Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Ricardo Noblat


Porque Dilma quer Ciro Gomes ministro
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Homem atira em menbros de conselho escolar


Florida School Board Meeting Shooting - Angle 2 - WJHG Video Clips - Dec...
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Olimpíada 2016

As mudanças que serão vistas no Rio na Olimpíada de 2016

O Comité Olímpico Internacional atribui ao Brasil e, mais concretamente, à cidade do Rio de Janeiro, a responsabilidade de organizar olimpíadas de 2016. É o primeiro país sul-americano a organizar este evento internacional, sendo igualmente a primeira edição em português. Conheça as transformações arquitetônicas que se irão operar um pouco por todo o Rio de Janeiro.
Após oito tentativas que se revelaram infrutíferas, em 2009 o Brasil conseguiu vencer a candidatura para país anfitrião dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, tendo apostado na cidade do Rio de Janeiro como anfitriã. Esta nomeação, disputada com países como Estados Unidos da América (com a cidade de Chicago), Espanha (com Madrid) e Japão (com Tóquio), envolveu uma enorme campanha de marketing, avaliada em 80 milhões de dólares.
Esta campanha teve como pretexto a reutilização de várias infraestruturas já existentes, assim como a revitalização de vários locais nevrálgicos do Rio de Janeiro. O comité olímpico vê no projeto uma tentativa de melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade, tal como em anteriores cidades anfitriãs: Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000) e, mais recentemente, Pequim (2008).
Uma vez que em 2007 o Rio de Janeiro organizou os Jogos Pan-Americanos, em 2011 receberá os Jogos Mundiais Militares, em 2013 a Copa das Confederações e, em 2014, a Copa do Mundo, para 2016 apenas 26% das instalações existentes no projeto olímpico terão que ser construídas de raiz. Da totalidade de obras apresentadas no dossier olímpico, mais de metade já estava nos gabinetes de arquitetura, uma vez que grande parte delas serão construídas para esses eventos que irão anteceder os Jogos Olímpicos de 2016. É o caso da reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), do estádio Maracanã e do famoso Sambódromo.
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
As restantes intervenções foram adequadas às características naturais do Rio, através da utilização do Plano Diretor da cidade, englobando obras que estão previstas há décadas, como a revitalização do Porto, a construção de novos anéis rodoviários ligando a Baixa às zonas Norte e Oeste, a despoluição das lagoas de Jacarepaguá e a preservação da floresta da Tijuca (a maior floresta urbana do mundo) com a plantação de 24 milhões de árvores até 2016.
Assim sendo, apenas um terço do investimento será destinado propriamente à organização e às instalações para a realização dos Jogos. O evento vai decorrer em 33 locais, dos quais 8 são edifícios construídos para os Jogos Pan-americanos 2007, 11 serão novos edifícios e 11 vão ser estruturas temporárias. No que concerne ao alojamento, a cidade terá mais 25 000 leitos e outros 8500 poderão ser fornecidos em navios de cruzeiros marítimos.
Entre os projetos de arquitetura apresentados no dossier, estão o Centro Olímpico de Treinamento (COT), em Jacarepaguá, com capacidade para receber 22 modalidades olímpicas, e o X-Park, na Zona Oeste, parque de desportos radicais a ser construído em Deodoro, para albergar as provas de ciclismo e canoagem.
As principais instalações dos Jogos, incluindo a Vila Olímpica e os Centros de Imprensa e Televisão, ficarão nas proximidades do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
A Lagoa Rodrigo de Freitas vai receber investimentos de 2,5 milhões de dólares para reformar o seu estádio de remo e uma arquibancada temporária para 10 mil pessoas. As provas de vela vão realizar-se no centro da cidade, na Marina da Glória, onde serão investidos 11 milhões de dólares em obras de revitalização.
Uma vez que um dos lemas destes Jogos Olímpicos é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, serão focadas quatro áreas para a concretização desse objectivo: a conservação das águas, as energias renováveis, jogos com emissão de carbono zero e gerenciamento de lixo e responsabilidade social.
Um dos projetos de arquitetura desenvolvido sob estes pressupostos será implantado na ilha de Cotonduba, o que tem gerado algumas opiniões contraditórias, como vimos num artigo aqui publicado anteriormente.
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

A presidente Dilma foi a mais comentada no Facebook por brasileiros em 2010

O palhaço Tiririca ficou em segundo lugar, aponta ranking divulgado hoje pela rede social.

É o segundo posto de destaque que a presidente eleita consegue em 2010 nas redes sociais.

O Twitter divulgou ontem que a presidente foi a segunda pessoa mais citada na rede de microblogging no mundo todo. Na contagem mundial do Facebook, entretanto, Dilma não entrou. O posto ficou com Justin Bieber – o mesmo que lidera no Twitter em 2010.

Veja abaixo o ranking de pessoas/assuntos mais mencionados no Facebook pelos brasileiros em 2010:

1) Dilma Rousseff

2) Tiririca

3) SWU

4) Dunga

5) FarmVille

6) Neymar

7) Copa do Mundo

8 ) Felipe Melo

9) Haiti

10) PSDB



Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

de José Dirceu


O presidente Lula negou ter participado da composição do ministério da presidente Dilma

Em ato que registrou as ações dos 8 anos de mandado à frente da Presidência da República Lula afirmou que os nomes escolhidos para compor o futuro governo são mais próximos a Dilma e garantiu que não interferiu na composição do Ministério.

"Eles [ministros escolhidos por Dilma] são muito mais amigos da Dilma e foram mais na sala da Dilma do que na minha sala. A Dilma escolheu quem ela conhece", disse o presidente.

Lula também enalteceu a importância do vice-presidente José Alencar nas conquistas de seu governo e afirmou que Alencar está descansando para se preparar para posse de Dilma no dia 1º de janeiro.

"Em nome dos meus ministros, quero agradecer ao meu companheiro José Alencar. Levarei para sempre a relação de amizade que nós travamos nesse governo."

Sobre o registro em cartório das ações de seu governo, Lula citou até o Wikileaks.

"Vai estar disponível as coisas que nós fizemos, incluindo as coisas do Itamaraty. Não vai ter vazamento do Wikileaks porque nós vamos vazar antes", completou Lula.

Quem é Jesus!!!

Para o cego, é a luz.
Para o faminto,  é o pão.
Para o sedento, é a fonte de água viva.
Para o morto,  é a vida.
Para o enfermo,  é a cura.
Para o prisioneiro,  é a liberdade.
Para o solitário,  é o companheiro.
Para o viajante,  é o caminho.
Para o sábio,  é a sabedoria.
Para a medicina,  é o médico dos médicos.
Para o réu,  é o advogado.
Para o advogado,  é o Juiz.
Para o Juiz,  é a justiça.
Para o cansado, é o alívio.
Para o pedreiro,  é a pedra principal.
Para o jardineiro,  é a rosa de Sharon.
Para o triste,  é a alegria.
Para o leitor,  é a palavra.
Para o pobre,  é o tesouro.
Para o devedor,  é o perdão.







Oscar Niemeyer 103 anos

Image
Oscar Niemeyer
 Hoje é dia de festa no Rio e no mundo. Oscar Niemeyer completa 103 anos nesta quarta-feira. Na prancheta e na militância política, gênio da raça, nosso mestre está vivinho, atuando e dando exemplos de vida para nossa juventude.

No fim de semana, eu soube por uma amiga comum que Niemeyer lhe confessou sentir-se, no máximo, com 60 anos. E que brincou dizendo-se cansado de comemorar um centenário de vida e vai começar uma recontagem: comemorar como se tivesse 60.   

Autor das mais belas, arrojadas e admiradas obras arquitetônicas do mundo, comunista a vida inteira, Niemeyer impressiona e se torna figura ímpar também pela sua coerência. Está aí uma das principais características que o tornam um exemplo para todos nós.

Longa vida, mestre Oscar! o Brasil te agradece e contempla tua obra.
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Fortaleza - Acrísio Sena é eleito presidente da mesa diretora da Câmara

Com 26 votos contra 14 de seu oponente, Acrísio Sena (PT) foi eleito presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza.

Apoiado por Luizianne Lins, o candidato venceu o também petista e então presidente da Casa, Salmito Filho.

Presença massiva na Câmara

Acrísio Sena foi o primeiro a falar na Tribuna. Dos 41 vereadores que compõem a Câmara, apenas Waldeck Vasconcelos, do PTB, não compareceu por motivos de saúde.

A votação contou com as galerias da Câmara lotadas de populares que compareceram para acompanhar a votação.

Durante pronunciamento, Salmito Filhou chegou a se emocionar ao fazer seus agradecimentos. Ele segue na presidência até o dia 1º de janeiro de 2011.

Veja quem voutou em quem Aqui

Vínculos fortes e vínculos fracos

Riscos políticos e redes sociais na web






                  
Trechos do artigo de Malcolm Gladwell (A Revolução não será twitada), no caderno Ilustríssima da Folha de SP (12).
          
1. A luta pelos direitos civis que engolfou o sul dos Estados Unidos nos anos 60 aconteceu sem e-mail, mensagens de texto, Facebook ou Twitter. Dizem que o mundo passa por uma revolução. As novas ferramentas de redes sociais reinventaram o ativismo social. Com Facebook, Twitter e que tais, a relação tradicional entre autoridade política e vontade popular foi invertida, o que facilita a colaboração mútua e a organização dos desprovidos de poder e dá voz às suas preocupações.  Se antes os ativistas eram definidos por suas causas, agora são definidos pelas ferramentas que empregam. E esses inovadores tendem ao solipsismo.
        
2. Como escreveu Robert Darnton, "as maravilhas da tecnologia de comunicação no presente produziram uma falsa consciência sobre o passado -e até mesmo a percepção de que a comunicação não tem história, ou nada teve de importante a considerar antes dos dias da televisão e da internet".  Mas há mais um fator em jogo nesse desproporcional entusiasmo em relação às redes sociais. Parece que esquecemos o que é ativismo. Ativismo que desafia o status quo -e ataca problemas profundamente enraizados- não é para bundas-moles.
          
3. O que leva uma pessoa a esse tipo de ativismo?  O fator decisivo é o grau de conexão pessoal entre a pessoa e o movimento que participa. O ativismo de alto risco é um fenômeno de "VÍNCULOS FORTES".
          
4. VÍNCULOS FRACOS.  O ativismo associado às redes sociais nada tem em comum com isso. As plataformas dessas redes são construídas em torno de vínculos fracos. O Twitter é uma forma de seguir (ou ser seguido por) pessoas que talvez nunca tenha encontrado cara a cara. O Facebook é uma ferramenta para administrar o seu elenco de conhecidos, para manter contato com pessoas das quais de outra forma você teria poucas notícias. É por isso que se pode ter mil "amigos" no Facebook, coisa impossível na vida real.  Sob muitos aspectos, isso é maravilhoso. Há força nos vínculos fracos, como observou o sociólogo Mark Granovetter. Nossos conhecidos -e não nossos amigos- são a nossa maior fonte de novas ideias e informações. A internet nos permite explorar a potência dessas formas de conexão distante com eficiência maravilhosa.
          
5. É sensacional para a difusão de inovações, para a colaboração interdisciplinar, para integrar compradores e vendedores e para as funções logísticas das conquistas amorosas. Mas vínculos fracos raramente conduzem a ativismo de alto risco.  "As redes sociais são especialmente eficazes para reforçar a motivação", escreveram Aaker e Smith. Mas NÃO é verdade. As redes sociais são eficazes para ampliar a participação, mas reduzindo o nível de motivação que a participação exige.  Em outras palavras, o ativismo no Facebook dá certo não ao motivar pessoas para que façam sacrifícios reais, mas sim ao motivá-las a fazer o que alguém faz quando não está motivado o bastante para um sacrifício real.
          
6. ALTO RISCO. O movimento dos direitos civis (anos 60) era ativismo de alto risco. Era também, e isso é importante, ativismo estratégico: um desafio ao establishment, montado com precisão e disciplina. "Cada grupo tinha uma missão definida e coordenava suas atividades por meio de estruturas de autoridade", escreve Morris. "Os indivíduos eram responsáveis pelas tarefas que lhes eram designadas e conflitos importantes eram resolvidos pelo pastor, que em geral exercia a autoridade final sobre a congregação."
          
7. HIERARQUIA. Essa é a segunda distinção crucial entre o ativismo tradicional e sua variante on-line: as redes sociais não se prestam a esse tipo de organização hierárquica.  O Facebook e sites semelhantes são ferramentas para a construção de redes e, em termos de estrutura e caráter, são o oposto das hierarquias. Ao contrário das hierarquias, com suas regras e procedimentos, as redes não são controladas por uma autoridade central e única. As decisões são tomadas por consenso, e os vínculos que unem as pessoas ao grupo são frouxos.  Essa estrutura torna as redes imensamente flexíveis e adaptáveis a situações de baixo risco.
        
8. Carecendo de uma estrutura centralizada de liderança e de linhas de autoridade claras, as redes encontram dificuldades reais para chegar a consensos e estabelecer metas. Como fazer escolhas difíceis sobre táticas, estratégias ou orientação filosófica quando todo mundo tem o mesmo poder?  De forma semelhante, a Al Qaeda era mais perigosa quando mantinha uma hierarquia unificada. Agora que se dissipou em rede, vem se mostrando bem menos eficaz. As desvantagens das redes pouco importam, quando não estão interessadas em mudança sistêmica -caso desejem apenas assustar, humilhar ou fazer barulho-, ou quando não precisam pensar estrategicamente. Mas, se o objetivo é combater um sistema poderoso e organizado, é preciso uma hierarquia.
          
9. PODER DE ORGANIZAÇÃO. Clay Shirky, professor na Universidade de Nova York, procura demonstrar o poder de organização da internet. Na opinião de Shirky, ilustra "a facilidade e rapidez com que um grupo pode ser mobilizado para o tipo certo de causa" na era da internet. Na opinião de Shirky, esse modelo de ativismo é superior. Mas, na verdade, NÃO passa de uma forma de organização que favorece as conexões de vínculo fraco que nos dão acesso a informações, em detrimento das conexões de vínculo forte que nos ajudam a perseverar diante do perigo.
        
10. Transfere nossas energias das entidades que promovem atividades estratégicas e disciplinadas para aquelas que promovem flexibilidade e adaptabilidade. Torna mais fácil aos ativistas se expressarem e, mais difícil, que essa expressão tenha algum impacto.  Os instrumentos de redes sociais estão aptos a tornar a ordem social existente mais eficiente. Não são inimigos naturais do status quo. Se, na sua opinião, o mundo só precisa de um ligeiro polimento, isso não deve lhe causar preocupação. Mas se você acredita em mudança essa tendência deveria incomodá-lo.

                                                * * *

"MOVIMENTO PT" DO DEP. MARCO MAIA, FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA E A "BARBÁRIE CAPITALISTA"!
              
No programa do 'Movimento PT', o capítulo -Identidade- fala, entre outras coisas, sobre a 'barbárie capitalista'. Leia: "A defesa do socialismo. Não podemos admitir que o capitalismo seja o estágio supremo de evolução da humanidade. Isto seria uma capitulação inaceitável que também significaria o fim de um partido que se reivindica "dos trabalhadores", uma vez que o capitalismo é intrinsecamente o sistema da burguesia. É inegável que o projeto socialista, em sua primeira tentativa internacional, sofreu um grande revés, colocando os revolucionários de todo o mundo na defensiva. Isto não significa, entretanto, que a utopia socialista tenha morrido, pois isto significaria abandonar, definitivamente, o sonho de uma sociedade de iguais, justa e solidária e aceitar a barbárie capitalista como definitiva. Debater a questão do socialismo e suas múltiplas possibilidades e a questão da transição para este regime são tarefas de maior importância histórica e que o MPT não pode descurar em hipótese alguma."

                                                * * *

CINEMA NO COMPLEXO DO ALEMÁO..., SUPERFATURADO?
          
(JAP) "A Prefeitura vai inaugurar no Morro do Alemão um cinema de 85 lugares, com um equipamento 3D que custou R$540.000,00. Este mesmo equipamento, no mercado, não passa de R$250.000,00. E mais: a empresa que vai operar a sala tem cinemas em vários municípios, mas nenhuma no Rio de Janeiro. O dono desta empresa, Sr. Rubens, trabalhava na FOX e foi demitido por cobrar "apoio" de exibidores. O contrato para a administração do cinema do Morro do Alemão foi assinado com a Riofilme,  sem licitação ou qualquer oferta pública. O Sindicato Municipal de Exibidores Cinematográficos, presidido por Roberto Darze, vai contestar a Prefeitura e a Riofilme."

                                                * * *
                                
WORLD METTERS!
          
Hoje nasceram uns 360 mil bebês no mundo todo. Hoje morreram 160 mil pessoas no mundo todo. Em 2010 já foram produzidos quase 50 milhões de automóveis e umas 105 milhões de bicicletas. Mais de 270 milhões de computadores foram vendidos no ano.
          
Conheça detalhes e o marcado/numerador.

                                                * * *

FINALMENTE OSCIPIS SÃO FLAGRADAS! SERIA BOM REVER ESSAS QUE ENTRARAM NO RIO DESDE 2009!
      
(Jornal Nacional, 14)  Entidades sem fins lucrativos são vendidas como mercadoria em Goiás. As OSCIPs têm certificado do Ministério da Justiça e o compromisso de promover o bem social. Antônio Carlos Vieira oferece a venda de OSCIPs, já aprovadas, prontas para operar imediatamente e receber dinheiro público. A casa de Aline Aparecida Brazão, em Alto Paraíso, Goiás, é a sede de dez Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), uma espécie de ONG que deve ter um certificado de qualificação do Ministério da Justiça e assumir o compromisso de promover o bem social.  Segundo a CGU, Aline Brazão é ou foi presidente de 45 OSCIPs. Ele tem um site na internet em que oferece a venda de OSCIPs, já aprovadas, prontas para operar imediatamente, prontas para receber dinheiro público. O produtor do Jornal Nacional, Fabiano Andrade, se passou por um interessado em comprar uma OSCIP. Marcou um encontro com Antônio Vieira em uma concessionária de veículos de Brasília. Antônio Vieira ofereceu a ele a entidade por R$ 22 mil.

                                                * * *

SOBRE O QUE PODE CHÁVEZ LEGISLAR! UM MÊS ANTES DE ASSUMIR O NOVO PARLAMENTO ELEITO!
          
O Parlamento da Venezuela aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que concede a Hugo Chávez plenos poderes para governar por decreto durante um ano. A medida permitirá a Chávez legislar nas áreas de moradia, infraestrutura, terras urbanas e rurais, economia, defesa e cooperação internacional. Chávez ganha plenos poderes para governar a menos de um mês para a renovação do Parlamento. A partir de 5 de janeiro, a bancada chavista não contará mais com a maioria absoluta que lhe permitiu, durante cinco anos, aprovar com facilidade todas as reformas aplicadas neste período. Chávez também ganha poderes para legislar no polêmico setor das telecomunicações e informática.

                                                * * *

RÚSSIA SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2018!
              
Vídeo de 9 minutos com que a Rússia defendeu sua candidatura e venceu. Assista.


Twitter do Cesar Maia


Facebook


Cesar Maia Responde


Acesse o site



Acesse o site
--

Há palavras que nos beijam

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)
 
Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões (Lisboa, 19 de dezembro de 1924 - Lisboa, 21 de agosto de 1986) - Foi um dos fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa. Publicou livros de prosa e organizou antologias. Foi tradutor de Jarry, Dostoievski, Maiakovski, Brecht e Nora Mitrani. Trabalhou como redator de publicidade e assinou colunas no jornais portugueses, Diário de Lisboa, A Capital e Jornal de Letras.

Contas da prefeita Luiza Erundina são aprovadas no TJ

Armação do TCM - Tribunal de Contas do Municipio SP - contra primeira mulher eleita prefeita de São Paulo desmontada 19 anos depois...

Erundina finalmente tem aprovadas as contas de sua gestão do ano de 1991. Hoje, o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo confirmou a aprovação das contas administrativas da prefeita. Elas haviam sido rejeitadas pela Tribunal de Contas do Município (TCM) e pela Câmara Municipal. A aprovação foi unânime pela 7ª Câmara de Direito Público e apontou para armação com o objetivo de prejudicar a então prefeita. .

"A rejeição das contas adveio de procedimento viciado, pois não concedido o exercício à ampla defesa e contraditório", disse o relator Nogueira Diefenthäler. Para o TJ, o parecer do TCM pela rejeição apontava no sentido da existência de indício muito fortes de que foi elaborado de forma orquestrada com o objetivo de punir e prejudicar a então prefeita Luiza Erundina, em evidente desvio de finalidade.

Por nossa conta e risco

 O processo de tomadas de decisões [presidencial]

Mesmo com o ministério ainda incompleto e sem que se tenham detalhes do que será  o   discurso  de   posse de Dilma Rousseff, dá para especular por  nossa conta e risco a respeito do futuro governo.

Como será o processo de tomada de decisões na nova administração? Pelo jeito,  bem diverso dos oito anos do presidente Lula, quando tudo passava pela Casa Civil, primeiro com José Dirceu e, depois, com a própria Dilma, que funcionavam como uma espécie de filtro capaz de levar ao presidente da República problemas e soluções já equacionados, livres de detalhes julgados pouco importantes.

Com Dirceu houve exagero. Nos primeiros meses ele centralizava ostensivamente  a coordenação administrativa e a coordenação  política, ou seja, constituía-se na via de uma mão só, no relacionamento do palácio do Planalto  com os ministros,  com o Congresso e com  os partidos, dando seus palpites também na economia e na política externa. Coube a ele, antes da posse em janeiro de 2003, viajar para os Estados Unidos e convencer os americanos de que nada mudaria na política econômica.   Fosse o Brasil um quartel, com o Lula de comandante, e Dirceu seria o subcomandante.   Registraram-se reações, menos por sua capacidade de trabalhar  dezesseis horas por dia, mais pelos ciúmes gerados no Congresso. Para compor a situação,  o  presidente Lula nomeou Aldo Rebello ministro da Coordenação   Política, mas,  apesar de seu espírito de conciliação, o representante do PC do B enfrentou resistências ostensivas e veladas do chefe da Casa Civil.

O processo de tomada de decisões, assim, chegava ao chefe do governo pelas mãos de Dirceu,  ainda que  o Lula, cioso de sua autoridade, desse sempre a última palavra e às vezes até contrariasse seu primeiro-ministro. Um exemplo, apenas:  a muito custo Dirceu  havia costurado o apoio do PMDB ao governo,  mas foi cortado pelo presidente.   Gilberto Carvalho e Luís Dulci, também ministros  palacianos, tinham atividades específicas e  davam seus palpites. No campo econômico, apesar da participação de Dirceu, o controle ficou nas mãos de Antônio Palocci, na  Fazenda, com Guido Mantega, no Planejamento, olhado meio de soslaio. E com Henrique Meirelles, no Banco Central, dirigindo uma praia onde Palocci preferia não aportar senão para confraternizar com os nativos.    Os demais  ministros assistiam, estimulados a apresentar planos e a tocar projetos que estivessem de acordo com o comando econômico e que contassem com o  apoio de Dirceu, além do imprescindível entusiasmo do chefe. Em setores especiais,  os titulares dispunham  de um pouco mais de autonomia,  como na Defesa,   na Agricultura e nas Minas e Energia.  A maioria despachava com o Lula, não tanto quanto seria desejável, ainda que com  as contas sendo sempre    prestadas na Casa Civil, cada vez mais assoberbada pelas exigências do setor político,  PT à frente.

Foi quando sobreveio a crise do mensalão, conforme o Procurador Geral da República, "urdida e supervisionada por José Dirceu". Dentro de sua característica de contemporizar (ou de fritar auxiliares em fogo lento), o presidente Lula assistiu o desgaste de seu chefe da Casa Civil prolongar-se até o desfecho final. Também, detinha poder demais e já surgia como sucessor natural...

Erodiu-se o edifício construído segundo o modelo até então vigente e o Lula demonstrou capacidade para dar a volta por cima ao reconstruir o edifício preservando o modelo.  Foi buscar Dilma Rousseff nas Minas e Energia,  conhecida  pela severidade de sua ação administrativa e pela rudeza no trato com iguais e desiguais. Como havia acontecido com Dirceu, o presidente  entregou-lhe a coordenação administrativa, ou seja, o governo, preferindo decidir sobre o   atacado e deixando o varejo para a companheira.  O processo de tomada de decisões continuaria igual, mesmo sem os exageros de Dirceu. Lula preferiu   Dilma voltada para dentro em vez de alguém como  o  antecessor dela, voltado para fora.  Desde os primeiros meses nas novas funções,  Dilma desmentiu os reparos que ainda hoje   lhe fazem, de não possuir traquejo e experiência política. Possuía, sim, como possui,  mesmo sem conviver com o Congresso,que continuou não convivendo até hoje. Plantou sua horta  ao lado do jardim do presidente, ensejando-lhe até mais tempo para aumentar a popularidade e cuidar da imagem do primeiro governo petista da História. Cobrou, admoestou e se impôs, dando  todo apoio à banda social do governo sem descuidar da infra-estrutura. E monitorou a  política econômica, mesmo depois que o raio atingiu pela segunda vez o quintal do Lula, na forma da  crise do caseiro, responsável pela renúncia de Antônio Palocci.  Dilma respeitou Meirelles, mesmo  discordando dele, aproximando-se de Guido Mantega, levado à Fazenda para fazer  o contrapeso.

Nesse momento  o Lula, mais sagaz do que todo o PT reunido, terá respirado com certo alívio pelo desaparecimento de dois pratos-feitos que precisaria  engolir na sucessão, Dirceu ou  Palocci. Afastada por decisão própria  a hipótese do terceiro  mandato,  a ser obtida  com toda facilidade, imbuiu-se da certeza de  que tudo dependeria de sua escolha, por conta de sua popularidade. Até um poste, como se comentou.

Dilma quietinha, obtendo sucesso e brilhando na coordenação do governo, mesmo sem imiscuir-se nas tertúlias partidárias, até desprezando-as, mostrou-se um poste com energia própria.    Veio a temporada do PAC, ignorando-se apenas se  como conseqüência de uma candidatura já  delineada no recôndito do travesseiro do presidente ou se, ao contrário,  candidatura consolidada   por conta do sucesso da apresentação de tantas obras velhas  com a aparência de novidade. Tanto faz.

A verdade é que o Lula inventou Dilma candidata.  Ou Dilma se fez inventar?

O processo de tomada de decisões continuou o mesmo, na Esplanada dos Ministérios, com a chefe da Casa Civil enfeixando os controles de uma administração cada vez mais reconhecida pela população, no caso massas e elites reunidas.

Vieram a candidatura e a vitória, até com certo viés de descompressão do  perfil rígido, austero  e  áspero da candidata, sempre fiel ao chefe maior. (Amanhã: como poderá ser o processo de tomada de decisões no governo Lula.)
por Carlos Chagas
--


Gabas continua na Previdência

O atual ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, foi convencido a desistir de sua indicação para a presidência dos Correios que já havia aceitado, para concordar em permanecer no ministério, mas na condição de secretário-executivo, espécie de nº 2 do próximo ministro, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

O convite partiu do próprio futuro ministro, que visitou Gabas e fez um apelo para que ele permaneça na pasta, a fim de "garantir a continuação das reformas e da modernizacão" do sistema previdenciário.

Especialista em gestão pública eficiente, tema de seu doutorado, Gabas foi o primeiro servidor de carreira a atingir o topo, assumindo o cargo de ministro da Previdência, em mais de oitenta anos de existência da repartição.

Ele havia decidido aceitar o desafio de pôr ordem na Empresa de Correios e Telégrafos, para ajudar a estatal e recuperar sua eficiência. Gabas hesitou, diante do convite de Garibaldi, mas decidiu aceitá-lo de uma vez após receber um pedido nesse sentido da presidente Dilma Rousseff.



Esquecer de Você? Até parece

Posso até ter muitos afazeres no dia a dia, mas não esqueceria de você...


Uma Missa por você? Sim, por você e por sua família. Basta ligar: 0800 774 7557 (ou 5083 3003 para São Paulo).
Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Deixa eu lhe explicar melhor...

Estava tomando um cafezinho ontem à tarde e conversando com uma de nossas colaboradoras responsáveis pelo Livro de Intenções da Missa dos Amigos do Coração de Jesus.

Até que, num determinado momento, ela me disse:

"Da. Elza, então é isso! Já vou fechar o Livro desta semana para levarmos à Santa Missa."

Delicadamente, eu disse "NÃO".

Ora, como ela fecharia o Livro de Intenções da Santa Missa sem que você inscrevesse o seu nome o de seus familiares?

Desculpe, mas é pessoal. Eu me sentiria mal caso isto acontecesse. Por isso, ligue ainda hoje para ela:

0800 774 7557 (ou 5083 3003 para São Paulo).

Pode dizer que fui eu que pedi e sinta-se à vontade para registrar suas intenções em nossa próxima Santa Missa.

Ela ficará aguardando sua ligação.

Se você não puder ligar agora, responda este email e informe seu telefone e um horário para lhe retornarmos.

Conte sempre com minhas orações,

Elza Maria Franco Soares
Vice-Presidente da Associação
Apostolado do Sagrado Coração de Jesus
www.aascj.org.br

Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus
Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

--