Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Teleguiados pela "opinião pública" do PIG

Opinião do sociólogo e intelectual Francisco Oliveira em 30 de Agosto de 2005: Lula acabou e FHC é o grande vitorioso.

Opinião do internauta José de Almeida Bispo: [...] O problema do Chico e de cada dez entre dez intelectuais que deixaram o PT "pelos desvios éticos" é que eles foram petistas do mesmo modo que o Roberto Freire foi comunista: de vitrine. Era charmoso, agregava valor às suas famas de intelectuais, serem de um partido de esquerda; e de quebra ainda ganhava uma eleiçãozinha aqui, outra ali. Para boa parte da mídia era bom porque lhe dava ares de centrista e apartidária; e pra eles que se davam bem, no mínimo como colunáveis. Na hora do vamos ver, quando a política de fato ferveu, como ratos abandonaram o barco a que de fato nunca pertenceram. Por isso mesmo toleraram o Sassá Mutema(*)  até este virar um dos maiores presidentes que a República Federativa do Brasil já teve. Mas nunca suportaram de fato a liderança  do "analfabeto" e sem aquele monte de penduricalhos de diplomas de serventia apenas para a pavonice;  sequer o fato de ter chegado ao Congresso Constituinte. Engoliram em seco por anos o líder da turma do "macacão azul".
(* Lula, segundo biotipo da novela da Globo, O salvador da pátria, trama principal brilhantemente conduzida com o tucaníssimo grande Lima Duarte e contracenada principalmente com a tucaníssima "cansada" Maitê Proença).

Aliança PT-PSB é importante para o Brasil

A partir do episódio de BH -antecedido pelos de Fortaleza e do Recife - constato preocupado que muitos ainda não entenderam e dizem que aposto na ruptura da aliança PT-PSB. Não é nada disso. É o contrário: trabalho por sua manutenção, porque entendo que ela é fundamental e necessária para apoiar o governo Dilma Rousseff e continuar governando o Brasil. 

O que faço reiteradamente é advertir que o rompimento pelos dirigentes do PSB em Fortaleza, no Recife e em Belo Horizonte - nesta última, por pressão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) - põe em risco a aliança nacional. Vamos separar a questão municipal da nacional - de agora e de 2014. Como fazemos em São Paulo, onde PT-PSB se coligaram e vão unidos para a disputa. Do PT não deve e não pode partir nenhuma ação ou iniciativa em sentido contrário. Continua>>>

Vendedora de bijuterias

A mulher reclama com o marido:

- Estamos casados há mais de quinze anos e você nunca me comprou nem uma bijuteria!

- E eu lá sabia que você vendia essas merdas!

pinçado da Margô

Condomínio fechado


por Luis Fernando Veríssimo

O homem estava caminhando na praia e passou por um garoto que fazia uma construção de areia. Parou para olhar. Lembrou-se do seu tempo de garoto, quando também gostava de fazer aquilo.
— Bonito, o seu castelo de areia — disse o homem para o garoto.
O garoto olhou para o homem. Depois falou:
— Não é castelo.
— O que é então?
— Condomínio fechado.
Mais tarde, no grupo que se reunia para um papo à beira-mar, todos mais ou menos da mesma idade, o homem contou que o que lhe parecera serem as torres do muro do castelo na verdade eram guaritas para os guardas do condomínio, segundo o garoto.
— Vejam vocês. Que fim levaram os castelos de areia da nossa infância?
— A realidade do garoto é essa — disse alguém. — No outro dia minha neta quis saber por que a Cinderela não deu o número do celular dela pro príncipe.
— O curioso é o pulo, de castelo para condomínio fechado. Do feudalismo para a paranoia contemporânea, sem etapas intermediárias. Quinhentos anos de arquitetura ignorados.
— Mas os castelos feudais não deixavam de ser condomínios fechados. E os condomínios fechados não deixam de ser fortalezas medievais.
— Portanto o garoto, na verdade, é um gênio da síntese.
No dia seguinte o homem avistou o garoto no mesmo lugar da praia. Viu com satisfação que ele dava os retoques finais na sua obra, fazendo escorrer areia molhada da mão nos pontos mais altos da sua construção. Talvez ele tivesse decidido fazer um castelo, afinal. Castelos eram irresistíveis, seu fascínio atravessava o tempo e as gerações. O homem perguntou se o que o garoto estava fazendo eram ornamentos para os torreões do castelo.
— Não — disse o garoto.
— O que é então?
— Antenas parabólicas.
O homem seguiu seu caminho, suspirando.

Cidadania é dar sorriso ao banguela

por Paulo Henrique Amorim

Navalha

No importante ensaio "Brizolismo – estetização da política e carisma", de João Trajano Sento-Sé, da Editora FGV, 1999, há um capítulo de título "O sorriso do banguela".

Começa assim: "Em publicação de campanha solicitada à biografia de Brizola, José Arthur Poerner fez a seguinte observação: 'os comícios do Brizola são o lugar de maior concentração de desdentados por metro quadrado do Brasil' ".

Daí, Sento-Sé parte para analisar um componente central da "ideologia" brizolista: a opção pelo pobre tinha a sua estética – "a figura expressiva e perturbadora do riso ou grito sem dentes, a boca escancarada do banguela, que representa o homem destituido da … cidadania e dos bens em que ela implica."

"Tratar o brizolismo …  significa em grande parte … entender a metáfora do banguela, símbolo e síntese da massa de excluídos da sociedade brasileira e do próprio brizolismo."

"Dar dente ao banguela" talvez seja uma forma de entender a passagem do trabalhismo brizolista ao de Lula e Dilma.

Mas, aí já fica complicado demais.

Vamos esperar o sociólogo Fernando Henrique Cardoso e seus mervais discípulos explicar num daqueles notáveis ensaios no Estadão e no Globo.

Onde nunca faltaram dentes, especialmente os caninos.

 





Absolvição geral?

Advogados que defendem os 38 réus na Ação Penal nº 470 esperam dos 11 ministros da corte uma análise técnica do caso - e acreditam que, se ela ocorrer, praticamente não haverá condenações. 

Os argumentos que sustentam sua crença na absolvição vão desde a ausência de provas técnicas até a jurisprudência do Supremo, que, se seguida pelos ministros, favoreceria os réus. Ainda assim, o grupo - que inclui grande parte dos mais renomados criminalistas do país - não descarta um julgamento político e dá como perdidos os votos do relator Joaquim Barbosa e do presidente da corte, Carlos Ayres Britto. Continua>>>

Internet: Marco Civil

Lei definirá os princípios para  julgamento de processos ligados à internet no Brasil

O relatório final do Marco Civil da Internet - lei que definirá os direitos e deveres do internauta brasileiro - foi disponibilizado nesta quarta-feira no portal e-Democracia, ligado à Câmara federal. Até sexta-feira (6) ainda será possível comentar e pedir alterações no texto. Criado ainda em 2011 por meio de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, o Marco Civil teve seu texto definido colaborativamente, em uma plataforma aberta, colhendo opiniões de juristas, entidades ligadas à rede, empresas e governo. Os pontos ali representados serão um norte para o julgamento de processos jurídicos ligados à rede. A maioria dos seus artigos vai no sentido de proteger o usuário e limitar ações abusivas de empresas de tecnologia e provedores.


Em entrevista ao Olhar Digital publicada na última segunda-feira, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) afirmou que a aprovação da lei é uma das prioridades da base governista e que oMarco Civil "é um dos mais importantes projetos do mundo para a proteção e o futuro da internet".


O projeto não cobre aspectos criminais da rede, que já estão sendo abordados em outros dois textos em discussão em Brasília e que possivelmente serão votados ainda neste ano.


"O Marco Civil  garante três pontos importantíssimos para o internauta: primeiro, a privacidade, pois o texto estipula que os dados privados não podem ser tratados como mercadoria sem a permissão do usuário ou que sua imagem e intimidade sejam exploradas por empresas; segundo, o texto garante a liberdade de expressão na internet; e terceiro, também assegura a neutralidade da rede, o que significa que nenhuma empresa será beneficiada e que todas as informações que trafegam na rede devem ser tratadas da mesma forma, navegando com a mesma velocidade", explica Molon.

do Olhar Digital
E você, o que acha do Marco Civil? Leia o relatório final do texto e dê sua opinião.

Risoto de rúcula com tomate fresco

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 30 ml de vinho branco
  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes quente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 100 gramas de tomate picados
  • 2 xícaras (chá) de rúcula picada
  • 100 gramas de mussarela de búfala picada


Como fazer
Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada, o tomate, a rúcula e a mussarela de búfala. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.