Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

" Conselho " do Ibope para oposição

Uma análise bem feita - na minha opinião - pelo jornalista Josias de Sousa, sobre o que a última pesquisa do Ibope diz a tucademopiganalhada. Confiram abaixo: 
"...Um pedaço da sociedade (28%) nem se lembra do noticiário sobre corrupção que eletrificaram a Esplanada.

A roubalheira só interessa a jornalistas e à oposição, eis a evidência que salta da pesquisa. A imprensa, por dever de ofício, continuará imprensando.

E quanto à oposição? Bem, a sondagem informa os antagonistas de Dilma desperdiçam seu tempo. Adicionar raiva à receita nunca foi tão fácil. E nunca tão inútil.

O discurso entra por um ouvido e sai pelo outro. O pedaço das galerias que se interessa ouve um tucano criticando Dilma pela aliança com ladravazes.

Depois, olha para o retrovisor e enxerga os operadores da Era FHC em conciliábulos com a mesma turma de salteadores.

Na sequência, o sujeito repara ao redor. A maioria vê o crediário em dia, o Bolsa Família entrando na conta e a geladeira abastecida. A moralidade vira resto.
Suponha que a crise mastigue parte da sensação de prosperidade nos três anos que restam a Dilma.

Nessa hipótese, na hora em que faltar dinheiro e a conta de luz começar a atrasar, o brasileiro buscará alguém que lhe ofereça esperança, não raiva.

Quer dizer: se tudo der mais ou menos certo para Dilma, a reeleição está no embornal. Se tudo der errado, o eleitorado talvez enxergue em Lula uma re-opção.

À oposição já não basta se opor. Se quiser virar alternativa, terá de reler a história com alguma dose de inteligência.

No Brasil, dois políticos chegaram à Presidência cavalgando a raiva: Janio Quadros e Fernando Collor. Ambos resultaram em desastres.

Lula só triunfou depois de se livrar do discurso envenenado que lhe rendera três derrotas.

Antes, o país encantara-se, em 19884, com Tancredo Neves. Embora eleito por via indireta, o velho lobo foi chorado nas ruas porque via-se nele a esperança...  "

Pig não extingui ministérios

Depois de várias semanas estampando em manchetes garrafais que o governo federal diminuiria o número de ministérios na esplanada o Pig tem a resposta que merece. Hoje no café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto a presidente Dilma Rousseff foi categórica:  

""Não me venham com essa conversa. Não terá redução de ministérios, não é isso que faz a diferença no governo…" 

O problema de alguns é que não aprenderam ainda, que petista governa. Mas tudo bem, eles terão muito tempo para aprender. Pois pelo andar da carruagem e oposição que temos vai demorar muito o PT deixar o Planalto.


Artigo semanal de Delúbio Soares

UM GRANDE GOVERNO PETISTA

Há uma pequena grande cidade no interior de Goiás, governada faz oito anos pelo PT, onde um prefeito austero e trabalhador transformou o "não" em símbolo de um tempo de progresso e desenvolvimento. Em Buriti Alegre, onde tive a graça divina de nascer, João Alfredo de Mello Neto, fazendeiro de tradição, petista de coração, homem de índole generosa, mas avarento com os recursos públicos, extraiu o melhor de cada centavo dos recursos públicos e realiza uma administração exemplar sem dizer "sim" aos gastos desnecessários.

 João Alfredo, administrador público duro e exemplar, paradigma do estilo petista de governar em Goiás (ao lado de outros dois grandes prefeitos, Paulo Garcia, de Goiânia, e Antônio Gomide, de Anápolis), é o detentor de alguns feitos que o tornaram credor da admiração e do respeito até de seus adversários políticos.

 Buriti Alegre teve o impressionante crescimento de 20% ao ano em seu ICMS, apresentando uma economia efervescente e que avança de forma impressionante tanto na agricultura quanto no comércio e na indústria.

 Ao assumir a prefeitura, o governo petista de João Alfredo deparou-se com uma escassez imensa de recursos e uma arrecadação pífia de apenas R$ 4,5 milhões. Hoje a arrecadação chega aos R$ 18 milhões, com uma dívida absolutamente zerada, total capacidade de investimento e contas em dia, sem cobradores na porta e com crédito na praça!

 A educação em Buriti Alegre acumula indicadores de fazer inveja a qualquer outra cidade, pequena, média ou grande de qualquer região do país. Do orçamento municipal, impressionantes 44% são gastos com educação! Em oito anos, os alunos da rede pública passaram de 40 para mais de 800 e chegarão a mais de 1000 em 2012. A razão? É que o ensino público em Buriti Alegre é considerado bem melhor que o particular e, por isso, houve uma migração para a rede pública de ensino a cada ano. Além de não mais existirem estudantes que deixem a cidade para cursarem escolas primárias e secundárias em outros centros urbanos, demonstrando a satisfação da sociedade com o nível do ensino público que o governo petista conseguiu oferecer ao aplicar, com sabida austeridade, cada centavo dos recursos municipais.

 No biliardário Estado de São Paulo, governado faz duas décadas pelo PSDB, a carência assalta as escolas da rede pública, mas em Buriti Alegre, lá no interior de Goiás, o prefeito petista João Alfredo informatizou TODAS as escolas da zona rural do Município. Há distritos distantes dezenas de quilômetros da sede, mas seus professores e alunos estão navegando em modernos laptops (que levam para casa depois das aulas!), ampliando horizontes de conhecimento e preparando-se para o mundo globalizado e competitivo.

 Todos os dias, mal o sol nasceu, uma frota de mais de vinte peruas e vans, novas e confortáveis, transportam os alunos da zona rural para as escolas onde estão matriculados. E, também, junto deles, vão seus professores. Nem o sol, nem a chuva, nem a lama, nem a poeira, são mais obstáculos para que o Poder Público cumpra sua missão de levar a educação aos filhos do povo e de dar aos seus mestres as condições necessárias para ensinar-lhes. E os mais de 250 estudantes que já freqüentam as universidades, dispõem de vários ônibus, diariamente e sem qualquer ônus, que os levam para as cidades-pólo da região, centros urbanos maiores, onde se localizam os cursos superiores. O governo do PT quer que os filhos do povo sejam Doutores, sim, senhor!

 As creches cresceram 33% e as crianças atendidas por elas em mais de 300%. A merenda escolar, definida por nutricionistas, já foi considerada uma das mais bem balanceadas e ricas do Brasil e é motivo de orgulho para a administração petista do notório "pão-duro" João Alfredo, que, todavia, abriu os cofres e o coração para os brasileiros de amanhã.

 Em dois mandatos de um prefeito do PT, Buriti Alegre, Município de terras férteis e povo sabidamente trabalhador e de viés empreendedor, experimentou uma incrível revolução econômica e social.  Em parceria com a Fundação Banco do Brasil foi construído um imenso Centro Digital, levando a tecnologia mais avançado de forma gratuita e direta ao nosso povo. Creches e escolas foram construídas com recursos próprios, imensa qualidade estrutural e notória preocupação com a exação no trato dos dinheiros públicos. Um novo ginásio de esportes, moderno e dotado de infra-estrutura invejável, e um posto de saúde que atende sobejamente a demanda existente, são algumas das muitas realizações à serem elencadas. Ainda na área da saúde pública, além de campanhas bem-sucedidas de esclarecimento, vale recordar que, desde 2005, Buriti Alegre ostenta o expressivo índice ZERO de casos de dengue.

 A administração progressista e visionária de João Alfredo sacudiu as tradicionais estruturas de Buriti e contou com a adesão de todas as camadas de sua população, irradiou-se pelo sul e sudoeste de Goiás e atraiu investidores de todo o país e do exterior.

 A agroindústria mirou Buriti Alegre como uma de suas novas fronteiras no Brasil do século 21! E lá se foi a Sadia, hoje Brasil Foods, com um de seus maiores abatedouros de aves, com uma produção diária que coloca sua gigantesca planta industrial, uma das mais modernas e arrojadas do continente, levando tecnologia de ponta no setor e se beneficiando das reconhecidas competência e seriedade do agricultor de Buriti Alegre e de toda aquela região próspera e futurosa. Assim como a grande multinacional brasileira de alimentos, outras já se fixaram ou estão chegando, estimuladas pelos frutos da bem-sucedida equação terra boa/clima adequado/povo trabalhador.

 Buriti Alegre exportava mão-de-obra nas safras. Hoje, o homem está trabalhando sua terra e precisa de mais gente para ajudá-lo a plantar e a colher. Não sabemos o que é desemprego, miséria, crise. Sabemos o que são as dificuldades do dia-a-dia. Mas o povo de Buriti Alegre conhece os caminhos do trabalho e da luta. Sabe, desde sempre, a enfrentar os problemas inerentes ao ofício de forjar o progresso através de seu próprio trabalho. E que povo trabalhador somos nós!

 Quem ainda não sabe, pois que agora fique sabendo: há na região de Buriti Alegre, no rico sul-sudoeste goiano um surto de progresso e de riqueza fruto da conjugação de fatores que foram, nos últimos oito anos, solidificados pela presença de um homem público sério, capaz e dedicado à frente dos destinos daquela cidade-pólo. Orgulho-me da parcela de responsabilidade como eleitor e como petista, de ter participado da vitória e da autêntica revolução que tem sido o excelente governo do petista João Alfredo, na minha querida Buriti Alegre.

 Twitter diHITT 



Programa Brasil sem Miséria supera metas

[...] mas, é preciso fazer muito mais em 2012, diz a presidente Dilma Rousseff.

 Ao apresentar o balanço dos seis meses do programa, lançado em junho passado, Dilma reafirmou seu compromisso de erradicar a miséria até o fim do seu mandato, em 2014 e reforçar o poder de compra da classe média forte. “Estamos em condições de tirar 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza e de fortalecer a classe média”, enfatizou.
O balanço mostra que já foram localizadas 407 mil famílias, de um total de 800 mil que vivem em condições de miséria absoluta no País. A meta é que todas estejam incluídas no Cadastro Único dos programas sociais até 2013. Dessas, 325 mil já estão recebendo benefícios. Com a ampliação de três para cinco no número de benefícios sociais por família, foi possível também incluir 1,3 milhão de crianças no Bolsa-Família. Nove estados já unificaram seus programas com o do governo federal, o que aumentou a renda de 3,5 milhões de carentes.
“Temos de olhar os números desse balanço e reconhecer que houve avanços significativos, mas não podemos achar que está tudo bom”, disse Dilma. “Temos de fazer muito mais”, afirmou a presidente, citando, por exemplo, que agora será possível gastar todos os recursos do orçamento do programa para que haja uma cobertura completa da população pobre. Durante a solenidade, ela firmou o pacto de adesão com os quatro governadores da região Centro-Oeste, a última a se integrar ao programa.
Dilma destacou que o Brasil Sem Miséria é o grande compromisso que assumiu desde o discurso de posse. Mas lembrou que ele é parte de um projeto de governo. “O Brasil também precisa crescer, investir, produzir, consumir, desenvolver-se e ter crédito”, disse ela, ressaltando que está empenhada em formar um mercado interno forte para blindar o país das crises externas. “Queremos um país de classe média que consuma e seja capaz de produzir, tanto na esfera das micro empresas, como no setor rural e em toda a cadeia produtiva”, afirmou.
Segundo a presidente, o crédito no País hoje se aproxima de R$ 2 trilhões e deve crescer ainda mais. “Lutamos com nossas forças para superação da crise internacional”, disse ela. “Não contamos com auxílio de ninguém porque temos a capacidade de produzir, gerar riqueza e exportar. Temos um mercado interno forte e programas de distribuição de renda, como o Bolsa-Família, contribuem para o fortalecimento desse mercado”, destacou.
por Vannildo Mendes

CPI da privataria

É bom que as pessoas não misturem alhos com bugalhos. Da mesma forma não confundir barulho com bagulho.

Os líderes do governo no senado e na câmara não devem assinar o requerimento da CPI da privataria tucana.

Esta matéria com certeza não faz parte da pauta da presidente Dilma Rousseff. Governar, apresentar soluções para minimizar a crise econômica.

Melhorar a Saúde, a Educação, Incentivar o Desenvolvimento e Distribuir Renda são prioridades do governo.

E que a luta política seja travada no congresso pelos partido.

É a minha opinião!


LGBT e Cidadania

A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT acontece neste fim de semana em Brasília.

A senadora petista Marta Suplicy, lançou uma cartilha sobre o assunto.

O objetivo da cartilha é apresentar um pouco do muito que a senadora fez a respeito da cidadania desse seguimento da sociedade. E também mostrar carências e avanços conquistados pelas lesbicas, gays, bisexuais e transexuais.

A cartilha pode ser baixada Aqui


Pig: 2 pesos duas medidas

Jogo de dois pesos, duas medidas

Já se vai uma semana desde o lançamento do livro "A Privataria Tucana", no qual o jornalista Amaury Ribeiro Jr. relata, com base em farta documentação, o processo de privatização das telecomunicações, ocorrido no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

É fato que as privatizações até hoje não foram passadas a limpo, o que alimenta a nebulosidade e as especulações em torno desse processo de dilapidação do patrimônio público brasileiro.

Mas o tratamento dado pela grande mídia ao livro desnuda algo que venho dizendo há algum tempo: os dois pesos e as duas medidas no noticiário desses veículos. A maior parte deles silenciou ou dedicou espaço ínfimo ao conteúdo do livro, como se quisessem transmitir a ideia de que não é notícia um livro que se esgota em 24 horas e que é o mais completo levantamento das falcatruas e desvios de dinheiro ocorridos nos anos de privatização tucana, de tantas repercussões negativas na história recente do país.

O personagem central do livro é o ex-governador de São Paulo, José Serra, apontado pelo jornalista como o principal favorecido no processo de privatização. Serra foi candidato a presidente duas vezes derrotado (2002 e 2010) e é o preferido dos grandes grupos de mídia do país.

O enorme silêncio contrasta com a recente onda de denuncismo sem provas dos últimos meses, que tomou conta destes mesmos meios de comunicação. Os mesmos veículos que hoje negam a seu público informações sobre o processo de privatização, ao menor indício ou acusação verbal de desvio, promoveram —e ainda promovem— verdadeiras cruzadas, exigindo a demissão de ministros.

O jornal Folha de S.Paulo foi além: mudou inteiramente a forma como trata denúncias desse tipo. Publicou matéria questionando a credibilidade e os antecedentes do jornalista Amaury Ribeiro Jr., o que não fez com nenhum outro denunciante nos casos de ministros ou no caso do governador do Distrito Federal.

A Folha concede espaço de direito de resposta aos acusados, chega inclusive a reproduzir declarações de 2002 de um deles se defendendo — o ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio Oliveira, ligado a Serra e apontado no livro como beneficiário de depósitos em paraísos fiscais na privatização das teles.

Mais inusitado ainda é o jornal assumir a defesa dos acusados, ao escrever que, de fato, há documentos comprovando o depósito em nome de Ricardo Sérgio, mas que não há provas de relação com a privatização.

Em suma, o jornal dá aos acusados o espaço de defesa que nega aos demais, contrastando com todas as matérias que fez nestes últimos meses, quando jamais usou esse critério da ausência ou não de provas. É como se a presunção de inocência valesse só para as pessoas mais próximas ao jornal — e, por extensão, aos demais jornalões.

Quando, na prática, não exige investigação e tenta desqualificar o livro, o jornalista e as denúncias que ele traz, o jornal atira no próprio pé, pois revela que as cobranças, acusações, linchamentos públicos e afastamentos de cargos só valem para os adversários do PSDB.

Pensar em equilíbrio e isenção na cobertura jornalística é colocar essas questões na mesa. Se há lado, que se assuma publicamente, como muitos veículos de comunicação fazem ao redor do mundo e não é demérito, mas sinal de honestidade com seus leitores e a sociedade.

Não se pode condenar sem provas, sem direito à defesa ampla e antes do término da decisão judicial, mas igualmente é inadmissível a leniência e o favorecimento de alguns.

Para além do jogo de dois pesos e duas medidas explicitado pela grande mídia neste caso, é preciso elogiar o papel da Internet, pois mesmo com pouco espaço nos jornais ou nos grandes portais, o livro e seu conteúdo vêm sendo debatidos intensamente nas redes sociais, em blogs e veículos independentes.

Isso mostra como os donos dos grandes meios de comunicação não detêm mais o monopólio da informação e que, hoje, é preciso um esforço muito maior para abafar um fato de interesse público.

Felizmente, o acesso aos fatos não depende mais exclusivamente desses meios, está cada vez mais nas mãos dos cidadãos. Como que um recado que a sociedade dá de que, no lugar do jogo de dois pesos, duas medidas, espera investigação dos fatos que envolvem essa página tão nebulosa de nossa história recente que foram as privatizações dos anos 1990.

por Zé Dirceu

A CPI da Privataria Tucademo vem aí

É uma vitória dos " doidos " e " sujos " do Brasil

A “Folha” levou uma semana para falar no livro de Amaury. Talvez esperasse as orientações do “comitê central”. As orientações parecem ter chegado sem muita clareza. O jornal da família Frias, num texto opaco que nenhum jornalista teve coragem de assinar, levanta suspeita não contra Serra e sua turma de especialistas em “offshore” – mas contra o premiado repórter Amaury Ribeiro Jr.

A “Folha” não se preocupou com a “ficha” do Bob Jefferson antes de noticiar o chamado “Mensalão”. O que importava ali era a denúncia. Bob falou e a mídia correu para “provar” o roteiro que ele indicou (sem nenhuma prova, diga-se). Havia verdades na fala de Bob, mas tambem alguns exageros. O “Mensalão” propriamente dito (que a Globo tentou transforma no “maior escândalo da história”) não existia no sentido de um pagamento mensal a deputados governistas. Mas havia, sim, um esquema subterrâneo, que o PT parece ter herdado dos tucanos de Minas. 

Da mesma forma, a “Folha” não se preocupou em saber se o homem que denunciava o Ministro Orlando Silva era ou não um bandido. Valiam as acusações, sem provas. O roteiro estava pronto. O ministro que provasse a inocência.

Com Amaury e a Privataria Tucana, há provas aos montes. Há documentos no livro. Mais de cem páginas. E há o currículo de um repórter premiado. Mas a “Folha” faz o papel de advogada do diabo. Quem seria o “coiso ruim” que a “Folha” quer defender?

Outro dado curioso. Lula foi ao poder e jamais investigou as privatizações. Havia um acordo tácito (e tático) para não promover caça às bruxas. Na Argentina, no México, na Bolívia, a turma dos privatas foi demolida. Aqui no Brasil, eles dão consultoria e palestras. Coisas do Brasil. Feito a jabuticaba.

Dez anos depois, a história das privatizações ressurge, pelo esforço e a coragem de um jornalista que alguns consideram “doido”, por mexer com “gente tão poderosa”. Amaury tem aquele jeito afobado, e o olhar injetado que só os sujeitos determinados costumam mostrar. Agora, querem desqualificá-lo. Covardia inútil.

Até porque um outro sujeito chamado de “doido”, o delegado e deputado federal Protógenes, botou o livro debaixo do braço e saiu coletando assinaturas para a CPI da Privataria. Nessa quinta-feira, dia 15 de dezembro, Protógenes anuncia ter atingido mais de 171 assinaturas.

A CPI da Privataria vem aí. Contra a vontade de Otavinho, Ali Kamel, Civita e dos colunistas histéricos que servem a essa gente. Meia dúzia de blogueiros sujos (obrigado, Serra) avisou o público: há um livro sobre as privatizações na praça. A brava “CartaCapital” – de Mino Carta, Sergio Lirio e Leandro Fortes – publicou 12 páginas sobre o livro. E os leitores nas redes sociais espalharam a notícia.

Verdade que setores da grande imprensa furaram o bloqueio – a notícia saiu na Record, Record News, Gazeta, Portal Terra… Mas e na Globo e na CBN que convocam “marchas contra a corrupção”? Silêncio dos cemitérios sicilianos.

Não importa. O barulho foi feito pelos blogs, pelas redes sociais e pelos poucos jornalistas que não se renderam ao esquemão do PIG. É uma turma que colegas mais bem estabelecidos costumam chamar de “gente doida da internet”.

Pois bem. A conexão dos “doidos” e “sujos” ganhou o primeiro round nesse episódio da Privataria. Como já havia ganho no caso da bolinha de papel em 2010.

Receita do dia

Peito de frango com pêssego e champanhe
Ingredientes
  • 1 embalagem do tempero MEU FRANGO ASSADO sabor Limão e Orégano
  • 1 quilo de peito de frango cortado em cubos médios
  • 6 metades de pêssego em calda cortado em cubos médios
  • 1/2  xícara (chá) de champanhe
Como fazer

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Abra a parte superior da embalagem do tempero Meu Frango Assado sabor Limão e Orégano e retire o saquinho plástico. Coloque, dentro do saquinho, o peito de frango e os pêssegos. Abra a parte inferior da embalagem do tempero Meu Frango Assado sabor Limão e Orégano e coloque o tempero dentro do saquinho. Adicione o champanhe. Feche-o bem com o lacre e misture suavemente, até que o peito de frango e os pêssegos fiquem cobertos pelo tempero. Coloque em um refratário, leve ao forno e asse por 1 hora. Retire do forno, corte o saquinho plástico e volte ao forno por mais 10 minutos ou até reduzir o líquido. Coloque em uma travessa. Sirva em seguida.