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Antiguidade

Vou começar com um pequeno introito - sobre propaganda e que vale pena mas depois quero ver se você vai encarar umas coisinhas do tempo do onça!
Eu já encarei algumas; e vi como o tempo passou...
Bem, o termo Propaganda parece ter sido empregado pela primeira vez em 1633, quando o Papa Urbano VIII designou um grupo de trabalho constituído por cardeais e encarregados das missões: Congregação 
de 
Propaganda da Fé – que depois ficaria conhecida apenas como PropagandaEssa palavra possuía o sentido específico de propaganda de idéias ou doutrinas. A atividade de informar e persuadir, com o específico fim de vender tinha - na Inglaterra - um termo apropriado advertising, o que significaria na língua portuguesa o sentido de divulgação comercial.

Os mercados da Antiguidade reuniam produtores e consumidores envolvidos diretamente em barganhas pessoais. Mas com a divisão do trabalho e da produção – que resultava em ofertas diversificadas de bens e serviços –,  o produtor foi obrigado a procurar um intermediário: o comerciante! Tal processo emprestou o anonimato às relações produtor, intermediárioconsumidor

A paternidade da propaganda norte-americana, por exemplo, é atribuída a Benjamim Franklin, que em 1929 começou a publicar em sua Gazette, na 1ª edição, a propagando de um sabonete. Um século mais tarde surgiram nos jornais europeus a nova atividade profissional que vinha se formando: a publicidade comercial.


Com o aparecimento de outros meios de comunicação – rádio, cinema, televisão, etc. - a publicidade ganhou novas dimensões. E o desenvolvimento das ciências sociais – sobretudo da economia política e da psicologia aplicada – permitiu que as técnicas e artes publicitárias passassem a apoiar-se em bases racionais e até mesmo científicas. Com o tempo os escritórios de corretagem de anúncios passaram a oferecer serviços suplementares, a título de promoção, decido à crescente concorrência no ramo. A redação de anúncios que era feita pelos próprios anunciantes, passou a ser preparada por pessoal contratado pelos escritórios. Posteriormente quando se percebeu a importância dos elementos visuais na propaganda, os corretores passaram a contar com ilustradores entre seus funcionários.
Uma grande distância separa os primeiros Corretores de Espaço das modernas Agências de Publicidade. Formou-se um mundo completamente diferente e que muitos de nós ainda vivenciamos. Então vamos refrescar nossa memória com algumas lembranças aí embaixo: 
Lembram de terem escrito alguma vez com caneta Parker 51? Ou mesmo a  caneta Sheafers? Hum... E lembram da famosa Glostora que se passava no  cabelo para dar brilho? E aquele medonho óleo de Mocotó?
Lembram, vocês, da Lambreta, Romiseta? 
Do Cadilac, Pontiac, Wemaguete, Doufini, Gordini, e aquela enorme banheira de quatro rodas Hudson? Fora o Fusquinha, é óbvio... E o Oldsmobile!! Hum, to lembrando demais... 
Vocês lembram das propagandas dos discos da RCA Vitor, Philips, Continental, Odeon, Copacabana ou Poligran de 78 e 33 rotações? Os discos  de vinil são de 1948  até hoje tem gente louca por eles! As capas  eram sensacionais. No meu blog Das Artes, falo sobre elas.
Vocês lembram que os primeiros aparelhos de televisão eram  SempAdmiral,ColoradoWindsor...Tudo em preto e branco, maravilha...E você lembra se sua mãe costurava numa modernosa Singer
Vigorelli 
ou Elgin? Minha mãe tinha uma ELNA portátil, verde. Era meio diferente, ela andava com o movimento do joelho: no joelhaço!! Muito esquisito aquilo...Dizem que era da Suíça.
Lembram daquelas enceradeiras barulhentas que nossas mães usavam?  E da cera Parquetina que deixava um brilhaço na casa? Por acaso alguém chegou a usar um sapato chamado CLARK? E o sapatão VULCABRÁS? Hum... Também existiam as camisas Volta-ao-mundo, as blusas deBan-lon, as calças de Brim-curinga que não encolhiam, e as de LycraE não esquecendo a tal saia plissada... Que coisinha bem feia, parecia um abajur! Lembra se viajou pela Varig, toda emperiquitada e pagou uma nota? Mas valeu, hein... Não tinham descoberto, ainda, as barrinhas de cereais...
Você, amiga... Alguma vez foi chamada de brotinho – e fazia aquele sorriso meio forçado?  Chegaram a tomar suco de Groselha - com água - ou viram o nascimento do Q-Suco?  E tomaram Grapette e Crush
Alguém de vocês conheceu os brinquedos Bambolê e Prato-chinês que surgiram lá por 1958 nos Estados Unidos? Jogaram Cinco-Marias ou brincaram com Bonecas de Papel que vinham em revistas para serem recortadas? Vocês lembram da propaganda  da pomada para acne Minancora? Putz, que coisa... 
Aprenderam a bater à máquina numa Remington? Era um dureiromas era legal...E tinha de se bater com os dez dedos.
Lembram destes radinhos? 
Nunca tiveram uma maquininha KodakPolaroid...Seu pai não tinha uma Rolleiflex, heim? Lembro que o meu tinha... Dava um trabalhão!!! Alguém lembra da Rhodia? Usaram meias de nailon Lotus, cobertor Parahyba, tomaram Biotônico Fontoura? Chegaram a ver uma propaganda do Sonrisal?  E deu ainda pra ler as histórias do Jeca Tatu?  
Vocês são do tempo que os padres rezavam missa no altar-mor, de costas para os fiéis, falavam em latim e as mulheres comungavam de véu branco ou preto? E que faziam o sermão no púlpito? Hum... Hoje se pega a hóstia na mão, se entra na igreja de bermudão e havaiana. Tempos modernos, né, gente?! Vocês ainda lembram do sabão em pó Rinso? Pois é...Sumiu?
Bem, então tá tudo bom, esse papinho - meio pirado - foi apenas pra mostrar algumas propagandas antigas... Mas se vocês conhecem muitas destas fotos, acredito também que - quando crianças – choraram no filme Marcelino Pão e Vinho(1955) e assistiram Lá Violetera (1958) com Sarita Montiel... Vai dizer que não?! Bem, vou parar por aqui, com tantas coisas pra mostrar sou capaz de ir indo, ir me entusiasmando e acabar me encontrando com Michelangelolá no Renascimento...    

  
 Até a próxima...
 Saúde pra todos!



Garbozo a fuga das preguiças e Gentili na Justiça

Cardozo com Z (os pais eram adivinhos ou escrevente?), Gentili não é nome de mafioso?..pode não ser. Mas que parece É!

leia com atenção o texto abaixo:

Cardozo e a fuga das tartarugas ou Danilo Gentili na Justiça….

turtle
O Ministro José Eduardo Cardozo, que surge hoje nos jornais às voltas com a violação de seu próprio computador no Ministério da Justiça – pausa para os risos… – certamente não é um homem distraído como o  primo Rosamundo, criação do genial Stanislaw Ponte Preta que, posto a tomar conta de duas tartarugas, deixou uma fugir.
Mas é, certamente, candidato a ser inscrito no Guiness como o Ministro mais lento da República.
Estes dias, depois de duas semanas em que sua única manifestação sobre a bomba no Instituto Lula foi a de dizer que “não está descartada a possibilidade de motivação política”, mandou a Polícia Federal investigar o ato terrorista.
Imaginem o ânimo das equipes que a nossa garbosa  corporação federal, ocupada em vazar ilegalmente os dados bancários do Instituto para a Veja, atacando, 15 dias depois, as “provas” do episódio.
Agora, The Flash resolveu mandar que os guapos policiais federais investiguem esta violação da lei, praticada a partir de solicitação dos procuradores do Paraná, que aliás, não tinham nenhum indício concreto para pedir informações sobre as atividades privadas do ex-presidente.
A revista foi às bancas no sábado mas, sabe como é, não devia haver ninguém de plantão no final de semana na PF, o pessoal deve ter sido liberado para se juntar às manifestações de protesto, postar no facebook ou, quem sabe, commemorar a decisão dos amigos do Ministério Público de denunciar o delegado e o agente federal que disseram ter sido mandados plantar escutas clandestinas na cela de Alberto Yousseff.
Fica, então, a sugestão para o Ministro Rosamundo, digo, Cardozo, para resolver o problema.


Coloque o Danilo Gentili à frente das investigações.
Afinal, ele já sabia, desde o primeiro dia, que foi Lula quem colocou a bomba em seu escritório e quem, certamente, vazou dados bancários falsos para a Veja, porque ficou de olho numa indenização tão gorda quanto a que Romário está cobrando da Veja pela patranha dos extratos falsos.
Já que o Ministério da Justiça é uma piada de mau-gosto, Gentili caberia como uma luva!

A piada do dia

José Eduardo Cardozo manda PF - Polícia Federal investigar quebra e vazamentos de sigilos de Lula!




Esse bunda mole não manda nem no cu dele.
É um babaca e puxa saia (hoje) ontem e amanhã puxará sacos e o que mais lhe servir.

Leonardo Boff e a simplificação da realidade através de mitos e lendas

Reza um mito antigo da cultura mediterrânea que, de tempos em tempos, a águia, observando em seu corpo sinais de envelhecimento, fraqueza dos olhos penetrantes, e flacidez das garras se propunha renovar-se totalmente. Assim fazia também a fênix egípcia que aceitava morrer para voltar rejuvenescida para nova vida. Qual era a estratégia da águia? Punha-se a voar cada vez mais alto até chegar perto do sol. Então as penas se incendiavam e ela toda começava a arder. Quando chegava a este ponto extremo, ela se precipitava do céu e se lançava qual flecha nas águas frias do lago. O fogo nela se apagava.
E então ocorria a grande transformação. Através desta experiência de fogo e de água, a velha águia voltava a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e o vigor da juventude.
Queremos aplicar este mito ao PT metido numa crise crucial que o obriga a renovar-se como a águia ou aceitar o lento envelhecimento até perder todo o vigor vital e a capacidade de renovação da sociedade, como era seu sonho primordial.
Para entender melhor esse relato e aplicá-lo ao PT precisamos revisitar o filósofo Gaston Bachelard e o psicanalista C. G. Jung que entendiam muito de mitos e de seu sentido profundo. Segundo eles, fogo e água são opostos. Mas quando unidos, se fazem poderosos símbolos de transformação.
fogo simboliza a consciência, o vigor e a determinação de abrir caminhos novos. A água, ao contrário, representa as forças do inconsciente, as dimensões do cuidado e a capacidade de entender o sentido secreto das crises.
Passar pelo fogo e pela água significa, portanto, integrar em si os opostos: a determinação com a descoberta do sentido real das crises. Elas acontecem para purificar, limpar de todo tipo de agregado e deixar aparecer o essencial. Ninguém ao passar pelo fogo ou pela água permanece intocado. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava e o fogo purifica.
A água nos faz pensar também nas grandes enchentes como conhecemos em 2011 nas cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro. Com sua força tudo carregaram, especialmente o que não tinha consistência e solidez. Numa única noite morreram 903 pessoas e 32 mil ficaram desabrigadas. Foi um cataclismo de ressonância mundial. É o poder invencível da água.
O fogo nos faz imaginar o cadinho ou as fornalhas que queimam e acrisolam tudo o que é ganga e que não é essencial. O ouro e a prata passam por esse processo purificador do fogo.
São notórias as crises existenciais. Ao fazermos esta travessia pela “noite escura e medonha”, como dizem os mestres espirituais, deixamos aflorar nosso eu profundo sem as ilusões do ego superficial. Então amadurecemos para aquilo que é em nós autenticamente humano e verdadeiro. Quem recebe o batismo de fogo e de água rejuvenesce como a águia do mito antigo.
Mas existem também as crises maiores, de todo um projeto e mesmo de todo um partido como o PT. Ele tem que assumir a verdade: teve muitos acertos que beneficiaram milhões que viviam na pobreza e na marginalidade. Mas também cometeu erros evitáveis: deixou-se tomar pelo “demônio” do poder como fim em si mesmo quando deve ser sempre meio. Houve vergonhosa corrupção de pessoas importantes que destruíram o sonho de toda uma multidão que acreditava e se esforçava para viver o novo factível.
Mas abstraindo das metáforas e indo diretamente ao conteúdo real: que significa concretamente para o PT rejuvenescer-se como a águia? Significa entregar à morte tudo o que de errado praticou e que impede o sonho de despertar.
O velho no PT são os hábitos e as atitudes da velha política que servia de instrumento para crescer e perpetuar-se no poder. Com isso perdeu o sentido originário do poder como meio de transformação em benefício das grandes maiorias e jamais como fim em si mesmo. Tudo isso deve ser entregue à morte para o PT poder inaugurar uma forma de relação com os verdadeiros portadores do poder que é o povo e os movimentos sociais.
Rejuvenescer-se como águia significa também desprender-se de convicções enrijecidas, de certa arrogância de representar o melhor caminho e de alimentar a pretensão de estar sempre certo. Muitos dirigentes continuam manejando conceitos ultrapassados, incapazes de oferecer respostas novas à crise que devasta os países centrais e agora nos atinge poderosamente. Rejunecer-se como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender e a revisar.
Mas não é isso que está ocrrendo. Até hoje esperamos uma revisão sincera e o reconhecimento público de seus erros. Seus líderes imaginam que assim fazendo, dão armas aos adversários, quando mostrariam ser mais fiéis mais à verdade do que à própria imagem.
O PT que se apresentava como uma águia de alto voo, corre o risco de se transformar em galinha comum que apenas cisca o chão e faz voos rasteiros. Não é esse o destino que a história lhe quer reservar.



Por último, se o PT quiser se renovar como uma águia deve regressar ao seio do povo. Este lhe dará belos exemplos de luta, de trabalho, de inteireza ética e também duras lições. Essa imersão é salvadora e renovadora como foi para a águia o arder em fogo e o mergulhar nas águas frias. Só assim pôde se rejuvenescer. Para o PT isso não é uma metáfora mas um desafio.
Leonardo Boff é colunista do JB on line e escritor

Propaganda, publicidade e marketing

Vou começar com um pequeno introito - sobre propaganda e que vale pena mas depois quero ver se você vai encarar umas coisinhas do tempo do onça!
Eu já encarei algumas; e vi como o tempo passou...
Bem, o termo Propaganda parece ter sido empregado pela primeira vez em 1633, quando o Papa Urbano VIII designou um grupo de trabalho constituído por cardeais e encarregados das missões: Congregação de Propaganda da Fé – que depois ficaria conhecida apenas como PropagandaEssa palavra possuía o sentido específico de propaganda de idéias ou doutrinas. A atividade de informar e persuadir, com o específico fim de vender tinha - na Inglaterra - um termo apropriado advertising, o que significaria na língua portuguesa o sentido de divulgação comercial.

Os mercados da Antiguidade reuniam produtores e consumidores envolvidos diretamente em barganhas pessoais. Mas com a divisão do trabalho e da produção – que resultava em ofertas diversificadas de bens e serviços –,  o produtor foi obrigado a procurar um intermediário: o comerciante! Tal processo emprestou o anonimato às relações produtor, intermediárioconsumidor

A paternidade da propaganda norte-americana, por exemplo, é atribuída a Benjamim Franklin, que em 1929 começou a publicar em sua Gazette, na 1ª edição, a propagando de um sabonete. Um século mais tarde surgiram nos jornais europeus a nova atividade profissional que vinha se formando: a publicidade comercial.


Com o aparecimento de outros meios de comunicação – rádio, cinema, televisão, etc. - a publicidade ganhou novas dimensões. E o desenvolvimento das ciências sociais – sobretudo da economia política e da psicologia aplicada – permitiu que as técnicas e artes publicitárias passassem a apoiar-se em bases racionais e até mesmo científicas. Com o tempo os escritórios de corretagem de anúncios passaram a oferecer serviços suplementares, a título de promoção, decido à crescente concorrência no ramo. A redação de anúncios que era feita pelos próprios anunciantes, passou a ser preparada por pessoal contratado pelos escritórios. Posteriormente quando se percebeu a importância dos elementos visuais na propaganda, os corretores passaram a contar com ilustradores entre seus funcionários.
Uma grande distância separa os primeiros Corretores de Espaço das modernas Agências de Publicidade. Formou-se um mundo completamente diferente e que muitos de nós ainda vivenciamos. Então vamos refrescar nossa memória com algumas lembranças aí embaixo: 

A mulher que vai marcar sua vida é

(...) a "chata". Ou também chamada de louca, ciumenta, bipolar, estranha e confusa. 
  • chata que te liga te cobrando algo que você fez na semana passada. 
  • A ciumenta que briga sem você saber o motivo. 
  • bipolar que olha feio para a mulherada que está em volta de você. 
  • A estranha que faz cara feia.
  • A confusa que bate boca contigo sem pensar nas consequências. 

A mulher que não te procura, não está nem aí pra você, não tem medo de perder, prefere fingir que não viu ou ouviu nada, não tem identidade. 

A chata pode incomodar, mas está ali, do seu lado, em qualquer situação. Não liga pra sua conta bancária ou qual carro você tem na garagem. Ela te cerca tanto que não deixa nada de ruim se aproximar de você. Ela pode ter seus defeitos, mas faz tudo para ser perfeita. Você sabe que ela não é, mas mesmo assim não a troca. Ela não pede desculpas e chega até a ser marrenta, porém, se tratada bem é a pessoa mais doce que você vai conhecer. 

Porque essa mulher sim, está se esforçando para ser a melhor e está dando valor para o que você é.

Alemão Ferraz

Receita do Dia: Fondue de sorvete




Ingredientes
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 400g de chocolate ao leite para cobertura picado
  • 200g de chocolate meio amargo para cobertura picado
  • 1 pote de sorvete napolitano
Como fazer
  • Em uma panela, coloque o creme de leite.
  • Leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre.
  • Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo.
  • Coloque em uma panela para fondue.
  • Utilize um boleador pequeno usado para fazer bolas de melão para bolear o sorvete.
  • Coloque as bolas de sorvete em uma travessa e sirva com o fondue.
  • Se quiser, sirva com farofa de amendoim.
  • Rendimento: 6 porções.

  • Tucanos querem tirar dinheiro da Educação e da Saúde

    Você concorda?



    A Grande Dama de Vermelho

    de Luciano Marra 
    -


    "Putinha do Lula, putinha do Lula". 
    - Mais respeito, minha filha, mais respeito. 
    - "Vagabunda, vagabunda!!!"
    - Não, minha filha, você não me conhece... 
    - "Velha doida, velha doida!". 
    - Não, vocês são irracionais, precisam conhecer nossa história. 
    - "Deve ser filha de ladrão!!" 
    - Não, rapaz, vivi a época da ditadura, vou morrer lutando contra ela. Você não sabe o que está dizendo... vocês são formados pela televisão. Sem encostar, não tenho medo de nada, já enfrentei coisa pior, você não sabe de nada, é preguiçoso!! Encosta que eu devolvo!!! 
    - "Filha da puta!!" 
    - Me respeite, eu vivi a história, você é um desinformado. 
    E foi assim que conheci uma heroína a ponto de entender com quantos filamentos se faz a fibra de uma grande mulher. Por falta de melhor nome, anotei na caderneta de fotos: agosto de 2015, Avenida Paulista, A GRANDE DAMA VERMELHA, a quem devo uma lição de extrema coragem, paciência e lucidez.