Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O apagão que não ocorreu

Do Blog de Ronaldo Bicalho

O setor elétrico: por que a crise anunciada não ocorreu e quanto custou evitá-la

No início deste ano, o setor elétrico brasileiro enfrentou um momento muito difícil. Durante o mês de Janeiro, muitos analistas consideravam que não seria possível o país escapar de um racionamento. No entanto, ao chegarmos ao final do ano é possível constatar que os elevados riscos de déficits não se tornaram realidade e o país encontra-se em uma situação de relativa tranqüilidade no front elétrico.

Afinal, o que aconteceu ao longo do ano para que o desastre anunciado em Janeiro não se consumasse? Como se comportaram as chuvas? Quais foram as estratégias empregadas pelas autoridades governamentais do setor? Quais foram os seus custos para a sociedade? (continua)


Tipos de assaltantes

ASSALTANTE BAIANO 

Ô meu rei... (pausa) 

Isso é um assalto... (longa pausa) 

Levanta os braços, mas não se avexe não...(outra pausa) 
Se num quiser, nem precisa levantar, prá num ficar cansado.
Vai passando a grana, bem devagarinho (pausa prá pausa) 
Num repara se o berro está sem bala, mas, é prá não ficar muito pesado. 
Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa) 
Vou deixar  teus documentos na encruzilhada . 

ASSALTANTE MINEIRO  

Ô sô, prestenção! 
issé um assarto, uai! 
Levantus braço e FICA ketin, quié mió procê. 
Esse trem na minha mão tá chein de bala... 
Mió passá logo os trocados, que eu num tô bão hoje. 
Vai andando, uai! Tá esperando o quê, sô?! 
 
 
ASSALTANTE CARIOCA 

Aí, perdeu, mermão! 
Seguiiiinnte, bicho: 
Tu te fu. Isso é um assalto. 
Passa a grana e levanta os braços rapá! 
Não FICA de caô, que eu te passo o cerol..... 
Vai andando, e se olhar prá trás vira presunto. 
  
ASSALTANTE PAULISTA 

Pôrra, meu ... 

Isso é um assalto, meu! 
Alevanta os braços, meu. 
Passa a grana logo, meu. 
Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta prá 
comprar o ingresso do jogo do Corintian, meu. Pô, se manda, meu! 

     
ASSALTANTE GAÚCHO  

O gurí, ficas atento! 
Báh, isso é um assalto. 
Levanta os braços e te aquieta, tchê! 
Não tentes nada e cuidado, que esse facão corta uma barbaridade, tchê. 
Passa as pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.  
 

 ASSALTANTES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS  

Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS... 


Ministério Público Eleitoral pede cassação de Jackson Lago

O Ministério Público Eleitoral opinou pela cassação de Jackson Lago, governador do Maranhão, e do vice, Luís Carlos Porto, pelo Tribunal Superior Eleitoral. O julgamento do caso será esta semana.
.
Francisco Xavier, vice-procurador geral eleitoral, entregou um parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação dos mandatos do governador e de seu vice e a posse da senadora Roseane Sarney, segunda colocada nas eleições de 2006.
.
Jackson e Luis Porto são acusados de fazer convênios e transferências de aproximadamente R$ 280 milhões para 156 municípios maranhenses durante a campanha eleitoral de 2006. O dinheiro seria usado em projetos sociais.
.
A ação foi impetrada pela coligação Maranhão, A Força do Povo, de Roseane Sarney, em novembro. Jackson Lago e Luis Porto entraram com recurso para impedir a cassação. Mas todos os argumentos foram rejeitados por Xavier.
.
Os advogados de defesa do governador alegam, por exemplo, que somente a partir do fim de 2005 o governo do Maranhão pôde implementar os projetos de alcance social e reforçar os programas municipais, sendo legítima e lícita a realização dos convênios.
.
- Estão comprovadas nos autos o desvio de finalidade dos numerosos convênios, firmados com o nítido propósito de beneficiar e fortalecer as candidaturas dos recorridos, com potencialidade para desequilibrar a disputa -, afirma Xavier.
.
No parecer, o procurador conclui que Roseana Sarney perdeu e eleição devido ao volume imenso de convênios e transferências implementados no período que já era proibido por lei.
.
- Ela não obteve apoio político, mantendo praticamente inalterada sua votação, que antes dera de 1.283.053 votos e passou para apenas 1.295.745 no segundo turno. Os candidatos vitoriosos, por sua vez, obtiveram 1.393.647 votos, o que não chega a constituir grande diferença.
.
Francisco Xavier também foi o responsável pelo parecer do processo contra Cássio Cunha Lima, governador da Paraíba, que está lutando para evitar a cassação do seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral. Esse caso também ficou com o ministro Eros Grau e será levado a plenário ainda esta semana.
.
Apesar do governo Lula ainda temos justiça no Brasil. Se o Ministério da (in) Justiça não age, o Ministério Público age. Este será o segundo governador a perder o mandato por ordem judicial. Um do PSDB e este do PDT.
.
Parabens ao Ministério Público que não deve descançar até que limpemos o Brasil do cancer da corrupção que tem origem em Brasília.
.
O Bem vence o Mal.
.
Em breve estaremos livres do Cappo Dei Tutti Cappi e da mávia do PT.
.
V E N C E R E M O S

Vanguarda

Quem não sente e pensa como os jovens não está na vanguarda de seu tempo. 
Velho Briza, em 16.06.1961