Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

As chantagens da lava jato e a paralisia das instituições


O fim da picada de uma Nação em que as instituições se recusam a funcionar

Por Mauro Santayana

A "República da Destrói a Jato", mergulhada na chantagem, exige a coragem dos órgãos de controle e fiscalização de enfrentar o falso clamor ditado pela ignorância. Falta peito a quem pode fazê-lo

Jornal do Brasil – Se não falham os estudiosos, a expressão "o fim da picada" deriva da situação em que se encontra, de repente, o sujeito que vinha seguindo uma trilha, no meio da floresta, e, subitamente, se vê perdido quando essa trilha, ou "picada", aberta à medida que se corta, ou se "pica" o mato à frente, termina abruptamente, obrigando o viajante a seguir às cegas, ou a voltar para um distante, e muitas vezes, inalcançável, ponto de partida.

O grampo contra a presidente da República, com sua imediata divulgação, para uma empresa de comunicação escolhida para escancarar seu conteúdo ao país, operado por um juiz de primeira instância, depois da desnecessária e arbitrária condução coercitiva e do pedido de prisão de um ex-presidente da República, devido a uma acusação de falsidade ideológica – em um país em que bandidos com dezenas de milhões de dólares em contas na Suíça, procurados pela Interpol e condenados à prisão em outros países circulam, soltos, tranquilamente – representa isso.

O fim da picada de uma Nação em que as instituições se recusam a funcionar, e estão, virtualmente, sob o sequestro de meia dúzia de malucos concursados, apoiados corporativamente por toda uma geração de funcionários de carreira de Estado comprometidos ideologicamente – com a razoável exceção de organizações como a Associação Juízes para a Democracia (AJD) –, que atuam como ponta de lança de uma plutocracia estatal, que, embalada por uma imprensa parcial e irresponsável, pretende tutelar a República, colocando-se acima dos poderes constituídos.

Perguntado o que achava do pedido de prisão preventiva de Lula feita pelo Ministério Público de São Paulo, há poucos dias, o líder do PSDB na Câmara Alta, o senador Cássio Cunha Lima, disse que não via motivos para tanto e recomendou cautela neste momento.

Agradece-se a sua coragem e bom-senso – Cássio Cunha Lima foi violentamente atacado por isso pela malta radical fascista nos portais e redes sociais –, mas agora é tarde.

A oposição deveria ter pensado nisso quando ainda não ocupava – tão hipócrita e injustamente quanto outros acusados – as manchetes da coluna de delações "premiadas". Quando abandonou o calendário político normal para fazer política nos tribunais, por meio da criminalização da atividade, entregando o país a um grupo de procuradores e a um juiz de primeira instância que age – como se viu, pelo vazamento imediato do grampo do Palácio do Planalto – como um fio desencapado, não se importando, assim como os procuradores que o cercam ou nele se inspiram, em incendiar o país para dizer que é ele quem está no comando, independente da atitude da presidente da República de trocar o Ministro da Justiça, ou nomear para a Casa Civil um ex-presidente da República, ou da preocupação de alguns ministros e ministras do STF, pelo menos aqueles que parecem ter conservado um mínimo de dignidade e de razão neste momento.

Iludem-se aqueles que acham que a Operação Lava Jato vai livrar o país da corrupção.

Os resultados políticos da Operação Mani Pullitti – a operação Mãos Limpas, à qual o Juiz Sérgio Moro se refere a todo instante como seu farol e fonte de "inspiração", foram a condução de Berlusconi, um bufão pseudofascista ao poder na Itália, por 12 anos eivados de escândalos, seguida da entrega do submundo do Estado a uma máfia comandada por ex-terroristas de extrema-direita, responsáveis por megaescândalos como o da Máfia Capitale, que envolve desvios e comissões em obras públicas em Roma, da ordem de bilhões de euros, cujo julgamento começou no último mês de novembro.

Da mesma forma, iludem-se, também, aqueles que acham que, com a queda do governo, por meio de impeachment, ou de manobra no TSE ou no TCU, ou de uma Guerra Civil, que se desenha como cada vez mais provável, o Brasil irá voltar à normalidade.

A verdadeira batalha, neste momento e a perder de vista – e há uma grande proporção de parvos que ainda não entenderam isso – não é entre o governo e a oposição, mas entre o poder político, alcançado por meio do voto soberano da população, e a burocracia estatal, principalmente aquela que tem a possibilidade – pela natureza de seu cargo – de pressionar, coagir, chantagear, a seu bel-prazer, a Presidência da República, o Congresso e o grande empresariado.

Em palestra recente, para empresários – quando, com suas multas e sanções, ele está arrebentando com metade do capitalismo brasileiro – o Juiz Sérgio Moro afirmou que a operação Lava Jato não tem consequências econômicas.

Sua excelência poderia explicar isso ao BTG, cujas ações diminuíram pela metade seu valor, quebrando milhares de acionistas, ou que perdeu quase 20 milhões de reais em ativos desde a prisão de André Esteves.

Ou à Mendes Júnior que teve de demitir metade dos seus funcionários e está entrando em recuperação judicial esta semana.

Ou, ainda, aos 128 mil trabalhadores terceirizados da Petrobras que perderam o emprego no ano passado.

Ou às famílias dos 60 mil trabalhadores da Odebrecht, também demitidos, ou aos funcionários restantes que aguardam o efeito da multa de R$ 7 bilhões – mais de 15 vezes o lucro do grupo em 2014 – que se pretende impor "civilmente" à companhia.

Ou aos funcionários da Odebrecht envolvidos com projetos de extrema importância para a defesa nacional, como a construção de nossos submarinos convencionais e atômicos e nosso míssil ar-ar A-Darter, concebido para armar nosso futuros caças Gripen NG-BR, que terão de ser interrompidos caso essa multa venha a ser cobrada.

Ou, ainda, aos "analistas" entre os quais é consenso que a Operação Lava Jato foi responsável por 2 pontos percentuais, ou mais de metade, da queda de 3,8% do PIB no último ano.

Na mesma ocasião, o sr. Sérgio Moro – como se fôssemos ingênuos de acreditar que juízes não têm suas próprias opiniões, ideologia e idiossincrasias políticas – afirmou não ter "partido".

Ora, ele tem, sim, o seu partido. E se chama PSM, o Partido do Sérgio Moro.

Um "partido" em que não cabem os interesses do país, nem os do governo, nem os da oposição, a não ser que eles se coloquem sob a sua tutela.

Assim como não dá para acreditar, com sua relativamente longa experiência, depois dos episódios de Maringá e do Banestado, que ele esteja agindo como age por ter sido picado pelo messianismo que distrai e embala a alma de outros "salvadores da pátria" da Operação Lava Jato.

O que – seguindo a lógica do raciocínio – só pode nos levar a pensar que ele está fazendo o que faz porque talvez pretenda meter-se a comandar o país diretamente – achando, quem sabe, que as Forças Armadas vão permitir que venha a adentrar o Palácio do Planalto carregado por manifestantes convocados pelo WhatsApp, em uma alegre noite de buzinaço, como um moderno Salazar ou Mussolini – ou quando eventualmente se cansar, lá pela milésima-primeira fase da Operação Lava Jato – de exercitar seu ego e – até agora – seu incontestável poder de manter o país em suspense, paralisado política e economicamente, independentemente do ocupante de turno – quem grampeia um presidente grampeia qualquer presidente - que estiver sentado na principal poltrona do Palácio do Planalto.

A alternativa a essa República da "Destrói a Jato", de um país mergulhado permanentemente na chantagem, na manipulação, no caos e na paralisia, é alguém ter coragem, nos órgãos de controle e fiscalização, de enfrentar o falso "clamor", pretensamente "popular", de um senso comum ditado pela ignorância e a mediocridade, e pendurar o guizo no pescoço do gato – ou desse tigre (de papel) –  impondo ao mito construído em torno dessa operação, e aos seus "filhotes", o império da Lei e o respeito ao Estado de direito e à Constituição Federal.

Mas para isso falta peito e consciência de História a quem pode fazê-lo.

E sobra – talvez pelo medo das tampas de panela dos vizinhos – hesitação e covardia.

A piada do dia

Coxinha:
- Minuta de contrato mostra que Lula ia comprar sítio.

Cidadão comum:
- Uai, mas o sítio num já era dele?

Coxinha:
- Ah...??? Depois do Jornal Nacional eu respondo.

Rir é o melhor remédio.

Lula está cassado pelo AI-Moro ou pelo AI-Mídia? Ou por ambos?

\o/ "
POR FERNANDO BRITO · 17/03/2016

ai5

Os mais jovens não sabem, não viram.

Eu vi, meninos.

À noite, no telejornal, aparecia o locutor e lia que Fulano, Betrano e Sicrano estavam cassados em seus direitos políticos por dez anos pelo AI-5.

O dia de hoje me lembra aqueles tempos.

Luís Inácio Lula da Silva, cidadão brasileiro, sem condenações, sem sequer uma denúncia formalizada, sem indiciamento, sem ser réu em processo algum, foi cassado.

Não pode ser nomeado para um cargo de livre nomeação presidencial.

Por uma simples e imaterial ideia de que isso é uma “fuga da Justiça”.

Muito embora vá ter de responder ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal.

Os comentaristas da Globonews, dizem que o problema é “a pressa” de sua nomeação.

Pressa?

Será que esqueceram de há quantos dias estão dizendo que Lula foi convidado a ser ministro?

Pouco se importam.

A imprensa, mal disfarçadamente, comemora a cassação de Lula.

É a junção do AI-Moro com o AI-Mídia.

Não há sequer ação judicial.

Há só a “presunção de culpa”, inversão doentia do princípio constitucional.

O Brasil já tem uma ditadura, a ditadura é que ainda não tem o Governo.

"

Charge do dia


\o/
– Via Nani.