Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Piggo

O Piggo é uma plataforma de pagamento móvel que oferece uma alternativa eletrônica para a entrega de troco.

Com o Piggo o consumidor não precisa abrir mão de alguns centavos ou receber balinhas. As moedas barulhentas, difíceis de carregar e fáceis de perder, são substituídas por um crédito digital, seguro e prático. O comerciante tem um nova opção para entregar o troco, sem precisar arredondar seus preços para baixo nem descumprir as normas de defesa do consumidor.

Fernando Brito: Uma imprensa sem cérebro, um leitor que… nem tanto

A matéria mais acessada na página de economia do site da Folha, neste momento, é a que noticia que o Brasil bateu, pelo quarto mês consecutivo, o recorde de produção de petróleo e gás natural, extraindo  quase 3 milhões de barris entre petróleo e gás natural em cada dia de setembro deste ano, 12,6% a mais do que um ano antes.


Mídia no "fundo do poço"

Jornalista Ricardo Kotscho critica a postura dos “barões da imprensa” e sugere que a presidente Dilma Rousseff apresente a criação de um marco regulatório das comunicações diante da última tentativa de manipulação eleitoral da Veja. Leia:

Mídia vai ao fundo do poço e sofre a 4ª derrota
2002, 2006, 2010, 2014.
Nas últimas quatro eleições presidenciais, a velha mídia familiar brasileira fez o diabo, vendeu a alma e foi ao fundo do poço para derrotar o PT de Lula e Dilma.
Perdeu todas.
Desta vez, perdeu também a compostura, a vergonha na cara e até o senso do ridículo.
Teve até herdeiro de jornalão paulista que deu uma de black bloc e foi sem máscara à passeata pró-Aécio em São Paulo, chamada de
"Revolução da Cashmere" pela revista britânica "The Economist", carregando um cartaz com ofensas à Venezuela.
Antigamente, eles eram mais discretos, mas agora perderam a modéstia, assumiram o protagonismo.
Agora, não adianta rasgar as pregas das calças nem sapatear na avenida Faria Lima. "The game is over", como eles gostam de dizer em bom inglês.
Se bem que alguns já pregam o terceiro turno e pedem abertamente o impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff, que derrotou o candidato deles, o tucano Aécio Neves, por 51,6% a 48,4%. Endoidaram de vez. E não é para menos: ao final do segundo mandato de Dilma, o PT terá completado 16 anos no poder central, um recorde na nossa história republicana.
Só teremos nova eleição presidencial daqui a quatro anos. Até lá, terão que esperar no banco de reservas do poder os herdeiros dos barões de imprensa e seus sabujos amestrados, inconformados com o resultado das urnas, se é que vão sobreviver aos novos tempos da mídia democratizada. Cegados pela intolerância, ainda não se deram conta de que já nem elegem nem derrubam mais presidentes. Alguns ficaram parados em 1932 ou 1964, por aí. Vivem ainda em tempos passados, dos quais o Brasil contemporâneo não tem saudades. Devo-lhes informar que o país mudou, e não é mais o mesmo dos currais midiáticos de meia dúzia de famílias, hoje abrigadas no Instituto Millenium.
Diante da gravidade dos acontecimentos nas últimas 48 horas que antecederam a votação, a partir da publicação da capa-panfleto da revista "Veja", a última "bala de prata" do arsenal de infâmias midiáticas para mudar o rumo das eleições, não dá agora para simplesmente fingir que nada houve, virar a página e tocar a bola pra frente, como se isso fosse algo natural na disputa política. Não é.
Caso convoque uma rede nacional de rádio e televisão para anunciar os rumos, as mudanças e as primeiras medidas do seu novo governo _ o que se tornou um imperativo, e deve ocorrer o mais rápido possível, para restaurar a normalidade democrática no país ameaçada pelos pittbulls da imprensa _ a presidente Dilma terá que tocar neste assunto, que ficou de fora do seu pronunciamento após a vitória de domingo: a criação de um marco regulatório das comunicações.
No seu brilhante artigo "Dilma 7 X 1 Mentira", publicado pela Folha nesta segunda-feira, o xará Ricardo Melo foi ao ponto:
"Além do combate implacável à corrupção e de uma reforma política, a tarefa de democratizar os meios de informação, sem dúvida, está na ordem do dia. Sem intenção de censurar ou calar a liberdade de opinião de quem quer que seja. Mas para dar a todos oportunidades iguais de falar o que se pensa. Resta saber qual caminho Dilma Rousseff vai trilhar".
A presidente reeleita, com a força do voto, não precisa esperar a nova posse no dia 1º de janeiro de 2015. Pode, desde já, demitir e nomear quem ela quiser, propor as reformas que o país reclama, desarmando os profetas do caos e acabando com este clima pesado que se abateu sobre o país nas últimas semanas de campanha.
Pode também, por exemplo, anunciar logo quem será seu novo ministro da Fazenda e, imediatamente, reabrir o diálogo com os empresários e investidores nacionais e estrangeiros, que jogaram tudo na vitória do candidato de oposição, especulando na Bolsa e no dólar, e precisam agora voltar à vida real, já que eles não têm o hábito de rasgar dinheiro. Queiram ou não, o Brasil continua sendo um imenso mercado potencial para quem bota fé no seu taco e acredita na vitória do trabalho contra a usura.
O povo, mais uma vez, provou que não é bobo.
Valeu a luta, Dilma. Valeu a força, Lula.
Vida que segue.

Cid sugere a presidente Dilma "frente de esquerda ou novo partido" para garantir governabilidade

O governador do Ceará, Cid Gomes, apresentou hoje (4) à presidenta Dilma Rousseff a proposta de criação de uma frente de esquerda ou até um novo partido de apoio a seu governo para garantir a governabilidade no segundo mandato. O grupo, segundo Gomes, reunirá parlamentares de partidos de esquerda insatisfeitos com suas legendas e que desejam garantir apoio a Dilma.


Que belo adepto Bolívar conseguiu no STF

Simon Bolívar era da elite, na sua origem social
Era um liberal, em termos econômicos
Era um conservador, do ponto de vista político
Afeito a brados retumbantes e murros na mesa.
Muito parecido com seu crítico de plantão o imoral Gilmar 2hc Dantas 

Humor


Geraldo Alckmin abre licitação para contratar chuvas
Alckmin abre licitação para contratar chuvas
Pindamonhagaba - Após checar a previsão do tempo para a corrida presidencial de 2018, Geraldo Alckmin enfim anunciou um plano para lidar com a escassez de água em São Paulo. "O PSDB está fazendo o que pode, estamos nos mexendo. Já enviamos o José Serra para tomar banho em Brasília. E agora abri uma licitação para a contratação de chuvas", elucidou.

O governador também pretende implementar um sistema diferenciado na Cantareira. "Volume morto. Vivo. Morto. Morto. Vivo", disse, agachando-se e depois ficando de pé, sempre com seu jeitão didático.

Solidária, a presidente Dilma sugeriu que o governo federal poderá desaguar recursos em um projeto de transposição das águas do Tietê. "Desde que o Diogo Mainardi peça desculpas para o povo do Nordeste", condicionou. Em resposta, o apresentador ressaltou que, em Veneza, a água abunda.

No final da tarde, a revista Atitude Sustentável denunciou a formação de um cartel tucano para a compra de icebergs suecos.


  • no The i-piauí Herald

Aécio Neves, o Rei do pig

Ao derrotado, o trono da mídia

por Fernando Brito no Tijolaço

Hoje, você vai assistir uma espetáculo “surreal”, como diz a garotada.
É a reentrada do senador Aécio Neves no Senado.
Será tratada pela mídia como a chegada do vencedor ao qual faltou apenas um pequeno detalhe: a vitória.
Aliás, o que carrega, mesmo, é a marca da derrota, porque não apenas perdeu a eleição atirando fora o favoritismo que o clima imposto pela mídia construiu, ao leva-lo de forma arrebatadora ao segundo turno, mas porque perdeu no Estado em que suas qualidades e capacidades eram mais conhecidas: Minas Gerais.
Veremos o paroxismo: a casa onde o Governo tem mais ampla maioria, o Senado,a festejar o regresso de alguém que, em lugar da humildade diante da manifestação do povo brasileiro, retornará com um ar arrogante e poderoso, de quem se pretende líder de uma possível insurreição congressual contra a vontade das urnas.
Vai fazer um discurso de “reizinho”, dizendo o que compete à oposição e ao governo fazer.
Pretensão, porque, discretamente, Geraldo Alckmin começa a sinalizar que disputará a condução do PSDB para um caminho de maior moderação, não só porque a falta d´água já lhe atinge o pescoço, como porque sabe que este tipo de histeria, hipertrofiado pela eleição e pelo furor midiático, costuma reluir ao primeiro sinal de bonança na economia.
O que você verá hoje na mídia será o retrato cru de sua natureza: a festa para quem foi derrotado pelo voto do povo e a guerra, impiedosa, contra aquela que recebeu, por maioria (difícil entender isso, não é?), a sua confiança para governar.
É a nossa imprensa “livre” e “democrática”.
E nós, os “sujos” que não recebem dinheiro, os “autoritários” que arriscamos a juventude pela democracia, é que defendemos a “dominação” da mídia…
Não precisa, não é?
Como diz também a garotada, “tá dominado, tá tudo dominado”.

Do blog do Zé Dirceu


ptestrela Está à altura de um partido que governa o Brasil – e por decisão popular soberana, governará pela 4ª vez – a resolução política elaborada e divulgada agora pelo PT. É um documento que responde às razões pelas quais o povo, reelegendo a presidenta Dilma Rousseff, dá ao PT pela 4ª vez o mandato para aprofundar e fazer avançar as mudanças iniciadas pelo ex-presidente Lula na direção de um Brasil autônomo, independente, democrático e justo.

Em seu balanço sobre as eleições, a resolução aprovada neste início de semana (ontem) na reunião da Comissão Executiva Nacional, em Brasília, destaca que se tratou de uma “disputa duríssima, contra adversários apoiados pela direita, pelo oligopólio da mídia, pelo grande capital e seus aliados internacionais”.

“Vencemos graças à consciência política de importantes parcelas de nosso povo, da mobilização da antiga e da nova militância de esquerda, da participação de partidos de esquerda e da dedicação e liderança do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma”, reconhece o documento.

A resolução avalia, ainda, a polarização em nossa sociedade e critica o nefasto papel da oposição em seu questionamento do resultado eleitoral, “investindo contra a normalidade institucional”. A resolução também alerta para a urgência de se “construir hegemonia na sociedade, promover reformas estruturais, com destaque para a reforma política e a democratização da mídia”.




Diálogo

“Para tanto, antes de tudo é preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido de trabalhadores”, pondera. A Executiva do PT convoca a todos para, “em conjunto com partidos de esquerda”, desencadear “um amplo processo de mobilização e organização dos milhões de brasileiros e brasileiras que saíram às ruas para apoiar Dilma Rousseff, mas também para defender nossos direitos humanos, nossos direitos à democracia, ao bem estar social, ao desenvolvimento, à soberania nacional”.

“As eleições de 2014 reafirmaram a validade de uma ideia que vem desde os anos 1980: para transformar o Brasil, é preciso combinar ação institucional, mobilização social e revolução cultural. O Partido dos Trabalhadores, como principal partido da esquerda brasileira, está convocado a encabeçar este processo de mobilização cultural, social e política”.

Um processo de mobilização, afirma o documento, “que exigirá renovar nossa capacidade de compreender a sociedade brasileira, a natureza do seu desenvolvimento capitalista, a luta de classes que aqui se trava sob as mais variadas formas”. Para tal, o partido propõe um grande balanço, “consolidando dados mensuráveis, ouvindo distintas opiniões e produzindo uma reflexão à altura do processo extraordinariamente rico que vivemos, só comparável à campanha de 1989″.

Ações

O documento também sugere iniciativas de curto, médio e longo prazo para construir uma nova forma de atuação e de organização, abrangendo desafios importantes “como a movimentação do campo democrático-popular, a batalha da cultura, da atuação da mídia e das redes sociais”.

Diz o texto: “o PT pretende também apresentar propostas para ajudar a promover ações estruturais, com destaque para a reforma política e a regulação da mídia.” Segundo a resolução, antes de tudo será preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido de trabalhadores”. Aponta, ainda, o 5º Congresso do PT como um espaço de diálogo entre o Partido e os milhões de brasileiros que foram às ruas. “Um diálogo tanto com os petistas quanto com aqueles que não são do PT e que criticam, sob diferentes ângulos, nosso Partido”.

O PT também destaca entre vários pontos de sua plataforma de lutas a reforma política, “precedida de um plebiscito, através de uma Constituinte exclusiva” e a defesa da ” democracia representativa, democracia direta e democracia participativa, para que a mobilização e luta social influenciem a ação dos governos, das bancadas e dos partidos políticos”.

Retomar a capacidade de fazer política

Em outro trecho, a resolução aponta que diante desta eleição, “a mais difícil já disputada por nós, em que ganhamos enfrentando um vendaval de acusações não apenas sobre nossa política, mas sobre nosso partido”, é necessário ao PT “retomar sua capacidade de fazer política cotidiana, sua independência frente ao Estado, e ser muito mais proativo no enfrentamento das acusações de corrupção, em especial no ambiente dos próximos meses, em que setores da direita vão continuar premiando delatores.”

“O PT deve buscar participar ativamente das decisões acerca das primeiras medidas do segundo mandato – antecipa o documento – em particular sugerir medidas claras no debate sobre a política econômica, sobre a reforma política e em defesa da democracia nos meios de comunicação. É preciso incidir na disputa principal em curso neste início do segundo mandato: as definições sobre os rumos da política econômica”.

Cliquem aqui e confiram a íntegra da resolução política do PT. E não deixem de ler o artigo do jornalista Breno Altman ”Não está na hora do PT reagir?” publicado no Opera Mundi. Um importante alerta sobre a necessidade de reação do partido frente à ofensiva conservadora sobre o Estado e a sociedade.

Petrobras lucrou 38,5 bilhões 2º semestre desse ano

O lucro bruto da Petrobras no segundo trimestre de 2014 foi de R$ 38,5 bilhões. Segundo informou a empresa, na segunda-feira (11), o resultado é 2% superior ao do primeiro trimestre 2013, principalmente devido aos maiores preços de derivados.

Na comparação com o trimestre anterior, o lucro operacional da empresa teve aumento de 17%, passando de R$ 7,6 para R$ 8,8 bilhões. Ainda de acordo com os diretores Almir Barbassa (Financeiro e de Relações com Investidores), José Alcides Santoro (Gás e Energia), José Carlos Cosenza (Abastecimento) e José Formigli (Exploração e Produção), o lucro líquido foi de R$ 10,3 bilhões, 25% menor que o mesmo período do ano anterior.




A principal causa do recuo foi o provisionamento do Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), aos menores ganhos com venda de ativos e às maiores baixas de poços secos e subcomerciais, assim como baixas de ativos.
Já o avanço de 17% no lucro operacional reflete as menores despesas operacionais relativas ao provisionamento do PIDV, que caíram em relação ao primeiro trimestre. Porém, o lucro líquido no período (R$ 5 bilhões) foi 8% inferior, impactado pelo menor resultado financeiro e a maior alíquota efetiva de imposto de renda.

Farinha de berinjela: reduz o colesterol e traz saciedade

O alimento conserva as propriedades do vegetal e tem como bônus uma alta quantidade de fibras

A berinjela é um dos vegetais mais ligados ao emagrecimento. E além de ser usadoin natura em saladas ou inteiro em preparações, como camada de lasanhas, por exemplo, ele ainda pode ser apresentado no formato de suco, chá e farinha. Mas entre esses derivados, acredita-se que a farinha da berinjela seja a que mais mantenha suas propriedades originais. Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. 

Principais nutrientes da farinha de berinjela

Não existe uma tabela nutricional oficial da farinha de berinjela e sua composição pode variar muito de acordo com a marca ou a forma como ela é produzida. Um estudo brasileiro, porém, mapeou a quantidade alguns nutrientes, que listamos na tabela abaixo: 
Farinha de berinjela - Por 15 g (uma porção)
Carboidratos3,8 g
Proteínas1,2 g
Gorduras0,3 g
Fibras6,8 g
Fonte: Estudo Produção, composição centesimal e qualidade microbiológica de farinha de berinjela. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.13; 2011. ? Convertido para 15 g
Acredita-se que a farinha de berinjela contenha os nutrientes em que o vegetal é rico, como vitamina B3 (niacina) e vitamina C, por exemplo. Porém isso ainda não foi estudado e estabelecido. 
A maior vantagem da farinha de berinjela está na sua alta composição de fibras. Para se ter uma ideia, são indicadas 55 gramas de fibras ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias. A farinha de berinjela apresenta 6,8 gramas em uma porção de uma colher de sopa (15 g), ou seja, equivale a 27% desse valor.
Por outro lado ela é bem pobre em gorduras, contendo apenas 0,3 g a cada 15 g. Como precisamos consumir no máximo 55 gramas de gordura ao dia, uma porção supre apenas 0,5% da quantidade desse macronutriente que precisamos ao dia. Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que esse alimento carrega:
  • 27% de fibras
  • 2,4% de proteínas
  • 1,2% de carboidratos
  • 0,5% de gorduras.
* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Benefícios da farinha de berinjela

Ajuda a emagrecer Uma pesquisa feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) colocou um grupo de mulheres obesas em um programa de reeducação alimentar. Porém, enquanto metade consumia 14 gramas de farinha de berinjela por dia, a outra simplesmente não consumia o vegetal. Após 60 dias, o primeiro grupo perdeu em média 60 quilos, enquanto o segundo perdeu apenas 30 kg. Existem três propriedades da farinha de berinjela que explicam essa potencialização na perda de gordura e peso: 

1. Aumenta a saciedade: As fibras são velhas conhecidas de quem se interessa pela perda de peso, e estão em alta concentração na farinha de berinjela. A vantagem é que quando as consumimos com a quantidade adequada de água, elas se transformam em um gel em nosso estômago, tornando a digestão mais lenta e aumentando a distensão da parede do órgão, dois mecanismos que informam ao nosso corpo que estamos satisfeitos. Com isso, nos alimentamos menos e consequentemente ingerimos menos calorias do que antes, provocando o emagrecimento. 

2. Reduz a gordura corporal: Esse gel formado no bolo alimentar faz com que a glicose dos alimentos ingerido junto com a farinha seja liberada lentamente na corrente sanguínea. O hormônio responsável por colocar esse nutriente para dentro das células é a insulina, mas ele também é culpado pelo acúmulo de gordura no corpo quando circula em altas quantidades no nosso organismo. Se a insulina for liberada lentamente, acumulamos menos gordura no tecido adiposo, o que também resulta em menor ganho de peso.

3. Controla a compulsão por doces: Ao evitar o pico glicêmico, previne-se também a queda brusca de glicose no nosso sangue. O problema dessa baixa é que o corpo sente uma necessidade em repor esse nutriente rapidamente, e o melhor meio para isso é o consumo de carboidratos simples como o açúcar e o trigo. Além disso, a insulina em excesso torna o triptofano mais facilmente absorvido pelo cérebro, causando maior sensação de bem-estar por ser precursor da serotonina. Porém, quando a dose está muito alta, o corpo começa a "pedir" por mais fontes desse aminoácido, como o chocolate - que não é um vilão, desde que consumido na versão meio amarga e em baixas quantidades. De qualquer forma, o resultado é o mesmo: maior produção de insulina, aumento do acúmulo de gordura no tecido adiposo e, por consequência, quilos a mais. 

Ajuda os diabéticos Quanto mais produzimos insulina, mais resistentes alguns órgãos do nosso corpo ficam a sua ação, ou seja, é preciso cada vez maiores quantidades do hormônio para colocar para dentro das células a mesma quantidade de glicose. Isso gera um quadro chamado de resistência a insulina. Com o tempo, se nada for feito para corrigir isso, ou seja, se o individuo continuar tendo picos glicêmicos, o problema evoluirá para o diabetes tipo 2. Por isso que a inclusão de alimentos ricos em fibras, como a farinha de berinjela, é importante, já que elas aumentarão os intervalos de envio da glicose para o nosso sangue, como já explicado. 

Reduz as gorduras no sangue No estudo realizado pela UFRJ, além de maior emagrecimento nas mulheres que consumiam a farinha de berinjela, foi verificada uma redução da gordura no sangue, como o colesterol total, colesterol LDL e triglicérides. Isso pode ser explicado através de alguns mecanismos. O primeiro é que, assim como a absorção da glicose é retardada pelo gel formado pelas fibras, o colesterol também é enviado em quantidades menores para o nosso sangue, reduzindo as quantidades totais desse nutriente. Além disso, acredita-se que as fibras específicas da berinjela atuem nos sais biliares, essenciais para a absorção do colesterol. Por fim, a presença de vitamina B3 (niacina) aumenta o transporte reverso do colesterol, realizado pelo HDL (colesterol bom), ou seja, pode aumentar em até 30% esta taxa. 

Melhora o funcionamento do intestino O mesmo gel formado pelas fibras também ajuda o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o transito intestinal. Além disso, elas têm uma função prebiótica: as fibras sofrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, o que estimula o crescimento da microbiota (flora intestinal) e incentiva uma atividade intestinal saudável. 

Aumenta a imunidade Ao estimular as bactérias amigas do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60% das nossas imunoglobinas estão nele. Além disso os ácidos graxos de cadeia curta resultantes da digestão das fibras impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas infectem o corpo todo. 

Berinjelas - Foto: Getty Images
A berinjela é um alimento rico em antioxidantes e acredita-se que eles continuam na farinha
É rica em antioxidantes A casca da berinjela deve sua coloração arroxeada aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações. Ao que tudo indica e alguns estudos comprovam, quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma para a nossa saúde. 

Quantidade recomendada da farinha de berinjela

Alguns especialistas divergem nesse ponto, variando a quantidade recomendada entre uma a quatro colheres de sopa por dia. O ideal é conversar com seu nutricionista ou médico nutrólogo, que poderão adequar a quantidade desse alimento a sua ingestão de carboidratos e fibras diárias, computando os outros alimentos. 
O consumo de entre 1,5 e 2 litros de água por dia para quem ingere essa farinha é altamente recomendado, já que as fibras presentes em grande quantidade nesse alimento precisam do líquido para conseguirem cumprir suas funções de forma adequada, não causando constipações e retardo no trânsito intestinal. É importante também aliar a ingestão da farinha a algum alimento fonte de vitamina C, para evitar a formação de radicais livres. 
Ela pode ser consumida no dia a dia, misturada com iogurtes, salada de frutas, cuscuz, arroz, e outras preparações. A farinha de berinjela tem uma quantidade alta de fibras, portanto pode ser muito bem utilizada em pães, bolos, biscoitos e outras massas. Porém, justamente por esse motivo, ela não tem uma boa fermentação, e precisam ser unidas à farinha de trigo refinada nas receitas. 

Compare a farinha de berinjela com outros alimentos

  • Quando falamos em fibras, a farinha de berinjela é rica nelas, ultrapassando, por exemplo, a famosa farinha de banana verde, que contém cerca de 2,66 gramas de fibras em duas colheres de sopa (30 g), contra 6,8 gramas de fibras em uma colher de sopa da farinha de berinjela, ou seja, 2,5 vezes mais em metade da quantidade! Sem esquecer, porém, que o forte da farinha de banana verde está no seu amido resistente, portanto vale aliar os dois alimentos.

Combinando a farinha de berinjela

Farinha de berinjela + Frutas cítricas Um dos problemas do consumo constante da farinha de berinjela é a formação de radicais livres, que podem prejudicar nosso organismo de diversas formas. E apesar de ela ser rica em antioxidantes, vale a pena aliá-la a outros alimentos fontes de nutrientes com essas propriedades, como a vitamina C. Por isso, vale apostar no consumo da farinha com frutas cítricas.

Contraindicações

Não existem contraindicações específicas ao consumo da farinha de berinjela, a não ser o cuidado de consumi-la com alimentos antioxidantes, para evitar formação de radicais livres.

Riscos

As fibras em excesso podem causar constipação intestinal, perda de nutrientes por competição no local de absorção, entre outros problemas. O ideal é consultar o profissional nutricionista para adequar a ingestão ao seu estado clínico e estilo de vida. Além disso, a berinjela é rica em carboidratos, que quando consumidos em altas quantidades causam o aumento de peso.

Onde encontrar

A farinha de berinjela pode ser encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais ou mesmo comprada em lojas virtuais. Porém, sempre compre de marcas e locais de confiança.

Como fazer a farinha de berinjela

Em uma forma, coloque 1 quilo de berinjela com casca cortada em fatias. Leve ao forno a uma temperatura de 200 ºC por cerca de 2 horas, ou até ficar crocante. Em seguida, triture essa berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até obter um pó. Ele deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca e rende 100 gramas. Depois é preciso guarda-la em um pote bem vendado e em local arejado e fora da luz, como a geladeira.

Gênial

Não condeno as pessoas que tem inveja dos nordestinos, juro, até compreendo. Somos lindos, bronzeados, temos as melhores praias do mundo, temos grandes intelectuais, uma cultura genuína e riquíssima. Temos água (com todo respeito!) e ainda decidimos quem senta na cadeira da Presidência da República. Enfim, somos arretados!
Meu povo, não condenem esses pobres coitados, deve ser difícil ver tanto sucesso e não sentir inveja.

Cinismo Marinho

Para limpar a barra dos incompetentes governadores de São Paulo - responsáveis pelo racionamento dágua - um telejornal apresentou agora uma reportagem sobre o Rio São Francisco, a seca e a transposição do Rio. Depois veio uma leitoa e fez seu comen(o)tário, sobrou para quem?...

Como sempre, para o governo federal - leia-se PT -.

Essa máfia não tem limites, pudor?...Nem pensar!

Corja!!!

Briguilinks do dia passado a limpo

Luis Nassif : Chegou a hora de discutir a regularização da mídia

Na 5a feira da semana passada, a revista Veja divulgou sua reportagem de capa, com a afirmação de que o doleiro Alberto Yousseff acusara Dilma Rousseff e Lula de saberem do esquema Petrobras.

Até agora, todas as evidências são de (mais) uma armação jornalística da revista, em uma operação que se configura quase um golpe de Estado.

A armação da Veja faz parte de um longo roteiro de atuações criminosas, aprofundado quando a revista se associou ao bicheiro Carlinhos Cachoeira em uma série de matérias que beneficiava a ambos.

Trata-se de uma prática criminosa importada de outros países, praticada por outros grupos de mídia inspirados na ação deletéria de Rupert Murdock, o magnata australiano que adquiriu vários jornais nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Ao longo da última década proliferaram os abusos, o conceito de liberdade de imprensa passou a ser utilizado de forma inapropriada para negar direito de resposta aos atingidos, permitir o assassinato de reputações de forma indiscriminada, tolerar a disseminação do preconceito em todos os níveis.

Passadas as eleições, não haverá como não encarar o desafio da regulação da mídia.

Não se trata de medida bolivariana, mas de se espelhar no relatório do juiz Leveson - "Práticas e a Ética da Imprensa –Sumário Executivo e Recomendações" - preparado a pedido da Câmara dos Comuns, da Inglaterra e publicado em novembro de 2012.

No diagnóstico, o juiz Leveson constatou que os abusos tinham se tornado uma prática disseminada. "Aqui não se trata apenas de personagens famosos, mas também de pessoas comuns envolvidas em acontecimentos – alguns deles verdadeiramente trágicos – muito mais graves do que poderiam suportar, mas tornados muito, muito piores pelo comportamento da imprensa que, às vezes, só pode ser descrito como ultrajante."

Segundo Leveson, os abusos se dão em todos os níveis. "Em um setor que supostamente serve para informar, toda informação errônea e, particularmente, toda distorção, deveria ser motivo de preocupação. Porém, quando há constante representação deturpada de grupos sociais, conflitos de interesse ocultos e alarmismo irresponsável na área científica, o risco para o interesse público é evidente."

Todas as tentativas de auto-regulação resultaram inúteis. O juiz identificou um corporativismo que se manifestava em todos os níveis. The Guardian, o respeitado jornal britânico que pela primeira vez denunciou esses abusos, foi alvo de represália da associação dos jornais.

Além dos problemas de excesso de concentração de poder, o relatório Leveson sugere medidas imediatas para reduzir os abusos: a criação de um conselho não-estatal, formado por personalidades respeitadas, incluindo editores já aposentados, para opinar rapidamente sobre abusos da imprensa, assim que solicitados.

As publicações que aderissem a esse conselho se obrigariam a seguir padrões de conduta e receberiam o selo de qualidade. Quem não aderisse a esse conselho teria seus abusos julgados por tribunais e sujeitos a multas proporcionalmente muito mais elevadas.

É hora de permitir que os ventos da contemporaneidade varram de vez os detritos de um setor que se fossilizou no Brasil.

STF sob fogo amigo , por SergioMedeirosR

Um ataque a legitimidade da instituição Supremo Tribunal Federal

A divergência é aceitável, é salutar, é a essência do ato de julgar, e, é exatamente o contrário da suspeição, da intriga, da maledicência, uma vez que estas são a negação da virtude, do bem julgar, do livre decidir.

Não é a primeira vez que Gilmar Mendes atinge diretamente os Ministros Luis Roberto Barroso e Teori Zavascki, e coloca sob suspeita suas decisões e motivos de convencimento.

E mais, coloca sob suspeita também o futuro integrante a ser escolhido pela Presidenta Dilma, ou, ao menos, tenta, astuciosamente, direcionar a escolha, de modo a vetar eventuais candidatos que, a despeito de ilibada reputação e elevado conhecimento  jurídico tenham, em alguma oportunidade, defendido bandeiras oriundas dos movimentos sociais (bolivarianos???).

Comete, neste ponto, o vedado arbítrio a uma parte dos elegíveis, o que, em tese, revela uma atuação eivada de inconstitucionalidade.

E, não se avente a livre expressão, pois, trata-se de acusação/suspeição de futuros atos do mandatário maior da nação (bolivarianismo – em sua conotação de cerceamento de liberdade pública), vinda de um componente de um dos poderes da República.

Lembro de um episódio, no julgamento da AP470 em que o Ministro Joaquim Barbosa forçou de tal forma as estruturas da Corte Suprema que, por ocasião do prosseguimento da ação penal, em sede de embargos declaratórios,  a deixou de tal forma fragilizada,  que o que estava em julgamento não eram mais os réus, mas a instituição Supremo Tribunal Federal (http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/um-julgamento-fora-da-curva-ou-u...)

Neste momento, coube aos recém egressos, Luis Roberto Barroso e Teori Zavaszki, terem a fina percepção do impasse institucional, e, com extrema abnegação, por um breve lapso, relevaram suas convicções, e, em nome da defesa da instituição, acederam em descartar os embargos declaratórios como hábeis a alterar o julgado.

Pois bem.

Novamente é chegado o momento.

Sem sombra de dúvidas, a instituição Supremo Tribunal Federal, na figura de seus componentes, está novamente sob ameaça, e isto exige a atuação enérgica e firme de seus integrantes.

Não há mais espaço para "chicanas", como a produzida naquela oportunidade.

O Judiciário não pode se deixar encurralar ou ser amordaçado por situações limites, a Constituição Brasileira que, ao fim e ao cabo é quem lhes dá poder e lhes outorga a máxima honraria de defende-la e ao povo, não pode ser um joguete em palavras que acusam seus outros componentes de conspurca-la.

Devido às circunstâncias, ao atual Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, cabe atuar em defesa da instituição e de seus mais recentes membros.

Sua biografia não se conforma com retrocessos, nem a Constituição Brasileira permite.

 

Briguilinks do dia passado a sujo

Pretensão, por Millôr Fernandes

Google Inbox visa e-mail sem confusão por Felipe Marra Mendonça - Carta Capital Na quarta-feira 22, o Google anunciou o Inbox, um serviço que tem como principal ambição revolucionar o modo com que as pessoas utilizam o e-mail. Segundo Sundar Pichai, vice-presidente de Android, Chrome e aplicativos da empresa, o crescimento do uso do e-mail gerou um excesso de mensagens que pode criar

Aécio ficou em segundo lugar na preferência feminina na feijoada do Amaral

do The i-piauí Herald São João Del Rey - Inconsolável após a divulgação do resultado das eleições, o senador tucano Aécio Neves abraçou os amigos Ronaldo Fenômeno, Alexandre Accioly e Fred, e lamentou: "Me casei à toa. Me casei à toa", repetia. Com um sopro de alento, Aécio anunciou a contratação de 45 advogados do Fluminense. "Pretendo recorrer ao STJD. Parece que a Dilma escalou um

Pequenas piadas grandes risadas

Um português viajava pela estrada com sua família, numa Besta quando, por excesso de velocidade é parado pelo guarda: – Muito bem, espertinho, posso ver os documentos da Besta? – Estão aqui, seu guarda… responde, entregando os seus documentos pessoais. – Não, não! Eu quero ver os documentos da perua! – diz o guarda. Então, o português vira-se para sua mulher e diz: – Querida, então é

Hildegard Angel: É meu dever dizer aos jovens o que é um Golpe de Estado
- A ditadura é um Estado que quase todos temem - Dizer a vocês, jovens de 20, 30, 40 anos de meu Brasil, o que é de fato uma ditadura.Se a Ditadura Militar tivesse sido contada na escola, como são a Inconfidência Mineira e outros episódios pontuais de usurpação da liberdade em nosso país, eu não estaria me vendo hoje obrigada a passar sal em minhas tão raladas feridas, que jamais pararam de

Mensagem da tarde
Culpas, desculpas e culpados são pesos desnecessários que dificultam os passos, corroem os laços e atrapalham a caminhada.Assuma a responsabilidade que lhe cabe, repare o que for possível e avance.Se preciso, olhe para trás. Se não for preciso, não olhe. <!-- CBCRT --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Gilmar Dantas Mendes é o maior exemplo que o STF tem que mudar

- *O judiciário é o mais corrupto dos poderes - Sou obrigado a lembrar, aqui, de uma frase de Wellington. Quem acredita nos bons propósitos do ministro do STF Gilmar Mendes acredita em tudo. Wellington me ocorreu depois de ler a entrevista que Mendes concedeu à Folha. Nela, ele chama a atenção dos brasileiros para o risco de um STF "bolivariano", que faça o que o Executivo quer. Que é

Reeleição foi vitória da ascensão social

- o resto é manobra das elites conservadoras e choro de mau perdedor - O título acima, que damos a essa nota, é do primoroso artigo do arquiteto e urbanista Joaquim Cartaxo, secretario de formação política do PT do Ceará. O título inteiro do artigo do Cartaxo é "Ganhou na eleição a ascensão social de muitos. O resto é manobra das elites conservadoras". Como nós concordamos com as duas

Getúlio, Dilma, a Oposição e a história

por Cesar Maia - Ex-blog 1. Getúlio foi eleito em 03/10/1950, com praticamente 50% dos votos. Seus adversários da UDN e do PSD tiveram mais ou menos 30% e 20%. Após eleito o general Canrobert ministro da guerra do presidente Dutra, lhe deu 3 conselhos,(ver Getúlio 3 de Lira Neto): a) não nomear para ministro da guerra, (exército), o general Estillac Leal presidente do Clube Militar,

Portas abertas

Os socialistas insatisfeitos com os rumos e passos da cúpula do PSB - leia-se família Campos -, foram informados que as portas do PT estão abertas para a entrada e retorno - Luiza Erundina - ao partido.Tapete vermelho e espaços políticos seriam garantidos aos que se decidam por unir forças para ajudar o governo da presidente Dilma Roussef.Um dos interlocutores do PT definiu o espírito e

Pra desopilar
A esposa chega para o marido e diz: - Amor, temos que abrir os olhos do nosso filho, alertar, mostrar que ele não deve casar com aquela bruxa. - Eu não vou dizer nada. Quando foi para gente se casar, ninguém me alertou?... <!-- CBCRT --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Tucano togado enlameia STF
Gilmar Mendes -indicado ministro do STF por Fhc -, não cansa de fazer política no tribunal. Depois de garantir a roubalheira que o financiamento das campanhas eleitorais pela iniciativa privada - caixa 2, corrupção eleitoral -, o imoral quer impedir que a presidente Dilma Roussef exerça o seu direito constitucional de indicar os ministros do Supremo. Haja cara de pau! Abaixo a entrevista desse

Pense antes de publicar
Trisha Prabh (14 anos - EUA), bem sabe a dificuldade de ser adolescente, e nesses tempos de internet...Depois de descobrir que a área do cérebro responsável pela tomada de decisões só é completamente formada mais ou menos aos 25 anos, ela criou o software Rethink (Repense).O sistema é simples:Quando detecta uma mensagem suspeita, ele pergunta: "Você gostaria de revisa-la, repensa-la antes de

Frase da hora
Quando a rotina nos absorve por inteiro em nomes de metas, diminuímos a percepção de uma realidade maior. Eugenio Mussak

Fernando Henrique Cardoso disputou com Lobão o papel de figura mais ridícula deste último final de semana.

Na minha opinião...Ganhou! por Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo Num artigo, FHC recorreu a um lugar-comum que vem sendo utilizado pela oposição, incapaz de analisar os reais motivos que a levaram a mais uma derrota nas urnas. FHC falou nas "mentiras" da campanha petista. Na "descontrução" de Aécio. Quais serão as mentiras? Olhemos para trás. O aeroporto de Cláudio, por exemplo. É

Lições de sedução para eles e elas
de Raquel Paulino -especial para o IG Algumas pessoas são naturalmente sedutoras. Não apenas no que se refere às conquistas sentimentais e sexuais, mas na qualidade de serem envolventes, charmosas, carismáticas. "São mulheres e homens que nascem com um olhar, um sorriso e uma postura cheia de atitude que cativam todos à sua volta. É possível notar essas características já em bebês, e elas seguem

A executiva bem sucedida
Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal. Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas.Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos

A McDonald's tem piores vendas globais em uma  Maior rede de lanchonetes do mundo e uma das marcas mais famosas do planeta, enfrenta dificuldades. Em agosto, a Arcos Dourados, principal rede de franquias do McDonald's, sofreu sua maior queda em vendas mensais em mais de uma década. E neste mês, a empresa americana, que tem 34 mil restaurantes em 119 países, registrou no terceiro trimestre de 2014 uma queda de 3,3% nas vendas globais e em

A vida é cheia de curvas, altos e baixos
O que sou hoje é a soma da minha vida.Fui vários homens e, se encontrar-me com alguns deles que já fui, não sentirei vergonha deles. Foram fases do que sou.Tudo que sei - e o que não sei também - custou as dores da experiência.Recomendo que procurem, tateiem, errem.E, o mais importante, saiba que sua luz apagaria se você fosse o único a possui-la.

Esse Bessinha
Leia também: Aprendendo

Pretensão, por Millôr Fernandes

É normal uma pessoa se julgar melhor e mais inteligente que outras. Mas Fernando Henrique Cardoso é o único intelectual que se acha mais inteligente do que ele próprio. Leia também: Ler Deus Henrique Cardoso posando de vítima...não há dinheiro que pague!