 segundos: 24 x 60 x 60 x 2 000 000 = 172 800 000 000 pesquisas ao dia, jogando para baixo.
4 - Projetos curiosos
A companhia abraça projetos que podem mudar a vida de milhões de pessoas, como os balões de internet, mas também se engaja em projetos importantes que, porém, influenciam pouquíssimas pessoas. Um exemplo disso é que em 2012 a empresa adicionou ao Gmail a linguagem Cherokee, de índios americanos.
Cherokee
5 - Doodles
O Google é famoso pelos Doodles, imagens que tomam o lugar do logo do site na pesquisa, fazendo alusão a alguma data, pessoa ou evento especiais. Mas, de onde veio essa ideia curiosa?
Em 1998 os fundadores Larry Page e Sergey Brin estavam indo para o Burning Man, evento que ocorre no deserto de Nevada, e queriam que as pessoas soubessem onde a equipe do Google estaria nos próximos dias, então adicionaram a logo do festival.
Doodle
6 - Receita com propagandas
Em 2013 a receita do Google foi de 55.5 bilhões de dólares. Cerca de 91% disso vieram de propagandas.
Ads
7 - Tamanho do índice de pesquisa
O índice de pesquisa da empresa (onde ficam armazenados os dados para serem usados na busca) ocupam mais de 100 milhões de gigabytes.
Para armazenar a mesma quantidade de dados seriam necessários 100 mil HDs externos de 1 TB cada.
Datacenter
8 - Tempo que um visitante permanece no site
Enquanto 99.9% dos sites querem aumentar o tempo que o visitante permanece nele, o Google provavelmente é o único que quer o contrário: quanto menos tempo você permanecer no site significa que mais rapidamente encontrou o que deseja.
Pesquisas
9 - Google Maps e o Street View
O Google já fotografou mais de 8 milhões de quilômetros de estradas para a função Street View do Mapas.
Street View
10 - Empresa vai às compras
O gigante das buscas adquiriu 24 empresas só este ano. Fazendo as contas, são praticamente 3 compras por mês, e bilhões de dólares gastos - investidos, obviamente.
11 - YouTube
Como não podia passar em branco, o YouTube é o principal site para a publicação de vídeos na internet, e todos os meses as pessoas assistem mais de 6 bilhões de horas de vídeos na plataforma - praticamente 1 hora para cada habitante da Terra.
YouTube
12 - Android
O sistema operacional para smartphones já está presente em cerca de 80% dos aparelhos do mundo.
Exceto aqueles que nunca mexeram em um computador, praticamente todos os internautas já utilizaram os serviços dessa empresa que nasceu de dois estudantes para obtenção do PhD. E não seria surpresa se mesmo os que nunca mexeram já tenham tido algum contato com a companhia.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/google/Conheca-alguns-fatos-interessantes-sobre-o-Google/#ixzz3APtd6o3I
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND).


PSB impõe condição a Marina




Nos bastidores político ferve a decisão que o PSB tem de tomar em relação a lançar ou não Marina Silva como candidata a presidente.

Opiniões e interesses honestos e escusos se misturam.

A cúpula do partido tem duas opções:

Algumas opiniões:

Simples?...
Não, os desdobramentos é que complicam. 

Para os que são contrário a Marina como candidata o argumento é que o PSB cometerá autofagia se tomar essa decisão.

Os a favor afirmam que acontecerá exatamente o contrário.

Um  dos caciques e histórico do partido fez uma pergunta/sugestão:

E se Marina anunciasse publicamente que renuncia a criação da Rede?...

Essa é a questão.

O mais é especulação.



General Motors investirá cerca de 6,5 bilhões de reais nos próximos 5 anos no Brasil

Em encontro nesta manhã (14) com a presidenta Dilma Rousseff, a CEO da General Motors, Mary Teresa Barra, anunciou que a empresa investirá cerca de R$ 6,5 bilhões nos próximos cinco anos no Brasil. Segundo ela, serão priorizados novos projetos e novas tecnologias, manutenção das instalações já existentes e melhorias na eficiência energética dos veículos.

“Nós conversamos sobre projetos que faremos nos próximos cinco anos que acho muito importantes para continuarmos mostrando a tecnologia e os novos veículos da General Motors e Chevrolet, então foi uma conversa muito boa”, disse Barra.




Mary ressaltou a longa história da GM no Brasil. De acordo com ela, a relação continuará sendo planejada a longo prazo.

“O Brasil é incrivelmente importante para a GM. Estamos aqui há mais de 90 anos, é um dos nossos maiores mercados e temos uma marca, a Chevrolet, com posição de liderança no mercado e vendas no varejo, além de termos recursos técnicos significantes no Brasil. Então tem sido e continuará a ser um importante mercado e um parceiro para a GM”, frisou a CEO.

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Provérbio hippie

Todos nós já tivemos, de uma maneira ou de outra, experiências difíceis na vida. Isto faz parte de nossa viagem por esta Terra – e embora muitas vezes pensamos que “as coisas podiam ter acontecido de outra maneira” - o fato é que não podemos mudar nosso passado. Por outro lado, é uma mentira pensar que tudo que nos acontece tem o seu lado bom; existem coisas que deixam marcas muito difíceis de superar, feridas que sangram muito. Como, então, nos livrarmos de nossas experiências amargas? Só existe uma maneira: vivendo o presente. Entendendo que, embora não possamos mudar o passado, podemos mudar a próxima hora, o que acontecerá durante à tarde, as decisões a serem tomadas antes de dormir. Como diz o velho provérbio hippie: “hoje é o primeiro dia do resto da minha vida”. Paulo Coelho

Maurício Tolmasquim: aos profetas do apocalipse

A MP 579 - Medida Provisória -, convertida em lei pelo Congresso, proporcionou uma redução estrutural na tarifa de energia

Há dois anos, a presidenta Dilma Rousseff prometeu reduzir as tarifas de energia. Cumpriu. Desde o fim do ano passado, profetas do apocalipse anunciam um racionamento. Erram. Agora, travestidos de analistas de videoteipe, realinham suas baterias e acusam: o setor elétrico foi desorganizado. Erram novamente.

Continuam confundindo a opinião pública --ao misturar conceitos e dados-- e distorcendo a realidade, na tentativa de emprestar alguma sustentação às teses que formulam. A quem interessa essa desinformação?

A medida provisória 579, recepcionada e convertida em lei pelo Congresso, proporcionou uma redução estrutural na tarifa de energia. Isso significa queda permanente da tarifa devido à apropriação pelo consumidor de parte do bônus oferecido por um parque gerador e transmissor amortizado e à retirada da tarifa de custos de políticas públicas (Luz para Todos, subsídios à baixa renda).

Como os livros de economia ensinam, tais custos devem ser debatidos pelo Parlamento e, portanto, suportados preferencialmente pelo Orçamento da União.

Não se confunda essa queda estrutural com variações conjunturais de custo devidas à escassez de chuva. Sem a medida provisória, a tarifa de energia seria igualmente afetada pelo aumento do custo de produção imposto pela conjuntura climática adversa --basicamente, aumento da geração térmica, fato característico de um sistema hidrotérmico como o brasileiro.

Teríamos um impacto tarifário de efeitos nefastos, já que os reajustes necessários ao custeio das térmicas se dariam sobre uma base 20% mais alta. A normalização da hidrologia restabelecerá as condições operativas do sistema e inverterá o sinal das variações conjunturais de custo.

Argumentam os ex-profetas, agora analistas, que a MP 579 quebrou um dos pilares do modelo implantado em 2004, cujo sucesso, saliente-se, tem reconhecimento internacional. Nada mais falacioso.

De fato, a partir de 2013, com a decisão das geradoras Cesp, Cemig e Copel de não aderir às condições da MP 579 e de não participar dos leilões daquele ano, uma parte da demanda das distribuidoras ficou sem cobertura, ou, no jargão do setor, exposta.

Isso gerou custos altos porque a energia não contratada teve de ser comprada no mercado de curto prazo, onde os preços se elevaram em razão da escassez de chuvas. Foi uma aposta arriscada. Se não fosse a medida provisória, o nível de exposição seria muito maior. Afinal, outras geradoras também não ofereceriam sua energia nos leilões. Ou seja, a MP evitou aumento de custo ainda maior!

Toda essa situação será normalizada no próximo ano, quando vencerão as concessões das usinas das três geradoras e as respectivas produções serão alocadas às distribuidoras ao preço de custo.

Isso traz um viés de baixa à tarifa, em sinal contrário à elevação devida à exposição e à geração térmica. Nessas situações, a solução natural é fazer uma "ponte", de modo que um aumento de custo transitório possa ser absorvido sem maiores traumas pela sociedade.

A redução da tarifa não deve ser confundida com os aportes do Tesouro Nacional e o financiamento do pool de bancos às distribuidoras, que visou mitigar um forte impacto tarifário de curto prazo ocasionado por seca extraordinária.

O prolongamento da seca não foi apenas mais um detalhe, mas, sim, fator capital na elevação dos custos de produção. Pago de uma vez ou amenizado no tempo em razão dos empréstimos, o aumento dos custos de produção será repassado ao consumidor.

Como se vê, ao contrário do que querem fazer crer, a MP 579 evitou um custo social ainda mais alto. Definitivamente, uma medida corajosa e acertada!

Citando dom da multiplicação de candidatos a presidente, PSDB exige Medalha Fields

Mauro Avelino acha que também merece uma Fields por desenvolver técnicas pioneiras de manipulação de pesquisas no Datafalha.

Par ou ímpar - O presidente do Psdb, Aécio Neves solicitou à  UMI - União Internacional de Matemática -  que conceda pelo menos duas medalhas Fields ao partido “por inestimáveis serviços prestados às operações de soma e multiplicação”. Segundo Aécio, nenhuma outra agremiação política do planeta explorou com tanta originalidade as potencialidades da expansão exponencial de cargos a candidatos a presidente, provando, inclusive, que uma só candidata - Marina Silva -  é capaz de ocupar simultaneamente dois cargos, de vice e também candidata a presidente. Um resultado absolutamente surpreendente que revolucionou todo o campo do oportunismo”.



Ao saber da notícia, o governador Geraldo Alckmin, se adiantou e exigiu igualmente para si uma Fields, alegando que o estado atual do abastecimento dágua  em São Paulo: “é uma prova cabal de que, assim como esse rapaz Avila, eu também domino completamente a teoria do caos”.
Texto original Aqui

Razão e sensibilidade

... não tenho medo de mostrar meus sentimentos e de fazer coisas imprudentes, pois acredito que o que não se mostra, não se sente. Coisa que talvez surpreenda muito a você, pois os seus sentimentos são tão guardados que parecem não existir realmente... Jane Austen

Os noves modelos de smartphones Android mais "Buscados"

1º Motorola Moto G 16GB
2º Samsung Galaxy S5
3º Motorola Moto X
4º Samsung Galaxy S4 mini duos
5º LG L90
6º Motorola Moto G 8GB
7º Samsung Galaxy Win Duos
8º LG Nexus 5
9º Samsung Galaxy Gran Duos



A esquerda, o sionismo e a tragédia do povo palestino

"A promover a fundação do Estado de Israel estão também sionistas com uma longa história de esquerda às costas; mas nenhum comunista, bem como nenhum democrata, pensaria em justificar o comportamento da social-democracia alemã, por ocasião do início e no curso da primeira guerra mundial, com o argumento das grandes lutas populares conduzidas por esse partido no passado e do prestígio internacional por esse modo acumulado."




Leia mais>>>

Como dizia o poeta

Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deu Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não Não há mal pior do que a descrença Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair Pra que somar se a gente pode dividir Eu francamente já não quero nem saber De quem não vai porque tem medo de sofrer Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não Vinícius de Moraes e Toquinho

Desesperada a direita implora por Marina

" O desespero é o caminho mais longo para se chegar a vitória"...Mário Conti

A direita desesperada e em pânico clama para o PSB lançar Marina Silva candidata a presidente, imagina com isso ajudar Aécio Neves (Psdb) - seu candidato oficial - chegar ao segundo turno. Autofagia!

Caso o PSB cometa esse desatino de servir a direita e decretar seu fim, também decretará o fim do PSDB, pois Aécio será terceiro colocado na eleição.

Para o PSB e também para Marina Silva o melhor seria lançar um candidato histórico do partido e Marina não ser a vice.

Mas daqui até a decisão do partido vai escorrer muita lama pelas penas pagas do pig.

Vários jorna-listas, colunistas e especialistas políticos da GAFE - Globo, Abril, Folha, Estadão - vão dar furos e barrigadas a gente perder de vista.


Seminário Brasil em Perspectiva II - 14 e 15 de Agosto 2014

Prezados,

O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) promoverão o seminário "Brasil em Perspectiva II" nos dias 14 e 15 de agosto, no hotel Pestana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro. Este seminário dará continuidade aos debates sobre os desafios do desenvolvimento brasileiro, iniciados em evento similar no ano passado. Trata-se, agora, de discutir, de uma perspectiva propositiva e com visão estratégica, as transformações estruturais e as políticas públicas que permitirão, nos próximos anos, superar as restrições impostas pela crise e pelas transformações ocorridas na economia mundial, dinamizar e aprofundar o processo de crescimento com redistribuição de renda e inclusão social, consolidar o novo padrão de inserção internacional do país  e avançar na construção de um Estado de Bem Estar Social que responda às demandas da sociedade, promova a cidadania e assegure aos setores de menor capacidade econômica uma efetiva igualdade de oportunidades.

O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, é uma entidade constituída na forma de associação civil sem fins lucrativos que visa contribuir ao desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável do País.

Nossos objetivos são: aprofundar a caracterização e compreensão dos problemas estruturais, potencialidades e opções estratégicas de desenvolvimento do Brasil - incluindo sua inserção econômica e geopolítica internacional e suas interfaces com a África, América Latina e outros parceiros estratégicos – e contribuir para a elevação da capacidade técnica do Estado brasileiro para planejar, coordenar e gerir com critério estratégico, o processo de desenvolvimento nacional e as políticas públicas setoriais e transversais que darão concreção aos objetivos propostos.

O convite para o seminário, sua programação completa e o documento-base do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI seguem em anexo.

Inscrições no e-mail: cgee-eventos@cgee.org.br

 

Convite - http://www.esend.com.br/tmp/convite.pdf

Programação - http://www.esend.com.br/tmp/programacao.pdf

Documento - http://www.esend.com.br/tmp/documento.pdf


Cordialmente,

Prof. Dr. Fernando Sarti

Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato

Diretores Pro-Tempore

CGEE

Eleição 2014: TSE suspende propaganda paga no Facebook contra Dilma

De acordo com decisão liminar do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Facebook deve suspender, imediatamente, a circulação dos anúncios pagos na página de título “Já tirou voto da Dilma hoje?”, hospedada na rede social. O ministro também estipulou o prazo de cinco dias para que o Facebook apresente a relação dos nomes dos responsáveis pela contratação do serviço pago, com os dados constantes do seu cadastro, para que estes sejam notificados.

Propaganda paga por Aécio em Facebook é tirada por ar pela justiça eleitoral.Propaganda paga por Aécio em Facebook é tirada por ar pela justiça eleitoral. A decisão ocorreu com base em informações do próprio Facebook, segundo as quais “todos os conteúdos que contêm a inscrição ou o timbre “patrocinado” se trata de anúncios de pagamento realizado por um usuário”. Para o relator, tal situação, a princípio, aponta para a existência de propaganda eleitoral paga na internet, o que é vedado pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 57-C).

O caso chegou ao TSE por meio de uma representação movida pela coligação “Com a força do povo” e pela candidata à reeleição Dilma Rousseff contra Aécio Neves, sua coligação, Muda Brasil, e também contra o Facebook.

De acordo com a representação, o administrador da página “tem utilizado ativamente do recurso publicitário fornecido pela rede social de patrocinar sua página, visando promover a mais ampla divulgação entre os usuários da rede mediante a remuneração do Facebook para tal”. Sustenta ainda que “a página faz uso explicitamente eleitoral de anúncios pagos direcionados para páginas do Facebook, que permite que os usuários da rede social saibam da existência da referida página e ingressem na já ampla rede de seguidores”.

Em relação ao Facebook, afirma que ele é o provedor de aplicações da internet e o único habilitado a identificar os criadores do perfil que administra a página com conteúdo eleitoral irregular. Já em relação a Aécio Neves e sua coligação, os autores argumentam na representação que “é impossível que desconheçam a propaganda que lhes é favorável, sobretudo pela ampla e irrestrita divulgação da propaganda eleitoral paga”. Aécio e sua coligação tem 48 horas para apresentarem defesa.

Fonte: TSE


Luis Fernando Veríssimo

"Para os erros há perdão; para os fracassos, chance; para os amores impossíveis, tempo... Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

É a crise! A produção total de petróleo da Petrobras no Brasil bateu recorde mensal em julho, com 2,152 milhões de barris por dia

Esse valor inclui o montante que resulta das operações da empresa para seus parceiros. A média diária, sem a participação dos parceiros, foi de 2 milhões e 49 mil barris ao dia, 2% a mais do que o mês anterior (2 milhões e 8 mil bpd).

A produção de petróleo e líquido de gás natural (LGN) no Brasil atingiu a média de 1 milhão 947 mil barris por dia no semestre, 1,4% superior à produção do 1º semestre de 2013. Segundo a empresa, esse aumento foi impulsionado pela entrada em operação dos novos sistemas de produção: P-63 (Papa-Terra), P-55 (Roncador), P-62 (Roncador) e P-58 (Jubarte), e pelo aumento da produção nos FPSOs Cidade de Itajaí (Baúna), Cidade de Paraty (Lula NE) e Cidade de São Paulo (Sapinhoá).

Produção também bate recorde no pré-sal
Em junho, a Petrobras bateu novo recorde de produção mensal no pré-sal, atingindo 477 mil barris de petróleo por dia, e em 13 de julho, foi registrado um recorde diário de 546 mil barris com apenas 25 poços produtores.

A empresa interligou, até junho de 2014, 30 novos poços, número próximo ao total de poços interligados em todo o ano de 2013. Neste ano já foram incorporados três novos navios do tipo Pipe Laying Support Vessel (PLSV) à frota da Petrobras, aumentando a disponibilidade de equipamentos necessários ao crescimento da produção. O PLSV, ou navio lançador de linha, são embarcações que lançam e recolhem linhas no mar, utilizadas para conectar as plataformas a sistemas de produção de petróleo.

No refino, a Petrobras aumentou a carga processada e a produção de derivados, alcançando, em junho, recorde de processamento de petróleo nas refinarias no Brasil de 2 milhões 172 mil barris de petróleo por dia.

Programas de eficiência
Segundo a Petrobras, o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef) contribuiu com uma produção adicional de petróleo de 96 mil barris por dia no semestre. A eficiência operacional chegou a 80% na Unidade Operacional Bacia de Campos (UO-BC) no fim do semestre, tendo atingido em maio o recorde de eficiência operacional dos últimos 47 meses, de 81,2%.

Os programas estruturantes (Prodesin, Procop, Infralog, PRC-Poço e PRC-Sub) impactaram positivamente o caixa em R$ 5,6 bilhões no 1º semestre deste ano, relatou a diretoria da empresa.

Fonte: Portal Brasil com informações da Petrobras.


Paulo Henrique Amorim: A direita já escolheu a Blablárina

Em nome do ódio de classe ao PT e subserviência a matriz - EUA -

Diz Merval Pereira:
"Se for Marina Silva, o segundo turno está praticamente garantido, e com ele, os riscos de Dilma Roussef aumentarão bastante"...
***
O datafalha fará pesquisa abutre antes do corpo de Eduardo Campos ser enterrado. E pretende divulgar antes da missa de sétimo dia.
***
Colonista do O Globo, informava: "Eduardo Campos era o lado amigável do mercado"...
***
Blablárina será coroada rainha do segundo turno?

Ela era contra a duplicação da BR-163.

E, para permitir a cópula dos bagres, tentou e tenta impedir a construção de Belo Monte, como boicotou Santo Antônio e Jirau.

Ela boicotou o Código Florestal, a legislação mais moderna do mundo sobre a matéria.

Ela combateu as pesquisas com células-troco e não aceita Darwin.

E é a favor da sustentabilidade sustentável com a sustentação da sustentabilidade sustentável.

A Direita faz qualquer coisa em nome do ódio de classe ao PT !

A Direita já elegeu Jânio.

Blablárina é um retrocesso.

Mas, o que esperar de uma Direita que só vive de PiG (***) e seus trombones ?

Não foi capaz de uma formular uma única ideia própria – além do Consenso de Washington.

Para ela, a Bláblá é um elogio.

Paulo Henrique Amorim



Martin Luther King Jr

O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão, a retaliação e a violência.
O alicerce desse método é...
O amor!

Crescer ou deixar de existir: É o que o PSB vai decidir

O PSB tem nove dias para decidir:

Vai continuar existindo ou deixar de existir depois da eleição de Outubro?

É o que a executiva decidirá em breve.

Se decidirem que Marina Silva será a candidata do partido à presidência, seja qual for o resultado da eleição, o PSB passará a existir apenas no papel.

Se decidirem escolher um nome do partido, seja qual for o resultado da eleição, o PSB continuará crescendo.

Esse é o resumo da ópera.


O jeito tucano de governar

Nos governos tucanos as empresas privadas são sustentadas pelo Estado, e as empresas estatais são roubadas pelas privadas.

Albert Einstein

A realidade é simplesmente uma ilusão, apesar de ser por demais persistente

Pedro Bial

(...)Às vezes, o que precisamos está tão próximo... Passamos, olhamos, mas não enxergamos. Não basta apenas olhar. É preciso saber olhar com os olhos, enxergar com a alma e apreciar com o coração. O primeiro passo para existir é imaginar. O segundo é nunca se esquecer de que querer fazer é poder fazer, basta acreditar.

Briguilinks do dia

Josias de Souza: Opção do PSB por Marina não será automática

Não será automática a ascensão de Marina Silva à cabeça da chapa presidencial do PSB, que ficou acéfala com a morte de Eduardo Campos. Hoje, a maioria da Executiva reprovaria a solução, disse ao repórter, na noite passada, um dirigente do partido. Se apostarmos tudo na Marina, qual será o nosso legado?, perguntou. A herança será nula, ele mesmo respondeu. Logo, logo a Marina registra a sua Rede Sustentabilidade e vai embora, completou.
Alguns dos principais líderes do PSB já conversam sobre o futuro. Fazem isso por necessidade, não por opção. Pela lei, o partido terá de tomar uma decisão até sexta-feira (22) da semana que vem. Em respeito ao período de luto, o debate ocorre longe dos refletores. Nada será formalizado antes do funeral de Campos. O diálogo ainda não chegou a Marina, que se recolheu após manifestar respeito ao companheiro morto e solidariedade à família.
As restrições a Marina disseminaram-se pela cúpula do PSB. Hospedada na legenda há dez meses, ela não fez amigos. Ao contrário, colecionou desafetos. Substituto de Campos na presidência da agremiação, Roberto Amaral, não a suporta. O secretário-geral Carlos Siqueira, homem de Campos na coordenação nacional da campanha, decepcionou-se com a vice.
Secretário nacional de Finanças e presidente do diretório de São Paulo, Márcio França teve de atropelar a resistência de Marina para se tornar candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin. O mesmo sucedeu em outras sete Estados nos quais o PSB aliou-se ao PSDB. É contra esse pano de fundo que o partido de Campos discute o seu reposicionamento no jogo sucessório.
A ascensão de Marina dependeria de uma ampla negociação. Prevê-se, no entanto, que ela permanecerá refratária a acordos. Nas palavras do dirigente partidário ouvido pelo repórter, Marina assumiu a condição de vice de Campos como se fizesse “um favor”. Avalia-se que, para virar cabeça da chapa, ela vai impor condições, não o contrário. Algo que provocará um “endurecimento” dos setores que vinham “tolerando'' Marina a pedido Eduardo Campos.
Não há dúvidas no PSB quanto ao cacife de Marina. Mesmo os seus críticos mais cáusticos prevêem que o Datafolha a ser divulgado nos próximos dias confirmará a sua condição de candidata competitiva. Estima-se que a atmosfera de comoção pode inclusive vitaminá-la. Mas o cacique socialista raciocinou em voz alta para o repórter:
Suponha que aceitássemos todas as condições de Marina, disse. Imagine que investíssemos nela recursos financeiros e energia política. Daqui a pouco, ela funda a Rede, pega tudo e vai embora. O PSB ficará com o quê? Nada! Nesse contexto, prossegue o líder socialista, talvez seja melhor lançarmos um nome nosso. Dificilmente deixaríamos de ter algo como 7% ou 8% dos votos.
Sem a presença de Campos, que comandava o PSB com mão de ferro, o partido tornou-se uma federação de interesses dispersos. Ex-ministro de Lula, o presidente Roberto Amaral adoraria, por exemplo, se recompor com o PT e apoiar a reeleição de Dilma Rousseff.
Candidato ao governo do Distrito Federal, praça onde o prestígio de Marina é grande, o senador Rodrigo Rollemberg não se oporia à conversão automática da vice em cabeça de chapa. E o pedaço da legenda coligado ao tucanato nutre um inconfessado desejo de vingança. Dependendo da evolução do debate interno, a opção por uma candidatura alternativa à de Marina pode se converter na única forma de preservar a frágil unidade partidária.
Por ironia, as chances de Marina encabeçar a chapa do PSB serão maiores se o PSDB, interessado em levar a disputa presidencial para o segundo turno, pegar em lanças por ela. Um pedido do governador tucano Geraldo Alckmin, por exemplo, demoveria as resistências do diretório do PSB de São Paulo. Que, associando-se às demais seccionais coligadas com os tucanos, poderia formar a maioria pró-Marina.

4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia


  • A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
  • A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.
  • A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.
  • E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.
Estamos nessa vida para viver inúmeras experiências, e se continuarmos sempre voltando as mesmas páginas deixaremos de ler outros livros maravilhosos que só estão aguardando por uma chance para entrar em nossas vidas. Por isso vire a última página sem dor no coração e pegue o próximo livro.  Surpresas maravilhosas estarão te esperando, basta você abrir o livro e começar a ler esse novo capitulo da sua vida.