Tipo de amigas


Um Google assim...mais humano!


É o que promete o buscador mais utilizado do mundo em sua nova e maior reformulação. Incorporando novas tecnologias ao mecanismo, a ideia é deixar o serviço mais parecido como o modo como nós, humanos, entendemos o mundo.

Atualmente, o mecanismo de buscas do Google funciona basicamente por palavras-chave, uma forma de pensamento matemático. Mas, de agora em diante, além das palavras-chave, o Google passará a usar um mecanismo chamado de "busca semântica".
João Gabriel da Fonseca, diretor de marketing da SEO Master diz que essa "busca semântica" é a tentativa de "entregar de imediato para o usuário o que ele está querendo". Ele explica que, se ele busca por "população do Brasil", por exemplo, o Google já irá colocar no alto da pesquisa o resultado: "Então, você não terá que entrar em um link para procurar isso. Se você pesquisar uma lista com os 10 melhores restaurantes do Brasil, ele não irá te passar um link, irá exibir direto no corpo da pesquisa", explica.
A verdade é que essa nova tecnologia faz com o que o Google passe a entender qualquer relação entre palavras, como, por exemplo, "homicídio" e "assassinato" ou "sorvete" e "verão". João explica: "A grande dificuldade da web semântica é conseguir pensar o que o usuário está querendo. Se eu procurar 'puma', por exemplo, eu quero saber da marca ou do animal? Aqui, por exemplo, se eu sou uma pessoa ligada à moda, ele irá me mostrar mais resultados da marca do que do animal puma".

Essa alteração deve modificar a forma como o mecanismo de busca funciona, impactando em até 20% nas pesquisas feitas no Google. Para muitas perguntas digitadas no buscador, as pessoas não mais terão que entrar em qualquer site para procurar as respostas.

O maior objetivo dessa reformulação é desenvolver um sistema que encontre resultados mais relevantes. Ao mesmo tempo, a novidade deve melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos hoje na internet. Uma vez que o Google dará a primeira resposta, os sites terão que oferecer algo mais e, claro, melhor para que valha o clique do internauta.
Essas mudanças se aliam a outras iniciativas do Google de tornar os resultados das pesquisas mais "pessoais". Recentemente o buscador foi integrado ao Google Plus, mostrando resultados relacionados também aos amigos e contatos da rede social.
Além de colunista do Olhar Digital, o João é especialista em SEO. Se você quiser saber o que ele faz e ainda conhecer algumas técnicas para posicionar seu site melhor em buscas do Google, acesse o link que está junto dessa matéria. Quer ser o primeiro da lista de buscas do Google? Acesse e 

José Serra vence as prévias

 Favorito na disputa interna do PSDB, o ex-governador José Serra venceu neste domingo (25), com 52% ou 3.176 votos, as prévias do partido para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo.

Ele disputava a indicação da sigla com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, que recebeu 31% ou 1.902 votos dos filiados, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, que teve a preferência de 16% ou 1.018 votos. Os brancos ou nulos somaram 133.

A eleição interna da sigla aconteceu simultaneamente nos 58 diretórios zonais, das 9h às 15h, e a apuração, na Câmara Municipal de São Paulo. Participam da votação 6.229 tucanos. O número total de filiados aptos a votar é de 20,5 mil.

Com o resultado, Serra passa a ser oficialmente o único pré-candidato do partido na corrida eleitoral pela prefeitura.

O ex-governador volta a disputar a cadeira de prefeito após ter renunciado ao cargo em 2006 para disputar o governo do Estado. Na época, o atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), então seu vice, assumiu a administração municipal.

A entrada de Serra na disputa interna foi tardia, a menos de uma semana da data inicial da consulta interna, e causou um racha no partido. Os dois outros pré-candidatos foram contra o adiamento das prévias, que estavam marcadas para o dia 11 de março.

Outros dois candidatos, os secretários Bruno Covas (Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura), desistiram da disputa interna em favor de Serra.

Ao anunciar sua inscrição nas prévias, o ex-governador disse que entrava na disputa para atender a um "chamado da própria consciência".

Em carta, Serra previu uma eleição de duas visões distintas de Brasil, de administração dos bens coletivos e de democracia.

"São Paulo é a maior cidade do Brasil e é aqui, neste ano, que se travará uma disputa importante para o futuro do município, do Estado e do país."

da Folha.com



O que é isso?

- Acidente de avião?
- Não é o Chico Anysio chegando!

Aberração, bizarro, aterrador, mulher aborta e cães devoram metade do feto


Seria uma estória bizarra de cinema não fosse verídica; uma mulher abortando uma criança num matagal e em seguida o bebê sendo devorado por cães. Essa tragédia aconteceu na Serrinha de Santa Maria, uma localidade situada há cerca de 30 Km do Centro de Quixeramobim, na região Centro do Ceará. O feto foi encontrado pelo marido da agricultora grávida. Foi ele quem procurou a Polícia e relatou o ato grotesco praticado pela companheira de 20 anos. Não havia motivo para o infanticídio. Ele era o pai, assegurou à Polícia. Ela já é mãe de uma menina de três anos.
Segundo o diretor do Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim, Marcos Ferreira, a mãe estava escondendo a gravidez. Ao receber a visita do médico da Saúde da Família ela disse apenas ser um inchaço na barriga, mas estava bem. Na madrugada desta sexta para o sábado o marido deu pela falta dela, não estava dormindo. Ao procura-la a encontrou retornando para casa, toda ensanguentada. Ela já tinha feito o mesmo com outro filho, mas a família chegou a tempo de socorrer a criança. Dessa vez os cachorros chegaram primeiro.

Ainda de acordo com o diretor da Pefoce de Quixeramobim, apesar de terem sido encontrados apenas os membros inferiores do feto, a necropsia poderá efetuar os levantamentos necessários para definir o estado de gestação, provavelmente já no nono mês, bem próximo do parto. O restante do corpo continua sendo procurado na localidade, situada próximo de onde foi instalado o radar meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O delegado Leonardo Ferreira, titular da Delegacia Municipal, é quem vai apurar o caso.
COMUNICADO
Em respeito aos internautas e à dignidade humana não postamos fotos do feto encontrado na localidade de Serrinha de Santa Maria. Havendo interesse, o leitor deve enviar seu e-mail para joel.leonidas@gmail.com. Através de mensagem eletrônica forneceremos o material solicitado, todavia será proibida a divulgação pública e comercial, através de qualquer veículo de mídia que seja.

Coluna dominigal de Paulo Coelho


Joseph Campbell e a arte de viver

Desde que li "O Poder do Mito", na verdade uma longa entrevista com o jornalista Bill Moyers, passei a comprar e devorar todos os livros escritos por Joseph Campbell (1904 - 1987). Lembro-me de ficar muito impressionado com uma de suas respostas:

- Você sempre achou que... estava sendo guiado por mãos que não conseguia ver? - pergunta Moyers.

- Sempre - responde Campbell. - Se você segue o seu sonho, se coloca em um caminho que foi feito sob medida para que possa desenvolver aquilo que sempre desejou fazer. A partir daí, começa a encontrar com gente que faz parte deste sonho, e as portas se abrem.

E embora fascinado pelo autor, pouco sabia de sua vida, até que a jornalista Ruth de Aquino me forneceu um interessante material a seu respeito, parte do qual reproduzo a seguir:  

"Quando você cursa uma faculdade, não faz aquilo que deseja, mas procura apenas saber o que é necessário para receber o diploma. E nem sempre esta é a melhor opção".

"No meu caso, recebi uma bolsa de estudos e fui cursar a Universidade de Paris. Ao chegar à Europa, descobri James Joyce, Picasso, Mondrian - toda aquela turma da arte moderna. Depois, fui até a Alemanha, comecei a estudar Sânscrito e me envolvi com o hinduísmo. Logo em seguida veio Jung; tudo estava se abrindo, por todos os lados".

Voltei à Universidade e disse: "Olha, não quero passar minha vida tentando aprender apenas aquilo que vocês querem me ensinar".

"Tinha feito todas as matérias necessárias para o título; só precisava redigir a maldita tese. Se não fizesse isso, não me deixariam prosseguir meus estudos e, portanto chegou a hora de dizer: vão para o inferno.

"Mudei-me para o campo e passei cinco anos lendo. Nunca tirei meu título de doutorado. Aprendi a viver com o mínimo possível, isso me dava liberdade, e foi uma época maravilhosa".

"É preciso coragem para fazer aquilo que desejamos, já que as outras pessoas têm sempre um monte de planos para nós. Tendo consciência disso, decidi seguir o meu sonho: não sei como passei esses cinco anos, mas estava convencido de que ainda sobreviveria outros cinco, se fosse necessário".

"Lembro-me de uma ocasião em que tinha uma nota de um dólar na gaveta de uma cômoda, e eu sabia que enquanto ela estivesse ali, eu ainda contaria com meus recursos. Foi ótimo. Minha única responsabilidade era com minha própria vida e com minhas escolhas".

Na verdade, houve momentos em que pensei: "Caramba, gostaria que alguém me dissesse o que preciso fazer". Ser livre implica escolher seu caminho, e cada passo pode alterar todo nosso destino - o que às vezes nos dá muito medo. Mas hoje, olhando para trás, vejo que os meus dias foram perfeitos: aquilo de que precisava apareceu justamente quando era necessário. Na época, tudo que eu precisava era ler durante cinco anos. Consegui, e isso foi fundamental para mim.

"Como diz Schopenhauer, quando você vê o que ultrapassou, tem a impressão de que seguiu um enredo já escrito. Entretanto, no momento da ação, parece que está perdido em uma tempestade: uma surpresa atrás da outra, e muitas vezes sem tempo para respirar - sendo obrigado a tomar decisões o tempo todo. Só mais tarde irá compreender que cada surpresa, cada decisão fazia sentido".

Joseph Campbell é mais uma prova de que, se estivermos seguindo nossos sonhos, as coisas virão no momento exato.

Mesmo assim, nem sempre temos coragem de escolher nosso destino. Nestas horas, vale a pena lembrar uma frase que li em um bloco de anotações de um hotel em Londres:

"A vida é aquilo que está acontecendo enquanto você está ocupado fazendo seus planos". (John Lennon)

Crônica dominigal de Luis Fernando Verissimo

Apessoados

Nossa língua tem mistérios nunca devidamente estudados — ou então já fartamente esclarecidos sem que nós, os comuns, ficássemos sabendo. Por exemplo: nunca entendi o que quer dizer "bem-apessoado". Se existe "bem-apessoado" deve existir "mal-apessoado" — significando exatamente o quê?

Eu sei, eu sei, diz-se que alguém é "bem-apessoado" quando tem uma boa aparência. O "bem-apessoado" é agradável aos olhos, sua companhia é sempre bem-vinda e seu visual melhora qualquer ambiente.

Já o "mal-apessoado" deve ser alguém que não se completou como pessoa, que falhou na sua representação humana. Pode até ter um belo interior, mas não o exterioriza.

Desconfio que a expressão "bem-apessoado" surgiu como eufemismo. Quando não se podia dizer que alguém era bonito, dizia-se que era bem-apessoado. Como chamar uma mulher de vistosa quando não se pode chamá-la de linda. "Vistosa" é um adjetivo suficientemente vago — descreve montanhas tanto quanto mulheres — para não melindrar ninguém.

Curiosamente, não se usa, que eu saiba, "bem-apessoada". O termo só se aplica a homens. O que leva a outra conclusão: "bem- apessoado" seria uma maneira de um homem falar da beleza de outro homem sem, epa, mal-entendidos.

— Bem, você não acha o George Clooney maravilhoso?

— Bem-apessoado, bem-apessoado.

Outrossim, outro termo intrigante que raramente tive a oportunidade de usar é "outrossim". Descobri que a palavra quer dizer exatamente o que parece, outro "sim", ou um "sim" adicional, mas que nunca é usada neste sentido.

"Outrossim" é como ponto e vírgula: poucos sabem como e onde empregá-lo corretamente. Nas poucas vezes em que usei "outrossim" — e ponto e vírgula também — foi com uma certa trepidação, como quem invade a propriedade de alguém sem saber se vai ser corrido pelos cachorros, no caso os guardiões do vernáculo.

Há quem sugira que só se possa usar o ponto e vírgula com autorização expressa da Academia Brasileira de Letras.

Outra palavra estranha é "amiúde". Ninguém mais a usa, pelo menos não amiúde. Mas ela pode voltar, graças à música "Geni" que o Chico Buarque resgatou do seu musical "A ópera do malandro" e é um dos pontos altos do seu show atual. A Geni vai com todo o mundo...

"E também vai amiúde 
com os velhinhos sem saúde."

 

Senador Demóstenes Torres será relator do projeto "Ficha Limpa"

Reportagem apresentada no Jornal Nacional em 12 de Maio de 2010. 
Sugestão de Fernando Andrade, via e-mail

Cientistas descobrem DNA do fisiologismo dos partidos brasileiro


Uma pesquisa ainda em andamento e orientada pelos cientistas Joseph Mooc Hill e Serguey War que deverá ser publicada proximamente na revista “The Cience of God” editada pela TFP – Teological Foreign Publication – dos Estados Unidos do Brazil, desvenda o DNA mitocondrial das agremiações partidárias brasileiras, com enfoque especial nas origens do maior partido da base aliada da Presidenta Dilma Houssef – o PMDB – que mostra o seu marcador mitocondrial de fundação exatamente em 1793, na França, no Palácio de Versalhes, com a Rainha Maria Antonieta.
Responsáveis por um série de estudos sobre as origens das agremiações partidárias no País, os cientistas dos EUB aplicaram ao seu trabalho o sequenciamento das células originais da sequência do DNA das agremiações – sistema mais correto para a análise da evolução no tempo das agremiações partidárias –  para determinar as mudanças nesse DNA político, fixando assim suas origens em diversas etapas do seu processo evolucionário.
No caso específico do “PMDB, o maior partido político do Brazil”, chefiado pelo vice-Presidente Michel Temmer, e de outra meia dúzia de agremiações chamadas “nanicas” e identificadas pelas mais irrealistas e estapafúrdias das siglas – entre elas PRB, PDT, PSC, PP, PTB e outras – o marcador inicial de criação de seu DNA está na exata ocasião da célebre frase pronunciada pela Rainha Maria Antonieta – Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena mulher do Rei Luiz XVI– que, ao ser informada que faltava “pão ao povo” da França de então perguntou : “por que eles não comem brioches?”.
A tendência herdada da Corte francesa de pouco atentar aos interesses do país e só defender – o que aqui reconhecemos louvável – os das nossas festejadas e prestigiadas classes mais evoluídas e privilegiadas dos nobres e do clero, foi também detectado na análise do processo evolucionário do DNA mitocondrial desses partidos.
No trabalho dos dois cientistas, toda essa tendência “deriva do mesmo tronco – o cruzamento da vertente fisiologista do ancestral MDB com a progressista e democrática ARENA” em uma etapa evolucionária impulsionada por homens fardados, hoje de pijama, no chamado “período ditatorial” ou a “Era do Terror” nos trópicos.
Com isso, esperam os dois cientistas esclarecer definitivamente o processo de negociação de cargos e de reivindicações personalíssimas nos mais diferentes governos do EUB praticado pela evoluída classe dos políticos que chantageiam governos de forma democrática em busca do justo enriquecimento pessoal de seus membros.
Um dos mais significativos marcadores mitocondriais – mudanças pontuais ocorridas no DNA herdado da mãe – nesse processo de evolução partidária e claramente detectado pela pesquisa está no período denominado “privataria tucana” quando em outro ponto incontroverso da linha evolucionária, todas essas agremiações se uniram para votar a favor da venda das quinquilharias do estado, tipo Petrobrax e Vale – e prorrogar ad aeternum o domínio do Grã Tucano, Dom Fernando, O procriador que intentavam em priscas eras transformar no Rei Dom Fernando I e Único”, em processo só frustrado pela chamadas “maquininhas do Peluso” na disseminação do malfadado voto popular.
Segundo os dois cientistas, a teoria da evolução de Charles Darwin é provada à exaustão em seu estudo que mostra que as agremiações partidárias dos EUB se adaptam para evoluir e incorporam ao seu DNA ministérios, fundações, agências, diretorias e todo o aparato do Estado em sistema de “porteira fechada”. “É um processo que só a diluição do poder dos membros isolados, pelo acidente do voto popular, há de dar fim” garantem os cientistas.
Acreditam os meios acadêmicos, demos e tucanos que os dois pesquisadores poderão ganhar neste ano o Premio Nobel da Química Partidária e do Fisiologismo Aplicado.

Artigo 5º da Constituição Federal


Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;
XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:
a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;
b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas;
XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;
XXX - é garantido o direito de herança;
XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus;
XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;
XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;
XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;
XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;
XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;
XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção;
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
a) a plenitude de defesa;
b) o sigilo das votações;
c) a soberania dos veredictos;
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;
XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;
XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;
XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;
XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
a) privação ou restrição da liberdade;
b) perda de bens;
c) multa;
d) prestação social alternativa;
e) suspensão ou interdição de direitos;
XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;
XLVIII - a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado;
XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;
L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;
LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;
LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;  

Jorge Ben fez 70 anos

[...] se curou da síndrome de Peter Pan?
 por Celso Lungaretti

 
Disfarçando a idade para manter as namoradas
Jorge Ben se tornou septuagenário nesta 5ª feira, 22. [Não vou usar aqui o nome artítico que ele adotou por causa do engana-trouxas chamado numerologia. Sempre detestei essas tolices. Nunca me referi, p. ex., àquele encenador de desfiles carnavalescos como Joãosinho. O diminutivo tem regras e o ridículo tem limite.] A idade do Jorge Ben foi pivô de um episódio engraçado em 1983, quando eu editava revistas de música e a Rosi Campos era assessora de imprensa na gravadora Som Livre. Conhecêramo-nos 12 anos atrás, quando me tornei amigo do Luís Alberto de Abreu e este me convidou para assistir a Tempo dos inocentes, tempo dos culpados, peça de estréia do seu grupo teatral, o  Doces e Salgados: . Era uma turminha boa de São Bernardo do Campo, dando os primeiros passos na carreira. Eles se reuniam no Centro Cultural Guimarães Rosa: o Luís, o Calixto de Inhamuns, o Ednaldo Freire e sua esposa Jussara, a Rosi e mais alguns. A peça me tocou principalmente pelo idealismo e entusiasmo da moçada. Tanto que o Calixto feriu a mão com um arame logo no início da representação e seguiu até o fim gotejando sangue. Depois, o Luís assumiu a função de escritor das peças do grupo e a Rosi começou a sobressair-se como a atriz mais espontânea nas cenas de humor. Mesmo notada pelo público e elogiada pela imprensa, em 1983 ela ainda não conseguia sobreviver só de sua atuação em teatro e TV. 
A Rosi, o Calixto e a Maria do Carmo em 1979Nem eu ganhava o suficiente na Editora Imprima, mas continuava lá por ser gratificante editar todas aquelas revistas a meu bel-prazer. Tinha até algum prestígio como crítico de rock, com o pseudônimo de André Mauro. Então, a Rosi começou a me arrumar  frilas  na Som Livre: escrevi os press-releases de uma coletânea da Jovem Guarda, de outra dos Beatles, de um lançamento da Marília Gabriela (apresentadora de TV fazendo as vezes de cantora, ela se achava a própria Elis Regina: detestei sua empáfia), de um disco ao vivo do Jorge Ben. No último caso, fiquei numa saia justa: não tinha como falar com ele, porque estava excursionando. E não achei, à primeira vista, nada de interessante para escrever sobre a enésima vez em que Jorge Ben aparecia cantando as músicas de sempre. Ou haveria? Ocorreu-me que as faixas mapeavam todas as fases de sua trajetória. E me indaguei se ele não estaria completando 20 anos de carreira. Pesquisei e... bingo! O compacto de estréia ("Mas, que nada"/"Por causa de você, menina") era de 1963. Redigi, então, um longo release, na linha de que era o disco comemorativo dos 20 anos e não mero acaso. Relembrei sua história, introduzindo cada faixa como peça de um painel musical. Funcionou. A imprensa embarcou na minha canoa e deu a um LP corriqueiro destaque muito maior do que merecia. Nas coletivas, era sobre "os 20 anos" que lhe faziam mais perguntas. Ficou agradecido? Não, queixou-se à Rosi que entregáramos a idade dele. Até então, vinha conseguindo passar-se por mais jovem. As matérias publicadas tinham feito suas namoradas  perceberem que já era quarentão... Nunca conversei com ele, de forma que a má impressão me ficou até hoje. O que não me impede de apreciar muito e ouvir de vez em quando as canções de suas fases bossanovista e tropicalista. Acho excelentes as letras, espontâneas, ingênuas, singelas. E considero "Charles Anjo 45" um clássico absoluto da MPB. Só me resta uma dúvida: será que ele conserva, aos 70 anos, a síndrome de Peter Pan? Conseguirá ainda iludir as  namoradas

Ninguém é obrigado a ser corrupto

Em depoimento, cito minha própria experiência para rebater a idéia de que a corrupção é inevitável 

"No Rio, em geral, há um afrouxamento da conduta ética. Certas situações são entendidas como normais. Isso leva a esse tipo de sentença complacente com os erros administrativos". 
Desembargador Marcus Faver, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Clique aqui  e veja o depoimento sobre minha experiência na administração pública

 
Junto com o noticiário sobre as propinas oferecidas por prestadores de serviços de 4 empresas que têm contratos gordos com o Estado do Rio e a Prefeitura difundiu-se a idéia de que as práticas de suborno e a má conduta de autoridades são inerciais, inevitáveis e fazem parte de uma cultura enraizada.Pode até ser que isso aconteça na maioria das contratações de terceiros pelos órgãos públicos e na compra de materiais e produtos.
 
Os repórteres que colheram evidências desses desvios de conduta a partir de um hospital de porte médio não tiveram muito trabalho para documentar o que uma das corruptoras cunhou de "ética do mercado".Para apoiar a constatação dessa fatalidade vergonhosa, reportagem assinada por Chico Otávio no GLOBO deste domingo revela que a morosidade da Justiça é uma decisiva aliada na cobertura dos desvios do dinheiro público.
 
"Vinte anos após o início da vigência da Lei de Improbidade Administrativa, que pune políticos e servidores envolvidos em desvio de dinheiro público, apenas 70 dos 1.209 processos no estado (6% do total) tiveram condenação com trânsito em julgado - quando já não cabe mais recurso à decisão. Outros tribunais do país exibem a mesma dificuldade. O Tribunal amazonense registra apenas uma ação com condenação definitiva. Em Pernambuco, nove. Na Bahia, 13 casos".
A matéria destaca ainda:
 
"Entre pessoas físicas e jurídicas, o Rio tem 3.285 processados por corrupção. Há casos de réus respondendo a 20 ações. Na busca de um diagnóstico, o CNJ investiga desde o mês passado a vagarosidade do Estado do Rio. Uma das hipóteses é a complexidade da lei, que determina a notificação prévia de todos os envolvidos antes da instauração do processo. Esse primeiro passo, dependendo do número de pessoas, pode levar anos. A outra hipótese investigada é uma demasiada aproximação de magistrados às esferas do poder"
 
Não obstante, acredito piamente que considerar inevitável as práticas de corrupção, tráfico de influências e favorecimentos é uma desculpa esfarrapada que beneficia os corruptos e corruptores pegos com a mão na massa. Se seguirmos esse raciocínio, estaremos legitimando os desvios de conduta e contribuindo para a sua multiplicação de ano para ano por todos os cantos do país.
 
Parto do princípio de que ninguém é obrigado a ser corrupto. E que ainda existem funcionários, cada vez mais raros, que resistem às tentações dos corruptores. Os diretores do hospital que facilitaram o trabalho do repórter do "Fantástico" certamente estão entre esses gestores públicos decentes. Neste momento, eles devem estar na mira das máfias de corruptores que foram desmascarados e de outras autoridades cujas trapaças aparecerão se as investigações na área não forem torpedeadas no caminho.
 
Como você sabe, por muitos anos ocupei cargos públicos no Executivo do Rio de Janeiro e exerci mandatos na sua Câmara Municipal. Com determinação, fiz gorar todas as tentativas de malfeitos e ainda fiz realizar obras pagas antecipadamente e não realizadas na administração anterior.
 
Mesmo sofrendo todo tipo de assédio e pressão, passei incólume duas vezes por uma Secretaria onde a emergência era quase rotina, devido à sua área de atuação: o socorro das populações pobres, atingidas por temporais, enchentes, incêndios, despejos e outras tragédias que exigiam pronta resposta.
 
Já pensei em escrever um livro a respeito. Mas, por hoje, resolvi gravar um depoimento de 25 minutos, feito de improviso, que postei no You Tube. Tomei essa iniciativa com o propósito de demonstrar, por experiência própria, que ninguém é obrigado a ser corrupto. Com certeza, não sou o único que pode exibir o resultado de um trabalho realizado com lisura e rigor na festão da coisa pública.
 
Por isso, creio ser importante divulgar não apenas os casos de corrupção que precisam ser punidos com rapidez exemplar. Os exemplos de resistência às ofertas dos corruptores e a punição administrativa de desvios de conduta servem de estímulo àqueles que são tentados ao jogo sujo do poder, mas cuja índole não assimila práticas deletérias.
 
Antes de acessar meu depoimento, ponha uma coisa na cabeça: em havendo vontade política dos governantes e uma consciência crítica dos cidadãos, é possível reduzir as ações criminosas que são responsáveis por todas as mazelas que desmoralizam os poderes públicos e cristalizam um sistema inoperante, ineficiente e perverso, especialmente com quem precisa de seus serviços.
CLIQUE AQUI, veja meu depoimento no You Tube e dê sua opinião. De preferência, manifeste-se através do blog ou do próprio You Tube.
 Permitida a reprodução e repasse desta matéria, desde que preservada sua autoria.
 
CLIQUE AQUI,  LEIA MATÉRIA NO BLOG E PUBLIQUE SUA OPINIÃO. 


Bom dia!!!



Bom dia Amigos!!

É preciso ter fé para acreditar que cada problema que temos em nossa vida é para que com ele possamos tirar algum aprendizado e que nada acontece por acaso...

Reflitam!!

Todas as vezes que nos deparamos com problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis.

As alegrias se vão e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.

Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.

Você conhece uma árvore chamada CARVALHO?

Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.

Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais.

Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica!

Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.

Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força.

Muitas vezes uma aparência triste!

Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!

Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!

Assim somos nós.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes!

Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!

Com raízes bem firmes e profundas na terra!

Podemos, com isso, compreender o que o nosso PAI maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

E também a confiança do rei Davi quando cantou:

-"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque TÚ estás comigo..."

Por isso quando olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se de que não há temor com os infortúnios da dia, porque DEUS está consigo!

Ele o protegerá

Se você está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense que (como o carvalho)...é só mais uma tempestade que o tornará mais forte, segundo aquele que nos arregimentou!

Saúde, Paz, Amor e Muito Sucesso!

Autor desconhecido

Queridos amigos!!

Deus jamais nos abandona, e Ele sabe exatamente o que podemos suportar para que com essas dificuldades possamos aprender algo para nossa evolução.

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!