Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Boxe

Vê se aguenta mais um round! A gente não pode jogar a toalha!
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Charge

Não quero falar de futebol hoje, ok? De pesquisas muito menos...
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Susan Boyle entra para o Guinness Book

 A cantora britânica Susan Boyle, que estourou mundialmente no YouTube no ano passado após participar do programa “Britain´s Got Talent”, ganhou três citações no livro dos recordes, o Guinness Book.

O primeiro disco de Susan, “I Dreamed a Dream” se tornou o disco com maior velocidade de vendas de uma artista britânica, além de ter sido o álbum com maior número de vendas na primeira semana no país.

O álbum vendeu 411.820 copias  em sua primeira semana, quase 50 mil a mais do que o primeiro disco da banda Arctic Monkeys, ex-dona do recorde.

Susan também se tornou a artista mais velha a atingir a primeira posição em número de vendas. Na ocasião, ela tinha 48 anos.

“Eu costumava ler esse livro quando era criança. Agora, é uma honra para mim estar em suas páginas”, afirmou ela ao jornal Daily Mail. Por enquanto, Susan ainda não lançou um segundo álbum.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Tus enlaces para crear Momentum desde tu sitio de Red de Prosumidores

Pero antes de difundirlos, actualiza tu sitio web con tus URLs de tus negocios

Tus URLs principales:


Usa herramientas como http://cort.as o http://bit.ly/ para acortar los enlaces

Otras URLs que puedes usar, para aprender, apoyar a tus equipos, promocionar Momentum en redes sociales, etc.
Cada vez que inscribes un nuevo miembro en Red de Prosumidores, te llega un correo con sus datos y es un excelente candidato al que informar de tus actuales negocios, por supuesto los miembros de tus equipos también pueden aprovechar esta herramienta de dar difusión al Proyecto Momentum.

0000) 25 Tips Para Tener Exito En Tu Negocio de Mercadeo en Red
0000) 5 Tips Para Tener Exito En Tu Multinivel Por Internet
0000) La Mejor Forma de Crear Duplicación es con tu Ejemplo en Red de Mercadeo y Multinivel
0000) Si las hormigas pueden asociarse para beneficio común imagínate lo que podemos conseguir los humanos
0000) Ricos VS Pobres. La diferencia está en...la manera de pensar

Utiliza el que prefieras para informar a tus conocidos, pero por favor, no hagas spam!
Tu ID # & IDs del sistema multiplicador será utilizado incluso si la persona a la que invitas no se inscribe de inmediato. Mediante el uso de una cookie, tu ID # será almacenado en el navegador web de todos los visitantes a tu sitio.
Cuantos mas miembros nuevos refieras, más obtendrás a cambio!

Si eres Webmasters, puedes usar este banner




Refer your friends to Network Prosumer & promote your site

You have two referral URLs:


Use whichever you prefer to tell your friends and others about your site, but please don't spam!
Your ID# & program IDs will be used even if the person you refer doesn't sign-up immediately. Through the use of a cookie, your ID# will be stored in the web browser of all visitors you bring to your site.
The more new members you refer, the more you will get in return!

Webmasters, need a banner?


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Blog do Charles Bakalarczyk: Globo apoiou golpe de 64. Agora quer preparar mais...

Blog do Charles Bakalarczyk: Globo apoiou golpe de 64. Agora quer preparar mais...: "Trecho do Editorial de “O Globo” de 1° de abril de 1964, um dia depois do golpe militar: “Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias glorioso..."

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Night Life exchange project

Esteja lá quando o mundo trocar baladas.
Países do mundo todo vão encher containers com o melhor de suas baladas e trocá-los com outros países. Ajude a encher de ideias o container do Brasil e você poderá dizer:  EU ESTAVA LÁ
O dia que o mundo irá trocar as noites
Assista ao vídeo Aqui
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Seja o mais retweetado

Tenha mais que apenas 15 minutos de fama no Twitter. Twitte e seja bastante Retweetado. Seguinda estas dicas você será o rei do pedaço:
Revista Galileu
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Telegrama

Uma mulher foi transferida para trabalhar em outra cidade. Depois de alguns dias, mandou um telegrama ao marido que dizia:

'FAVOR, ENVIAR URGENTE DOCUMENTOS PARA O DIVÓRCIO. ENCONTREI UM COMPANHEIRO IDEAL QUE POSSUI AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO NOVO VECTRA DA CHEVROLET'


Curioso, o marido vai a uma concessionária e pergunta ao vendedor quais as características do tal carro..

Ele responde:


MAIS LARGO, MAIS RÁPIDO NA SUBIDA'É MAIS POTENTE, MAIS COMPRIDO,  MAIS BONITO E NÃO BEBE MUITO.'


Duas semanas depois, é ela que recebe um telegrama do marido dizendo:


'MANDEI OS PAPÉIS DO DIVÓRCIO. ASSINE RÁPIDO!!!
ENCONTREI UMA COMPANHEIRA IDEAL.. REÚNE TODAS AS QUALIDADES DA NOVA CHEROKEE.' 

Curiosa, a mulher vai a uma concessionária e pergunta sobre o tal carro.


O vendedor responde:

'É MAIS RESISTENTE, SUPORTA MAIS PESO, TEM LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA, A CARROCERIA É NOVA E MAIS ARREDONDADA, É MAIS BONITA E CONFORTÁVEL, POSSUI AIR-BAG DUPLO, MAIS SILENCIOSA, NÃO VAZA ÓLEO, É MAIS ECONÔMICA E AINDA ACEITA ENGATE NA TRASEIRA.'

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Troféu Sereia de Ouro

Regina Passos, A Dama do  balé cearense 
Com a elegância de sempre, aos 87 anos, a bailarina e professora é uma das homenageadas deste ano com o Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Sistema Verdes Mares. 

A honraria será entregue sexta-feira, no Theatro José de Alencar, também ao médico Gilmário Mourão Teixeira, ao bibliófilo José Augusto Bezerra e ao artista Nilo Firmeza, o Estrigas. Continua>>>
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Lição de Vida

Editorial Carta Maior

Serra já tentou todas as máscaras; de neo-lulista a sucessor de Alvaro Uribe no comando da direita latino-americana. Fez-se passar por vítima e depois caluniou com sofreguidão. Não parou de cair nas pesquisas mas, sobretudo, algo que os isentos comentaristas fingem não ver, a forma arestosa como faz política, encharcada de falsidade quase colegial, inspira cada vez mais repulsa, mesmo entre seus pares. 
Serra tem 32% de rejeição, contra 27% de apoio nos levantamentos do complacente instituto de pesquisas da família Frias, cuja aderência à campanha demotucana não é mais objeto de discussão. 
Serra vai receber a extrema-unção política dia 3 de outubro ou em seguida, no 2º turno. 
O conservadorismo nativo sabe que ele é um fósforo queimado. 
Jamais será cogitado novamente como um líder aglutinador. 
A exemplo de certos colunistas e veículos, porta-vozes da direita e da extrema-direita nativa, Serra sabe que perdeu o bonde da história e quer vingança. 
Eles já teriam disparado a bala de prata se ela existisse. Não conseguiram uma. Resta-lhes o método da saturação. Expelir diariamente acusações, calúnias, falsas denúncias, insinuações, preconceitos, mentiras. Requentar velhos temas, criar uma nuvem de ilações descabidas. Recriar, enfim, o artifício udenista de um mar de lama em torno do governo, do PT, de Lula e Dilma na esperança de que, ao menos, sua derrota seja também uma derrota da democracia. Quem sabe capaz de reproduzir no país uma classe média de vocação golpista, a exemplo do que a direita conseguiu na Venezuela. 
Serra, os petizes da Veja, os aliados espalhados na mídia demotucana em geral, não têm o talento de um Carlos Lacerda. Nem a coragem dos golpistas que íam às ruas apregoar abertamente a derrubada de governos. O que eles possuem de mais perigoso no momento é a consciência de que não têm mais nada a perder. 
Derrotados, pior que isso, desmoralizados como incompetentes entre seus próprios pares, atingiram aquele ponto em que são capazes de qualquer coisa. 
Faltam três semanas para as eleições. 
A barragem de fogo vai se intensificar. 
Contra o jogral da mídia pró-Serra, o Presidente Lula terá que usar todo o peso de sua liderança popular para consumar a vitória das forças democráticas contra uma direita disposta a se transformar em carniça para incomodar até depois de morta.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Elogio a oposição

Transcrevo abaixo o elogio carinhoso que Roberto Jefferson twittou. É de uma delicadela impar...
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Ciro Gomes processará a Veja


Os irmãos Ciro e Cid Gomes (ambos do PSB), o primeiro deputado federal e o segundo candidato a reeleição ao governo do Ceará, em nota oficial divulgada neste domingo 19, negaram todas as acusações publicadas na revista Veja desta semana.
O irmão mais novo, Cid, afirmou: “As acusações feitas contra mim são absurdas, indignas e mentirosas. Procuro pautar minha vida pela lisura, pela correção e pelo respeito às leis e ao povo cearense”. Ciro, além de também negar todas as acusações, diz que a revista faz campanha contra a reeleição de seu irmão e alerta para para “denúncias fabricadas a 15 dias das eleições. Elas representam uma grave ameaça à democracia, pois pretendem, com acusações levianas e mentirosas, alterar a vontade popular que se manifesta na preferência pelo Cid em todas as pesquisas”.
Ciro ressalta que irá processar a revista: “Tomarei todas as providências jurídicas cabíveis para resguardar minha reputação e para processar os autores dessa sórdida trama”. Cid também lembra que não é a primeira vez que a revista publica acusações supostamente falsas a seu respeito. “A revista Veja mente, e esta não é a primeira vez. Ela mentiu quando disse que eu tinha um apartamento em Nova York, mentiu quando lançou falsas acusações sobre a concorrência do Castelão, e mente agora novamente. Trata-se de um comportamento tendencioso, contumaz e mal intencionado para comigo e para com o Ceará”.
A reportagem intitulada “Integração cearense” fala sobre uma investigação da Policia Federal que apura um esquema de corrupção que teria desviado 300 milhões de reais de 66 prefeituras do Estado entre 2003 e 2009. O suposto esquema envolve repasse de verba obtida em licitações por empresas de Raimundo Morais Filho ao primeiro secretário da Assembléia Legislativa do Ceará, Zezinha Albuquerque (PSB), e finalmente as campanhas de Ciro e Cid em 2006. Cid, na nota, afirma jamais ter tido relações com o empresário citado na matéria. O nome do esquema seria “integração cearense” em alusão ao Ministério da Integração Nacional, ocupado por Ciro Gomes de 2003 a 2006.
Na última pesquisa divulgada acerca da corrida ao governo do Ceará, Cid Gomes apresenta uma larga vantagem em relação aos seus concorrentes diretos. No Datafolha de 10 de setembro, Cid registra 58% das intenções de voto, contra 16% de Lúcio Alcântara (PR) e 8% de Marcos Cals (PSDB).

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

CartaCapital responde a vice-procuradora do TRE


São Paulo, 20 de setembro de 2010.
Excelentíssima Senhora Vice-Procuradora Geral Eleitoral
Acuso o recebimento do ofício de número 335/10-SC, expedido nos autos do procedimento PA/PGR 1.00.000.010796/2010-33 e, tempestiva e respeitosamente, passo a expor o que se segue.
Para melhor atender ao ofício requisitório de relação nominal de contratos de publicidade celebrados entre o Governo Federal e a Editora Confiança Ltda. – revista CartaCapital –, tomamos a iniciativa e a cautela de consultar, por meio de repórter da nossa sucursal de Brasília, os autos do procedimento geradores da determinação de Vossa Excelência. Verificamos tratar-se de denúncia anônima, baseada em meras e afrontosas ilações, ou seja, conjecturas sem apoio em elementos a conferir lastro de suficiência.
Permito-me observar que a transparência é princípio insubstituível a nortear esta publicação, iniciada em 1994 e sob minha responsabilidade. Nunca nos recusamos, portanto, dentro da legalidade, a apresentar nossos contratos e aceitar auditorias e perícias voltadas a revelar a ética que nos orienta. Não podemos, no entanto, aceitar uma denúncia anônima, que, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal ao interpretar o artigo 5º, inciso IV, da Constituição da República (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), afronta o Estado democrático de Direito e por esta razão é indigna de acolhimento ou defesa e desprovida da qualidade jurídica documental.
A propósito do tema, ao apreciar o inquérito número 1.957-PR em sessão plenária realizada em 11 de maio de 2005, o STF decidiu, sobre o valor jurídico da denúncia anônima, só caber apurar a acusação dotada de um mínimo de idoneidade e amparada em outros elementos que permitam “apurar a sua verossimilhança, ou a sua veracidade ”.
Se esse órgão ministerial, apesar do exposto acima, delibera apresentar a requisição referida nesta missiva, seria antes de tudo necessário, nos termos do art. 2º da Lei nº 9.784/1999, esclarecer e indicar os motivos da mesma, justificação esta que se encontra, me apresso a sublinhar, ausente da aludida requisição.
Cabe ainda ressaltar que todos os contratos firmados pela Administração Pública federal com a Editora Confiança, em atenção ao art. 37 da Constituição Federal, foram devidamente publicados em Diário Oficial da União e nas informações disponibilizadas na internet e, portanto, estão disponíveis à V. Excia.
Por último, esclarecemos que o levantamento de dados referido na requisição desse órgão implicará em uma auditoria nos arquivos dessa editora quanto aos exercícios de 2009 e 2010. Evidentemente, essas providências não cabem em um exíguo prazo de 5 dias, mas demandam meses de trabalho. Desse modo, se justificada adequadamente a realização de um tal esforço, indagamos ainda sobre a responsabilidade pelos custos correspondentes.
Ausente os pressupostos que justifiquem a instauração da investigação, requeremos o seu arquivamento. E mais ainda, identificado o autor da denúncia ainda mantido sob anonimato, ou no caso desta Procuradoria entender pela existência de indícios a dar suporte à odiosa voz que nos carimba de “imprensa chapa-branca”, nos colocamos à disposição para prestar as informações e abrir nossos arquivos e sigilos bancários e fiscais, observados, sempre e invariavelmente, os preceitos legais aplicáveis.
Atenciosamente,
MINO CARTA
Diretor de redação e sócio majoritário
Editora Confiança Ltda


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Câmbio

A conversa do pensamento mais ortodoxo de que a tendência à abertura de déficits nas contas externas não era problema, de uns tempos para cá, mudou de tom. Aqueles déficits que seriam facilmente cobertos pelo ingresso de investimentos diretos, agora preocupam. Mas, é uma estranha preocupação, que não vê saídas para mudar o rumo do que preocupa.
Não há, para os que pensam assim, o que fazer para impedir a valorização do real – a questão no centro do problema. Por quê? Vou tomar a resposta do economista Gustavo Franco, ex-BC, ao colega Silvio Crespo, aqui no vizinho blog “Radar econômico”, para sintetizar: câmbio valorizado é característica de país que se desenvolve. Isso sem falar numa série de grandes projetos consumidores de pesados investimentos – pré-sal, infra-estrutura, Copa do Mundo, Olimpíadas etc. etc. – que atraem capital externo. “Devemos pensar em como conviver com essa realidade, e não achar que tem uma engrenagem em que se possa mexer para reverter esse problema, porque não tem”, afirmou Gustavo Franco.
Essa é outra estranheza nesse estranho modo de encarar o problema cambial. A explicação para o fatalismo da valorização da moeda é o reconhecimento de um sucesso econômico que os defensores do argumento são os primeiros a não reconhecer.
Perguntar não ofende: por que acham tão natural, a ponto de não enxergarem o que fazer para evitar, que investidores externos disputem a tapa a possibilidade de aplicar recursos aqui, se o crescimento, por conta de uma taxa de investimento insuficiente, não é sustentável, os déficits públicos, diante de uma irrefreável gastança, explodem e o ambiente para fazer negócios, poluído por burocracias kafkianas e tributos em excesso, seja uma desgraceira?
A única resposta que faz sentido tem duas variáveis. A primeira é que, mesmo com todos os problemas e possíveis riscos, a economia brasileira e seus megaprojetos de infraestrutura valem a pena. A outra é que, embora não carimbado, o dinheiro que entra, em grande medida, está de olho no ganho de arbitragem.
Neste segundo lance, para simplificar, digamos que os investidores façam o inverso do que o Banco Central brasileiro faz com a reservas internacionais. O BC toma os dólares à taxa Selic, hoje em 10,75% ao ano e os aplica, no mercado internacional, a 2% ao ano. Os investidores externos tomam dinheiro a 2% para aplicar a, no mínimo, à taxa Selic mais a variação cambial.
O argumento de que não é a arbitragem de taxas que está atraindo recursos, visto que, ao longo do tempo, os juros têm recuado, mas a valorização do real continua, é típico do esquecimento parcial de certos argumentos. Sim, a taxa Selic vem caindo ao longo do tempo, mas os juros internacionais vêm caindo muito mais, mantendo, se não ampliando, a margem de arbitragem.
A taxa de câmbio, na verdade, tem se mantido relativamente estável, dentro de uma faixa valorizada. Quando o governo impôs um IOF de 2% no ingresso de capitais externos, em outubro do ano passado, o câmbio havia batido na mínima de R$ 1,69 por dólar. Com as turbulências na Europa, com epicentro na Grécia, no início de 2010, a taxa bateu no seu pico, registrando R$ 1,89 por dólar.
Mas essa relativa estabilidade se deu às custas de um crescente acúmulo de reservas pelo BC. O enxugamento dos excessos de dólares via operações compromissadas de compra de reservas, no entanto, tem custos fiscais crescentes e não desprezíveis e, se não afeta a dívida pública líquida, engorda direto a dívida bruta.
Não foi só a percepção de que a ampliação do volume de reservas tem limites que alimentou o traço de preocupação com o andar da taxa de câmbio e seu impacto negativo nas contas externas. Também pesou o reconhecimento de que a única saída geralmente aceita pela cartilha – a do enxugamento, via inchaço de reservas, do excesso de dólares na economia – é daqueles remédios que podem virar veneno. Quanto mais crescem as reservas, é verdade, mais os investidores externos se sentem seguros para trazer recursos.
Argumenta-se que, se o País necessita de enormes volumes de recursos externos para sustentar seus megaprojetos, não faria sentido impor restrições administrativas e fiscais ao ingresso de dinheiro externo. Mas, os mesmos que se valem desse argumento são os primeiros a levantar dúvidas sobre a política de acumular sem limites reservas internacionais. De fato, se a economia agüentou o tranco do período aguda da crise com um volume de reservas de US$ 200 bilhões, qual a validade de acumular US$ 300 bilhões ou US$ 400 bilhões, já que este almoço não é nada gratuito em termos fiscais?
Parece intuitivo, diante dessa conjuntura favorável de atração de recursos externos, que há um leque de ações possíveis para aliviar a pressão pela valorização do real, além da acumulação de reservas. Simplesmente falar mais grosso já seria um bom começo.
Há muito mais a fazer. Por exemplo: o BC já anunciou a possibilidade e seria o caso de passar a intervir no mercado com leilões de compra de moeda sem data e taxa previsíveis. Com isso, introduziria um pouco de risco num mercado café com leite, propício para a marcação de posições especulativas.
Neste momento, os bancos acumulam cerca de US$ 14 bilhões em posições vendidas em dólar. Estão, provavelmente, na expectativa de que fique por aí o volume líquido de recursos a entrar com a operação-monstro de subscrição de ações da Petrobras. Já sabem que o governo enxugará todo o excesso e, portanto, só esperam a hora de zerar as posições, estourar as champanhes e abocanhar os bônus da operação e estourar champanhes.
Algum tipo soft de controle de capitais também poderia ser experimentado – por que não? Há, nesse sentido, um leque de possibilidades, todas visando ampliar o risco inerente às operações. Uma política de fixação de prazos mínimos de permanência dos recursos ingressados – como, aliás, é feito em todo o mundo –, se cuidadosa e bem estudada, certamente promoveria uma seleção de investimentos, tornando a vida um pouco mais dura para os capitais especulativos.
Muitos, em situação pior do que a Brasil, estão mexendo no câmbio. Só nós não devemos? Aliás, se todos estão mexendo no câmbio, esta é mais uma razão para não ficarmos parado.
José Paulo Kupfer

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Fish' n Flush


Tornando o banheiro mais divertido e sustentável.


Fish´n Flush é a mais nova invenção da AquaOne Design, uma empresa Americana sediada na Califórnia que trabalha produtos e conceitos para utilização racional e sustentável da água.

O Fish´n Flush é uma caixa de descarga criada para banheiros de casas com crianças que mostra, através de uma forma lúdica e divertida, como o consumo de água pode afetar a natureza e os animais.
Além da caixa de descarga liberar, a cada toque, apenas a quantidade exata para a descarga, reduzindo o seu consumo, ela também mostra para a criança que quando gastamos a água algum animal ou a natureza ficam com menos quantidade desse precioso recurso.
Isso ensina a criança "a dividir" seu consumo de recursos naturais com a natureza.É claro que o sistema nunca deixará os peixes sem água, nem tampouco existe o risco deles serem puxados pelo cano pois eles nadam num tanque trasparente completamente separado mas, no momento da descarga, parece que eles "nadam no seco" até que a caixa seja enchida novamente.
Além do aspecto de consciência ambiental, o Fish´n Flush ainda ajuda e motiva a criança a aprender a usar o vaso mais cedo e com isso também está economizando fraldas de papel, outro vilão ambiental.
E, se todo esse apelo ecológico ainda não lhe convenceu, o Fish´n Flush ainda é bonito, moderno, certamente fará com que você tenha um banheiro bem criativo e ainda conquistou diversos prêmios Internacionais de design sustentável e seus criadores também o apresentaram no Late Show de David Letterman, que foi um programa divertidíssimo.
Conheça mais sobre o Fish´n Flush clicando aqui.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Economia e Desenvolvimento

Image

Fernando Nogueira da Costa 



Os defensores da hipótese de que houve continuísmo da política econômica  do Governo FHC no Governo Lula argumentam que se manteve o mesmo “tripé” baseado no regime de metas de inflação, que garantiu a estabilidade inflacionária, a política fiscal com meta de superávit primário, que garantiu a solvência da dívida, e o regime de câmbio flutuante, que enfrentou os choques externos. Isto é apenas a aparência da realidade.

Na essência, determinado regime de política econômica se estabelece sempre através da combinação de apenas quatro instrumentos básicos: política monetária e/ou de crédito, política fiscal, política cambial e grau de mobilidade do capital. Como pode se estabelecer quatro hipóteses quanto à abertura comercial-financeira do país – economia fechada (ou imobilidade absoluta), reservas de mercado, mobilidade imperfeita, mobilidade perfeita –, a análise combinatória entre esses instrumentos resulta em dezesseis situações possíveis. Elas se distinguem em termos de eficácia para alcançar o equilíbrio externo com simultâneo crescimento da renda e do emprego, ou, se houver inflação de demanda, recessão econômica para buscar a estabilidade dos preços.

Modelo keynesiano de Macroeconomia Aberta deduz que a política fiscal expansiva é ineficaz para retomar o crescimento com câmbio flexível e forte mobilidade de capital, condições atualmente necessárias para obter relacionamento proveitoso com o resto do mundo. Sugere também que a opção, nessas condições, deve ser por política fiscal mais rígida e política de crédito expansiva. Este último instrumento-chave de política econômica não foi utilizado nos dois mandatos de FHC. A preocupação maior era controlar a demanda agregada e sanear os bancos públicos, preparando-os para futura privatização.

Apesar da flagrante melhoria de seu desempenho, a economia brasileira opera com arranjo ineficiente, combinando taxa de juros reais muito altas e taxa de câmbio apreciada. Para se alcançar a eficiência econômica, é necessário observar se não há outros usos possíveis para os recursos produtivos que aumentem o grau de satisfação da sociedade. Na atual conjuntura, as exportações e as importações estão, respectivamente, abaixo e acima do que seria economicamente eficiente. Se o volume de importações está excessivo, há perda de bem-estar para a sociedade com alguns recursos empregados na indústria exportadora sendo desocupados.

No debate sobre o que virá de novo em termos de política econômica, possivelmente, em Governo Dilma, surgiram duas propostas para iniciar o processo de transição para novo arranjo com taxa real de juros menor e moeda nacional menos apreciada. A primeira seria constituir maior coordenação entre as políticas fiscal e monetária. Apesar de garantir solvência, a atual política fiscal tem caráter nitidamente pró-cíclico, já que o aumento da receita, em momentos de forte crescimento, incentiva aumentar as despesas, pressionando a demanda agregada e forçando o Banco Central a ser mais duro com a política monetária. A segunda proposta é manter o superávit primário em 3,3% do PIB como meta da política fiscal rígida, de maneira que até o final do primeiro mandato da Dilma o déficit nominal seja zerado. Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, assim seria viável a dívida pública cair para 28,7% do PIB em 2014.

O uso contra-ciclo de instituições financeiras públicas via política de crédito com recursos para-fiscais expõe ainda mais esse problema de coordenação. Além do mais, conjuntura de retomada de crescimento e juro real elevado gera forte entrada de recursos externos, apreciando a moeda nacional.

A proposta é a de retomar instância coordenadora mais ampla, como era antes o Conselho Monetário Nacional (CMN) com a participação dos ministros da Economia (Fazenda, Planejamento, MIDC, Trabalho, Agricultura, dirigentes dos bancos públicos federais e do Banco Central do Brasil), para coordenar a execução da política fiscal, cambial, monetária e de crédito. Assim, retiraria da política monetária (ou de juros) todo o ônus de garantir a estabilidade, muitas vezes freando quando a política fiscal e a de crédito aceleram. O Banco Central passaria a ter meta de inflação e também meta de crescimento, decididas de maneira coordenada por essa instância do Governo. Os diversos instrumentos de política econômica teriam seu planejamento orientado por política realmente desenvolvimentista ou, se for o caso, estabilizadora.

As autoridades monetárias não devem, nem podem, escapar da responsabilidade por obter também resultados macroeconômicos reais. Uma razão é política: o Banco Central não pode desprezar objetivos altamente valorizados pela sociedade à qual serve. Outra razão é econômica: seus dirigentes não podem esperar por vida fácil, administrando regras mecânicas, independentemente das condições econômicas vigentes e prospectivas.

Os economistas neoliberais defendem a tese de que o Banco Central deve ser independente para alcançar a meta apenas em relação à inflação. Adversários dessa posição acham que quem deve definir o objetivo de toda a política econômica não é o Banco Central, mas sim o governo eleito.

A questão da independência do Banco Central está mais afeita ao plano da ação da política econômica. Não deve haver qualquer limitação regulamentar ou institucional que, nas crises graves, coloque obstáculo à ação discricionária. Na realidade, o debate regra versus política discricionária é a respeito de quanto de autoridade deve ser delegada ao formulador de política monetária. 

A recente política brasileira de estabilização inflacionária demonstrou que ter Banco Central independente não é nem condição necessária nem suficiente para combater a inflação. Para o sucesso dessa política, houve sim necessidade de política macroeconômica abrangente e coordenada, envolvendo política de abertura comercial e financeira, política fiscal, política de rendas, política cambial e política de juros, em condições internacionais propícias ao acúmulo de reservas internacionais e à taxa de câmbio favorável às importações.



L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Dilma rebate Serra

Dilma rebateu hoje as criticas que Serra fez ontem, quando disse: " ou ela não é capaz ou é cúmplice..."

Nem uma coisa, nem outra. Sabe por quê? Não acredito que alguém saiba tudo o que está acontecendo na sua própria família. E também não acredito que alguém saiba tudo o que acontece no governo. Até porque eu tenho visto que o presidente da Dersa [Desenvolvimento Rodoviário S/A], que ele (Serra) nomeou, sumiu com R$ 4 milhões da campanha dele.

Dilma  também negou as acusações que a Folha  [Rolha] de São Paulo  fez hoje sobre irregularidades no RS.

Eu queria fazer um protesto veemente da imparcialidade do jornal "Folha de S. Paulo". Eu fui julgada em todos os anos pelo Tribunal de Contas do Estado: em 1993, 1994, 1995, 2000, 2001 e 2002. Todas as minhas contas foram aprovadas, e essa informação não está na matéria. A reportagem chega ao ponto de me acusar de ter feito um contrato em 94 e depois a empresa ter feito um contrato em 2009 (com o governo). É a única acusação de futuro que eu já vi na vida. Ou seja, a minha responsabilidade é sobre dez anos depois. Que história é essa? Eu quero ver se, em algum momento da matéria, ficou claro para vocês que eu tive as contas aprovadas. Esta informação, extremamente relevante, foi ocultada. É parcial, é de má fé - afirmou .

Que democracia é a desta gente?

Que democracia é a que a OAB, ANJ e alguns orgãos de imprensa defendem?...
Que democracia é esta que colunistas, jornalistas e editorialistas de Tvs, rádios, jornais e revistas podem acusar, denunciar, caluniar, difamar e o ofendido, o acusado não pode critica-los, revidar?...
Que democracia é a dessa gente?...
Julgam-se acima do bem e do mal?...
Intocáveis?...
Paladinos da moral e ética?...
Minha ideia de democracia é bem diferente da GmC!
Defendo o direito de responsávelmente eles publicarem denúncias é mais que um direito deles é um dever. Mas que assumar suas responsabilidades. E que sejam punidos quando caluniarem, difamarem a honra aleia e a justiça conceda o direito de resposta da vitima no mesmo espaço ocupado pela denúncia.
Acho também que os meios de comunicação deveriam assumir que apoiam candidatos e não ficarem posando de imparciais. Porém, isso diz respeito a vontade deles, não podemos obriga-los a assumirem posições. Se querem ficar em cima do muro...
É direito deles!...
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Conversa de perdedor

Enquanto o candidato conservador ao Planalto José Serra (PSDB-DEM-PPS) tenta fazer campanha - e a imprensa bem que o ajuda, tentando desesperadamente reverter sua situação de empacado nas pesquisas - seus apaniguados já pensam e divulgam sua candidatura a prefeito de São Paulo em 2012.


Desde a semana passada fazem isto abertamente. Pior, o PSDB de Minas - o segundo maior colégio eleitoral, 14,5 milhão de eleitores - nem o cita em seus santinhos. Já não o incluía em nada na campanha e propaganda no horário eleitoral na rede estadual de rádio e TV. Agora, nem na reta final.

Para completar, hoje, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) já dá entrevista considerando nossa candidata, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) eleita. Basta conferir, está tudo nos jornais de hoje.

Mas Tasso, antigo adversário de José Serra no tucanato (em 2002 disputaram a legenda para sair candidato a presidente e o tucano paulista levou a melhor) erra em seu diagnóstico sobre a provável vitória de Dilma em outubro. Não foram eles que perderam esta eleição - ele reconhece que perdem porque a Economia vai bem - nós é que vencemos.

Vencemos pelo governo Lula; pela extraordinária candidata que temos; pela forca do PT; pela aliança com o PMDB e com os aliados históricos - PSB, PDT, PC do B e PR; pelas propostas apresentadas; pelo exitoso programa de TV; pelo próprio presidente da República, seu apoio e aprovação populares na faixa dos 80% confirmados à cada pesquisa; enfim, por tudo o que construímos nos últimos 30 anos. O resto é conversa de perdedor.



L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !