Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

É o petróleo, estúpido

A frase famosa de James Carvillie, o marqueteiro de Bill Clinton, só pode ser traduzida assim para o caso do grampeamento, pelo governo dos EUA, dos telefones e e-mails da presidenta Dilma Rousseff.

Não surpreende que seja, nem para ela própria, como registra hoje o Painel da Folha, dando conta de que, numa reunião com ministros, ela teria apontado o leilão do pré-sal como motivo para ser espionada pelos EUA.

Leilão do pré-sal entenda-se como a outorga do campo de Libra, prevista para outubro, onde se decidirá quem vai, ao lado da Petrobras, explorar a maior área petrolífera nova do planeta.

Mas há outras iniciativas bem menos zerozerosséticas para servir estes interesses.

Fora do governo, na oposição, elas são evidentes desde que José Serra se encontrou com dirigentes da Chevron e disse para não se preocuparem com a regras criadas por Lula e Dilma sobre o pré-sal que, na Presidência, ele as jogaria no lixo.

Mas elas existem dentro do governo, também.

Ou alguém acha que foi por acaso que "fontes do Planalto e do Banco Central" sugeriram  "rediscutir" a parcela mínima da Petrobras no pré-sal?

Ou que a Dona Magda Chambriard, diretora da ANP, mandou os congressistas abrirem um debate sobre a conveniência de manter as regras atuais?

Se para vender umas centenas de trens para São Paulo os interesses das grandes corporações fizeram o que agora se sabe terem feito, o que dirá para botar a mão na maior província petrolífera a ser explorada, hoje?

A Petrobras tem de fazer o possível e o impossível para chegar a 50% mais um do controle de Libra. É vital para o país, não apenas porque é estratégico controlar tamanha riqueza quanto porque é dinheiro certo e muito.

Tanto que explica até as orelhas compridas da espionagem americana.

Por: Fernando Brito

BLOG DO ANDRÉ VARGAS

BLOG DO ANDRÉ VARGAS


Comissão discute redução da alíquota paga pelos catadores à Previdência

Posted: 02 Sep 2013 02:00 PM PDT

A deputada Erika Kokay (PT-DF) promove nesta terça-feira (3), uma audiência pública sobre a redução da alíquota paga pelos catadores de materiais recicláveis ao INSS. O evento será sediado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da qual Erika é titular, e está marcado para as 14h30 no plenário 7 do Anexo II da Câmara.

O debate contará com a presença do ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, atualmente secretário executivo do Ministério da Previdência Social, e de Diogo Santana, da Secretaria Geral da Presidência da República. O Movimento Nacional de Catadores estará representado por Roney Alves e por Aparecido Gonçalves. O promotor Roberto Carlos Batista representará o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Diversos projetos de lei tratando do tema serão debatidos durante o evento. O principal deles é o PL 1780/2007, de autoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), ao qual estão apensadas várias outras propostas sobre o assunto. Erika Kokay é a relatora do projeto na CSSF, que prevê a extensão do benefício previdenciário até a idade de aposentadoria, nos casos de acidente ou doença incapacitante.

Outro projeto em pauta é o PL 3797/2012, que prevê a redução da alíquota paga pelos catadores de materiais recicláveis à Previdência Social dos atuais 11% para apenas 2,3%, como forma de incentivar mais trabalhadores a aderirem ao chamado regime especial de previdência.

Assessoria Parlamentar

O Minha Casa Melhor está realizando o sonho das pessoas de ter uma casa arrumada, afirma Dilma

Posted: 02 Sep 2013 06:41 AM PDT


A presidenta Dilma Rousseff falou, no Café com a Presidenta desta segunda-feira (2), sobre o programa Minha Casa Melhor, que, desde 12 de junho, quando foi lançado, já teve R$ 1 bilhão em crédito tomado por mais de 220 mil famílias. Segundo Dilma, essa marca é fantástica pois significa mais conforto para as famílias e também mais produção e investimento para indústria.

"Assim, todo mundo ganha com a Minha Casa Melhor. Imagina você uma coisa, Luciano. Se cada família do programa Minha Casa Minha Vida pode pedir esse crédito, quantos móveis e eletrodomésticos ainda não serão vendidos, não é mesmo? Serão vendidos muitos móveis e eletrodomésticos", lembra Dilma.

Dilma também destacou a importância do Minha Casa, Minha Vida, "o maior programa habitacional que o Brasil já teve", com 1,3 milhão de moradias entregues. Segundo a presidenta, o programa foi feito levando em conta que as famílias pobres jamais teriam condições de ter casa própria sem a ajuda do governo federal, porque a renda sempre é muito menor que o valor da casa.

"Fizemos o Minha Casa Minha Vida sabe por que as famílias mais pobres não teriam jamais condições de ter uma casa própria sem ajuda do governo federal. A renda da família era muito menor que o valor da casa. Então, o governo federal assumiu o compromisso de ajudar, porque é dever de um governo, e o nosso governo é assim, apoiar e ajudar o povo", afirma.




Fonte: Blog do Planalto

PT divulga nota sobre a situação na Síria

Posted: 02 Sep 2013 06:26 AM PDT

"O PT condena com total veemência qualquer forma de violência contra civis e rechaça qualquer tipo de ingerência externa"


Nota sobre a situação na Síria

O Partido dos Trabalhadores acompanha com crescente apreensão a situação na Síria.
Desde o início dos conflitos naquele país, a nossa posição é de que cabe unicamente ao povo sírio encontrar uma solução pacífica e política para as suas diferenças.
O PT condena com total veemência qualquer forma de violência contra civis e rechaça qualquer tipo de ingerência externa.

Há exemplos recentes confirmando que ações militares patrocinadas por potências estrangeiras não ajudam a paz, a democracia e o bem estar, causando mais destruição e perda de vidas humanas.
O PT reitera sua opinião favorável à democratização do sistema ONU, inclusive a ampliação do chamado Conselho de Segurança (CS). E apoiamos a posição manifesta pelo governo brasileiro, acerca da ilegalidade de toda e qualquer intervenção sem autorização expressa do CS.
Por fim, defendemos a investigação completa do atentado cometido, ao que tudo indica, com armas químicas. E repudiamos a tentativa, já vista no caso do Iraque, há vários anos, de forjar pretextos para ações unilaterais.

A paz está sob ameaça. O PT estará presente e se solidariza com todas as atividades em defesa da paz mundial.

Rui Falcão, presidente nacional do PT
Iriny Lopes, secretária de relações internacionais
Valter Pomar, secretário executivo do Foro de Sâo Paulo