Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Ideias

Amplas casas/ rostos mudos/ ruas de sombras esquesitas/
pelo canto dessa porta/ euforia de pivetes/ fome/ trapo/ grito/ velas...
são as ideias.

O rio todo virado/ toda revirada a terra/
padre de carros dourados/ sinos/ procissões/ promessas/
e o povo cheirando a lepra/ tanta miséria.

Sertão banhado de lágrimas de antepassados/
corpos de homens suados/ explorados no roçado/
prá ver se no fim do ano tem uma barriga farta.

E por falar falar de saudade/ quem não lembra de Wandré/
amigo bom/ afinado/ idealista de fé/ tá longe/ também pudera/
são as ideias...

E por inveja ou por ódio/ confusão tanta maldade/
foi preso mantido em ferros/ por homens da lei chamados/
foi preso por ter sonhado um dia com a liberdade.

São as ideias...

Neuto Jucá
Letra e Música

Águas que movem moinhos


Entre a pele de cordeiro, que leva água para o moinho de Lula e Dilma, e a pele de lobo que sanciona o escrutínio plebiscitário, Serra vive o clássico dilema em que nenhuma solução é boa. Se correr o bicho pega; se ficar o bicho  come. É o que mostram dados adicionais da pesquisa CNT/Sensus desta 2º feira:
  
a) 60,8% dos brasileiros estão dispostos a votar no candidato à Presidência da República apoiado por Lula; 
b) 55,4% não votariam num candidato que tem o apoio de FHC; 
c) Dilma representa, para a maioria dos eleitores (54,6%), a continuidade das políticas econômicas e sociais do governo Lula; 
d) 57,1% acreditam que o governo Lula gerou o maior número de benefícios econômicos e sociais desfrutados atualmente pela sociedade. Apenas 17,4% mencionam FHC nesse quesito.

Dia Mundial da Internet

Pois é, nem parece mas hoje se comemora o Dia Mundial da Internet: a tão famosa rede mundial de computadores!!! Será que o tempo passou tão rápido assim? Ele voa mesmo e a cada segundo uma novidade pinta na web! A febre do momento é o twitter: essa ferramenta bacana que você posta uma frase de até 140 caracteres e os seus seguidores leem! Hoje mesmo tive uma experiência bacana no twitter: escrevi um post exatamente sobre o Dia Mundial da Internet e lancei uma pergunta: você viveria sem ela?
O mais legal disso é que minha conta do twitter é conectado com a minha conta no facebook, e aqui no meu blog também, e as pessoas, sem seguida, começaram a responder a minha questão no meu facebook!!!! É isso aí, essa é a lógica da rede mundial de computadores!!! Parece que você nunca está sozinho nessa imensa rede de bilhões e bilhões de sites… E não estamos mesmo, jamais!!!!  Continua>>>

States excomunga quem resiste


Os Estados Unidos não se caracterizam apenas pelo seu grande poderio militar de destruição de massa, em certo sentido eles possuem instrumentos de estupidificação de massa. Eu não posso nada contra as armas de destruição de massa. Contra as armas de estupidificação, escrevi esse livro”.  

A afirmação acima é do filósofo italiano Domenico Losurdo, estudioso de Heiddeger, Nietszche e crítico do pensamento liberal.  

Losurdo veio ao Brasil divulgar seu mais recente trabalho A linguagem do Império – Léxico da ideologia americana” (Boitempo Editorial).

Nesta obra Losurdo estuda o discurso dos EUA, para expor a ideologia que esta por trás desse discurso e para fazer a análise das categorias utilizadas - apontando as distorções e as contradições entre discurso e prática. 

O filósofo estudou a origem e as diferentes utilizações de termos como fundamentalismo, terrorismo, antiamericanismo e antissemitismo. Leia mais »

O Brasil que voltou a gostar do Brasil


Caminhando pelas ruas do Recife de muito sol e calor desde cedo, depois de uma semana de viagem pelo nordeste, conversando com um monte de gente e lendo os jornais da terra, eu me dou conta de que vim parar num Brasil que voltou a gostar do Brasil.
Basta ler os comentários dos leitores publicados nos dois breves textos que escrevi esta semana sobre os “paredões de som”, em Fortaleza, e a Delegacia do Silêncio, de Teresina, duas das cidades por onde passei.
Fiquei impressionado e, por algumas vezes, comovido mesmo com as declarações de amor dos piauienses por sua hospitaleira capital, tanto os que lá vivem como os que saíram e dela sentem saudade.
Estou preparando uma série de reportagens para a revista Brasileiros sobre as mudanças na vida dos nordestinos nestes últimos anos, com seu crescimento econômico chinês, bem acima da média brasileira.
O que mais me chamou a atenção nos comentários dos leitores e nas conversas com todo tipo de gente por onde ando é o orgulho que eles voltaram a ter de ser nordestinos e brasileiros.
Ao contrário do que acontece em outras regiões do país, aqui eles não têm vergonha de falar e escrever que hoje vivem melhor.
A mídia regional nordestina, pelo menos nos três estados por onde já passei (Ceará, Piauí e Pernambuco) vive um momento bem diferente do que se vê no sul e sudeste: aqui, na contra-mão da tendência geral de declínio da imprensa escrita, os jornais estão mais gordos de páginas e publicidade e mais animados com a vida.
O destaque é geralmente para o noticiário local, voltado para a realidade da vida dos leitores, na proporção inversa do destaque que se dá à disputa política, às tragédias e às denúncias no eixo Brasília-Rio-São Paulo.
Neste domingo, os dois principais jornais daqui, o Diário de Pernambuco (com 6.986 ofertas) e o Jornal do Commercio (com 8.691 ofertas) trazem cada um cerca de 50 páginas de anúncios classificados, números que antes só se encontrava na imprensa de Brasília para baixo.
Outro ponto que me chamou a atenção é que os jornais procuram dar uma cobertura equilibrada da disputa eleitoral, tanto local como nacional, sem tomar partido, embora a matéria prima do noticiário político seja fornecido pelas três grandes agências de Rio e São Paulo (Globo, Folha e Estado).
Se antes os nordestinos sonhavam em ir embora para o sul, agora os jovens preferem ficar por aqui mesmo e muitos que foram estão voltando, sem falar nos trabalhadores de outras regiões que chegam em busca de trabalho numa região onde hoje falta mão-de-obra.
Vou parando por aqui porque também sou filho de Deus, o dia está bonito e quero aproveitar para pegar uma praia.

CNI revisa projeção de crescimento do PIB deste ano


A expansão da economia brasileira levou a CNI - Confederação Nacional da Indústria - a rever de 5,5% para 6% a projeção de crescimento do PIB este ano.


"O ritmo de crescimento brasileiro será superior aos 4,2% previstos para a economia mundial", afirma relatório da entidade. 


A principal contribuição para o crescimento no ano virá da indústria que deverá crescer 8%, ante a projeção de 7% realizada em dezembro de 2009.


Na avaliação dos técnicos da CNI, a produção industrial deve aumentar 12% em 2010, enquanto os investimentos - com expansão antes prevista em 14% - devem superar em 18% os realizados no ano passado, durante a crise.


"Além da produção, o investimento também deverá crescer fortemente, o que significa que o setor industrial vem respondendo bem às necessidades de oferta da economia", informa o estudo.


O consumo das famílias deve crescer 6,2%, impulsionado pelo aumento da oferta de empregos. 


A estimativa é que a taxa média de desemprego neste ano fique em 7,2%, ante os 7,6% previstos em dezembro de 2009.

Brasil gera 305 mil vagas formais em abril


E graças a competência inegável da oposição (PSDB/DEMO/PPS) a economia brasileira criou 305.068 postos de trabalho com carteira assinada no mês de abril, número recorde para o mês, informou o Ministério do Trabalho e Emprego hoje.


Este desempenho é o segundo maior resultado desde o início da série, em 1992. 


O maior resultado foi em junho de 2008 - também graças a competência inegável da oposição (PSDB/DEMO/PPS) - ,quando o saldo de empregos gerados somou mais de 309 mil empregos.


No acumulado do ano, o número de empregos criados é de 962.327. 


Este número é resultado dos quatro recordes seguidos registrados desde o início do ano. 


No final de abril, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, elevou para 2,5 milhões a previsão de novos empregos formais a serem gerados neste ano. 


A projeção oficial anterior era de 2 milhões, mas o ministro já vinha afirmando que esse número seria revisado para cima diante do resultado dos primeiros meses de 2010.


Se a previsão do governo se concretizar, 2010 entrará para história com número recorde de geração de empregos formais. 


O ano de 2007 ainda conserva o recorde de 1,617 milhão de vagas com carteira assinada.

Pensamento da tarde

enviado por Orlando

A pax imposta pelo torneiro mecânico




Embora a grande mídia empresarial não queira admitir, Lula e a diplomacia brasileira foram protagonistas de um grande feito histórico, que ficará registrado nos livros acadêmicos: como muita conversa, coragem e espírito de entendimento, impediram uma insana guerra. 

Tristeza e redução de lucros para a indústria bélica! Nem todos ganham com a paz...

A aposta dos EUA e da mídia tupiniquim de que o Irã não aceitaria um acordo de troca de combustível nuclear foi perdida. Típico tiro no pé. Mais um desastre para os golpistas midiáticos de plantão, que só faz salientar a bem-sucedida empreitada de Lula! O torneiro mecânico, afinal, impôs sua pax, contribuindo de forma extraordinária para que o impasse de Teerã com o Ocidente acerca do programa atômico iraniano fosse superado.

Sobre a "torcida" da mídia em desfavor do acordo, basta relembrar o que afirmou Merval Pereira no O Globo, ontem (domingo):

“Assim como previsivelmente não conseguiu nada no Oriente Médio, a busca de um protagonismo internacional leva o governo brasileiro a assumir uma negociação com o Irã que dificilmente se concretizará, ainda mais na tosca concepção de Lula de que a solução ainda não foi encontrada por que nenhum dirigente internacional sentou-se para negociar com Ahmadinejhad “olho no olho”.

Aliás, o jornalista Paulo Henrique Amorim está absolutamente certo quando afirma que os “colonistas” do PIG (Partido da Imprensa Golpista) assim se comportarão (buscar dar um golpe, derrubando o presidente eleito) sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital (ver clicando aqui).

Inquestionavelmente Lula gravou seu nome na história universal e se consolidou como grande liderança mundial. Barack Obama estava certo: Lula é o cara! Um homem de boa vontade, que sempte acredita numa conversa "olho no olho".

FHC certamente está se consumindo. Além de entreguista, o ex-presidente brasileiro, integrante do PSDB, rezava a cartilha diplomática norte-americana, como um bom colonizado que se curva diante de seu senhor.

Quando nossos filhos e netos estudarem a disciplina de História, aprederão duas lições: 1) FHC foi o presidente entreguita, que privatizou quase tudo no Brasil; 2) Lula foi o presidente que fez o Brasil crescer e diminuiu as desigualdades sociais e regionais, além de contribuir para a paz mundial. FHC será motivo de vergonha; Lula, de orgulho! A História não constuma ser clemente com os impostores!

Por Charles Leonel Bakalarczk

CNT/Sensus: Dilma chega a 35,7% e Serra, 33,2%

A pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula, Dilma Rousseff ficaria em primeiro lugar no primeiro turno da eleição de outubro, com 35,7%, vencendo José Serra, candidato do PSDB, ficaria com 33,2% dos votos. Os números são da pesquisa Sensus divulgada na manhã desta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Marina Silva, do PV, foi apontada por 7,3%. José Maria Eymael, do PSC, recebeu 1,1% das intenções de voto. Os outros sete pré-candidatos de partidos nanicos receberam menos de 1% cada.
Em outro cenário, porém, quando a pesquisa Sensus apresenta uma lista apenas com os nomes dos principais candidatos - Dilma, Serra e Marina - o ranking se inverte. O candidato do PSDB recebe, nesta situação, 37,8% das intenções de voto, batendo Dilma Rousseff, com 37% e Marina Silva, com 8%. O restante dos entrevistados votaria branco ou nulo.
Em janeiro deste ano, quando a CNT/Sensus apresentou esta mesma lista aos entrevistados, José Serra estava bem na frente da candidata do PT, com 40,7%. Dilma Rousseff recebeu, naquele mês, 28,5% das intenções de voto. Marina Silva havia ficado com 9,5%.
A 101ª. pesquisa entrevistou 2 mil eleitores, em 126 municípios de 24 estados. A margem de erro é de mais ou menos 2,2%.
Segundo turno
Se a eleição de outubro para presidente da República fosse decidida em segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, a candidata petista venceria com 41,8% dos votos, contra 40,5% do ex-governador tucano. Isso é o que aponta pesquisa Sensus divulgada hoje pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Na pesquisa feita em janeiro, Serra estava na frente com 44%. Dilma Rousseff recebeu 37,1% da preferência.
Outro cenário, com Dilma Rousseff e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) disputando o segundo turno, a petista venceria com 51,7%, deixando Marina com 21,3%. Esta é a primeira vez que a Sensus simula esta hipótese de segundo turno.
Com José Serra e Marina Silva disputando o segundo turno, o tucano seria eleito com 50,3% e a ex-ministra ficaria com 24,3%. Também é a primeira vez que os dois aparecem num cenário simulado pela pesquisa.
Espontânea
Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, também aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea da 101ª. pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã desta segunda-feira, com 19,8%.
Nesta pesquisa, os entrevistados apontam quem eles pretendem votar na eleição de outubro, sem que o entrevistados apresente nomes. Esta é a primeira vez que a petista fica na frente do presidente Lula na pesquisa espontânea de intenção de voto.
José Serra, pré-candidato do PSDB, vem em segundo lugar em 14,4%. O presidente Lula, em terceiro lugar no ranking, foi citado por 9,7% Marina Silva (PV), Ciro Gomes (PSB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Aécio Neves (PSDB) foram citados por menos de 1% dos entrevistados.
Na última pesquisa espontânea divulgada pela CNT/Sensus, em fevereiro deste ano, 18,7% dos entrevistados disseram que votariam em Lula para presidente. A ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) foi apontada por 9,5%. O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) por 9,3%. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) por 1,6%.
A preferência por Aécio Neves tinha ficado em 2,1%, Ciro Gomes, 1,2%. Outros 2,6% votariam branco ou nulo. A 101ª. pesquisa entrevistou 2 mil eleitores, em 126 municípios de 24 estados. A margem de erro é de mais ou menos 2,2%.

Laguardia - Lula deve receber é o Premio Nobel de idiota



Laguardia disse...









"Não existe relação entre o acordo de troca e nossas atividades de enriquecimento [...] Vamos continuar nosso trabalho de enriquecimento de urânio a 20%", disse Ali Akbar Salehi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã.

O porta-voz do Ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, também afirmou que o país mantém seu programa de enriquecimento de urânio.

Que acordo é este? Lula deve receber é o Premio Nobel de idiota.
Sinceramente genteeeeé, dá para argumentar com o Laguardia? 
Amigo, vai se tratar o TOCAL está cada dia grave. É que já se convenceu que a Muié vai vencer fácil, fácil né?

Veja” e “Época” descobriram juntas a corrupção tucana. Incrível coincidência

enviado por alex 

As duas revistas deram, nesse fim-de-semana, reportagens (discretas, sem estardalhaço), sobre a "Operação Castelo de Areia". Lembram? A PF descobriu – com um executivo da Camargo Correia – planilhas com doações (amplas, ilegais e muito bem escrituradas) para políticos diversos.

A reportagem de "Veja" você pode ler aqui – http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/homem-bomba-tucano-aloysio-nunes-559591.shtml .

A de "Época" está aqui – http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI140500-15223,00-ECOS+DO+BURACO+TUCANO.html.

O estranho é que – nos bastidores da imprensa paulista – há vários meses circula o relatório final da "Operação Castelo de Areia", da PF.

O "Estadão" teve acesso ao relatório. Um dos mais experientes repórteres do jornal teve o relatório em mãos. Mostrou aos chefes. Isso há quase 6 meses. Era uma pancada muito forte nos tucanos (apesar de o relatório atingir políticos de vários partidos, inclusive do PT). A ordem no "Estadão", segundo uma fonte do Escrevinhador, foi: "esqueça isso, não vamos dar".

O repórter – contrariado – acatou a ordem. Mas cópias do material começaram a surgir em outras redações…

A "Folha" também teria conseguido. Lá, também, o material teria sido vetado. Motivos óbvios: criava constrangimentos para um candidato aliado.

As revistas também tinham o relatório… Isso há vários meses.

Por que, então, só agora "Veja" e "Época" entraram na história? Por que ficaram restritas a alguns nomes do tucanato, e não deram mais detalhes? Por que, na "Veja", o alvo foi Aloysio Nunes Ferreira (homem-forte de Serra, candidato tucano ao Senado por São Paulo)?

Alguns enxergam nisso um recado a Serra, exatamente na semana em que ele resolveu declarar que é de "esquerda", em que resolveu bater boca com a Miriam Leitão, contrariando um dos ícones do pensamento (neo) liberal – a tal "independência" do Banco Central.

A turma do Instituto Millenium estaria insatisfeita com Serra? O candidato estaria se mostrando indisciplinado, incapaz de defender o "programa" estabelecido pelo PIG? Por isso, as revistas resolveram dar uma "pitadinha" da Castelo de Areia, como a avisar: batemos no Aloysio; ou você toma jeito ou temos material guardado também contra você – ou já esqueceu?

Não se esqueçam, caros leitores, que, nos primeiros relatos sobre a Castelo de Areia, muito antes do relaório final sair, apareciam na imprensa referências a doações ilegais para "Palácio Band" – http://www.rodrigovianna.com.br/forca-da-grana/pf-investiga-propina-pra-palacio-band-a-casa-caiu.

Rapidamente, as reportagens foram interrompidas. Para ressurgir agora…

Quem era o inquilino do Palácio dos Bandeirantes até dois meses atrás? Agora, "Epoca" e "Veja" deixaram o Palácio de fora…

Há outra hipótese para as matérias simultâneas de "Epoca" e 'Veja": as revistas estariam sabendo que uma TV de São Paulo tem o relatório em mãos, e prepara reportagens para os próximos dias? Dar o material antes (e, estrategicamente, de forma bem limitada) foi uma "vacina": se a notícia aparecer na TV, a turma do Serra poderá dizer "ah, mas isso aí até a "Veja" já deu…".

Por último, uma pergunta: "Veja" não vai brindar seus leitores com a parte do relatório da PF em que um de seus supostos jornalistas aparece na suposta planilha da Camargo Correia, lado a lado com um ex-secretário de Serra-Kassab?

De acordo com fontes desse Escrevinhador que viram o relatório da PF, o suposto jornalista teria – pelo menos – 50 mil motivos para defender as posições que defende – seja em seus textos na revista, seja em seus textos no blog que escorre pelo esgoto na internet.

50 mil motivos! Vocês acham que é muito ou pouco?

Aliás, um jornalista da "Veja" mostrava-se, já em 2009, muito preocupado com as investigações – http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/castelo-de-areia-e-ilegalidades/ 

Dilma destaca atenção aos pobres como diferença entre projetos do PT e de Serra


Dilma Rousseff e Jaques Wagner valeram-se ontem de discursos e entrevistas, em Salvador, para criticar o Governo FHC e destacar as diferenças entre os projetos que Dilma e José Serra representam na campanha eleitoral deste ano. Segundo Dilma, a diferença essencial está na preocupação do Governo Lula e de sua candidatura com as necessidades dos mais pobres.
     “É o povo que é dono desse país e não o país que é dono do povo. Isso é que diferencia nosso projeto. Fizemos o que não queriam fazer antes: elevamos a condição da população brasileira. Este país crescia voltado para poucos, excluindo amplas regiões do Brasil. Nós mudamos isso. Trata-se de projetos diferentes, porque, a cada programa, olhamos para saber como ele vai beneficiar os 190 milhões de pessoas.”
    Outra diferença citada por Dilma, entre o PT e a oposição, é que, no Governo Lula, o Estado assumiu a obrigação de subsidiar a compra de moradias e de distribuir energia elétrica os brasileiros pobres, porque “entregues às forças mercantis eles jamais conseguiriam”.
    Já para o governador Jaques Wagner, candidato à reeleição, os petistas são aqueles que começaram “como loucos e, depois de 30 anos” ensinaram “que era o contrário do que eles falavam – que era preciso crescer para dividir o bolo. Nós crescemos dividindo o bolo. Enquanto eles idolatravam o mercado absoluto, o bezerro de ouro, nós resistimos e mantivemos a Petrobras, o Banco do Brasil, a Embasa. Quem sustentou esse país em 2009, durante a crise, foram os bancos públicos”, afirmou Wagner em alusão aos projetos privatizantes do Governo Fernando Henrique.
 SEGURANÇA  
     Em entrevista que concedeu após o ato de lançamento da pré-candidatura de Jaques Wagner à reeleição, Dilma defendeu o reforço da Força Nacional de Segurança Pública para combater o crime organizado. Na opinião da petista, os problemas só podem ser enfrentados com autoridade e com a execução de políticas sociais em regiões dominadas pelo crime organizado.
    “Nossa questão é derrotar o crime e aí precisa reforçar a Força Nacional de Segurança, que nós criamos”.
    Dilma destacou ainda a necessidade de ampliar as atividades de inteligência da Polícia Federal e os programas sociais nos territórios onde o Estado já tenha retomado o domínio antes exercido por criminosos. Ela citou como exemplo as ações desenvolvidas pelas Unidades de Polícias Pacificadoras (UPPs) no Rio de Janeiro.

Lula consegue convencer o Irã a assinar acordo nuclear, com apoio da Turquia


O mundo amanhece sob o impacto de uma notícia vinda de Teerã. Uma novidade que traz as digitais de Lula.

Os brasileiros ainda dormiam quando Lula foi ao café da manhã, nesta segunda (17).

Dividiu a mesa com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Depois de se alimentar, os três foram ao encontro dos jornalistas. Trouxeram à luz um acerto esboçado na véspera.

Sob a mediação do Brasil e com a participação da Turquia, o Irã concordou em assinar um acordo para a troca de urânio por combustível nuclear.

Ao lado dos chefes e sob olhares dos repórteres, os ministros das Relações Exteriores dos três países assinaram o acordo.

Coube ao porta-voz da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, esmiuçar os termos do entendimento.

Pretende-se que a coisa funcione assim: O Irã enviará à Turquia 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento (3,5%).

O urânio ficará guardado na Turquia, sob vigilância turca e iraniana, pelo período de um ano.

Decorridos os 12 meses, o Irã receberia em troca 120 quilos de urânio enriquecido a 20% da Rússia e da França. Material destinado a pesquisas médicas.

Trata-se de uma fórmula parecida com a que havia sido sugerida, no final do ano passado, pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica da ONU).

A diferença é a presença da Turquia como fiel depositária do urânio do Irã. O governo turco mantém boas relações com Teerã e também com o Ocidente.

Comprometeu-se a devolver o urânio a Teerã caso os russos e os franceses não cumpram com a sua parte no acordo.

O acerto será submetido agora à AIEA. Só vai ser implementado se obtiver o aval da agência da ONU.

Imagina-se que o novo cenário pode esvaziar o balão das retaliações ao Irã, soprado pelos EUA, com a ajuda da comunidade Européia.

Se tudo correr como planejado, Lula voltará para o Brasil como sempre. Vencendor.

Será difícil para a oposição aturá-lo. 

Muita gente no Brasil e no mundo já fala em articular a candidatura de Lula ao Nobel da Paz.